A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 10 de Junho de 2009 Ano 8

CNPq concede mais cinco bolsas ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica da Católica
Por Rebeca Kramer

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) está concedendo cinco bolsas adicionais ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Universidade Católica de Pernambuco, passando a um total de 35 bolsas. A efetivação da concessão das bolsas acontecerá a partir de 1º de agosto de 2009.

Segundo a coordenadora de Pesquisa da Católica, a professora Arminda Saconi Messias, até o ano passado, a Universidade dispunha de 30 bolsas. O CNPq, anualmente, analisa a possibilidade de realizar ajustes na quantidade de bolsas de estudos científicos para os graduandos. “A avaliação começa desde o envio dos editais, até o processo seletivo e os relatórios enviados. A obtenção dessas bolsas é o reconhecimento do trabalho de pesquisa dentro da Universidade realizada pelos alunos e professores”, afirmou a professora Arminda.

As novas bolsas serão distribuídas prioritariamente para as áreas estratégicas do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010: Biotecnologia e Nanotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Insumos para a Saúde, Biocombustíveis, Energia Elétrica, Hidrogênio e Energias Renováveis, Petróleo, Gás e Carvão Mineral, Agronegócio, Biodiversidade e Recursos Naturais, Amazônia e Semi-Árido, Meteorologia e Mudanças Climáticas, Programa Nuclear e Defesa Nacional e Segurança Pública.

Universidade Católica promove Arrasta-pé no dia 12
Por Marília Simas

A Universidade Católica de Pernambuco convida os alunos e funcionários para o São João que acontecerá no próximo dia 12 de junho, a partir das 22h, no Círculo Militar do Recife, Boa Vista. O evento, que é aberto ao público, vai contar com a apresentação dos grupos Wave Unicap e Babecos da Imburana, de Itapetim. “O objetivo do arrasta-pé é a interação entre alunos e funcionários”, afirmou umas das organizadoras, a coordenadora do curso de Letras, Haidee Camelo.

Os ingressos antecipados vão ser vendidos por R$10 na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, Sala 003 ou nos centros dos cursos. Quem quiser pode comprar na  hora na bilheteria do clube do Círculo Militar do Recife por R$15.

Alunos de Jornalismo da Católica apresentam resultados de trabalhos sociais
Por Tiago Cisneiros

Os alunos do 6º período do curso de Jornalismo da Católica apresentaram, segunda-feira (8), os trabalhos de conclusão da disciplina “Comunicação e cidadania”, ministrada pelo professor Ricardo Mello. Eles desenvolveram projetos sociais em organizações não-governamentais, escolas públicas e comunidades de baixa renda.

“No 1o GQ, trabalhamos algumas questões mais conceituais entre a relação da mídia e a cidadania. No 2o GQ, os alunos desenvolvem um projeto de intervenção fora da universidade, a partir do jornalismo. Eles poderiam realizar oficinas, produzir spots (sons de rádio usados em publicidade) referentes a temas sociais, montar uma exposição fotográfica... Tudo isso em contato direto com escolas públicas e organizações não-governamentais, por exemplo”, explicou o professor Ricardo Mello.

Para o professor, o fundamento do trabalho é partir da comunicação com a ideia de melhorar a vida das pessoas. “Temos a preocupação de manter os projetos funcionando. Queremos que os alunos assumam as propostas e possam compreender bem a importância da cidadania”.

A primeira equipe (formada pelos estudantes Daniele, Carolina, Yuri, Ana Elizabeth, Nathália e Thaísa) apresentou os resultados da oficina “Fanzine de Guerrilha”, realizada na sede do grupo Ruas e Praças, em Santo Amaro. “O projeto, desenvolvido em parceria com a editora Livrinhos de Papel Finíssimo, buscou revelar, para as crianças da comunidade, o fanzine como uma forma de comunicação e expressão interessante”, explicou uma das integrantes, após a exibição de um vídeo com cenas do trabalho. Os alunos falaram, também, sobre as dificuldades de manter a ação, como os problemas de transporte e de falta de retorno inicial dos meninos e meninas participantes. “No final, foi muito bom quando percebemos que tínhamos conquistado a confiança deles. Aí, pudemos trocar mais ideias e experiências”, comentaram. Depois do relato, três crianças distribuíram fanzines produzidos durante a oficina.

Os estudantes Anne, Isabella, Iago, Luna, Maria Gabriela e Nathália Bormann explicaram o projeto “Meninos do rio, cidadania através das lentes fotográficas”, desenvolvido na comunidade do Cabocó, no bairro de Apipucos. Crianças da região puderam revelar seus olhares sobre cidadania e meio ambiente, a partir de uma oficina de fotografia que deu origem à exposição presente no térreo do bloco A da Católica. Os alunos trabalharam, também, os critérios de noticiabilidade que determinam a representação da comunidade na mídia pernambucana. Agora, o grupo pretende doar as câmeras fotográficas para o projeto Recapibaribe, além de orientar novas iniciativas de cunho social e ambiental.

O projeto “Ação Animal”, dos estudantes Clécio, Deijenane, Flávia, Gabriella, Lorena, Maria Carolina e Mário Vítor, foi apresentado com o auxílio de slides e de páginas de internet. O trabalho voltou-se a desmistificar as ações realizadas pelo Clube dos Amigos e Protetores dos Animais (Capa), popularmente conhecido como “carrocinha”.

Os alunos Ana Luíza, Ariane, Gabriela, Jônatas e Nailanna apresentaram, com o auxílio de um vídeo da ação, o projeto “Meu Renascer”, executado em parceria com a Paróquia da Torre, na comunidade de Santa Luzia. O grupo trabalhou diversas técnicas de comunicação e expressão, como fundamentos de entrevista e pintura.

Convidados especiais

O encontro desta segunda-feira contou, ainda, com a presença de um representante do Ateliê Produções e ex-aluno de Jornalismo da Católica, César Maia, e do integrante do Centro de Cultura Luís Freire e do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Ivan Morais. Eles falaram sobre as possibilidades de mídia alternativa e os seus novos projetos de comunicação cidadã.

César Maia iniciou sua apresentação com uma saudação à Universidade. “É sempre muito bom voltar à Católica, principalmente em uma disciplina como esta, que obriga o estudante a conhecer o mundo real, que fica à margem da academia e do que é mais comum na comunicação”, afirmou. Segundo ele, o crescimento dos movimentos sociais nos últimos dez anos provocou uma mudança no campo comunicacional. “Com o renascimento da luta por esse direito, criou-se uma série de oportunidades para participar da discussão sobre a mídia pública e, também, para trabalhar nos próprios grupos de reivindicação. Vejo isso com muita alegria”, comemorou. Ele falou, também, sobre a importância de realizar a 1a Conferência Nacional de Comunicação, prevista para o final de 2009, como uma forma de debater o assunto com todos os segmentos sociais e de combater a defasagem da legislação brasileira sobre o direito à informação. Sobre as novas possibilidades de trabalho, disse: “Existe vida além das redações de jornais. É uma vida tão sofrida quanto, mas pode proporcionar recompensas muito maiores”.

O jornalista César Maia explicou aos alunos sobre o programa de televisão “Pé na rua”, idealizado pela Ateliê Produções. “Ele vai de encontro com o que é veiculado na mídia sobre as comunidades. Quem vive às margens não se vê representado na imprensa, excetuando-se nos casos de violência, morte... Diante dessa realidade, vamos mostrar coisas boas dessas áreas no mesmo horário de programas que só falam sobre a criminalidade”, detalhou. Ele contou que os organizadores têm enfrentado dificuldades para veicular o “Pé na rua”, que já foi recusado em duas emissoras locais. A expectativa é que o programa seja incluído na grade da TV Universitária, transmitida no canal 11. Em breve, estará no ar o site http://penarua.tv.br , que oferecerá um espaço de opinião e comentários do público sobre o programa.

Fórum Inter-religioso encerra o semestre com encontro sobre os Xucuru
Por Tiago Cisneiros

O Fórum Inter-religioso da Católica apresentou, segunda-feira (8), as características e histórias da tribo Xucuru de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco. O encontro, realizado no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas, no primeiro andar do bloco B, contou com a presença da mãe do cacique Marcos, dona Zenilda, e da índia Lia, que falaram sobre as crenças, lutas e dificuldades da população.

Dona Zenilda contou a história de disputa entre os índios Xucuru e 281 posseiros na região da Serra do Ororubá, em Pesqueira. “Eles invadiram, mataram nosso povo e nossa terra. Depois, ao começarmos a ocupar os nossos terrenos, nós fomos chamados de ladrões”, afirmou. Segundo ela, a tribo busca resistir à perseguição através da religião, marcada pelo culto à natureza (águas, matas, pedras...). Ela falou, também, sobre o marido, o cacique Chicão, assassinado durante os conflitos: “Ele tinha o dom de libertação do povo. Quando o mataram, parecia que iríamos parar a luta. Mas nos fortalecemos com o meu filho Marcos, que, também, nasceu com o dom da liderança”.

De acordo com Zenilda, a estratégia da Polícia Federal é prender os índios, após os conduzir para o Recife sob o pretexto de que irão prestar depoimento. Ela denunciou, também, a emboscada montada pelos posseiros contra o cacique Marcos, que terminou com as mortes de dois jovens indígenas. “Agora, o judiciário inverteu a situação e 35 pessoas do nosso povo estão sendo indiciadas criminalmente”, afirmou, ressaltando buscar forças de resistência na religião: “Nós acreditamos que a justiça de Deus é maior do que a da Terra e corrige os erros, aqui, praticados”.

O cacique Marcos, ao ser condenado a dez anos de prisão, teria perguntando a dona Zenilda: “E o meu povo?”. Durante a apresentação desta segunda-feira, ela contou que pediu para que o filho mantivesse a calma e a fé nos encantos e não deixasse a luta cessar. “Se Deus quiser, venceremos. E nós nascemos para morrer lutando, não vamos morrer de braços cruzados”.

A índia xucuru Lia falou, brevemente, sobre a importância da natureza para o grupo indígena. A princípio, pediu licença aos encantados e às matas para explicar as crenças da tribo. “Temos muita fé nas coisas naturais. Abraçamos e preservamos as matas, as águas, as pedras... A natureza, através dos encantos, nos dá as curas e as informações de que precisamos. Se não fosse ela, talvez não tivéssemos o espírito vivo que temos hoje”, disse.

Em seguida, o coordenador do Mestrado em Ciências da Religião, professor Gilbraz Aragão, deu início ao momento de debate, questionando as convidadas sobre a relação entre a pajelança e o catolicismo, religiões dos Xucuru de Pesqueira. Segundo dona Zenilda, o Tupã indígena representa Deus, assim como a entidade Tamaim, protetora da etnia Xucuru, que corresponde a Nossa Senhora das Montanhas.

Ela, também, falou sobre os rituais e mistérios da pajelança xucuru, como a Pedra D’Água, lugar de orações dos indígenas e onde está enterrado o corpo do cacique Chicão. Acredita-se que o Rei de Ororubá, “o encanto mais poderoso” na crença tribal, também vive no local. Sobre o culto à Jurema Sagrada, dona Zenilda explicou: “Nós a usamos como bebida nos nossos momentos religiosos. Só algumas pessoas puras e consagradas podem prepará-la”. Ela disse, ainda, que a conhecida dança Toré não deve ser vista como um ritual dos índios Xucuru, porque é praticada em qualquer lugar, público ou não. “Nossos rituais são reservados, acontecem nas matas, quando procuramos a força dos nossos encantos para iluminar os caminhos”, explicou.

Durante o evento, foi distribuída uma carta em defesa dos Xucuru contra as ações do Ministério Público Federal em Pernambuco e da Justiça Federal que denunciaram e condenaram à prisão mais de 30 índios, devido aos atos de revolta após a emboscada sofrida pelo cacique Marcos, em fevereiro de 2003. No final do encontro, os interessados puderam preencher um abaixo-assinado de apoio à causa indígena.

Saiba mais sobre o assunto no blog do Mestrado em Ciências da Religião da Católica, responsável pela organização do Fórum Inter-religioso. Leia o texto “Fé e luta Xucuru”, no link http://www.crunicap.blogspot.com/ .

Curso sobre TV Digital começa nesta sexta-feira
Por Tiago Cisneiros

A Católica realizará, nesta sexta-feira (12), a primeira aula do curso de extensão em TV Digital, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande Marcelo Sampaio de Alencar, referência internacional no assunto. O evento acontecerá no auditório do bloco J da Universidade, das 18h45 às 21h30. A entrada é gratuita.

O curso de extensão em TV Digital prossegue nos dias 13, 19, 20, 26 e 27 de junho e 3 e 4 de julho, totalizando 30 horas/aula de carga horária. As aulas serão realizadas das 18h45 às 21h30 (sextas-feiras) e das 8h às 13h (sábados). O investimento total é de R$ 200. As inscrições podem ser feitas no site http://www.unicap.br/eventos/cursos/tv_digital/tv_digital.html . Até o final do curso, os estudantes deverão entregar, na Secretaria da Coordenação de Extensão, cópias do diploma ou certificado de conclusão de curso com colação de grau, do documento de identidade (RG) e do CPF.

Serviço

Curso de extensão em TV Digital

Informações e inscrições: http://www.unicap.br/eventos/cursos/tv_digital/tv_digital.html

Secretaria da Coordenação de Extensão:

Localização: sala 302 do bloco G4 da Católica

Fone: (81) 2119 4242

Abertas inscrições para o 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN
Por Rebeca Kramer

O 5º Concurso Universitário de Jornalismo CNN abriu inscrições para projetos na elaboração de matérias televisivas. O objetivo está em incentivar o desenvolvimento do talento dos participantes, além de ser uma ótima oportunidade de prática e aproximação com o mercado, oferecendo visibilidade para os alunos e as Instituições de Ensino. A data limite para inscrição é dia 29 de junho e devem ser feitas no site: <www.concursocnn.com.br> . Os participantes concorrerão à exibição de sua matéria na CNN Internacional. Além disso, o vencedor do concurso conhecerá os estúdios do canal em Atlanta, Estados Unidos.

A edição deste ano tem duas novidades: os vídeos deverão ser postados no Youtube e em um Blog, com o intuito de serem um espaço aberto de discussão e exposição de opiniões referentes ao tema dessa edição: jornalismo, tecnologia e desenvolvimento social.

No ano passado, a aluna do 4º período de Jornalismo da Católica Natália Wicks de Almeida foi a quarta colocada no Concurso Universitário de Jornalismo da CNN. A estudante disputou o prêmio com reportagem sobre o Projeto Orquestra Criança Cidadã, que atende crianças de baixa renda do bairro do Coque, no Recife. O trabalho foi orientado pela professora Stella Maris Saldanha e contou com a produção dos alunos de Jornalismo da Católica Felipe Carneiro e Carlos Eduardo Nunes.

1º Ciclo comemora o São João
Por André Amorim

Foi com comidas típicas e ao som de forró pé de serra que alunos, funcionários e professores do 1º Ciclo comemoraram a festa de São João. O arrasta-pé aconteceu no Ponto Final, 8º andar do bloco G, durante a manhã desta quarta-feira (10). A animação ficou por conta da banda formada pelo professor Vanderlei Lain, pelo jesuíta Creomenes e por Alessandro Douglas, funcionário do CCS. 

A coordenadora do 1º Ciclo, professora Fátima Breckenfeld, explicou que a festa é uma forma de comemorar o término de um período junto com alunos, professores e funcionários. Fátima completou dizendo esse era um momento de agradecimento pelo semestre e de comemorar a festa junina.

A professora Vera Borges acredita que esse seja um momento para que os alunos festejem, em comunidade, o fim de um ciclo. Vera também comentou, em tom de brincadeira, a falta de casais dançando.

As alunas do 2º período do curso de Direito, Idalina Cecília e Laís Portela, classificaram a iniciativa como sendo interessante, mas destacaram que da próxima vez poderia se estender para toda a Universidade.

Centro de Ciências e Tecnologia da Católica lança blog
Por
Beatriz Lacerda

O Centro de Ciências e Tecnologia da Católica já tem a sua versão on line. O Blog do CCT, idealizado pela professor Isabella Trindade, foi criado este mês para divulgar notícias e atividades relacionadas ao Centro, dirigido pelo professor José Orlando Vieira Filho. Atualmente o CCT conta com 112 professores que ministram aulas para 2.244 alunos em 50 laboratórios. O Blog do CCT também apresenta informações sobre os dez cursos de Graduação, dois Mestrados e três Especializações do Centro de Ciências e Tecnologia. e pode ser visitado no endereço www.blogdocct.blogspot.com

Recyclonner oferece serviço de recarga de celular na Católica
Por André Amorim

O quiosque da Recyclonner – cartuchos recicláveis, localizado no térreo do bloco A, está oferecendo um novo serviço. Agora, além da recarga de cartuchos para impressoras, os alunos, professores e funcionários da Católica também podem efetuar a recarga do celular. Há quase 2 anos com um quiosque na Universidade, Paulo Negromonte, proprietário do estabelecimento e ex-aluno do curso de Economia da Unicap, explicou que o serviço foi implementado por conta da existência  de uma fatia de mercado nessa área.

Madrigal Marlos Nobre vai realizar recital em julho
Por
Beatriz Lacerda

O Madrigal Marlos Nobre vai apresentar um Recital de Músicas Sacras no qual serão interpretadas peças de compositores como Haendel, Haydn, Mozart e Anton Diabelli. Sete sopranos, cinco contraltos, oito tenores e sete baixos integram o coro do Madrigal da Unicap, que será acompanhado pelo pianista Alison Queiroz e regido pelo irmão Lindbergh Pires.

O recital será realizado no dia 2 de julho, na Igreja Venerável da Ordem Terceira de São Francisco. A apresentação terá início às 19h30 e a entrada é gratuita. Segue abaixo o repertório do Recital :

                            

PROGRAMA:

Do Oratório de Judas Macabeus – G. F. Handel“See the conqu’ring hero comes”.

Do Oratório A Criação -  J. Haydn
Duet (Eva e Adão com Coro)
Solistas: Patrícia Maria
Wellington Moura.

Aus Vesperae Solennes Confessore – W. Mozart
Laudate Dominum
Solista: Adriana Lara.

O Divine Redeemer -  Charles Gounod

Da Cantata “Wachet auf....” – J. S. Bach
“Gloria sei dir gesungen”

Ave Verum de Charles Gounod.

Domine Exaudi – Anton Diabelli
Dueto: Adriana Lara
Wellington Moura.

Do Oratório “O Messias” de Georg F. Handel
Accompagnato: “Confort ye...”
Ária: “Ev’ry valley...”
Solista: Ivan Ferreira..

Do Oratório “O Messias) – G. F. Handel
Hallelujah.

Aluno da Católica está entre os finalistas de competição internacional da Microsoft

Com informações de Jacques Waller, do JC On Line 

O aluno do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco Luciano Firmino é um dos integrantes das seis equipes finalistas da copa de inovação da Microsoft, a Imagine Cup. O grupo chamado de Levv IT disputa o título na categoria Desenvolvimento de Jogos com o game Choice, o mesmo que obteve a segunda colocação em outro torneio, o XNA Challenge. A final mundial do Imagine Cup acontece no Cairo, Egito, entre 3 e 7 de julho.

Em entrevista ao repórter do JC On Line Jacques Waller, o mentor da equipe, Diogo Burgos, contou que a equipe refez o projeto para melhorar o jogo e ter chances de seguir na Imagine Cup. “Sabíamos que ficando em segundo lugar no XNA Challenge nós não teríamos quase chance alguma de chegar à final mundial. Então, começamos a melhorar o jogo. E, no processo, mudamos interface e algumas regras, mas mantivemos o nome e o conceito do jogo”. Ele acrescenta ainda que 150 equipes estavam inscritas. “Ficarmos entre as seis finalistas é algo incrível”, diz.

O estudante da Universidade Federal de Pernambuco e um dos integrantes da Levv IT, Edgar Figueiredo, explica ao JC On Line que o Choice requer pensamentos estratégicos dos jogadores. Visualmente, ele lembra um tabuleiro do clássico War, mas em vez de guerra os jogadores têm que ajudar a melhorar o planeta fazendo com que países e regiões do globo atinjam as metas de desenvolvimento do milênio, que é o tema da Imagine Cup 2009. Entre as metas estão a erradicação da pobreza, o combate à Aids e redução da mortalidade infantil.

As metas de cada país são definidas de acordo com suas estatísticas reais, segundo relatórios da ONU. O jogador recebe “peças de metas”, que ficam acumuladas em um disco no topo da tela, dividido em quatro partes, cada uma com tecla correspondente ao joystick do XBox 360. O jogador que clicar na tecla correta recebe a peça, chegando mais perto de atingir as metas do país representado.

Para tornar o jogo ainda mais desafiador, catástrofes naturais ocorrem eventualmente. Então os jogadores são obrigados a colaborar uns com os outros para solucionar os problemas onde a tragédia ocorreu. Quem ajuda mais ganha mais pontos. A equipe é composta ainda por Victor Nascimento (Unibratec) e Vinícius Ottoni (IFPE).

Inscrições para admissão extravestibular 2009.2 terminam no dia 26

A Católica está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão extravestibular para o 2º período letivo de 2009, destinado a alunos que querem se transferir de outra instituição de ensino superior para a Unicap; portadores de diploma; e concluintes pela própria Católica em 2009.1 que desejam cursar outra graduação.

A taxa de inscrição para transferência de outra IES ou portador de diploma custa R$ 75,00. Quem efetuar o pagamento até o dia 12 de junho terá 25% de desconto. No caso de alunos especiais ou que queiram cursar disciplina isolada, a taxa custa R$ 40,00. Concluída a inscrição, um boleto bancário será emitido para pagamento exclusivo no posto de serviço do Unibanco instalado no hall do bloco G. Concluintes e portadores de diploma da Católica estão isentos.   

As inscrições podem ser feitas via Internet, através do www.unicap.br ou no campus da Universidade, no Protocolo do Setor de Admissão, localizado no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. O prazo para as inscrições no campus vai até 26 de junho. Na internet o prazo termina em 12 de junho, inclusive para a entrega da documentação exigida. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4132.

Clique aqui e baixe a Portaria da Pró-reitoria Acadêmica Nº 004/2009 na qual constam a relação da documentação necessária para a admissão extravestibular; os cursos disponíveis e as respectivas vagas oferecidas.

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas até 10 de julho as inscrições para o Mestrado em Engenharia Civil da Católica, com área de concentração em Engenharia das Construções. A seleção dos candidatos será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, e as aulas terão início na manhã do dia 10 de agosto.

Após fazer a pré-inscrição no site www.unicap.br , os interessados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação (sala 003 do bloco G4 da Católica), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e apresentar os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição fornecida pela Católica
  • Justificativa de interesse pelo curso
  • Original e cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso ou de declaração de que está cursando o último período da graduação em 2009.1.
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Currículo documentado
  • Duas cartas de recomendação (modelo fornecido pelo Programa de Mestrado)
  • Comprovante de pagamento da taxa de pré-inscrição, no valor de R$ 150.
  • Original e cópia do CPF.
  • Original e cópia do documento de identidade (RG).
  • Original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento.
  • Original e cópia do certificado de quitação com o serviço militar.
  • Uma foto 3x4 recente e colorida.
  • Original e cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição.
  • Proposta preliminar de projeto de pesquisa.

As cópias solicitadas deverão ser entregues à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação.

O processo de seleção para as 16 vagas disponíveis consistirá em seis etapas, a saber:

  • Prova escrita de conhecimentos em Engenharia Civil, com base na bibliografia indicada no edital (em breve, no site www.unicap.br)
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (inglês ou francês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de texto ou apresentação de uma comprovação de proficiência emitida por instituição credenciada.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita.
  • Análise do currículo.
  • Análise do histórico escolar da graduação.
  • Análise da proposta preliminar do projeto de pesquisa.

O Mestrado em Engenharia Civil tem duração entre 12 e 24 meses. O valor das mensalidades será divulgado antes do término do período de inscrições.

Mais informações:

Pró-reitoria Acadêmica da Católica
Endereço: Rua do Príncipe, 526, bloco G4, sala 003 – Boa Vista, Recife/PE.
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.
Fone: (81) 2119 4369
E-mail: prac@unicap.br ou cpg@unicap.br

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Câmara dos Vereadores vai conceder título de cidadão do Recife ao Reitor da Católica
Por Tiago Cisneiros

No dia 19 de junho, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participará de uma solenidade na Câmara Municipal do Recife, às 10h, para receber o título de cidadão recifense, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 30 de abril. O projeto de decreto legislativo (número 44/2008) é de autoria do presidente da Câmara, vereador Josenildo Sinésio.

O projeto foi apresentado em plenária no dia 2 de fevereiro de 2009. Em 3 de março, foi enviado para as Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que deram pareceres favoráveis à concessão do título de cidadania, no dia 25 do mesmo mês. No dia 27 de abril, a Câmara aprovou a proposta em discussão única em extrapauta e promulgou o projeto como decreto legislativo número 454/09.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, o título de cidadão do Recife não significa, apenas, uma vitória pessoal. “Eu recebo essa homenagem dentro de uma função específica. Por isso, considero que isso seja um reconhecimento da cidadania da própria Universidade enquanto instituição. Esta concessão une-se ao conceito 4 conquistado na avaliação do Ministério da Educação como uma confirmação de que devemos continuar a nossa ação cidadã dentro da cidade, que parte do centro em direção à periferia”. Para os professores, funcionários e alunos da Unicap, ele manda um recado especial: “Desejo que toda a comunidade se reconheça e se sinta representada neste título, porque é uma comprovação de que somos uma universidade cidadã”.

De Vazantes ao Recife

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira nasceu no município de Vazantes, no interior do Ceará, em 1961. Vinte anos depois, ingressou na Ordem dos Jesuítas, tendo sido ordenado presbítero em 1993. Cursou Filosofia (1985 a 1987) e Teologia (1990 a 1993) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O diploma civil de Filosofia foi obtido em 1989, depois de estudar dois anos na Universidade Católica de Pernambuco.

De 1994 a 2002, Padre Pedro Rubens concluiu o mestrado e o doutorado em Teologia Fundamental nas Facultés Jésuites de Paris (Centre Sèvres). Entre 2002 e 2005, foi professor de Teologia Fundamental e Metodologia nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Minas Gerais. Desde 17 de janeiro de 2006, ocupa o cargo de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco.   

Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros

O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.

A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.

O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.

Mais informações

Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.

E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com

Católica vai sediar evento da Volkswagen

Com informações da assessoria da Volkswagen

Projeto “180 Dias para Mudar seu Mundo” acontece dentro de instituições de ensino e instiga estudantes a desenvolverem ações viáveis de redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais para a montadora; ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha.

Projeto universitário mais bem-sucedido do Brasil, que impactou 141 mil estudantes de todo o país na edição passada, o Volkswagen Route 2009 terá um novo formato neste ano, com uma linguagem totalmente alinhada com o público jovem e em sintonia com os princípios da política ambiental e de responsabilidade social da Volkswagen. Em 2009, o concurso cultural “180 Dias para Mudar seu Mundo” instigará a comunidade acadêmica a desenvolver soluções viáveis para a Volkswagen sob o aspecto da ecoeficiência, através de ações práticas de sustentabilidade que melhorem a qualidade de vida no planeta.

Inscritos em duplas e sob a supervisão da coordenação da universidade, os universitários devem elaborar, de maio até outubro, um planejamento estratégico que seja um caminho para a ecoeficiência com todas as etapas - desde a criação até a implantação. O projeto vencedor precisa ter caráter prático para que, efetivamente, a Volkswagen o execute. Os universitários poderão apresentar seus projetos nas áreas de seus cursos, o que amplia a margem de participação do concurso interdisciplinar. Os ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha (roteiro a ser definido), onde vivenciarão a cultura do automóvel na Alemanha. Especialmente desenvolvido para jovens universitários e seus professores, o roteiro proporcionará uma experiência de uma semana na história da Volkswagen em seu país de origem.

O Volkswagen Route 2009 teve largada no último dia 5 de maio em Florianópolis na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde aconteceu até o dia 8 de maio. A 1ª fase ainda contempla a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, entre os dias 11 e 14 de maio. Além da capital catarinense, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas também contarão com instituições de ensino superior Participantes do Volkswagen Route 2009, que ocorre até o mês de outubro. Cada uma das instituições de ensino participantes do concurso cultural poderá indicar três projetos e o vencedor será anunciado em novembro. O regulamento completo pode ser acessado no hotsite www.vw.com.br/route.

Super Truck

Operacionalizado pela Decidindo Marketing e Relacionamento, que pelo terceiro ano mantém a parceria com o Volkswagen Route, todo o concurso cultural será ativado a partir de uma série de ações dentro do Super Truck. Com 23m de comprimento e 4,20m de altura, a carreta levará aos universitários experiências sensoriais que mexerão com seus cinco sentidos. Após se cadastrarem em totems eletrônicos personalizados, eles poderão se divertir em um autorama com a carroceria do New Beetle e terão à disposição cozinha e bar.

Os alunos também receberão cartões de Music Pass, que permitem downloads de duas músicas, entre um acervo de 100 mil canções, no website da ação (www.vw.com.br/route). A expectativa da Volkswagen é de que sejam feitos 15 mil downloads, ou 3 mil por praça. Além disso, palestras serão ministradas por profissionais da Volkswagen que abordarão temas que se relacionam às diferentes áreas da montadora e que possam servir de inspiração e aprendizado para os estudantes. Entre os temas estão design, marketing, novas tecnologias, futuro do transporte, gestão sustentável e o meio ambiente.

Shows

Após participar destas três atividades (autorama New Beetle, palestras e Music Pass), identificadas por carimbos em um passaporte entregue no Super Truck, o universitário ganhará um par de ingressos para um grande show que acontecerá em sua cidade. Para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas, a banda escalada é o Charlie Brown Jr., enquanto universitários de Recife e Florianópolis conferem Detonautas, ambas atrações com forte apelo junto ao público jovem.

Oportunidades para empresas

Ainda há cotas de patrocínio abertas para empresas interessadas em se associar ao projeto VW Route 2009. A comercialização dos espaços publicitários é voltada para anunciantes e parceiros que apostem no mote da ação, que alia conceitos de sustentabilidade ao público jovem universitário de todo o País.

Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.

Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm , além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).

No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000