A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 08 de Junho de 2009 Ano 8

Termina a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário da Católica
Por Rebeca Kramer  

O auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco foi, literalmente, do dia 1º ao dia 5 de junho, palco da exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isadora (Espanha), do ano de 2008. Durante esse período, a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário da Católica visou trazer e divulgar ao público documentários com temáticas sociais. Abrindo com o filme “Geração de 65: Aquela coisa toda”, de Luci Alcântara, o Festival aconteceu em paralelo a palestras e oficinas. Ainda durante o evento, no hall do bloco G, houve a propaganda e a venda de produtos das empresas que apoiaram o Festival: Dalkia Brasil, Global do Brasil, Hotel Enseada dos Corais, Pix- Solução em Tecnologia, Café Pretinho, Walber Agra, Lisboa Praia Hotel, Pontestur, Fasa e Orquestra Pop Gandelman.  

Segundo Padre Hugo Ara, diretor da Mostra MiradasDoc no Recife, a ideia de criar o evento surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isora. Foi quando se viu a possibilidade de realizar a Mostra anualmente na Unicap”, revelou. O Festival ainda contou com a assessoria acadêmica do professor da Unicap Alexandre Figueirôa e do funcionário da Católica e estudante de Jornalismo Leo Tabosa, como coordenador da Mostra. 

As oficinas, voltadas para a temática do Cinema Documentário, foram: de Crítica, com Marcelo Costa; de Roteiro, com Marcelo Pedroso; de Produção, com Luci Alcântara, e de  Captação de Som Direto no Audiovisual, com Gustavo Rocha. As palestras, por sua vez, abordaram a produção de documentários no Brasil e a importância social desse gênero cinematográfico. A palestra intitulada: “O documentário como ferramenta de diagnóstico social” foi ministrada pelo professor da Unicap Ricardo Mello e a palestra “O panorama do documentário brasileiro” pelo também professor da Católica Cláudio Bezerra.

Recaptulando os documentários exibidos na Mostra... 

Dia 1º- A abertura da Mostra aconteceu com a exibição do longa- metragem de 1h30, intitulado “Geração de 65: Aquela Coisa Toda”, de Luci Alcântara.

Geração de 65: Aquela Coisa Toda- Reconstrói a trajetória desse movimento literário pernambucano, valorizando a palavra e suas possibilidades poéticas. Trata-se de um ilustrado panorama da safra de escritores surgidos na década de 1960, que marcaram definitivamente a cena cultural de Pernambuco, Brasil.   

Dia 2- Houve a exibição dos seguintes documentários: “Rough Cut”, de Firouzeh Khosrovani, com a duração de 22 minutos, tendo sido considerado o Melhor curta-metragem no Festival MiradasDoc 2008. O documentário “The Forgotten Woman”, de Dilip Mehta, com a duração de 1h30, ganhador do Prêmio de Direitos Humanos no Festival MiradasDoc 2008. E o filme Cine Zé Sozinho, com a duração de 16 minutos, de Adriano Lima.  

Rought Cut- As vitrines das lojas de roupa atraem o interesse dos passantes iranianos que param diante das vestimentas expostas. Cruzam olhares com manequins grotescos, reproduções perturbadoras da figura feminina que se converteram numa metáfora.  

The Forgotten Woman- Reconhecido internacionalmente como fotógrafo, Dilip Mehta trabalha como diretor artístico em Water, filme indicado ao Oscar realizado por sua irmã acerca das viúvas da Índia dos anos 30. Dilip fica sabendo que quarenta milhões de mulheres ainda vivem nas mesmas condições hoje em dia. Horrorizado, se sente obrigado a fazer este documentário poderoso que testemunha as realidades contemporâneas por trás da ficção histórica. O filme começa na antiga cidade dos templos, Vrindavan, com imagens impactantes de milhares de viúvas que vivem na pobreza. Logo viaja a povoados rurais para ouvir as mulheres começando a organizarem-se em busca dos seus direitos e a Nova Delhi para escutar as viúvas da guerra.  
 

Cine Zé Sozinho-José Raimundo Cavalcante, o Zé Sozinho, pernambucano de Pajeú das Flores, criado em Caririaçu (Ceará), foge de casa aos 12 anos no rumo de Fortaleza, onde começa sua paixão pelo cinema, ao varrer a sala de exibição em troca de assistir filme de graça. Depois faz outros serviços na sala, em troca das refeições. Este é seu primeiro emprego. De volta a Caririaçu, depois de alguns anos, passa a exibir filmes no Círculo Operário, utilizando um projetor de 16mm pertencente àquela instituição. Em 1970, adquire um projetor e circula por diversas cidades do interior do Nordeste, realizando exibições em salas improvisadas (garagens, armazéns, etc.), atividade que duraria mais de 30 anos. Hoje trabalha na construção de uma sala para projeção de vídeos em Caririaçu. 

Dia 3- Foram exibidas as produções: “Silencio de Piedra”, de Krzysztof Kopczynski, com a duração de 51 minutos, tendo sido julgada a Melhor Ópera Prima no Festival MiradasDoc 2008. “One Goal”, de Sergi Agusti, com a duração de  26 minutos, conquistou o Prêmio do público no Festival MiradasDoc 2008. “Rosário Miranda”, de David Baute, com a duração de 26 minutos. “La Vida Según Era”, de José Ángel Alayón Devora, de 55 minutos. “Felices Fiestas”, de Víctor Moreno, com a duração de 5 minutos. E “ El ultimo Minutero”, de Elio Quiroga, com a duração de 20 minutos. 
 

Silencio de Piedra- Uma mulher de 29 anos suspeita de adultério foi assassinada no povoado de Spingul nas montanhas altas do norte do Afeganistão. A informação espalhou-se por todo o mundo no dia 23 de abril de 2005, sendo o início desta história. 

One Goal- Futebol e paz. Quando a paixão se une aos sonhos. Ícones da guerra convertidos em símbolos de esperança. O caminho da equipe de futebol de amputados de Serra Leoa em busca de sua dignidade. One Goal é um objetivo, mas também uma paixão. Este curta-metragem nos mostra o caminho da paz que um grupo de jovens amputados iniciou há alguns anos. Através da determinação e do profissionalismo do seu jogo conseguiram serem vistos como exemplo pela sociedade. De ícones da guerra, passaram a ícones do futuro através de uma paixão: o futebol.  
 

La Vida Según Era- A vida era assim, segundo era, diz um dos personagens que conforme este documentário tenta observar e escutar a voz dos adultos, que cria uma imagem do passado a partir do testemunho do presente e sobretudo nos mostra o tempo completamente diferente em que vivem muitas pessoas que nunca saberão adaptar-se ao tempo frenético em que vivemos. Sem artifícios, sem “La vida según era” toma como desculpa e como metáfora ofícios perdidos no tempo, como oleiros e ferreiros que já não existem ou não são necessários à atual sociedade de consumo para definir e descrever a vida cotidiana de todas as pessoas idosas que temos deixado de ver e escutar.  

Rosário Miranda- Rosario Miranda foi uma personagem real e singular das Ilhas Canárias. Ele, um agricultor, foi desde jovem uma pessoa apegada à sua terra, embora tenha vivido momentos de glória fora das Canárias como transformista. No início de 2005, ano de sua morte, nos últimos tempos Rosário levava uma existência particular, já debaixo da sua condição de transexual, esconde-se um homem do campo capaz de dar sábios conselhos e ao qual ninguém resistia a dar uns minutos de conversa, quando encontravam com ela. Este fabuloso e peculiar documentário narra a sua vida, desde as difíceis relações que manteve quando nova com a sociedade local, que não aceitava a sua condição sexual, até à exploração da sua faceta mais humana que a tornou numa verdadeira amiga das pessoas que tiveram a oportunidade de conhecê-la e que não a descriminaram pela sua condição sexual e social. Por meio do relato pessoal da vida de Rosário Miranda, este documentário chama atenção à marginalização que muitos sofrem pela sua sexualidade. 
 
Felices Fiestas- Nas Ilhas Canárias se dá a maior diferença mundial de renda per capita entre uma população receptora e os imigrantes que chegam às suas fronteiras. 

El último Minutero- Três gerações de fotógrafos falam sobre a fotografia “Al Minuto” e os fotógrafos ambulantes, representados na figura do “Minutero” José Rivero. Ao mesmo tempo refletem como a fotografia tornou-se a memória de uma época de uma forma tão popular.  
 

Dia 4- Os documentários exibidos foram: “Por Mis Hijos”, de Aymée Cruzalegui Bazzetti, de 16 minutos. “Tapólogo”, de Gabriela González Dewar e Rally Gutiérrez Dewar, com a duração de 94 minutos. “Canárias, Crônica de Urgência”, de David Baute, de 5 minutos. “Semillas que el Mar Arrastra”, de Samba Sarr, com a duração de 40 minutos. “La Muerte no Tiene Amigo”, de Ayoze O’Shanahan, de 39 minutos. “Arroz, Rúcula y Perejil”, de Julio Rodríguez, Marcel Díaz e Roberto Fernández, com a duração de 5 minutos e 5 segundos. 

Por Mis Hijos- O que é capaz de fazer uma mulher para dar uma melhor vida aos seus filhos? Norma, uma imigrante latino-americana em Barcelona, luta contra a solidão e as barreiras para sustentar sua família que a saudade separa. 

Tapólogo- Freedom Park é um assentamento de favelas ao Noroeste da África do Sul, localizado ao lado de importantes minas de ouro branco, onde se concentram milhares de imigrantes africanos em busca de trabalho. Atraindo mulheres de toda África.  

Canárias, Crónica de Urgencia- Este documentário pretender mostrar de forma breve, mas bastante visual o fenômeno jornalístico que envolve o drama de emigração irregular que chega procedente da África às Canárias.  

Semillas que el Mar Arrastra- Na África, muitas crianças sonham em poder viajar em balsas, deixando suas casas e famílias, com a ilusão de trabalhar no destino que o mar possa levar. Os que conseguem chegar do outro lado do mar, encontram uma realidade diferente da sonhada, os centros de internamento de menores imigrantes. Este filme documentário dá voz a crianças imigrantes que sonham uma vida melhor na terra prometida.  

La Muerte no Tiene Amigo- Conta a curiosa vida cotidiana do coveiro do cemitério de Sancti Spiritus. Seu dia-a-dia, seus amigos, assim como sua peculiar personalidade, constituem os eixos temáticos do documentário 

Arroz, Rúcula y Perejil- O documentário é um testemunho de Toño, um agricultor ecológico da Ilha de Fuerteventura e seu pai José, também agricultor.

Dia 5- No último dia do Festival de Cinema na Unicap foram transmitidos os documentários a seguir: “ The not Dead”, de Brian Hill, com a duração de 75 minutos. “Under Construction”, de Zenchen Liu, de 10 minutos. “Shit and Chicks”, de Kees van der Geest, de 10 minutos. E, por último, “ L22 Radio La Colifata”, melhor longa- metragem do Festival MiradasDoc 2008, de Carlos Larrondo, com a duração de 93 minutos. 

The not Dead- “Há dias em que creio que somente sou escoria. Dias em que não posso enfrentar o mundo” (Rob Troman). Rob tem 23 anos e recentemente serviu nas forças britânicas no Iraque. Viu e fez coisas que o afetaram profundamente. Tem pesadelos e flashbacks, embebeda-se para tentar esquecer o que fez em Basra. Rob padece do transtorno de estresse pós-traumático. Também Cliff de 78 anos, que lutou no exército britânico na Malasya em 1951. Mesmo depois de cinquenta anos, cada noite relembra os incidentes nos quais seus companheiros foram brutalmente assassinados.

Eddie esteve com as forças da ONU encarregadas de manter a paz na Bosnia e tentou suicidar-se em várias ocasiões. The Not Dead conta as histórias destes três homens.  

Shit and Chicks- "Shit and Chicks" é um documentário curta sobre um fazendeiro criador de aves no Noroeste de Gana. Ele utiliza uma antiga técnica de alimentação para suas galinhas. A câmera registra as atividades do fazendeiro sem que ele demonstre saber da presença da mesma. A princípio é difícil saber o que ele está fazendo, mas no final, as peças se juntam num final emocionante.  

L22 Radio La Colifata- Buenos Aires, Argentina. Dos jardins do Hospital Psiquiátrico J.T. Borda começa a transmissão da LT22 Rádio la Colifata. Uma emissora feita integralmente pelos internos do Hospital. Um espaço radiofônico no qual se dá a palavra a quem a foi negada por muito tempo: “os loucos”. Seus protagonistas, os “colifatos”, nos mostram o funcionamento dessa rádio que atinge o mundo todo.

Sentimos que a rádio adquire novas funções, rompe os muros que separam os doentes metais da sociedade, servindo assim como uma terapia eficaz para os pacientes.

Acompanhamos os “colifatos” em sua viagem pela Europa, onde comprovam a repercussão de seu projeto pioneiro: outros hospitais psiquiátricos seguiram sua idéia e estão criando suas próprias rádios.  
 
 
Depoimentos 

 “Eu acho que a Mostra foi muito bem organizada e os filmes eram cada um mais interessante que o outro. O documentário que eu mais gostei foi La Vida Segun Era, que retrata o medo de morrer dos idosos. Mostra, portanto, uma visão da vida já no final dela e faz uma retrospectiva de perdas e alegrias dessas pessoas. Uma das maiores funções do Cinema Documentário é exatamente ser capaz de nos fazer enxergar o mundo de uma maneira diferente do que nós críamos antes, por meio de suas argumentações. E o formato do Documentário também é mais fácil de um maior público se agradar. Na realidade, eu fui chamada para ser monitora, mas, quando passei a ver os filmes, amei”. (Selena Calo, que é recepcionista da Global do Brasil e foi uma das monitoras da Mostra). 

 “Eu sou funcionário da Universidade Católica já há 10 anos coordenando as monografias do curso de Direito e, por ter contato direto com o assessor para assuntos culturais, o Padre Hugo Ara, fui chamado para coordenar a Mostra. O Padre Hugo me conheceu por meio de um vídeo que eu fiz do Natal da Universidade no ano passado e se interessou pelo trabalho. Durante todos os dias da Mostra, acompanhei de perto as exibições dos filmes. Na minha opinião, o melhor foi Rosario Miranda, que conta a história de um travesti. Acho que foi a simplicidade da personagem central do documentário e a poesia por trás da vida dela que me atraíram mais nessa produção”.  (Leandro Tabosa- coordenador da 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário da Unicap). 

“É muito difícil generalizar, dizer  qual foi o melhor documentário. Acredito que merecem destaque Geração de 65: Aquela Coisa Toda e The Forgotten Woman. O primeiro porque nunca havia visto nenhum outro filme desses artistas do período da ditadura, o que foi bem inovador. Sobre o segundo, achei interessante a forma como foi colocada a temática no documentário, porque pude perceber outras nuances da cultura indiana, além dos tradicionais estereótipos. Enquanto o filme passava, fiquei refletindo sobre a condição subumana em que a mulher viúva vive na Índia. A importância de um documentário consiste na denúncia que ele realiza, no choque que ele causa, proporcionando uma mudança de visão que temos do mundo, além de trazer esse grandioso mundo até nós”. (Pedro Caetano assistiu a quase todos os filmes da Mostra).

Católica celebra Missa em Ação de Graças pela conquista do conceito 4
Por Jaime Mitchell

A Universidade Católica de Pernambuco convida os gestores, professores, funcionários e alunos para a Missa em Ação de Graças pela conquista do conceito 4 na avaliação institucional do MEC. A missa será presidida pelo Padre Ernesto Cavassa, presidente da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina (CPAL).

A celebração eucarística irá lembrar também o dia do Beato José de Anchieta, que é padroeiro da Província do Brasil Nordeste. A Católica é uma das obras integrantes da Província. A missa será celebrada nesta terça-feira (9), às 17h45, na capela da Unicap.

Professor de Teologia ministra palestra na Editora Paulinas
Beatriz Lacerda

O professor do curso de Teologia e do Mestrado em Ciências da Religião da Católica João Luiz Júnior participará da palestra São João Apóstolo – Cultura e Missão, nesta terça-feira (9), na Semana de Aniversário da Paulinas Editora. Ex-coordenador da Pastoral da Unicap, o professor João Luiz é também colaborador da editora. A programação do evento comemorativo, que ocorre de 8 a 15 de junho, contará com oficinas e cine-debate.

Serviço

A Paulinas Editora fica na Rua Frei Caneca, 59, loja 1, no Recife. A palestra será das 9h às 12h, na Sala de Conferências da editora.

Universidade Católica promove Arrasta-pé no dia 12
Por Marília Simas

A Universidade Católica de Pernambuco convida os alunos e funcionários para o São João que acontecerá no próximo dia 12 de junho, a partir das 22h, no Círculo Militar do Recife, Boa Vista. O evento, que é aberto ao público, vai contar com a apresentação dos grupos Wave Unicap e Babecos da Imburana, de Itapetim. “O objetivo do arrasta-pé é a interação entre alunos e funcionários”, afirmou umas das organizadoras, a coordenadora do curso de Letras, Haidee Camelo.

Os ingressos antecipados vão ser vendidos por R$10 na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, Sala 003 ou nos centros dos cursos. Quem quiser pode comprar na  hora na bilheteria do clube do Círculo Militar do Recife por R$15.

Abertas inscrições para admissão extravestibular 2009.2

A Católica está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão extravestibular para o 2º período letivo de 2009, destinado a alunos que querem se transferir de outra instituição de ensino superior para a Unicap; portadores de diploma; e concluintes pela própria Católica em 2009.1 que desejam cursar outra graduação.

A taxa de inscrição para transferência de outra IES ou portador de diploma custa R$ 75,00. Quem efetuar o pagamento até o dia 12 de junho terá 25% de desconto. No caso de alunos especiais ou que queiram cursar disciplina isolada, a taxa custa R$ 40,00. Concluída a inscrição, um boleto bancário será emitido para pagamento exclusivo no posto de serviço do Unibanco instalado no hall do bloco G. Concluintes e portadores de diploma da Católica estão isentos.   

As inscrições podem ser feitas via Internet, através do www.unicap.br ou no campus da Universidade, no Protocolo do Setor de Admissão, localizado no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. O prazo para as inscrições no campus vai até 26 de junho. Na internet o prazo termina em 12 de junho, inclusive para a entrega da documentação exigida. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4132.

Clique aqui e baixe a Portaria da Pró-reitoria Acadêmica Nº 004/2009 na qual constam a relação da documentação necessária para a admissão extravestibular; os cursos disponíveis e as respectivas vagas oferecidas.

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil
Por Tiago Cisneiros

Estão abertas até 10 de julho as inscrições para o Mestrado em Engenharia Civil da Católica, com área de concentração em Engenharia das Construções. A seleção dos candidatos será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, e as aulas terão início na manhã do dia 10 de agosto.

Após fazer a pré-inscrição no site www.unicap.br , os interessados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação (sala 003 do bloco G4 da Católica), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e apresentar os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição fornecida pela Católica
  • Justificativa de interesse pelo curso
  • Original e cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso ou de declaração de que está cursando o último período da graduação em 2009.1.
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Currículo documentado
  • Duas cartas de recomendação (modelo fornecido pelo Programa de Mestrado)
  • Comprovante de pagamento da taxa de pré-inscrição, no valor de R$ 150.
  • Original e cópia do CPF.
  • Original e cópia do documento de identidade (RG).
  • Original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento.
  • Original e cópia do certificado de quitação com o serviço militar.
  • Uma foto 3x4 recente e colorida.
  • Original e cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição.
  • Proposta preliminar de projeto de pesquisa.

As cópias solicitadas deverão ser entregues à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação.

O processo de seleção para as 16 vagas disponíveis consistirá em seis etapas, a saber:

  • Prova escrita de conhecimentos em Engenharia Civil, com base na bibliografia indicada no edital (em breve, no site www.unicap.br)
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (inglês ou francês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de texto ou apresentação de uma comprovação de proficiência emitida por instituição credenciada.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita.
  • Análise do currículo.
  • Análise do histórico escolar da graduação.
  • Análise da proposta preliminar do projeto de pesquisa.

O Mestrado em Engenharia Civil tem duração entre 12 e 24 meses. O valor das mensalidades será divulgado antes do término do período de inscrições.

Mais informações:

Pró-reitoria Acadêmica da Católica
Endereço: Rua do Príncipe, 526, bloco G4, sala 003 – Boa Vista, Recife/PE.
Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.
Fone: (81) 2119 4369
E-mail: prac@unicap.br ou cpg@unicap.br

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização
Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.
Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Câmara dos Vereadores vai conceder título de cidadão do Recife ao Reitor da Católica
Por Tiago Cisneiros

No dia 19 de junho, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participará de uma solenidade na Câmara Municipal do Recife, às 10h, para receber o título de cidadão recifense, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 30 de abril. O projeto de decreto legislativo (número 44/2008) é de autoria do presidente da Câmara, vereador Josenildo Sinésio.

O projeto foi apresentado em plenária no dia 2 de fevereiro de 2009. Em 3 de março, foi enviado para as Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que deram pareceres favoráveis à concessão do título de cidadania, no dia 25 do mesmo mês. No dia 27 de abril, a Câmara aprovou a proposta em discussão única em extrapauta e promulgou o projeto como decreto legislativo número 454/09.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, o título de cidadão do Recife não significa, apenas, uma vitória pessoal. “Eu recebo essa homenagem dentro de uma função específica. Por isso, considero que isso seja um reconhecimento da cidadania da própria Universidade enquanto instituição. Esta concessão une-se ao conceito 4 conquistado na avaliação do Ministério da Educação como uma confirmação de que devemos continuar a nossa ação cidadã dentro da cidade, que parte do centro em direção à periferia”. Para os professores, funcionários e alunos da Unicap, ele manda um recado especial: “Desejo que toda a comunidade se reconheça e se sinta representada neste título, porque é uma comprovação de que somos uma universidade cidadã”.

De Vazantes ao Recife

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira nasceu no município de Vazantes, no interior do Ceará, em 1961. Vinte anos depois, ingressou na Ordem dos Jesuítas, tendo sido ordenado presbítero em 1993. Cursou Filosofia (1985 a 1987) e Teologia (1990 a 1993) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O diploma civil de Filosofia foi obtido em 1989, depois de estudar dois anos na Universidade Católica de Pernambuco.

De 1994 a 2002, Padre Pedro Rubens concluiu o mestrado e o doutorado em Teologia Fundamental nas Facultés Jésuites de Paris (Centre Sèvres). Entre 2002 e 2005, foi professor de Teologia Fundamental e Metodologia nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Minas Gerais. Desde 17 de janeiro de 2006, ocupa o cargo de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco.   

Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros

O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.

A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.

O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.

Mais informações

Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.

E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com

Católica vai sediar evento da Volkswagen

Com informações da assessoria da Volkswagen

Projeto “180 Dias para Mudar seu Mundo” acontece dentro de instituições de ensino e instiga estudantes a desenvolverem ações viáveis de redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais para a montadora; ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha.

Projeto universitário mais bem-sucedido do Brasil, que impactou 141 mil estudantes de todo o país na edição passada, o Volkswagen Route 2009 terá um novo formato neste ano, com uma linguagem totalmente alinhada com o público jovem e em sintonia com os princípios da política ambiental e de responsabilidade social da Volkswagen. Em 2009, o concurso cultural “180 Dias para Mudar seu Mundo” instigará a comunidade acadêmica a desenvolver soluções viáveis para a Volkswagen sob o aspecto da ecoeficiência, através de ações práticas de sustentabilidade que melhorem a qualidade de vida no planeta.

Inscritos em duplas e sob a supervisão da coordenação da universidade, os universitários devem elaborar, de maio até outubro, um planejamento estratégico que seja um caminho para a ecoeficiência com todas as etapas - desde a criação até a implantação. O projeto vencedor precisa ter caráter prático para que, efetivamente, a Volkswagen o execute. Os universitários poderão apresentar seus projetos nas áreas de seus cursos, o que amplia a margem de participação do concurso interdisciplinar. Os ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha (roteiro a ser definido), onde vivenciarão a cultura do automóvel na Alemanha. Especialmente desenvolvido para jovens universitários e seus professores, o roteiro proporcionará uma experiência de uma semana na história da Volkswagen em seu país de origem.

O Volkswagen Route 2009 teve largada no último dia 5 de maio em Florianópolis na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde aconteceu até o dia 8 de maio. A 1ª fase ainda contempla a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, entre os dias 11 e 14 de maio. Além da capital catarinense, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas também contarão com instituições de ensino superior Participantes do Volkswagen Route 2009, que ocorre até o mês de outubro. Cada uma das instituições de ensino participantes do concurso cultural poderá indicar três projetos e o vencedor será anunciado em novembro. O regulamento completo pode ser acessado no hotsite www.vw.com.br/route.

Super Truck

Operacionalizado pela Decidindo Marketing e Relacionamento, que pelo terceiro ano mantém a parceria com o Volkswagen Route, todo o concurso cultural será ativado a partir de uma série de ações dentro do Super Truck. Com 23m de comprimento e 4,20m de altura, a carreta levará aos universitários experiências sensoriais que mexerão com seus cinco sentidos. Após se cadastrarem em totems eletrônicos personalizados, eles poderão se divertir em um autorama com a carroceria do New Beetle e terão à disposição cozinha e bar.

Os alunos também receberão cartões de Music Pass, que permitem downloads de duas músicas, entre um acervo de 100 mil canções, no website da ação (www.vw.com.br/route). A expectativa da Volkswagen é de que sejam feitos 15 mil downloads, ou 3 mil por praça. Além disso, palestras serão ministradas por profissionais da Volkswagen que abordarão temas que se relacionam às diferentes áreas da montadora e que possam servir de inspiração e aprendizado para os estudantes. Entre os temas estão design, marketing, novas tecnologias, futuro do transporte, gestão sustentável e o meio ambiente.

Shows

Após participar destas três atividades (autorama New Beetle, palestras e Music Pass), identificadas por carimbos em um passaporte entregue no Super Truck, o universitário ganhará um par de ingressos para um grande show que acontecerá em sua cidade. Para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas, a banda escalada é o Charlie Brown Jr., enquanto universitários de Recife e Florianópolis conferem Detonautas, ambas atrações com forte apelo junto ao público jovem.

Oportunidades para empresas

Ainda há cotas de patrocínio abertas para empresas interessadas em se associar ao projeto VW Route 2009. A comercialização dos espaços publicitários é voltada para anunciantes e parceiros que apostem no mote da ação, que alia conceitos de sustentabilidade ao público jovem universitário de todo o País.

Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.

Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm , além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).

No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000