A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 5 de Junho de 2009 Ano 8

Alunos de Publicidade dão exemplo de preservação ambiental
Por Beatriz Lacerda

Uma louvável iniciativa dos estudantes do 4º período do curso de Publicidade e Propaganda deu um novo clima ao térreo do bloco A da Católica no Dia Mundial do Meio Ambiente. Na manhã desta sexta-feira, (5), os alunos Gustavo Melo, Mariana Gusmão, Everton Uchôa, Rafael Arcoverde, Mirella Galvão e João Cavalcante vestiram a camisa em defesa da natureza, e, em especial, do Rio Capibaribe.

O grupo compôs um Painel de Solidariedade expondo o Projeto Recapibaribe, escolhido pelos próprios alunos para a realização de uma atividade acadêmica. O trabalho foi apresentado para a disciplina de Perfil do Consumidor, ministrada por Theresa Sampaio,  mestre em Comunicação e professora da Católica  há 20 anos. A disciplina propõe uma atividade onde se faz uma observação do comportamento do consumidor.

 Depois de apresentar o trabalho em sala de aula, o engajado grupo decidiu levar ao público a consciência da preservação ambiental. “Não tem coisa melhor que saber que você está ajudando a preservar a natureza. Fui parabenizada por vários estudantes. É muito gratificante”, comenta a estudante Mariana Gusmão, que propôs a iniciativa.

Orgulhosa pela atitude dos seus alunos, Theresa Sampaio deu todo apoio à equipe: “Eu achei ótimo porque eles conseguiram trabalhar a consciência social com essas cabeças pensantes, nessa idade. Para mim, isso valeu o semestre. São só aplausos!”

O grupo organizou uma mesa com materiais recicláveis e reutilizáveis e arrecadou alimentos e dinheiro, destinados aos pescadores que atuam junto ao movimento Recapibaribe. Além disso, mudas de árvores foram doadas e as camisas do Projeto, que estavam à venda, foram todas compradas.

“Somos um movimento que não tem ajuda financeira de nenhum órgão. Nossa proposta é que exista vontade política de fato. Trabalhamos em parceria com as escolas e faculdades, que nos incentivam. Nosso ganho não é financeiro, mas social e ambiental”, explica Maria do Socorro Catanhede, há 15 anos coordenadora do Movimento Recapibaribe, que marcou presença fundamental para a divulgação do trabalho que o projeto realiza.

O desgaste da arquitetura moderna no Recife é tema de palestra na Unicap
Por Rebeca Kramer

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica de Pernambuco e o curso de pós-graduação em Patrimônio Histórico, aberto há um mês, promoveram, às 19h desta quinta-feira (4), na sala de Multiuso (1º andar do bloco D), a palestra intitulada: “O obituário da Arquitetura Moderna no Recife”, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco Luiz Amorim.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura, a professora Andréa Câmara, a palestra foi um evento de finalização do semestre do curso de Arquitetura e Urbanismo. “A gente sempre faz um evento de abertura de semestre e de conclusão, convidando arquitetos e urbanistas de fora para discutir alguns temas. Como a gente tem um curso de pós-graduação na área de patrimônio histórico, decidimos voltar a temática da apresentação para um conteúdo inserido nesse contexto, no caso, arquitetura moderna”, explicou o professora.

O professor Luiz Amorim vem estudando arquitetura moderna já há alguns anos. Segundo ele, em 2003 decidiu fazer um trabalho sobre o panorama dessa arquitetura desde os anos 50 até a atualidade. Durante seus estudos, ele comentou ter procurado uma série de edifícios, mas que não havia os encontrado. Com isso, passou a listar esses patrimônios desaparecidos, como residências, escolas, casas e prédios e realizar, de fato, um verdadeiro obituário arquitetônico. “Na realidade, a ideia do obituário não é só contar sobre aquilo que morreu, mas é sensibilizar as pessoas, a partir dessas perdas, da necessidade da conservação desses imóveis”, revelou.

De acordo com Luiz, os motivos para que esses patrimônios estejam desaparecendo ou morrendo baseiam-se no fenômeno do desuso ou da mudança de uso. O professor levantou a questão de os cinemas da cidade terem acabado por não serem mais viáveis para a indústria cinematográfica. “Pensar num cinema para 800 ou 850 pessoas não funciona devido ao alto custo de manutenção. Agora, as salas são construídas para, no máximo, 200 espectadores”, explicou. Em outros casos, o que ocorre é uma valorização do terreno e não do imóvel. “Então, eu posso derrubar uma casa onde moraria somente uma família e construir um edifício com 40 pavimentos e com 80 casas aéreas. Portanto, sob o ponto de vista mercadológico é muito rentável. Eu vendo 80 casas e compro apenas uma”, ainda comentou Luiz.

O professor exemplificou alguns tipos de edificações, que, no passado, viram-se como escolas, residências e cinemas e que, hoje, representam outros patrimônios. “Muitos dos cinemas da cidade foram destruídos. O Torre, o Cinema Coliseu, o Cinema Moderno. Hoje, o nome do edifício que substituiu o cinema é o Edifício Torre. Casas que talvez não tivessem o reconhecimento grande das pessoas”, revelou. E continuou: “Ou outras que tinham um reconhecimento muito grande da população como a Casa Navio, uma casa em que o engenheiro arquiteto projetou com a intenção transmitir a imagem de um navio ancorado, e, que, após ter sido demolida, nomeou o edifício em seu lugar. Então são essas ironias que eu trabalho”.

Sobre a cada vez maior incidência de casas derrubadas cedendo espaço para a construção de edifícios, Luiz relatou: “Algumas dessas casas mereciam ser preservadas; outras, talvez não. Acho que a grande questão é saber se a nossa cidade  precisa de uma verticalização acentuada e se nós não precisaríamos também de algumas dessas residências a fim de manter uma cobertura vegetal adequada e contar uma história da cidade que, se a gente não preservar, ela vai embora”.

Palestra sintetiza a história do documentário no Brasil
Por Tiago Cisneiros

A palestra “O panorama do documentário brasileiro”, ministrada pelo professor do curso de Jornalismo da Católica Cláudio Bezerra, apresentou, na tarde desta quinta-feira (4), um resumo histórico da produção de documentários no país. O evento, realizado no anfiteatro do bloco G4 (sala 309), integrou a programação da 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário MiradasDoc, que aconteceu na Unicap entre os dias 1o e 5 de junho.

No início da apresentação, Cláudio Bezerra apontou alguns motivos para a recente valorização do gênero documentário no Brasil. Entre eles, estão: a evolução tecnológica, com a redução de custos e facilitação de acessos (câmeras menores de qualidade e edição computadorizada não-linear), e as leis de incentivo cultural, nos programas de isenção fiscal ou financiamento, como a Lei Rouanet, o Sistema de Incentivo Cultural do Recife, o BNB Cultural, o Funcultura, os concursos de roteiros e o DocTV. Segundo o professor, a sociedade costuma pensar que o interesse pelos documentários deve-se à perda da realidade com o ingresso da televisão. “Esse crescimento é muito importante porque mostra que o cinema é plural e há diversas formas de fazê-lo.” 

Ele defendeu a ideia de que o documentário nasceu junto à sétima arte, com a primeira exibição pública de um filme, realizada pelos irmãos Lumière em 1895, em Paris. “Eles mostraram a chegada de um trem à estação. Se tomarmos isso como uma imagem real, concluímos que o cinema nasceu documental”, observou.

No encerramento da palestra, Cláudio exibiu trechos de “O João-de-barro”, de Humberto Mauro, “A opinião pública”, de Arnaldo Jabor, “Viramundo”, de Geraldo Sarno, “Di-Glauber”, de Glauber Rocha, “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho”, e “33”, de Kiko Goifman.

Confira o resumo dos períodos abordados na conferência “O panorama do documentário brasileiro”, com base nas explicações do professor Cláudio Bezerra.

Os primórdios

O professor francês Jean-Claude Bernardet indica que o documentário brasileiro nasceu em 1898, quando um imigrante italiano filmou a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Na época, as produções utilizavam cenas cotidianas, conhecidas como tomadas de vista, voltadas às belezas naturais do país. Mais tarde, desenvolveu-se a vertente de valorização do desenvolvimento urbano das cidades, como se pode conferir no filme “São Paulo: sinfonia da metrópole”, realizado por dois húngaros, em 1929.

Na década de 1920, Pernambuco foi um dos pólos da produção cinematográfica brasileira, através do Ciclo do Recife, marcado por filmes de drama e triângulos amorosos. O movimento sinalizou a entrada da narrativa na sétima arte nacional. Os documentários feitos na época exibiam praças, prédios e eventos públicos, além de manifestações populares, como na obra “Carnaval de Pernambuco de 1926”, lançada pela Aurora Filmes.

Na região amazônica, o Projeto Rondon empregou fotografias e vídeos no esforço de retratar as populações indígenas. Segundo Cláudio Bezerra, o filme “Rituais e festas Bororó”, de 1916, é um dos primeiros realizados no formato etnográfico.

Início da estética e documentário clássico

A preocupação estética nos documentários começa nos anos 1930, com a participação do Instituto Nacional do Cinema Educativo (Ince), criado em 1937, pelo governo Getúlio Vargas. Os filmes tinham um caráter didático, criados para transmissões em escolas brasileiras. A ênfase na narração explicativa – “a voz do saber” – marcou a produção do período, cujos atores representavam os assuntos descritos durante o vídeo, sem a entrada de depoimentos ou entrevistas.

O cineasta Humberto Mauro destacou-se no Ince, por ter somado a música e o humor à voz do saber e à encenação. Além de filmes científicos, Humberto foi responsável por obras de resgate da cultura popular e documentários poéticos e saudosistas, em alusão ao mundo rural no período de modernização do Brasil. Para Cláudio Bezerra, o documentarista, talvez, tenha sido pioneiro na criação de videoclipes, ainda que não dispusesse de alta tecnologia.

Virada dos 60

A criação de equipamentos menores e mais leves e a revisão dos valores sociais foram os fatores primordiais para a mudança na produção de documentários na década de 1960. A voz do saber perde espaço para os depoimentos e entrevistas dos personagens reais. A imagem sofre uma transformação profunda, depois que a câmera sai do tripé para o ombro do cinegrafista. Despreza-se o foco e o enquadramento, em favor da importância do registro, com a ideia de aproximar-se da realidade.

Os dois estilos de filmagem vigentes (norte-americano, com a observação pura e simples, e o francês, com a intervenção ativa do documentarista) passaram por uma reformulação no Brasil. A fotografia despojada, a produção independente e a temática de representação popular (em geral, os excluídos) foram as propostas do Cinema Novo, movimento cujo principal nome foi o cineasta Glauber Rocha. Os filmes do período incorporam a narração de pessoas estudiosas interessadas em participar da criação cinematográfica nacional, o que acarreta o ingresso de dados sociológicos sobre a realidade na sétima arte.

Exceção à tendência de não se produzir documentário sobre a classe média (origem dos documentaristas), o filme “Opinião pública” (1967), de Arnaldo Jabor, revela o descompromisso e a alienação da juventude carioca da época. A voz do saber volta à tona com ironia, para criticar a postura da sociedade local.

Militância na tela

Sem abrir mão da linha criada nos anos 1960, a década de 1970 foi marcada pelo documentário engajado e militante. Durante o período, destacaram-se as produções do ABC Paulista e de São Paulo, palcos de poderosos movimentos sindicais do Brasil. Entre os principais filmes da época, estão “Braços cruzados, máquinas paradas”, recentemente lançado em DVD, e “Linha de montagem”.

Ainda na década de 1970, os vídeos trabalharam em cima da crítica à ideia de representar o povo como categoria explorada, buscando criar o documentário reflexivo, isto é, baseado no tema da própria idealização e execução dos filmes. Glauber Rocha teve uma experiência no novo paradigma, ao filmar o velório do pintor Di Cavalcanti, abusando do movimento e das falas caóticas e provocadoras, a fim de “dessacralizar” o momento e fazer reviver o artista. A obra, proibida no Brasil por causa da insatisfação da família de Di Cavalcanti, já ganhou o prêmio especial do júri no Festival de Cannes, na França. 

A grande produção dos 80

O advento do vídeo cassete proporcionou um grande aumento na produção cinematográfica brasileira. Cláudio Bezerra destacou as experiências dos documentaristas Eduardo Coutinho e Jorge Furtado, que seguem, embora em outro recorte, o estilo reflexivo.

Em 1984, Eduardo Coutinho lançou o filme “Cabra marcado para morrer”, que retoma uma história iniciada 17 anos antes e prejudicada pela ditadura militar. Na obra, o documentarista utiliza atores sociais (personagens reais contando suas vidas) e resgata, pessoalmente, a identidade e a família de Elizabete Teixeira, viúva de um líder comunitário de Sapé, no Ceará. Coutinho inova ao aparecer no filme durante todo o filme, tornando-se personagem e diretor da obra.

No curta-metragem “Ilha das Flores”, de 1989, Jorge Furtado explora a postura clássica e educativa, com bastante detalhamento na explicação de uma inusitada cadeia de elementos. De acordo com o professor Cláudio Bezerra, o filme assemelha-se à internet, por oferecer um sistema de ligações (links) entre seus quadros. “Uma coisa puxa a outra, e a produção vai se avolumando num texto irônico de ótima qualidade.” No final, sem oferecer qualquer depoimento ou entrevista, a obra quebra o humor da narrativa, ao explicar que, no lixão Ilha das Flores, no Rio Grande do Sul, as pessoas alimentam-se daquilo que os porcos não querem comer.

Contemporâneos

Dos anos 1990 até o atual momento, o Brasil passou por uma diversificação no modo de pensar e fazer documentários. O período foi marcado pela concentração na temática dos marginalizados urbanos, saindo do trabalhador ou camponês (homem adulto com emprego) para o jovem excluído da periferia.

O enfoque da produção é bastante variado, como exemplificam os filmes “Santa Marta: duas semanas no morro”, de Eduardo Coutinho, e “Notícias de uma guerra particular”, de João Moreira Salles e Kátia Lund. Ambos tratam da vida na favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, embora o primeiro valorize a alegria e o cotidiano da população, enquanto o segundo aborda o problema da criminalidade e dos conflitos entre traficantes e policiais.

Destacam-se, também, as formas minoritárias de produção, como o filme-dispositivo ou documentário performático. O formato se caracteriza pela criação de uma situação pelo próprio documentarista, para, a partir dela, realizar a filmagem. O filme “33”, de Kiko Goifmann, trata de sua busca pela mãe biológica, aos 33 anos, durante 33 dias, como prevê a sua concepção inicial da obra.

Aula prática encerra minicurso
Por André Amorim

Os alunos do minicurso Som Direto no Audiovisual tiveram, nesta sexta-feira (05), sua última aula. Para o último encontro, o professor Gustavo Rocha preparou um momento em que os alunos pudessem por em prática tudo o que foi visto durante a semana.

Divididos em grupos de no máximo três integrantes, os participantes saíram pela Católica para capturar o som direto para cinema. Apesar do pouco tempo que cada grupo teve para realizar as gravações - em média dez minutos - os alunos aprovaram o exercício. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de escutar o som captado e esclarecer as últimas dúvidas.

Amanda Bessa (18), estudante da 2ª entrada do curso de Cinema da UFPE destacou o nível do professor, mas acredita que cinco dias foram insuficientes para a realização do minicurso. O ministrante Gustavo Rocha acredita que o interesse da turma fez com que o resultado final fosse positivo.

Católica abre inscrições para Mestrado em Engenharia Civil
Por Tiago Cisneiros

Estarão abertas, de segunda-feira (8 de junho) a 10 de julho, as inscrições para o Mestrado em Engenharia Civil da Católica, com área de concentração em Engenharia das Construções. A seleção dos candidatos será realizada entre os dias 20 e 22 de julho, e as aulas terão início na manhã do dia 10 de agosto.

Após fazer a pré-inscrição no site www.unicap.br , os interessados devem se dirigir à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação (sala 003 do bloco G4 da Católica), de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 14h30 às 17h, e apresentar os seguintes documentos:

  • Ficha de inscrição fornecida pela Católica
  • Justificativa de interesse pelo curso
  • Original e cópia do diploma de graduação ou declaração de conclusão de curso ou de declaração de que está cursando o último período da graduação em 2009.1.
  • Original e cópia do histórico escolar
  • Currículo documentado
  • Duas cartas de recomendação (modelo fornecido pelo Programa de Mestrado)
  • Comprovante de pagamento da taxa de pré-inscrição, no valor de R$ 150.
  • Original e cópia do CPF.
  • Original e cópia do documento de identidade (RG).
  • Original e cópia da certidão de nascimento e/ou casamento.
  • Original e cópia do certificado de quitação com o serviço militar.
  • Uma foto 3x4 recente e colorida.
  • Original e cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição.
  • Proposta preliminar de projeto de pesquisa.

As cópias solicitadas deverão ser entregues à Secretaria Acadêmica de Pós-graduação.

O processo de seleção para as 16 vagas disponíveis consistirá em seis etapas, a saber:

  • Prova escrita de conhecimentos em Engenharia Civil, com base na bibliografia indicada no edital (em breve, no site www.unicap.br)
  • Exame de proficiência de língua estrangeira (inglês ou francês), com auxílio de dicionário, através de teste de compreensão de texto ou apresentação de uma comprovação de proficiência emitida por instituição credenciada.
  • Entrevista com os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 na prova escrita.
  • Análise do currículo.
  • Análise do histórico escolar da graduação.
  • Análise da proposta preliminar do projeto de pesquisa.

O Mestrado em Engenharia Civil tem duração entre 12 e 24 meses. O valor das mensalidades será divulgado antes do término do período de inscrições.

Mais informações:

Pró-reitoria Acadêmica da Católica

Endereço: Rua do Príncipe, 526, bloco G4, sala 003 – Boa Vista, Recife/PE.

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h.

Fone: (81) 2119 4369

E-mail: prac@unicap.br ou cpg@unicap.br

Alunos de Jornalismo apresentam trabalhos sobre comunicação e cidadania
Por Tiago Cisneiros

Os estudantes do sexto período do curso de Jornalismo da Católica vão apresentar, na próxima segunda-feira (8), os trabalhos de conclusão da disciplina “Comunicação e Cidadania”, ministrada pelo professor Ricardo Mello. O encontro, que será realizado a partir das 15h, na sala 510 do bloco A, contará com a presença de convidados especiais.

“No 1o GQ, trabalhamos algumas questões mais conceituais entre a relação da mídia e a cidadania. No 2o GQ, os alunos desenvolvem um projeto de intervenção fora da universidade, a partir do jornalismo. Podem realizar oficinas, produzir spots (sons de rádio usados em publicidade) referentes a temas sociais, montar uma exposição fotográficas... Tudo isso em contato direto com escolas públicas e organizações não-governamentais, por exemplo”, explicou o professor Ricardo Mello.

Para o professor, o fundamento do trabalho é partir da comunicação com a ideia de melhorar a vida das pessoas. “Temos a preocupação de manter os projetos funcionando. Queremos que os alunos assumam as propostas e possam compreender bem a importância da cidadania.”

Nesta segunda-feira, os estudantes apresentarão seus projetos em dois momentos: o relato da experiência, com o detalhamento pessoal de todo o processo, e o produto da experiência, com a exibição do trabalho em forma de vídeo, blog, spot, exposição fotográfica ou outras mídias. Os convidados do encontro são o integrante do Centro de Cultura Luís Freire e do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Ivan Morais, o representante do Atelier Produções, César Maia, e o fotógrafo Luís Santos. Eles vão falar sobre a ligação entre a mídia e a cidadania e o conteúdo dos seus novos projetos sociais.

A Atelier Produções está planejando o programa de televisão Pé na Rua, que vai apresentar iniciativas cidadãs e coletivas nas comunidades. O fotógrafo Luís Santos, também, trabalha com vídeo e lançará, na ocasião, o documentário “Cinema de dois tões”, que resgata a história dos fotógrafos lambe-lambe. Para conhecer essas idéias e os trabalhos dos alunos de Jornalismo da Católica, compareça ao evento. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Alunos de Jornalismo criam blog especializado em futsal universitário
Por Tiago Cisneiros

O blog Futsal Universitário, dos estudantes do curso de Jornalismo da Católica Thiago Vasconcelos e Pollyana Pereira, está fortalecendo o futebol de salão no estado, através da cobertura dos Jogos Universitários de Pernambuco. Criado com a intenção de permitir a produção de textos diários dos alunos, o site tem se transformado em um referencial para os praticantes e admiradores do esporte.

Segundo Thiago Vasconcelos, o blog conta com o apoio do presidente da Federação Acadêmica Desportiva Pernambucana (Fape), Major Roberto de Melo. “Os Jogos Universitários tinham espaço com a assessoria de comunicação e com a atuação do apresentador Roberto Nascimento. Fui conversar com ele, que adorou a ideia do blog.”

O blog Futsal Universitário está cobrindo os jogos realizados no Recife, entre os dias 15 de maio e 21 de junho. A equipe campeã participará dos Jogos Universitários Brasileiros, que será realizado no segundo semestre, em Fortaleza. A impossibilidade de trabalhar no interior já gerou críticas ao site. “Algumas pessoas que moram em outros municípios reclamam que as partidas fora do Recife não recebem muito espaço. Infelizmente, a gente não tem condições de transporte para isso”, lamenta Thiago. Mas, ele enxerga, nos comentários negativos, uma comprovação de que o blog está sendo acompanhado pela sociedade. “É bom, também, para que a gente se acostume a lidar com o público. Jornalista precisa ter calma para saber lidar com elogios e críticas.”

Embora aprecie o esporte (já foi atleta de futsal no Colégio Boa Viagem e tem muitos amigos praticantes), Thiago destaca o aspecto social e humano no seu trabalho. “Tem sido muito interessante conhecer os personagens de perto. Entre eles, estão Amanda Roseane, que foi vice-campeã brasileira pelo Sport. Ela mora em uma comunidade pobre e quer crescer com o futebol. É gostoso ver essa transformação pelo esporte”, afirma. Ele sublinha, também, a atuação do árbitro Glauciano, que adaptou o ponto eletrônico do futebol de campo para o futsal. “Pernambuco é o primeiro estado a ter essa facilidade, que apareceu, pela primeira vez, nos Jogos Universitários deste ano”, explica.

Acesse o blog Futsal Universitário: www.futsaluniversitario.wordpress.com

Contato: futsaluniversitario@gmail.com e blogfutsaluniversitario@hotmail.com

Abertas inscrições para admissão extravestibular 2009.2

A Católica está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão extravestibular para o 2º período letivo de 2009, destinado a alunos que querem se transferir de outra instituição de ensino superior para a Unicap; portadores de diploma; e concluintes pela própria Católica em 2009.1 que desejam cursar outra graduação.

A taxa de inscrição para transferência de outra IES ou portador de diploma custa R$ 75,00. Quem efetuar o pagamento até o dia 12 de junho terá 25% de desconto. No caso de alunos especiais ou que queiram cursar disciplina isolada, a taxa custa R$ 40,00. Concluída a inscrição, um boleto bancário será emitido para pagamento exclusivo no posto de serviço do Unibanco instalado no hall do bloco G. Concluintes e portadores de diploma da Católica estão isentos.   

As inscrições podem ser feitas via Internet, através do www.unicap.br ou no campus da Universidade, no Protocolo do Setor de Admissão, localizado no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. O prazo para as inscrições no campus vai até 26 de junho. Na internet o prazo termina em 12 de junho, inclusive para a entrega da documentação exigida. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4132.

Clique aqui e baixe a Portaria da Pró-reitoria Acadêmica Nº 004/2009 na qual constam a relação da documentação necessária para a admissão extravestibular; os cursos disponíveis e as respectivas vagas oferecidas.

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Fórum Inter-religioso discute a religião indígena na segunda-feira
Por Tiago Cisneiros

O Fórum Inter-religioso da Católica promove o Encontro com a Religião Indígena, na próxima segunda-feira (8), às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B. O evento, organizado pelo Mestrado em Ciências da Religião da Unicap, encerra o ciclo de quatro palestras do primeiro semestre de 2009.

No encontro, serão abordadas as origens, características e crenças da pajelança dos índios Xucuru da Serra do Ororubá, no município de Pesqueira. Mais informações sobre o Fórum Inter-religioso da Católica podem ser encontradas no site http://www.unicap.br/observatorio/pages/forum.htm .

Celpe oferece vaga de estágio na área de meio ambiente
Por Tiago Cisneiros

A Companhia Elétrica de Pernambuco (Celpe) está oferecendo uma vaga de estágio para estudantes entre o quarto e o oitavo período dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental ou Tecnologia Ambiental. É preciso ter conhecimentos básicos de informática e afinidade com o tema Gestão Ambiental e ISO 14001.

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail selecao@celpe.com.br , com o assunto especificado “Estágio Meio Ambiente”.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3217 5959.

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Câmara dos Vereadores vai conceder título de cidadão do Recife ao Reitor da Católica
Por Tiago Cisneiros

No dia 19 de junho, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participará de uma solenidade na Câmara Municipal do Recife, para receber o título de cidadão recifense, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 30 de abril. O projeto de decreto legislativo (número 44/2008) é de autoria do presidente da Câmara, vereador Josenildo Sinésio.

O projeto foi apresentado em plenária no dia 2 de fevereiro de 2009. Em 3 de março, foi enviado para as Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que deram pareceres favoráveis à concessão do título de cidadania, no dia 25 do mesmo mês. No dia 27 de abril, a Câmara aprovou a proposta em discussão única em extrapauta e promulgou o projeto como decreto legislativo número 454/09.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, o título de cidadão do Recife não significa, apenas, uma vitória pessoal. “Eu recebo essa homenagem dentro de uma função específica. Por isso, considero que isso seja um reconhecimento da cidadania da própria Universidade enquanto instituição. Esta concessão une-se ao conceito 4 conquistado na avaliação do Ministério da Educação como uma confirmação de que devemos continuar a nossa ação cidadã dentro da cidade, que parte do centro em direção à periferia”. Para os professores, funcionários e alunos da Unicap, ele manda um recado especial: “Desejo que toda a comunidade se reconheça e se sinta representada neste título, porque é uma comprovação de que somos uma universidade cidadã”.

De Vazantes ao Recife

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira nasceu no município de Vazantes, no interior do Ceará, em 1961. Vinte anos depois, ingressou na Ordem dos Jesuítas, tendo sido ordenado presbítero em 1993. Cursou Filosofia (1985 a 1987) e Teologia (1990 a 1993) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O diploma civil de Filosofia foi obtido em 1989, depois de estudar dois anos na Universidade Católica de Pernambuco.

De 1994 a 2002, Padre Pedro Rubens concluiu o mestrado e o doutorado em Teologia Fundamental nas Facultés Jésuites de Paris (Centre Sèvres). Entre 2002 e 2005, foi professor de Teologia Fundamental e Metodologia nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Minas Gerais. Desde 17 de janeiro de 2006, ocupa o cargo de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco. 

Pró-reitor da Católica participa de encontro nacional em Goiânia
Por Tiago Cisneiros

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, Junot Cornélio Matos, participará do 22º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Graduação. O evento, cujo tema é “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”, será realizado em Goiânia, capital de Goiás, entre os dias 7 e 9 de junho.

Durante o encontro, serão promovidos debates conferências, mesas-redondas e apresentações culturais. No dia 8, uma plenária discutirá os relatórios dos grupos de trabalho formados no evento e a proposta de alteração do regimento do Fórum. Em seguida, acontecerá a eleição das coordenações regionais da entidade. No dia 9, após plenária sobre os relatos dos grupos de trabalho, serão realizadas a eleição e a posse da nova diretoria do Fórum de Pró-reitores de Graduação.

Além de reitores e pró-reitores de diversas instituições de ensino superior do país, o encontro terá a presença da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Daliari. No dia 7, ela participará da solenidade de abertura do evento e apresentará a conferência “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”.

“É um evento com grande importância, devido ao conjunto de autoridades governamentais confirmadas e às possibilidades de efetivação de encaminhamentos coletivos”, explica o Pró-reitor Junot Cornélio Matos, que integra a diretoria nacional do Fórum, na função de vice-coordenador da Regional Nordeste. Ele destaca, ainda, que o encontro reúne os pró-reitores de todas as universidades do Brasil em um momento de “enxurrada de políticas públicas para a educação superior”, inclusive com ênfase no ‘novo Enem’, possível substituto dos vestibulares. “Por tudo isso, é importante que a Universidade Católica de Pernambuco esteja representada no evento”, destaca.

Universidade Católica promove Arrasta-pé
Por Marília Simas

A Universidade Católica de Pernambuco convida os alunos e funcionários para o São João que acontecerá no próximo dia 12 de junho, a partir das 22h, no Círculo Militar do Recife, Boa Vista. O evento, que é aberto ao público, vai contar com a apresentação dos grupos Wave Unicap e Babecos da Imburana, de Itapetim. “O objetivo do arrasta-pé é a interação entre alunos e funcionários”, afirmou umas das organizadoras, a coordenadora do curso de Letras, Haidee Camelo.

Os ingressos antecipados vão ser vendidos por R$10 na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, Sala 003 ou nos centros dos cursos. Quem quiser pode comprar na  hora na bilheteria do clube do Círculo Militar do Recife por R$15.

Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros

O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.

A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.

O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.

Mais informações

Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.

E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com

Católica vai sediar evento da Volkswagen

Com informações da assessoria da Volkswagen

Projeto “180 Dias para Mudar seu Mundo” acontece dentro de instituições de ensino e instiga estudantes a desenvolverem ações viáveis de redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais para a montadora; ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha.

Projeto universitário mais bem-sucedido do Brasil, que impactou 141 mil estudantes de todo o país na edição passada, o Volkswagen Route 2009 terá um novo formato neste ano, com uma linguagem totalmente alinhada com o público jovem e em sintonia com os princípios da política ambiental e de responsabilidade social da Volkswagen. Em 2009, o concurso cultural “180 Dias para Mudar seu Mundo” instigará a comunidade acadêmica a desenvolver soluções viáveis para a Volkswagen sob o aspecto da ecoeficiência, através de ações práticas de sustentabilidade que melhorem a qualidade de vida no planeta.

Inscritos em duplas e sob a supervisão da coordenação da universidade, os universitários devem elaborar, de maio até outubro, um planejamento estratégico que seja um caminho para a ecoeficiência com todas as etapas - desde a criação até a implantação. O projeto vencedor precisa ter caráter prático para que, efetivamente, a Volkswagen o execute. Os universitários poderão apresentar seus projetos nas áreas de seus cursos, o que amplia a margem de participação do concurso interdisciplinar. Os ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha (roteiro a ser definido), onde vivenciarão a cultura do automóvel na Alemanha. Especialmente desenvolvido para jovens universitários e seus professores, o roteiro proporcionará uma experiência de uma semana na história da Volkswagen em seu país de origem.

O Volkswagen Route 2009 teve largada no último dia 5 de maio em Florianópolis na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde aconteceu até o dia 8 de maio. A 1ª fase ainda contempla a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, entre os dias 11 e 14 de maio. Além da capital catarinense, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas também contarão com instituições de ensino superior Participantes do Volkswagen Route 2009, que ocorre até o mês de outubro. Cada uma das instituições de ensino participantes do concurso cultural poderá indicar três projetos e o vencedor será anunciado em novembro. O regulamento completo pode ser acessado no hotsite www.vw.com.br/route.

Super Truck

Operacionalizado pela Decidindo Marketing e Relacionamento, que pelo terceiro ano mantém a parceria com o Volkswagen Route, todo o concurso cultural será ativado a partir de uma série de ações dentro do Super Truck. Com 23m de comprimento e 4,20m de altura, a carreta levará aos universitários experiências sensoriais que mexerão com seus cinco sentidos. Após se cadastrarem em totems eletrônicos personalizados, eles poderão se divertir em um autorama com a carroceria do New Beetle e terão à disposição cozinha e bar.

Os alunos também receberão cartões de Music Pass, que permitem downloads de duas músicas, entre um acervo de 100 mil canções, no website da ação (www.vw.com.br/route). A expectativa da Volkswagen é de que sejam feitos 15 mil downloads, ou 3 mil por praça. Além disso, palestras serão ministradas por profissionais da Volkswagen que abordarão temas que se relacionam às diferentes áreas da montadora e que possam servir de inspiração e aprendizado para os estudantes. Entre os temas estão design, marketing, novas tecnologias, futuro do transporte, gestão sustentável e o meio ambiente.

Shows

Após participar destas três atividades (autorama New Beetle, palestras e Music Pass), identificadas por carimbos em um passaporte entregue no Super Truck, o universitário ganhará um par de ingressos para um grande show que acontecerá em sua cidade. Para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas, a banda escalada é o Charlie Brown Jr., enquanto universitários de Recife e Florianópolis conferem Detonautas, ambas atrações com forte apelo junto ao público jovem.

Oportunidades para empresas

Ainda há cotas de patrocínio abertas para empresas interessadas em se associar ao projeto VW Route 2009. A comercialização dos espaços publicitários é voltada para anunciantes e parceiros que apostem no mote da ação, que alia conceitos de sustentabilidade ao público jovem universitário de todo o País.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.

Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm , além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).

No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000