A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 3 de Junho de 2009 Ano 8

Filme ganhador dos Direitos Humanos no Festival MiradasDoc 2008 é exibido no segundo dia da Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por Rebeca Kramer

Documentários usados como arma social: esse tem sido o perfil dos filmes exibidos na 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário da Universidade Católica de Pernambuco. No segundo dia da Mostra, às 18h desta terça-feira (2), três produções foram transmitidas no auditório G1 da Unicap. O primeiro, intitulado “Primeiro Corte”, de Firouzeh Khosrovani, foi o melhor curta-metragem no Festival MiradasDoc 2008, com a duração de 22 minutos.  O segundo, chamado “Mulher esquecida”, de Dilip Mehta, foi o filme ganhador do Prêmio Direitos Humanos no Festival MiradasDoc 2008, com a duração de 1h30. O terceiro foi o curta de 16 minutos, de Adriano Lima, intitulado: “Cine Zé Sozinho”. 

Sobre os documentários

Primeiro corte-As lojas de roupa no Irã chamam a atenção dos transeuntes , que param e fazem uma pausa em frente às roupas expostas. Deparam-se com o olhar dos manequins grotescos, reproduções perturbadoras da figura feminina que se transformaram numa metáfora de corpos tapados e mutilados, redefinida de acordo com a lei do regime. Nos anos 80, os manequins desapareceram das lojas, reaparecendo depois da guerra entre o Irã e o Iraque. Primeiro os manequins masculinos, depois os femininos, reapareceram modificados pelas empresas de produção com vista a minimizar as características femininas, como um aviso às mulheres iranianas e à sociedade. Tudo isso com o objetivo de perpetuar a ordem estabelecida do regime: de castidade, de pureza e de reserva da mulher.

Mulher Esquecida-O filme “A mulher esquecida” abordou a temática do destino cruel das viúvas indianas. Tendo perdido seus maridos, muitas ainda jovens, o documentário mostra a marginalização desse grupo pela sociedade indiana machista, inclusive, pelos próprios parentes e familiares.  Além desse foco, o filme ainda coloca o hiato e o descaso do Governo indiano para a erradicação da disseminação da pobreza, apesar de o país estar crescendo economicamente.  Em outras palavras, o documentário mostra a dificuldade da Índia em se desapegar ao modelo de castas do antigo sistema feudal que denigre e exclui os cidadãos, particularmente mulheres e crianças. Com isso, o filme conta tristes histórias particulares de viúvas em um contexto que engloba a Índia moderna e seus subúrbios e a degradação humana especialmente presente na área rural.

Cine Zé Sozinho- José Raimundo Cavalcante, o Zé Sozinho, pernambucano de Pajeú das Flores, criado em Caririaçu (Ceará), foge de casa aos 12 anos no rumo de Fortaleza, onde começa sua paixão pelo cinema, ao varrer a sala de exibição em troca de assistir filme de graça. Depois faz outros serviços na sala, em troca das refeições. Este é seu primeiro emprego. De volta a Caririaçu, depois de alguns anos, passa a exibir filmes no Círculo Operário, utilizando um projetor de 16mm pertencente àquela instituição. Em 1970, adquire um projetor e circula por diversas cidades do interior do Nordeste, realizando exibições em salas improvisadas (garagens, armazéns, etc.), atividade que duraria mais de 30 anos. Hoje trabalha na construção de uma sala para projeção de vídeos em Caririaçu.

Alunos de minicurso conhecem um pouco mais sobre aparelhos de áudio
Por André Amorim

Nesta quarta-feira (3), os quase 20 alunos do minicurso Som Direto no Audiovisual ficaram conhecendo um pouco mais sobre o que Gustavo Rocha, ministrante das aulas, chama de “pinceis” do som: os microfones. Os encontros, que vinham sendo realizado no Estúdio de TV, 5º andar do bloco A, foi transferido para o auditório do 1º andar do bloco B.

A estrutura física dos microfones, os tipos e a forma corretar de utilização de acordo com a cena foram os pontos enfocados nesse 3º encontro. No próximo encontro o professor Gustavo Rocha vai falar sobre as funções de técnico de som, cable man e gravadores. Além disso, os alunos serão divididos em grupo para realizar trabalhos com os equipamentos trabalhados em sala de aula. A próxima aula também acontece no auditório do 1º andar do bloco B.

Mesa-redonda debate a importância social do documentário
Por Tiago Cisneiros

A 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário da Católica promoveu, nesta terça-feira (2), das 14h às 16h, a mesa redonda “O documentário como ferramenta de diagnóstico social”. O evento, realizado no anfiteatro do bloco G4 (sala 309), contou com a participação do professor da Universidade Ricardo Mello e dos produtores e cineastas Gabriel Mascaro, Andréa Ferraz, Carol Vergolino e Hamilton Costa.

O professor do curso de Jornalismo da Católica Ricardo Mello deu início à mesa redonda com uma apresentação sobre as perspectivas de reflexão e transformação a partir da produção de documentários. Ele destacou a responsabilidade daqueles que pretendem funcionar como um mediador entre a realidade e o público. “Esse trabalho é um desafio, porque compreende a investigação e a ampliação da quantidade de fontes de informação, em um contexto onde a mídia está mal acostumada a não abrir espaço para quem não tem voz”, explicou. Ricardo disse, ainda, que nenhum documentarista tem a obrigação de conscientizar, mas, sim, a possibilidade de sensibilizar e levantar outras leituras de mundo.

Em alusão ao pensador francês Pierre Bourdieu, Ricardo falou sobre a necessidade dos documentaristas de transpor o limite da realidade. “Antes de se conhecer, é preciso reconhecer o outro. Deve-se ir além de ver como as coisas são, isto é, assumir a possibilidade de mudar. Isso é o que Bourdieu chamou de olhar clínico, em oposição ao olhar cínico de exibir a verdade e aceitar como se não houvesse alternativa”, afirmou. Nesta linha, citou uma observação que ouviu durante um debate realizado em Caruaru, no agreste de Pernambuco. “O lide jornalístico (resumo que inicia as matérias, com respostas sobre seis elementos do fato: “quem”, “quando”, “como”, “onde”, “quê” e “por quê”) tem uma outra pergunta que leva a um passo além do básico. É preciso levantar a questão do ‘e daí?’”, comentou.

“Nós temos o desafio da busca pelo espaço público, sobretudo, na sociedade do espetáculo. Esse espaço público não pode ficar restrito à grande mídia. É preciso criar redes sociais e usar o rádio, o vídeo e outros formatos de uma maneira diferente, para gerar o debate”, argumentou o professor, que refletiu, também, sobre afirmações de Zygmunt Bauman, no livro Em busca da política, e Jesus Martín-Barbero, em Globalização comunicacional e transe cultural. Quanto às características e frutos do documentário, salientou: “Este formato, comumente, dirige-se às pessoas que não são vistas. Ele promove trocas culturais e permite reconhecer os outros e dialogar. É possível trazer a vida real, com alegria, sonhos e problemas, através de uma sensibilização que se torna diálogo e de um diálogo que se transforma em ação. Tudo isso para construir um mundo melhor”.

O produtor Hamilton Costa apresentou as iniciativas sociais da produtora Cabra Quente, fundada há seis anos em Pernambuco. Entre as ações, esteve a instalação de oficinas cinematográficas de câmera e luz, roteiro, produção, direção e edição na aldeia Xucuru de Pesqueira. “Desse projeto, tivemos quatro roteiros excelentes. A partir daí, resolvemos montar um núcleo de audiovisual para que eles fizessem suas próprias produções”, contou. Segundo Hamilton, as obras indígenas já participaram de diversas mostras competitivas de cinema do Brasil. “Em 2008, tiveram dois filmes entre os dez melhores do Festival dos Jovens Realizadores de Fortaleza. Um deles, inclusive, conquistou o primeiro lugar.” 

Hamilton falou, ainda, sobre a realização do filme Miró: preto, pobre, poeta e periférico, que retrata a história de um dos mais conhecidos poetas marginais de Pernambuco. “Já ganhamos seis prêmios com essa produção. Quando recebemos dinheiro nessas competições, repassamos a metade para o próprio Miro”, afirmou. Por fim, elogiou a iniciativa da Universidade Católica de Pernambuco em promover a 1a Mostra de Cinema Documentário e o debate sobre o documentário como ferramenta social. 

O diretor Gabriel Mascaro destacou o significado da mesa redonda como uma oportunidade de refletir sobre “o que é fazer documentário” ao lado de pessoas que trabalham juntas no cotidiano. Durante sua apresentação, ele abordou o rótulo (ou status) do documentário como algo com o poder de revelar a realidade, afirmando preferir a alternativa de criar um tema ou pretexto para a obra. “Em KFZ-1348, conto a história de um fusca e dos seus nove proprietários. Esse filme só existe pela necessidade de se fazer um filme. Nele, dou voz para pessoas que jamais teriam espaço na sociedade por suas próprias histórias”, explicou.

“Nós, da classe média, convivemos na esquizofrenia de achar que podemos e devemos ir aos marginalizados para lhes ‘dar voz’, como se já não tivessem uma”, concluiu Gabriel, após mencionar os documentários “Boca de lixo”, de Eduardo Coutinho, e “Andarilho”, de Cao Guimarães. Sobre “Boca de Lixo”, o cineasta declarou ter sido surpreendido por uma catadora, que afirmou preferir a unidade e dignidade do trabalho no lixão do que a vida como doméstica de uma família de elite. Em “Andarilho”, ele enfatizou a colocação de microfones nas roupas de mendigos para que o público escutasse suas conversas ou monólogos durante as caminhadas a esmo.

A cineasta Andréa Ferraz, do Ateliê Produções, concentrou sua apresentação nas relações entre o cinema documental e a realidade. “Quando penso em documentário, me vem logo à cabeça a verdade. Mas, o que é a verdade? Passei uma fase dramática na minha vida, com a ideia de que tudo seria uma mentira. Depois, percebi que a verdade está no olhar de quem faz o filme. Que seja a minha verdade, por que não?”, afirmou. Ela falou, também, sobre a admiração pelo documentarista Eduardo Coutinho: “Sou muito encantada pela fala e pelas pessoas. Coutinho é mestre em colocar o povo para contar suas vidas nos filmes. Eu me inspiro bastante numa frase em que ele afirma que o ‘documentário não é a filmagem da verdade, mas a verdade da filmagem’. Em resumo, é uma realidade cortada por quem faz, mas isso não reduz o seu poder”.

Para Andréa, todo documentário deveria ter um cunho social. “O filme como diagnóstico da sociedade é composto por três momentos: o registro, o momento histórico e a emoção inerente que precisamos fazer vir à tona. Isso é uma grande fonte para discussões públicas e nós, diretores e produtores, não podemos nos esquivar”, disse. Ela declarou, ainda, que o cinema pode gerar a mudança a partir do incentivo ao pensamento e à reflexão. “Eu sou otimista. Faço documentários porque acredito nessa possibilidade de comunicação e transformação.” Como exemplo, citou os efeitos do seu último filme para uma comunidade do município de Custódia, no sertão de Pernambuco. “Alumia trata da vida de uma população que, em pleno século 21, ainda não tem acesso à energia elétrica. Curiosamente, o prefeito da cidade apareceu na região pela primeira vez durante as nossas filmagens. Seis meses depois, chegou a luz”, revelou.

Ex-aluna da Católica, a produtora Carolina Vergolino, do Ateliê Produções, destacou a importância do contato com os personagens dos documentários. “Quando precisei fazer meu projeto experimental, foi muito interessante entrar na casa de gente do sertão e ouvir desconhecidos por dez minutos. O imprescindível é o respeito às pessoas que vivem ali. O que elas falam e pensam é, justamente, o que me interessa.” Sobre a polêmica em torno da verdade no documentário, opinou: “Penso que só uma parte da realidade está no filme. Toda produção traz uma representação da vida real”. Carolina abordou, também, a função social dos documentários, ao afirmar que, mesmo nas ‘ficções’, existe a possibilidade de sensibilizar os telespectadores e fazê-los refletir sobre um mundo diferente.

O Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, deu início à rodada de perguntas e comentários do público do evento. Ele lembrou a importância do silêncio criativo, através de uma referência ao julgamento de Jesus Cristo. “Há dois mil anos, naquela ocasião, ficou o silêncio para a pergunta sobre o que é a verdade”, disse. Segundo o Reitor, o documentário é um recorte da realidade que tem a pretensão de chamar a atenção e de convidar a uma caminhada em busca da verdade.

Nesta quinta-feira, o professor do curso de Jornalismo da Católica realizará a palestra “O panorama do documentário brasileiro”, que, também, integra a 1a Mostra Internacional de Cinema Documentário da Unicap. O evento acontecerá no anfiteatro do bloco G4 (sala 309), das 14h às 18h.

Ex-aluno da Católica está na expectativa de ser procurador geral do Cade
Por Tiago Cisneiros

O ex-aluno do curso de Direito da Católica Gilvandro de Vasconcelos Coelho Araújo foi aprovado, nesta terça-feira, pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal, para o cargo de procurador geral do Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade). Indicado pelo presidente Lula para a função, Gilvandro espera, agora, o posicionamento do plenário do Senado, última etapa antes de tomar posse da cadeira.

Formado em 1998, Gilvandro passou pelo escritório de advocacia de Urbano Vitalino, no Recife, e estudou na Faculté de Droit de Montpellier, na França, onde obteve o diploma de Estudos Aprofundados em Direito Econômico. Desde 2004, trabalha em Brasília como procurador federal. No Cade, foi chefe da dívida ativa, coordenador da procuradoria e procurador geral interno. Atualmente, também, é professor da disciplina de Direito Econômico no Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb).

A vocação para o mundo jurídico vem de família. Gilvandro, 33 anos, é filho da professora da Católica Maria Letícia Coelho Araújo e neto de um dos fundadores do curso de Direito da Universidade, Gilvandro de Vasconcelos Coelho.

Onze anos depois de concluir o curso de Direito na Católica, Gilvandro destaca a importância da Universidade na sua vida profissional: “Foi o lugar onde recebi toda a minha instrução e conheci grande parte dos meus mestres, como os professores Ubiratan de Couto Maurício e Francisco Sobrinho. Também, guardo uma afeição muito grande por ter sido uma instituição onde meu avô deu a sua primeira aula e pela oportunidade que tive de estudar com ele e com a minha mãe”.

Ex-aluno da Católica é aprovado em concurso para professor da Univasf
Por Tiago Cisneiros

O ex-aluno do curso de História da Católica Waldimir Maia Leite Neto conquistou a única vaga disponível para professor efetivo do curso de Arqueologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf). Com a nota 196,4 pontos, ele superou outros dois candidatos no concurso realizado nas últimas sexta-feira, sábado e domingo.

Filho do professor do curso de Administração da Católica Emanuel Leite, Waldimir, 26 anos, formou-se em 2004. No ano seguinte, ingressou, como estagiário voluntário, no Laboratório de Arqueologia, então coordenado pelo professor Albérico Nogueira de Queiroz. Em 2006, iniciou o mestrado em Arqueologia na Universidade Federal de Pernambuco, concluído em 2008. Provavelmente a partir do próximo semestre, Waldimir vai trabalhar no município de São Raimundo Nonato, no Piauí, onde se localiza a base de estudos arqueológicos da Univasf.

O concurso para professor efetivo consistiu em três etapas. “Na prova escrita, dissertamos sobre um dos vários assuntos colocados no edital. Se tirarmos, pelo menos, 70, passamos para um teste didático, ou seja, precisamos dar uma aula de 50 minutos sobre um ponto sorteado. Por fim, vamos à análise de currículo. Eu me preparei bastante, mas nunca é possível saber se existem muitas chances de ser aprovado”, explicou Waldimir.

“A passagem pelo laboratório de Arqueologia da Católica foi extremamente importante para a minha carreira”, avalia Waldimir, que aponta o estágio como o momento em que decidiu o que gostaria de fazer. “Com a ajuda do professor Albérico, pude ter mais clareza sobre meu futuro profissional, porque ele, sempre, me estimulou bastante para que fizesse mestrado e concurso.”

Ex-aluno da Católica é aprovado em 2o lugar para professor da Federal de Rondônia
Por Tiago Cisneiros

O ex-aluno do curso de História da Católica Flávio Augusto de Aguiar Moraes foi aprovado no concurso para professor efetivo de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), realizado no início do mês de maio. Ele conquistou a segunda posição entre as cinco vagas oferecidas pela instituição, superando cerca de 33 candidatos.

Flávio Moraes formou-se em História em 2005 e concluiu o mestrado em Arqueologia, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 2007. Hoje, aos 29 anos, afirma dever bastante da sua vida profissional ao professor Albérico Nogueira de Queiroz, antigo coordenador do laboratório de Arqueologia da Católica, onde estagiou de 2002 a 2005. “Continuei freqüentando o laboratório mesmo depois de concluir meu curso. Na época da graduação, o professor Albérico nos orientava e nos levava, como alunos convidados, para assistir às aulas do mestrado da UFPE. Isso me influenciou totalmente.”

Flávio Moraes foi colega de graduação e mestrado de Waldimir Maia Leite Neto, que obteve a única vaga para professor efetivo de Arqueologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), através de um concurso realizado no último final de semana. O professor Albérico Nogueira de Queiroz, a quem ambos conferem grande parte da responsabilidade pelo sucesso na carreira, trabalha, atualmente, na Universidade Federal de Sergipe.

Concurso Publicitário Pavilhão Sonoro! realiza segunda edição
Beatriz Lacerda

A segunda edição do concurso de jingles e spots Pavilhão Sonoro! causou grande expectativa na platéia formada por alunos do curso de Publicidade e Propaganda, que tiveram seu trabalhos apresentados na manhã desta quarta-feira, 3. 

Os jingles (propaganda cantada) e spots (propaganda falada com um fundo musical) selecionados para o concurso foram criados durante o quinto período do curso, para a cadeira de Audiovisual I, ministrada pela professora Elisa Barreto. As criações foram feitas especificamente para o rádio. Elisa explicou que a idéia do concurso é levar a produção dos alunos para o campus da universidade.

O coordenador do curso, Rodrigo Duguay, reforçou a importância da iniciativa: “Antes a cadeira de Audiovisual I era muito focada nas teorias do rádio. Hoje, cada vez mais, traz profissionais do mercado e além disso os alunos estão produzindo”. Participaram desta segunda edição 66 alunos e 12 criações pré-selecionadas. Para compor a mesa julgadora foram convidados os publicitários Carlinhos Borges, da Produtora de Som Onomatopéia, e Nando Lobo, do Estúdio Lobo.

Cada categoria teve quatro criações escolhidas, porém não houve ordem entre as vencedoras. Segundo os avaliadores, não existem critérios pré-estabelecidos para a escolha de um vencedor. O importante é que a idéia seja criativa e funcione bem. A defesa das peças publicitárias ao final de cada apresentação contribuiu para a escolha dos vencedores. “A defesa das peças foi bem mais interessante do que a realização, pois algumas foram bem fundamentadas”, afirmou Nando Lobo.

Os spots vencedores falavam de marcas famosas de colchão, operadora telefônica, escola de canto e até de um motel. Já os jingles premiados anunciavam conhecidas marcas de cerveja, bolacha e também colchão. Carlinhos Borges parabenizou os alunos e disse ter achado o nível do concurso muito bom. Para os futuros publicitários, ele deu a dica: “A maior escola é ouvir coisas”. 

Fórum Inter-religioso discute a religião indígena na segunda-feira
Por Tiago Cisneiros

O Fórum Inter-religioso da Católica promove o Encontro com a Religião Indígena, na próxima segunda-feira (8), às 17h, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), localizado no primeiro andar do bloco B. O evento, organizado pelo Mestrado em Ciências da Religião da Unicap, encerra o ciclo de quatro palestras do primeiro semestre de 2009.

No encontro, serão abordadas as origens, características e crenças da pajelança dos índios Xucuru da Serra do Ororubá, no município de Pesqueira. Mais informações sobre o Fórum Inter-religioso da Católica podem ser encontradas no site http://www.unicap.br/observatorio/pages/forum.htm .

Celpe oferece vaga de estágio na área de meio ambiente
Por Tiago Cisneiros

A Companhia Elétrica de Pernambuco (Celpe) está oferecendo uma vaga de estágio para estudantes entre o quarto e o oitavo período dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental ou Tecnologia Ambiental. É preciso ter conhecimentos básicos de informática e afinidade com o tema Gestão Ambiental e ISO 14001.

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail selecao@celpe.com.br , com o assunto especificado “Estágio Meio Ambiente”.  Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 3217 5959.

Católica abre inscrições para especialização em Tecnologia Assistiva
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a segunda turma do curso de especialização em Tecnologia Assistiva. A pós-graduação tem carga horária total de 390 horas/aula, distribuídas em 18 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e nos sábados (quinzenalmente), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Tecnologia Assistiva é de R$ 325. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Abertas inscrições para admissão extravestibular 2009.2

A Católica está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão extravestibular para o 2º período letivo de 2009, destinado a alunos que querem se transferir de outra instituição de ensino superior para a Unicap; portadores de diploma; e concluintes pela própria Católica em 2009.1 que desejam cursar outra graduação.

A taxa de inscrição para transferência de outra IES ou portador de diploma custa R$ 75,00. Quem efetuar o pagamento até o dia 12 de junho terá 25% de desconto. No caso de alunos especiais ou que queiram cursar disciplina isolada, a taxa custa R$ 40,00. Concluída a inscrição, um boleto bancário será emitido para pagamento exclusivo no posto de serviço do Unibanco instalado no hall do bloco G. Concluintes e portadores de diploma da Católica estão isentos.   

As inscrições podem ser feitas via Internet, através do www.unicap.br ou no campus da Universidade, no Protocolo do Setor de Admissão, localizado no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. O prazo para as inscrições no campus vai até 26 de junho. Na internet o prazo termina em 12 de junho, inclusive para a entrega da documentação exigida. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4132.

Clique aqui e baixe a Portaria da Pró-reitoria Acadêmica Nº 004/2009 na qual constam a relação da documentação necessária para a admissão extravestibular; os cursos disponíveis e as respectivas vagas oferecidas.

Câmara dos Vereadores vai conceder título de cidadão do Recife ao Reitor da Católica
Por Tiago Cisneiros

Neste mês, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participará de uma solenidade na Câmara Municipal do Recife, para receber o título de cidadão recifense, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 30 de abril. O projeto de decreto legislativo (número 44/2008) é de autoria do presidente da Câmara, vereador Josenildo Sinésio.

O projeto foi apresentado em plenária no dia 2 de fevereiro de 2009. Em 3 de março, foi enviado para as Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que deram pareceres favoráveis à concessão do título de cidadania, no dia 25 do mesmo mês. No dia 27 de abril, a Câmara aprovou a proposta em discussão única em extra pauta e promulgou o projeto como decreto legislativo número 454/09.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, o título de cidadão do Recife não significa, apenas, uma vitória pessoal. “Eu recebo essa homenagem dentro de uma função específica. Por isso, considero que isso seja um reconhecimento da cidadania da própria Universidade enquanto instituição. Esta concessão une-se ao conceito 4 conquistado na avaliação do Ministério da Educação como uma confirmação de que devemos continuar a nossa ação cidadã dentro da cidade, que parte do centro em direção à periferia”. Para os professores, funcionários e alunos da Unicap, ele manda um recado especial: “Desejo que toda a comunidade se reconheça e se sinta representada neste título, porque é uma comprovação de que somos uma universidade cidadã”.

De Vazantes ao Recife

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira nasceu no município de Vazantes, no interior do Ceará, em 1961. Vinte anos depois, ingressou na Ordem dos Jesuítas, tendo sido ordenado presbítero em 1993. Cursou Filosofia (1985 a 1987) e Teologia (1990 a 1993) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O diploma civil de Filosofia foi obtido em 1989, depois de estudar dois anos na Universidade Católica de Pernambuco.

De 1994 a 2002, Padre Pedro Rubens concluiu o mestrado e o doutorado em Teologia Fundamental nas Facultés Jésuites de Paris (Centre Sèvres). Entre 2002 e 2005, foi professor de Teologia Fundamental e Metodologia nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Minas Gerais. Desde 17 de janeiro de 2006, ocupa o cargo de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco. 

Pró-reitor da Católica participa de encontro nacional em Goiânia
Por Tiago Cisneiros

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, Junot Cornélio Matos, participará do 22º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Graduação. O evento, cujo tema é “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”, será realizado em Goiânia, capital de Goiás, entre os dias 7 e 9 de junho.

Durante o encontro, serão promovidos debates conferências, mesas-redondas e apresentações culturais. No dia 8, uma plenária discutirá os relatórios dos grupos de trabalho formados no evento e a proposta de alteração do regimento do Fórum. Em seguida, acontecerá a eleição das coordenações regionais da entidade. No dia 9, após plenária sobre os relatos dos grupos de trabalho, serão realizadas a eleição e a posse da nova diretoria do Fórum de Pró-reitores de Graduação.

Além de reitores e pró-reitores de diversas instituições de ensino superior do país, o encontro terá a presença da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Daliari. No dia 7, ela participará da solenidade de abertura do evento e apresentará a conferência “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”.

“É um evento com grande importância, devido ao conjunto de autoridades governamentais confirmadas e às possibilidades de efetivação de encaminhamentos coletivos”, explica o Pró-reitor Junot Cornélio Matos, que integra a diretoria nacional do Fórum, na função de vice-coordenador da Regional Nordeste. Ele destaca, ainda, que o encontro reúne os pró-reitores de todas as universidades do Brasil em um momento de “enxurrada de políticas públicas para a educação superior”, inclusive com ênfase no ‘novo Enem’, possível substituto dos vestibulares. “Por tudo isso, é importante que a Universidade Católica de Pernambuco esteja representada no evento”, destaca.

Universidade Católica promove Arrasta-pé
Por Marília Simas

A Universidade Católica de Pernambuco convida os alunos e funcionários para o São João que acontecerá no próximo dia 12 de junho, a partir das 22h, no Círculo Militar do Recife, Boa Vista. O evento, que é aberto ao público, vai contar com a apresentação dos grupos Wave Unicap e Babecos da Imburana, de Itapetim. “O objetivo do arrasta-pé é a interação entre alunos e funcionários”, afirmou umas das organizadoras, a coordenadora do curso de Letras, Haidee Camelo.

Os ingressos antecipados vão ser vendidos por R$10 na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, Sala 003 ou nos centros dos cursos. Quem quiser pode comprar na  hora na bilheteria do clube do Círculo Militar do Recife por R$15.

Católica participa de Semana do Meio Ambiente em Suape

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco foi convidado para participar da Semana do Meio Ambiente 2009, realizada pelo Consórcio Construtor Tatuoca, que realiza as obras de construção do Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape. O evento, que acontece de 1º a 5 de junho e é destinado aos funcionários do consórcio, apresenta a seguinte reflexão: “Nesta semana e em todas as outras pense no futuro e adote hábitos inteligentes. Seja esperto, pratique o consumo consciente.”

A Católica será representada pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental professor Valdemir Alexandre dos Santos e pelo professor dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Fábio Pedrosa, que ministrarão palestras no encontro. O prof. Valdemir indicou também à organização do evento a professora Lúcia Maciel Xavier, pesquisadora da Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco).

O evento tem como objetivo levar informações sobre preservação do meio ambiente para os funcionários da obra do Estaleiro, onde qualquer descuido pode causar impacto ecológico.

“É muito importante para a católica participar da Semana de Meio Ambiente 2009, do Consórcio Tatuoca, para estreitar os laços entre nós, pólo de conhecimento, e o pólo de desenvolvimento de Suape. Nossas pesquisas na área de preservação do meio ambiente podem contribuir nesta obra para diminuir os impactos. Temos muito a contribuir e a aprender, explica o professor Valdemir Santos.

Clique aqui e acompanhe a programação do evento.

Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros

O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.

A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.

O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.

Mais informações

Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.

E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com

Católica promove palestra sobre o desgaste das obras modernas no Recife
Por Tiago Cisneiros

O curso de Arquitetura e Urbanismo e a pós-graduação em Patrimônio Histórico da Católica vão promover, no dia 4 de junho, a palestra “Obtuário arquitetônico Pernambuco modernista”. A apresentação será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco Luiz Amorim, na sala de multiuso do bloco D (primeiro andar), a partir das 18h45.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara, o evento marca a conclusão do semestre letivo da graduação e da pós-graduação oferecidas pela Católica na área. “Esta palestra aborda as obras modernas que se acabaram na cidade do Recife”, explica.

Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove seminário
Por Tiago Cisneiros

O Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove, nos dias 5 e 6 de junho, na sala 305 do bloco G4, o “Seminário Ciência, Religião e Des-Envolvimento”. O evento contará com palestras de Iradj Eghari, coordenador de um projeto nessa área de pesquisa (veja mais em http://www.cienciaereligiao.org.br) e professores da Universidade.

O seminário concederá créditos para mestrandos e horas complementares para graduandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de solicitação para o e-mail gilbraz@unicap.br . As vagas são limitadas.

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai sediar evento da Volkswagen

Com informações da assessoria da Volkswagen

Projeto “180 Dias para Mudar seu Mundo” acontece dentro de instituições de ensino e instiga estudantes a desenvolverem ações viáveis de redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais para a montadora; ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha.

Projeto universitário mais bem-sucedido do Brasil, que impactou 141 mil estudantes de todo o país na edição passada, o Volkswagen Route 2009 terá um novo formato neste ano, com uma linguagem totalmente alinhada com o público jovem e em sintonia com os princípios da política ambiental e de responsabilidade social da Volkswagen. Em 2009, o concurso cultural “180 Dias para Mudar seu Mundo” instigará a comunidade acadêmica a desenvolver soluções viáveis para a Volkswagen sob o aspecto da ecoeficiência, através de ações práticas de sustentabilidade que melhorem a qualidade de vida no planeta.

Inscritos em duplas e sob a supervisão da coordenação da universidade, os universitários devem elaborar, de maio até outubro, um planejamento estratégico que seja um caminho para a ecoeficiência com todas as etapas - desde a criação até a implantação. O projeto vencedor precisa ter caráter prático para que, efetivamente, a Volkswagen o execute. Os universitários poderão apresentar seus projetos nas áreas de seus cursos, o que amplia a margem de participação do concurso interdisciplinar. Os ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha (roteiro a ser definido), onde vivenciarão a cultura do automóvel na Alemanha. Especialmente desenvolvido para jovens universitários e seus professores, o roteiro proporcionará uma experiência de uma semana na história da Volkswagen em seu país de origem.

O Volkswagen Route 2009 teve largada no último dia 5 de maio em Florianópolis na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde aconteceu até o dia 8 de maio. A 1ª fase ainda contempla a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, entre os dias 11 e 14 de maio. Além da capital catarinense, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas também contarão com instituições de ensino superior Participantes do Volkswagen Route 2009, que ocorre até o mês de outubro. Cada uma das instituições de ensino participantes do concurso cultural poderá indicar três projetos e o vencedor será anunciado em novembro. O regulamento completo pode ser acessado no hotsite www.vw.com.br/route.

Super Truck

Operacionalizado pela Decidindo Marketing e Relacionamento, que pelo terceiro ano mantém a parceria com o Volkswagen Route, todo o concurso cultural será ativado a partir de uma série de ações dentro do Super Truck. Com 23m de comprimento e 4,20m de altura, a carreta levará aos universitários experiências sensoriais que mexerão com seus cinco sentidos. Após se cadastrarem em totems eletrônicos personalizados, eles poderão se divertir em um autorama com a carroceria do New Beetle e terão à disposição cozinha e bar.

Os alunos também receberão cartões de Music Pass, que permitem downloads de duas músicas, entre um acervo de 100 mil canções, no website da ação (www.vw.com.br/route). A expectativa da Volkswagen é de que sejam feitos 15 mil downloads, ou 3 mil por praça. Além disso, palestras serão ministradas por profissionais da Volkswagen que abordarão temas que se relacionam às diferentes áreas da montadora e que possam servir de inspiração e aprendizado para os estudantes. Entre os temas estão design, marketing, novas tecnologias, futuro do transporte, gestão sustentável e o meio ambiente.

Shows

Após participar destas três atividades (autorama New Beetle, palestras e Music Pass), identificadas por carimbos em um passaporte entregue no Super Truck, o universitário ganhará um par de ingressos para um grande show que acontecerá em sua cidade. Para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas, a banda escalada é o Charlie Brown Jr., enquanto universitários de Recife e Florianópolis conferem Detonautas, ambas atrações com forte apelo junto ao público jovem.

Oportunidades para empresas

Ainda há cotas de patrocínio abertas para empresas interessadas em se associar ao projeto VW Route 2009. A comercialização dos espaços publicitários é voltada para anunciantes e parceiros que apostem no mote da ação, que alia conceitos de sustentabilidade ao público jovem universitário de todo o País.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.

Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm , além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).

No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

Feira de Promoção de Vendas acontece na Unicap
Por Rebeca Kramer

Os estudantes do 5º período de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco realizam, no dia 28 de maio, no térreo do bloco G, a Vitrine, uma Feira de Promoção de Vendas. A atividade faz parte da avaliação da disciplina Promoção de Vendas, ministrada pela professora Telma Guerra. O evento consiste num momento em que os alunos aprendem técnicas de ações promocionais e criam peças publicitárias. Na ocasião, paralelamente, ocorrerá ainda uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis organizada por estudantes do 3º período, atendendo a solicitação da disciplina de Atendimento. As doações serão feitas, entre outras instituições, no Lar do Neném, no Abrigo dos Velhinhos e no Ronda Noturna da Universidade.

Segundo Telma, cada equipe vem trabalhando desde o início deste ano letivo um cliente real, havendo, portanto, a exposição dos trabalhos das próprias empresas, como aqueles realizados em conjunto com os alunos. “São clientes como os biscoitos Bono, Treloso, a concessionária Disnov e a DVD.com. No 1º GQ (grau de qualificação), os alunos aprenderam Planejamento Promocional e agora estão executando o projeto. O 2ºGQ é um trabalho multidisciplinar em conjunto com a professora Carla Patrícia, da disciplina de Planejamento Visual Gráfico II”, explicou.

Serviço:

O quê? II Feira de Promoção de Vendas da Católica

Quando? Dia 28 de maio

Onde? No térreo do bloco G

Quem? 5º Período de Publicidade e Propaganda

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000