A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 02 de Junho de 2009 Ano 8

Começa a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário
Por Rebeca Kramer 

 “Aos amantes do cinema, esse trabalho é para vocês”. Foi assim que o Padre Hugo Ara, assessor cultural da Unicap, abriu a 1ª Mostra Internacional de Cinema Documentário da Universidade Católica de Pernambuco,com a exibição dos melhores filmes premiados no Festival MiradasDoc de Isadora (Espanha). O evento, que aconteceu às 19h30 desta segunda-feira (1), no auditório G1 da Universidade, contou ainda com a palavra do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e com a fala de agradecimento da diretora Luci Ancântara, diretora do primeiro filme exibido na mostra, intitulado “Geração de 65: Aquela coisa toda”.  

De acordo com o Padre Hugo Ara, que também é o diretor da mostra, a ideia de criar o Festival surgiu durante a Jornada Internacional de Cinema na Bahia. “Nos debates sobre a distribuição dos filmes que não entram no circuito comercial, conheci Alejandro Krawietz, diretor do Festival MiradasDoc de Isadora. Foi quando especulamos a chance de fazer esta mostra anual na Universidade Católica de Pernambuco. Os documentários escolhidos têm a finalidade de analisar e compreender os temas que se desenvolvem em todo o mundo”, revelou. Ainda segundo o Padre Hugo Ara, Alejandro Krawietz, convidado para a mostra, não pode comparecer à abertura do festival por motivos pessoais.   

Segundo o Padre Pedro Rubens, reconhecimento e gratidão traduzem o momento que é vivido pela Universidade: reconhecida pela tradição e qualidade e qualidade que se confirma no tempo. “Atingimos, numa avaliação do Ministério da Educação, o conceito 4, numa escala de 1 a 5, o que significa que a Unicap é uma Universidade muito boa. Ou seja, nossa instituição está além da qualidade requerida para ser apta ao ensino superior, que é de, no mínimo, 3. Esse é um momento promissor para o ensino superior do Brasil”, destacou o Reitor. E complementou: “Ainda há muito o que fazer, mas nada apagará a alegria do presente, e é nesse contexto que acontece a 1ª Mostra de Cinema -a inserção do Recife num cenário internacional”. O Reitor, durante sua fala, propôs uma vereda poética, proferindo a ‘Canção Amiga’, do poeta Carlos Drummond de Andrade. As três últimas linhas do poema, de acordo com Padre Pedro, traduzem bem a propriedade do cinema documentário.   

Canção amiga – Carlos Drummond de Andrade 

Eu preparo uma canção 
em que minha mãe se reconheça, 
todas as mães se reconheçam, 
e que fale como dois olhos. 

Caminho por uma rua 
que passa em muitos países. 
Se não se vêem, eu vejo 
e saúdo velhos amigos. 

Eu distribuo um segredo 
como quem anda ou sorri. 
No jeito mais natural 
dois carinhos se procuram. 

Minha vida, nossas vidas 
formam um só diamante. 
Aprendi novas palavras 
e tornei outras mais belas. 

“Eu preparo uma canção 
que faça acordar os homens 
e adormecer as crianças”.
 
 

Certa vez, Luci estava lendo a Revista Continente e viu uma matéria sobre os poetas e escritores da Geração de 65.  Esses escritores, surgidos nos anos 60, marcaram definitivamente a cena cultural pernambucana. Segundo Luci, já era de seu conhecimento pessoal os autores Jaci Bezerra, Domingos Alexandre, Esman Dias e Raimundo Carrero, este, o único ficcionista abordado em seu filme. Profissionalmente, conhecia  escritores como Marco Polo e Alberto da Cunha Melo. Com isso, buscou saber mais a fundo acerca da vida e obra deles. “O grupo começou com quatro integrantes, oriundos de Jaboatão dos Guararapes - Jaci Bezerra, Alberto da Cunha Melo, Domingos Alexandre e José Luis Almeida Melo-, pessoas completamente sem condições que, para estudar e escrever, frequentavam bibliotecas como a de Afogados e da Faculdade de Direito, já que não podiam comprar livros”, revelou.  

E Luci prosseguiu: “Foi quando, um dia, resolveram enviar uma coroa de sonetos para César Leal, que na época era crítico literário. Achei emocionante quando Jaci Bezerra afirmou ter morrido de vergonha por ter tido essa audácia, pensando que seus trabalhos e dos colegas pudessem não corresponder às expectativas ou ter qualidade”.  Com isso, Luci decidiu investigar essas pessoas e, em cinco anos de pesquisas, no final de 2007 fez o filme e em novembro de 2008 estreou o documentário.

O documentário, inicialmente aprovado como um média, foi refeito por Luci a fim de que se tornasse um longa (de 90 minutos). “Era muita informação. Tinha muita gente importante e com muita história boa pra contar. Claro que se não fossem os recortes, o filme poderia ultrapassar umas 5 horas, então eu enlouqueceria! Por isso, foquei mesmo no grupo original”, gargalhou a produtora. Segundo Luci, os autores da geração de 65 são bem ecléticos, mas são designados por esse nome pelo fato de terem vivenciado o mesmo período. “Esses escritores são objeto de estudo de mestrado e de doutorado. Na Católica, inclusive, tem dois trabalhos de mestrado. E, no Porto (Portugal), existe uma pessoa fazendo doutorado sobre a geração”, afirmou. Luci concluiu que esses escritores também são artistas cinematográficos. “Se quiser fazer cinema com a obra de um ou de outro, você vai se divertir”, exclamou.

Luci chegou a estudar Engenharia Química na Unicap, em 79, mas acabou abandonando o curso por uma outra paixão: as artes cênicas, onde passou a estudar na Universidade Federal de Pernambuco. Mas, em 2006, voltou a estudar na especialização em Cinema na Unicap com o professor Alexandre Figueirôa, tendo como orientador o professor Cláudio Bezerra. Sobre a oficina de Produção de Documentário que estará ministrando durante a mostra, Luci disse: “Não sou acadêmica, mas como tenho muita experiência em produção, acho que vai dar tudo certo. Fiquei bastante feliz porque a oficina ministrada por mim inicialmente oferecia 30 vagas, mas mais 20 vagas foram inseridas devido à demanda de pessoas querendo participar”, afirmou. “Bombou!”, comentou animada.

Depoimentos

As professoras Lisa Dantas, de 36 anos, e Clarissa Barbosa, de 26, acreditam que o resultado de uma boa produção cinematográfica oscila desde a concepção do tema, ainda bem no início da formação da narrativa, até a escolha dos atores certos para a encenação dos personagens. Os filmes bons, ainda comentam, vão desde os americanos, com as produções hollywoodianas, até as produções nacionais. “Não tenho o costume de estereotipar os filmes por gênero. E, além disso, também busco sempre possuir uma opinião pessoal acerca da obra, e não simplesmente reproduzir uma opinião que já foi dita por alguém ou, até mesmo, por um crítico”, explicou Lisa. As professoras comentaram estar ansiosas, principalmente, para assistir ao documentário acerca dos Direitos Humanos. “Tomara que a Católica promova mais eventos como esse, porque o cinema tem a força de abrir a visão das pessoas para muitas coisas, fazendo com que essas pessoas criem também novas visões de mundo”, ainda falou Lisa.  

A Madre Escobar Duarte, 90 anos, foi convidada pelo Padre Kiko, da Assessoria de Comunicação da Unicap (Assecom), para prestigiar o evento. Segundo Madre Escobar, que é formada em Comunicação Social, o cinema precisa ter uma trama substancial, uma marca que permaneça na memória do espectador. “O cinema é diversão. Gosto principalmente dos filmes que divertem”, afirmou.

Pedro Caetano de Albuquerque, de 36 anos, está participando de duas oficinas dentro da programação da mostra de cinema: Som direto no audiovisual e de Roteiro. Pedro ficou sabendo do festival por meio de um amigo e da esposa dele, pois ambos trabalham com produção cultural. “Eu trabalho tanto com música como com audiovisual, mas ainda não é nada profissionalizado. Há uns três anos, adquiri uma câmera e comecei a captar uma movimentação dos sem-teto, assim como seu dia-a-dia. Desde esse momento, tive vontade de aproveitar essas imagens num documentário, mas, por não possuir muito conhecimento técnico, dificulta um pouco. Assim, espero aprender isso nas oficinas”, relatou. Pedro sempre gostou de cinema e grande parte dessa motivação partiu de sua mãe, que sempre lhe trazia filmes para que os assistisse. “Gosto de vários tipos de filmes: desde ficção, até documentário, por que tenho grande paixão. Espero passar de espectador desses filmes para, quem sabe um dia, produtor”, revelou.

Programação

3º DIA – 03 de junho de 2009 (quarta-feira)

Horário

FILMES

Local

19h

1ª Sessão

SILENCIO DE PIEDRA

Krzysztof Kopczynski / 51’ / Polonia-Afeganistão

Melhor Ópera Prima no Festival MiradasDoc 2008

 

 

 

 

 

 

 

Auditório G1

 

ONE GOAL

Sergi Agusti / 26’ / 2007 / Espanha - Serra Leoa

Prêmio do público no Festival MiradasDoc 2008

 

ROSARIO MIRANDA

David Baute / 26’ / 2004 / Espanha

LA VIDA SEGÚN ERA

José Ángel Alayón Dévora / 55’ / 2007 / Espanha

FELICES FIESTAS

Víctor Moreno / 5’ / 2008 / Espanha

EL ÚLTIMO MINUTERO

Elio Quiroga / 20’ / 2004 / Espanha


4º DIA – 04 de junho de 2009 (quinta-feira)

Horário

FILMES

Local

19h

1ª Sessão

POR MIS HIJOS

Aymée Cruzalegui Bazzetti / 16’ / 2007 / Espanha

Menção especial / 2008

 

 

 

 

 

 

 

Auditório G1

 

TAPÓLOGO

Gabriela González Dewar, Rally Gutiérrez Dewar / 94’ /

Espanha – Africa do Sul

Melhor nacional / 2008

 

CANARIAS, CRÓNICA DE URGENCIA

David Baute / 5’ / 2007 / Espanha

SEMILLAS QUE EL MAR ARRASTRA

Samba Sarr / 40’ / 2007 / Espanha

LA MUERTE NO TIENE AMIGO

Ayoze O’Shanahan / 39’ / 2007 / Espanha

ARROZ, RÚCULA Y PEREJIL

Julio Rodríguez, Marcel Díaz e Roberto Fernández / 5’5” / Espanha


5º DIA – 05 de junho de 2009 (sexta-feira)

Horário

FILMES

Local

19h

1ª Sessão

THE NOT DEAD / LOS NO MUERTOS

Brian Hill / 75’ / 2007 / Reino Unido

Melhor longa-metragem / 2008

 

 

 

 

 

 

 

Auditório G1

 

UNDER CONSTRUCTION

Zenchen Liu / 10’ / 2007 / França - China

Menção especial / 2008

 

SHIT AND CHIKS

Kees van der Geest / 10’ / Holanda - Ghana

Menção especial / 2008

L22 RADIO LA COLIFATA

Carlos Larrondo / 93’ / 2007 / Argentina

Melhor longa-metragem do Festival MiradasDoc 2008

 

Minicurso segue debatento o som no audiovisual
Por André Amorim e Beatriz Lacerda

Dando continuidade ao minicurso Som Direto no Audiovisual, iniciado na manhã da segunda-feira (1º), o professor Gustavo Rocha continuou apresentando conceitos e recursos técnicos da construção sonora para audiovisual.

Primeiramente, o professor apresentou mapas de som, que são gráficos que retratam, por exemplo, os picos de alegria e conforto, tristeza e agonia, ou seja, as mudanças de emoção durante o filme. “O roteiro de som é o termômetro de clímax da cena”, define o professor. Além disso, Gustavo explicou que a motivação do som é fazer com que as pessoas sintam alguma coisa.

Outro ponto abordado nesse segundo encontro foi o discurso sonoro. Segundo Gustavo, o trabalho de direção de som consiste em fazer o ouvido “pensar”.

Para finalizar, o professor fez um exercício chamado Sonho Sentido, em que os alunos receberam folhas de papel em branco onde deveriam escrever as suas percepções sobre uma sequência de sons. O objetivo do exercício era identificar e registrar os reflexos do corpo a partir dos estímulos sonoros.

Abertas inscrições para admissão extravestibular 2009.2

A Católica está com inscrições abertas para o processo seletivo de admissão extravestibular para o 2º período letivo de 2009, destinado a alunos que querem se transferir de outra instituição de ensino superior para a Unicap; portadores de diploma; e concluintes pela própria Católica em 2009.1 que desejam cursar outra graduação.

A taxa de inscrição para transferência de outra IES ou portador de diploma custa R$ 75,00. Quem efetuar o pagamento até o dia 12 de junho terá 25% de desconto. No caso de alunos especiais ou que queiram cursar disciplina isolada, a taxa custa R$ 40,00. Concluída a inscrição, um boleto bancário será emitido para pagamento exclusivo no posto de serviço do Unibanco instalado no hall do bloco G. Concluintes e portadores de diploma da Católica estão isentos.   

As inscrições podem ser feitas via Internet, através do www.unicap.br ou no campus da Universidade, no Protocolo do Setor de Admissão, localizado no térreo do bloco R, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h, das 13h15 às 16h e das 18h15 às 20h30. O prazo para as inscrições no campus vai até 26 de junho. Na internet o prazo termina em 12 de junho, inclusive para a entrega da documentação exigida. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2119-4132.

Clique aqui e baixe a Portaria da Pró-reitoria Acadêmica Nº 004/2009 na qual constam a relação da documentação necessária para a admissão extravestibular; os cursos disponíveis e as respectivas vagas oferecidas.

Câmara dos Vereadores vai conceder título de cidadão do Recife ao Reitor da Católica
Por Tiago Cisneiros

Neste mês, o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participará de uma solenidade na Câmara Municipal do Recife, para receber o título de cidadão recifense, publicado no Diário Oficial do Município no último dia 30 de abril. O projeto de decreto legislativo (número 44/2008) é de autoria do presidente da Câmara, vereador Josenildo Sinésio.

O projeto foi apresentado em plenária no dia 2 de fevereiro de 2009. Em 3 de março, foi enviado para as Comissões de Legislação e Justiça e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, que deram pareceres favoráveis à concessão do título de cidadania, no dia 25 do mesmo mês. No dia 27 de abril, a Câmara aprovou a proposta em discussão única em extra pauta e promulgou o projeto como decreto legislativo número 454/09.

De acordo com o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, o título de cidadão do Recife não significa, apenas, uma vitória pessoal. “Eu recebo essa homenagem dentro de uma função específica. Por isso, considero que isso seja um reconhecimento da cidadania da própria Universidade enquanto instituição. Esta concessão une-se ao conceito 4 conquistado na avaliação do Ministério da Educação como uma confirmação de que devemos continuar a nossa ação cidadã dentro da cidade, que parte do centro em direção à periferia”. Para os professores, funcionários e alunos da Unicap, ele manda um recado especial: “Desejo que toda a comunidade se reconheça e se sinta representada neste título, porque é uma comprovação de que somos uma universidade cidadã”.

De Vazantes ao Recife

Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira nasceu no município de Vazantes, no interior do Ceará, em 1961. Vinte anos depois, ingressou na Ordem dos Jesuítas, tendo sido ordenado presbítero em 1993. Cursou Filosofia (1985 a 1987) e Teologia (1990 a 1993) na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, localizada em Belo Horizonte, Minas Gerais. O diploma civil de Filosofia foi obtido em 1989, depois de estudar dois anos na Universidade Católica de Pernambuco.

De 1994 a 2002, Padre Pedro Rubens concluiu o mestrado e o doutorado em Teologia Fundamental nas Facultés Jésuites de Paris (Centre Sèvres). Entre 2002 e 2005, foi professor de Teologia Fundamental e Metodologia nos programas de Graduação, Mestrado e Doutorado da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, em Minas Gerais. Desde 17 de janeiro de 2006, ocupa o cargo de Reitor da Universidade Católica de Pernambuco. 

Pró-reitor da Católica participa de encontro nacional em Goiânia
Por Tiago Cisneiros

O Pró-reitor Acadêmico da Católica, Junot Cornélio Matos, participará do 22º Encontro Nacional do Fórum de Pró-reitores de Graduação. O evento, cujo tema é “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”, será realizado em Goiânia, capital de Goiás, entre os dias 7 e 9 de junho.

Durante o encontro, serão promovidos debates conferências, mesas-redondas e apresentações culturais. No dia 8, uma plenária discutirá os relatórios dos grupos de trabalho formados no evento e a proposta de alteração do regimento do Fórum. Em seguida, acontecerá a eleição das coordenações regionais da entidade. No dia 9, após plenária sobre os relatos dos grupos de trabalho, serão realizadas a eleição e a posse da nova diretoria do Fórum de Pró-reitores de Graduação.

Além de reitores e pró-reitores de diversas instituições de ensino superior do país, o encontro terá a presença da secretária de Educação Superior do Ministério da Educação, Maria Paula Daliari. No dia 7, ela participará da solenidade de abertura do evento e apresentará a conferência “A expansão do Ensino Superior: desafios e possibilidades”.

“É um evento com grande importância, devido ao conjunto de autoridades governamentais confirmadas e às possibilidades de efetivação de encaminhamentos coletivos”, explica o Pró-reitor Junot Cornélio Matos, que integra a diretoria nacional do Fórum, na função de vice-coordenador da Regional Nordeste. Ele destaca, ainda, que o encontro reúne os pró-reitores de todas as universidades do Brasil em um momento de “enxurrada de políticas públicas para a educação superior”, inclusive com ênfase no ‘novo Enem’, possível substituto dos vestibulares. “Por tudo isso, é importante que a Universidade Católica de Pernambuco esteja representada no evento”, destaca.

Clipe dirigido por ex-aluno da Católica concorre na Garagem do Faustão
Por Tiago Cisneiros

O clipe da música “Dia Azul”, da banda pernambucana Volver, está concorrendo a uma apresentação no programa Domingão do Faustão, transmitido pela Rede Globo nas tardes de domingo. A Universidade Católica de Pernambuco cedeu os equipamentos utilizados na gravação do vídeo, que foi dirigido pelo ex-aluno do curso de Publicidade Léo Rodrigues, funcionário da CabessaUM Produtora.

O lançamento do clipe “Dia Azul” aconteceu no final de 2008, na Livraria Saraiva do Shopping Center Recife. Atualmente, está sendo transmitido pela MTV e competindo no quadro Garagem do Faustão, cujo vencedor se apresentará ao vivo no programa. Para assistir ao clipe, acesse http://www.youtube.com/watch?v=HunMluT8S1s .

Para avaliar o clipe “Dia Azul” na Garagem do Faustão, acesse http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1043098,00.html.

Professor de Engenharia Civil participa de reunião nacional em Brasília
Por Tiago Cisneiros

O coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Católica, professor Joaquim Teodoro Romão de Oliveira, participará, nesta quarta-feira (3), da reunião de Coordenadores de Programas de Pós-graduação das Engenharias I. O encontro será realizado na Universidade de Brasília e no prédio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes).

Das 8h45 às 12h, acontecerá, na Universidade de Brasília, a reunião da Administração da Capes com os Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Engenharia no Brasil. Das 14h às 18h, serão realizados, no prédio da Capes, os encontros da Coordenação da Área das Engenharias I na Capes com os Coordenadores de Programas de Pós-graduação em Engenharia I no Brasil.

Universidade Católica promove Arrasta-pé
Por Marília Simas

A Universidade Católica de Pernambuco convida os alunos e funcionários para o São João que acontecerá no próximo dia 12 de junho, a partir das 22h, no Círculo Militar do Recife, Boa Vista. O evento, que é aberto ao público, vai contar com a apresentação dos grupos Wave Unicap e Babecos da Imburana, de Itapetim. “O objetivo do arrasta-pé é a interação entre alunos e funcionários”, afirmou umas das organizadoras, a coordenadora do curso de Letras, Haidee Camelo.

Os ingressos antecipados vão ser vendidos por R$10 na Pró-reitoria Comunitária, térreo do bloco B, Sala 003 ou nos centros dos cursos. Quem quiser pode comprar na  hora na bilheteria do clube do Círculo Militar do Recife por R$15.

Católica participa de Semana do Meio Ambiente em Suape

O curso de Engenharia Ambiental da Universidade Católica de Pernambuco foi convidado para participar da Semana do Meio Ambiente 2009, realizada pelo Consórcio Construtor Tatuoca, que realiza as obras de construção do Estaleiro Atlântico Sul, no Porto de Suape. O evento, que acontece de 1º a 5 de junho e é destinado aos funcionários do consórcio, apresenta a seguinte reflexão: “Nesta semana e em todas as outras pense no futuro e adote hábitos inteligentes. Seja esperto, pratique o consumo consciente.”

A Católica será representada pelo coordenador do curso de Engenharia Ambiental professor Valdemir Alexandre dos Santos e pelo professor dos cursos de Engenharia Civil e Ambiental, Fábio Pedrosa, que ministrarão palestras no encontro. O prof. Valdemir indicou também à organização do evento a professora Lúcia Maciel Xavier, pesquisadora da Fundaj (Fundação Joaquim Nabuco).

O evento tem como objetivo levar informações sobre preservação do meio ambiente para os funcionários da obra do Estaleiro, onde qualquer descuido pode causar impacto ecológico.

“É muito importante para a católica participar da Semana de Meio Ambiente 2009, do Consórcio Tatuoca, para estreitar os laços entre nós, pólo de conhecimento, e o pólo de desenvolvimento de Suape. Nossas pesquisas na área de preservação do meio ambiente podem contribuir nesta obra para diminuir os impactos. Temos muito a contribuir e a aprender, explica o professor Valdemir Santos.

Clique aqui e acompanhe a programação do evento.

Maracatu Tambores D’Olorum abre inscrições para novos batuqueiros e oficinas de dança e percussão
Por Tiago Cisneiros

O Maracatu Tambores D’Olorum está com inscrições abertas para oficinas de dança e percussão. A agremiação oferece, ainda, vagas para novos batuqueiros. Os interessados devem dirigir-se ao Liceu de Artes e Ofícios (antigo Colégio Nóbrega), na Rua do Príncipe, bairro da Boa Vista.

A 1ª Oficina de Dança de Maracatu será realizada aos sábados (a partir do dia 6 de junho), das 15h às 16h, no Liceu de Artes e Ofícios. O investimento mensal para os alunos é de R$ 20.

A Oficina de Percussão teve início em 2008, mas as inscrições continuam abertas. As aulas são ministradas aos sábados, no Liceu de Artes e Ofícios, das 13h às 15h. O investimento por mês é de R$ 30.

O Maracatu Tambores D’Olorum ensaia aos sábados, das 15h às 17h, no Liceu de Artes e Ofícios. No local, os interessados, também, podem se inscrever para participar como batuqueiros. Todos os componentes da agremiação colaboram com o pagamento de R$ 30 mensais para a manutenção do grupo.

Mais informações

Fones: (81) 9437 9321, (81) 9262 2869 e (81) 8863 2938.

E-mail: tamboresdolorum@hotmail.com

Católica promove palestra sobre o desgaste das obras modernas no Recife
Por Tiago Cisneiros

O curso de Arquitetura e Urbanismo e a pós-graduação em Patrimônio Histórico da Católica vão promover, no dia 4 de junho, a palestra “Obtuário arquitetônico Pernambuco modernista”. A apresentação será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco Luiz Amorim, na sala de multiuso do bloco D (primeiro andar), a partir das 18h45.

Segundo a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Andréa Câmara, o evento marca a conclusão do semestre letivo da graduação e da pós-graduação oferecidas pela Católica na área. “Esta palestra aborda as obras modernas que se acabaram na cidade do Recife”, explica.

Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove seminário
Por Tiago Cisneiros

O Mestrado em Ciências da Religião da Católica promove, nos dias 5 e 6 de junho, na sala 305 do bloco G4, o “Seminário Ciência, Religião e Des-Envolvimento”. O evento contará com palestras de Iradj Eghari, coordenador de um projeto nessa área de pesquisa (veja mais em http://www.cienciaereligiao.org.br) e professores da Universidade.

O seminário concederá créditos para mestrandos e horas complementares para graduandos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de solicitação para o e-mail gilbraz@unicap.br . As vagas são limitadas.

Grupo Hegel vai realizar seminário sobre Sócrates
Por Tiago Cisneiros

O Grupo Hegel Unicap promove, nos dias 8 e 10 de junho, das 14h às 17h,  o seminário “Por que não Sócrates?”. As palestras serão ministradas pela professora Emília Mendonça de Moraes, doutora em Filosofia pela Universidade de Campinas (Unicamp), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) da Católica.

As inscrições custam R$ 15 e podem ser feitas no espaço do Grupo Hegel (sala 005 do bloco B da Universidade). A participação no evento dá direito a um certificado de oito horas de carga complementar.

Informações e inscrições:

Grupo Hegel Unicap: sala 005 do bloco B da Católica

Fone: (81) 2119 4230

Católica vai sediar evento da Volkswagen

Com informações da assessoria da Volkswagen

Projeto “180 Dias para Mudar seu Mundo” acontece dentro de instituições de ensino e instiga estudantes a desenvolverem ações viáveis de redução do impacto ambiental e consumo de recursos naturais para a montadora; ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha.

Projeto universitário mais bem-sucedido do Brasil, que impactou 141 mil estudantes de todo o país na edição passada, o Volkswagen Route 2009 terá um novo formato neste ano, com uma linguagem totalmente alinhada com o público jovem e em sintonia com os princípios da política ambiental e de responsabilidade social da Volkswagen. Em 2009, o concurso cultural “180 Dias para Mudar seu Mundo” instigará a comunidade acadêmica a desenvolver soluções viáveis para a Volkswagen sob o aspecto da ecoeficiência, através de ações práticas de sustentabilidade que melhorem a qualidade de vida no planeta.

Inscritos em duplas e sob a supervisão da coordenação da universidade, os universitários devem elaborar, de maio até outubro, um planejamento estratégico que seja um caminho para a ecoeficiência com todas as etapas - desde a criação até a implantação. O projeto vencedor precisa ter caráter prático para que, efetivamente, a Volkswagen o execute. Os universitários poderão apresentar seus projetos nas áreas de seus cursos, o que amplia a margem de participação do concurso interdisciplinar. Os ganhadores serão presenteados com uma viagem para a Alemanha (roteiro a ser definido), onde vivenciarão a cultura do automóvel na Alemanha. Especialmente desenvolvido para jovens universitários e seus professores, o roteiro proporcionará uma experiência de uma semana na história da Volkswagen em seu país de origem.

O Volkswagen Route 2009 teve largada no último dia 5 de maio em Florianópolis na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, onde aconteceu até o dia 8 de maio. A 1ª fase ainda contempla a Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, entre os dias 11 e 14 de maio. Além da capital catarinense, São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Campinas também contarão com instituições de ensino superior Participantes do Volkswagen Route 2009, que ocorre até o mês de outubro. Cada uma das instituições de ensino participantes do concurso cultural poderá indicar três projetos e o vencedor será anunciado em novembro. O regulamento completo pode ser acessado no hotsite www.vw.com.br/route.

Super Truck

Operacionalizado pela Decidindo Marketing e Relacionamento, que pelo terceiro ano mantém a parceria com o Volkswagen Route, todo o concurso cultural será ativado a partir de uma série de ações dentro do Super Truck. Com 23m de comprimento e 4,20m de altura, a carreta levará aos universitários experiências sensoriais que mexerão com seus cinco sentidos. Após se cadastrarem em totems eletrônicos personalizados, eles poderão se divertir em um autorama com a carroceria do New Beetle e terão à disposição cozinha e bar.

Os alunos também receberão cartões de Music Pass, que permitem downloads de duas músicas, entre um acervo de 100 mil canções, no website da ação (www.vw.com.br/route). A expectativa da Volkswagen é de que sejam feitos 15 mil downloads, ou 3 mil por praça. Além disso, palestras serão ministradas por profissionais da Volkswagen que abordarão temas que se relacionam às diferentes áreas da montadora e que possam servir de inspiração e aprendizado para os estudantes. Entre os temas estão design, marketing, novas tecnologias, futuro do transporte, gestão sustentável e o meio ambiente.

Shows

Após participar destas três atividades (autorama New Beetle, palestras e Music Pass), identificadas por carimbos em um passaporte entregue no Super Truck, o universitário ganhará um par de ingressos para um grande show que acontecerá em sua cidade. Para as cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Campinas, a banda escalada é o Charlie Brown Jr., enquanto universitários de Recife e Florianópolis conferem Detonautas, ambas atrações com forte apelo junto ao público jovem.

Oportunidades para empresas

Ainda há cotas de patrocínio abertas para empresas interessadas em se associar ao projeto VW Route 2009. A comercialização dos espaços publicitários é voltada para anunciantes e parceiros que apostem no mote da ação, que alia conceitos de sustentabilidade ao público jovem universitário de todo o País.

Queiroz Galvão oferece vaga para a área de Serviço Social
Por Rebeca Kramer

Construtora Queiroz Galvão oferece vaga para emprego na área de Serviço Social para estudantes cursando o último período ou que já sejam graduados no curso. Outras informações pelo e-mail: ceciliaasfora@queirozgalvao.com.br ou pelo telefone: 3265-9641. Falar com Cecília Asfora.

Católica abre inscrições para especialização em Ensino de Matemática
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a quarta turma do curso de especialização em Ensino de Matemática. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nos sábados, de 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Ensino de Matemática é de R$ 245. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134
Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em História e Cultura Afro-brasileira
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a primeira turma do curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas sextas-feiras, das 18h45 às 22h, e sábados, das 8h às 13h15.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 30 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em História e Cultura Afro-brasileira é de R$ 210. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Sexualidade Humana
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Sexualidade Humana. A pós-graduação tem carga horária total de 375 horas/aula, distribuídas em 16 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas terças e sextas-feiras, das 18h45 às 22h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Sexualidade Humana é de R$ 250. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Católica abre inscrições para especialização em Serviço Social na Área de Saúde
Por Tiago Cisneiros

A Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas, até o dia 5 de agosto, para a terceira turma do curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde. A pós-graduação tem carga horária total de 360 horas/aula, distribuídas em 14 meses. As aulas – com início previsto para o dia 25 de agosto - serão realizadas no bloco J da Universidade, nas quartas-feiras, das 18h30 às 22h, e sábados, das 8h às 12h.

Os interessados no curso devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.unicap.br/pos/especializacao/index.htm . Em seguida, o candidato deve entregar os seguintes documentos à Secretaria dos Cursos de Especialização (rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife):

  • Comprovante de inscrição
  • Currículo
  • Histórico escolar
  • Uma foto 3x4
  • Cópias autenticadas do diploma da graduação, identidade e CPF

A seleção para as 40 vagas disponíveis será baseada na análise da documentação apresentada e divulgada no site www.unicap.br no dia 6 de agosto. As matrículas dos aprovados deverão ser feitas entre os dias 10 e 14 de agosto, na Secretaria dos Cursos de Especialização.

O investimento mensal para o curso de especialização em Serviço Social na Área de Saúde é de R$ 270. A primeira parcela deverá ser paga no ato da matrícula. As inscrições são gratuitas.

Informações e inscrições:

- Secretaria dos Cursos de Especialização

Endereço: rua Nunes Machado, 42, térreo do bloco J, sala 19 – Boa Vista, Recife.

Fone: (81) 2119 4134

Horário de funcionamento: das 14h às 20h30.

Inscrições para Teologia
Por Jaime Mitchell

Quem concluiu um curso livre em Teologia e deseja obter um diploma da Católica reconhecido pelo MEC pode conferir a portaria n° 002/2009, no site da Universidade e ver o procedimento necessário. As pessoas interessadas devem ver o período de inscrição, o local de inscrição, os documentos requeridos, a data das provas de admissão, os pré-requisitos para o curso em sua modalidade à distância ou em sua modalidade presencial.

O link é: http://www.unicap.br/processos_admissao/teo_bacharel.htm

Outras informações podem ser obtidas através da coordenação do curso no telefone 2119 – 4090 ou na secretaria pelo 2119 – 4171.

Mostra de Cinema e Direitos Humanos abre inscrições
Por Tiago Cisneiros

Oportunidade para os estudantes da Universidade Católica de Pernambuco que têm se destacado na produção de curtas-metragens e documentários. Estão abertas as inscrições para a 4ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, promovida pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma seleção pública selecionará curtas, médias e longas metragens sulamericanos que contemplem a temática dos direitos humanos. As exibições vão acontecer entre 5 de outubro e 8 de novembro, em 16 capitais brasileiras (entre elas, o Recife). Após o festival, o filme mais votado pelo público em cada categoria (curta, média e longa) receberá o Prêmio Aquisição TV Brasil.

Os produtores interessados em participar da mostra devem preencher o formulário de inscrição disponível no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2009/convocatoria.htm , além de enviar, até o dia 12 de junho, cópias do filme em DVD, sinopse e foto da obra, ficha técnica e os contatos dos realizadores para a Cinemateca Brasileira (endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207, São Paulo/SP – CEP 04021-070).

No Recife, a Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul é coordenada pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, do Governo do Estado, e pela Secretaria de Direitos Humanos e Justiça Cidadã, da Prefeitura da cidade. As outras sedes do festival são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Teresina.

Mais informações podem ser obtidas no site da mostra (www.cinedireitoshumanos.org.br), pelo e-mail contato@cinedireitoshumanos.org.br e pelos telefones (11) 3512 6101 ou (11) 3512 6111.

Estão abertas inscrições para o 14º Ciso
Por Daniel França

As inscrições para o 14º Encontro de Ciências Sociais do Norte e Nordeste (Ciso) já estão abertas. O evento, que vai acontecer entre os dias 8 e 11 de setembro, também marca os 60 anos da Fundação Joaquim Nabuco e conta com o apoio da Universidade Católica de Pernambuco, Universidade Federal de Pernambuco e Faculdade Marista. A programação está organizada em 12 fóruns, 12 mesas-redondas e oito minicursos que irão discutir o tema “Desigualdade e Justiça Regional: regiões, classes e identidades no mundo globalizado”. As atividades serão realizadas no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que fica no bairro de Dois Irmãos, Zona Norte do Recife.

A proposta é reunir especialistas não só da região, mas também de outras partes do Brasil e de outros países. De acordo com o comitê organizador, estão sendo convidados pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia, México e Venezuela para participarem dos fóruns. “Os fóruns pretendem fazer a interação entre academia, a sociedade, representantes do terceiro setor e do poder público”, explica um dos organizadores do Ciso e pesquisador da Fundaj Alexandre Zarias.

Ao todo, a programação vai reunir 30 grupos de trabalho (GT´s) sobre os mais diversos temas das Ciências Sociais. Trata-se da troca de experiência de produção científica de 50 programas de pesquisa e pós-graduação de várias instituições. Entre GT´s, fóruns e mesas-redondas serão apresentados cerca de 500 trabalhos. “Educação, violência, desigualdade regional e concentração de renda. Todos esses temas têm repercussão nas políticas públicas a serem analisadas e debatidas durante o evento”, explica o presidente da comissão organizadora do Ciso e pesquisador da Fundaj, o professor Joanildo Burity.

O 14º Ciso contará ainda com uma vasta programação cultural que está em fase de elaboração. A primeira edição do encontro aconteceu no Recife em 1986 e a mais recente foi em Maceió, em 2007. O Ciso acontece a cada dois anos. Outras informações sobre as inscrições, pontos turísticos da capital pernambucana e a programação estarão disponíveis no site www.fundaj..gov.br/xivciso ou pelo telefone (81) 3073-6474.

Feira de Promoção de Vendas acontece na Unicap
Por Rebeca Kramer

Os estudantes do 5º período de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco realizam, no dia 28 de maio, no térreo do bloco G, a Vitrine, uma Feira de Promoção de Vendas. A atividade faz parte da avaliação da disciplina Promoção de Vendas, ministrada pela professora Telma Guerra. O evento consiste num momento em que os alunos aprendem técnicas de ações promocionais e criam peças publicitárias. Na ocasião, paralelamente, ocorrerá ainda uma campanha de arrecadação de alimentos não-perecíveis organizada por estudantes do 3º período, atendendo a solicitação da disciplina de Atendimento. As doações serão feitas, entre outras instituições, no Lar do Neném, no Abrigo dos Velhinhos e no Ronda Noturna da Universidade.

Segundo Telma, cada equipe vem trabalhando desde o início deste ano letivo um cliente real, havendo, portanto, a exposição dos trabalhos das próprias empresas, como aqueles realizados em conjunto com os alunos. “São clientes como os biscoitos Bono, Treloso, a concessionária Disnov e a DVD.com. No 1º GQ (grau de qualificação), os alunos aprenderam Planejamento Promocional e agora estão executando o projeto. O 2ºGQ é um trabalho multidisciplinar em conjunto com a professora Carla Patrícia, da disciplina de Planejamento Visual Gráfico II”, explicou.

Serviço:

O quê? II Feira de Promoção de Vendas da Católica

Quando? Dia 28 de maio

Onde? No térreo do bloco G

Quem? 5º Período de Publicidade e Propaganda

 


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Ana Luíza Madeiro, André Amorim, Jaime Mitchell, Lílith Perboire, Rebeca Kramer e Tiago Cisneiros (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Andreza Vanessa, Janine Burgos e Jeyse Araújo (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: José Vianney Alencastro e Maria Eduarda de Albuquerque (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 
JUNHO

até o dia 25 - inscrições abertas para concurso de monografias

29 a 10 de julho - 5º Curso Internacional Intensivo discute “Gênero e Crise Econômica Global”

 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000