Boletim Unicap
Recife, 21 de fevereiro de 2008 Ano 7
Católica tem nove projetos de mestrado e doutorado aprovados pela Facepe
Por Lucélia Brito

A Universidade Católica de Pernambuco teve nove projetos aprovados pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) na 1a entrada da Chamada Pública para Concessão de Bolsas de Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado). O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (20), numa solenidade no Palácio das Princesas.
O evento contou com a participação do governador Eduardo Campos, do secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Aristides Monteiro, e do diretor-presidente da Facepe, Diogo Simões. Representando a Católica, estiveram presentes o Pró-reitor Acadêmico, professor Junot Cornélio Matos, o coordenador geral de Pós-graduação, professor Degislando Nóbrega, a coordenadora do Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, professora Galba Takaki, a coordenadora do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem, professora Wanilda Cavalcanti, a coordenadora do Programa de Mestrado em Psicologia Clínica, professora Maria Cristina Amazonas, e o coordenador do Programa de Mestrado em Engenharia Civil, professor Joaquim Teodoro.
A Católica ainda recebeu aprovação da Facepe para um projeto em parceria com outras universidades. Todas elas fazem parte da Rede Nordeste de Biotecnologia (Renorbio). A professora Galba Takaki contribui com a Renorbio e orienta o projeto “Utilização Biotecnológica de Rejeitos Industriais para a Produção de Astaxantina por mucor javanicus”.
Diversos critérios foram utilizados para a seleção das propostas, entre eles o conceito do programa na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a produção científica do orientador, aderência a áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do Estado e contribuição para a consolidação de grupos de pesquisa em instituições que ainda não possuem programa de pós-graduação na área. As bolsas aprovadas nesta 1ª entrada começarão a ser implementadas a partir de março.
No total, 330 propostas foram aprovadas para a concessão de bolsas. São 220 projetos de mestrado e 110 de doutorado. As áreas do conhecimento com maior número de projetos aprovados foram Ciências Humanas e Sociais (82), seguidas por Ciências Agrárias (70) e Ciências Biológicas (68). Também foram contempladas as áreas de Ciências Exatas e da Terra (43 projetos), Engenharias (39) e Ciências da Saúde (28).
Confira a relação dos projetos da Católica que foram aprovados.
MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS AMBIENTAIS
TRATAMENTO DE EFLUENTES LÍQUIDOS DE UNIDADES PRODUTORAS DE
FARINHA DE MANDIOCA. |
ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E SELEÇÃO DE LEVEDURAS DO GÊNERO CANDIDA EM SOLOS DO SEMI-ÁRIDO, SERRA TALHADA-PE, PARA PRODUÇÃO DE BIOSSURFACTANTE EM REJEITOS INDUSTRIAIS. |
MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL
MODELOS PARA RECUPERAÇÃO DE PAREDES CONSTRUÍDAS COM ALVENARIA RESISTENTE. |
MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA
RESPONSABILIDADE SOCIAL: COMO AS PESSOAS A EXPERIENCIAM E AS
POSSIBILIDADES DE AÇÃO DO PSICÓLOGO CLÍNICO. |
DOENÇA NA FAMÍLIA: REPERCUSSÕES SOBRE SEU FUNCIONAMENTO |
PAIS ADOTIVOS: PERFIL PSICOLÓGICO E PROCESSO DE VÍNCULO |
O CUIDADOR CUIDADO: A EXPERIÊNCIA DE UM SERVIÇO DE APOIO PSICOSSOCIAL DA SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE DE PERNAMBUCO NA ATENÇÃO AO TRABALHADOR DA SAÚDE |
FAMÍLIA E REPRESENTAÇÃO: AS DIFERENÇAS DE GÊNERO NA ESCOLA |
A MULHER DE BAIXA RENDA E O TRABALHO: AS MÚLTIPLAS ATIVIDADES
DESENVOLVIDAS NA CASA E NA RUA E A SOBREVIVÊNCIA PESSOAL E FAMILIAR E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE. |
Qualidade é a marca do curso de Publicidade da Católica
Por Glaucio Alves

Fundado há sete anos, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Católica de Pernambuco une a tradição do Centro de Ciências Sociais (CCS), com quase meio século de existência, e a modernidade. Com seis laboratórios dotados de equipamentos de última geração e técnicos qualificados, o curso oferece aos alunos a oportunidade de aprender em um local que simula o ambiente de trabalho dos profissionais da publicidade.
O curso é coordenado pelo professor Rodrigo Duguay, que também é consultor de planejamento em comunicação do Governo do Estado. O corpo docente é formado por 12 profissionais atuantes no mercado de trabalho e com experiência acadêmica. Entre eles se destacam o cineasta Leo Falcão; a pesquisadora de mídia, que por três vezes ganhou o prêmio Estadão de Mídia, Karla Patriota; e a redatora publicitária Janaína Calazans.
“Temos a preocupação com a qualidade do ensino. Buscamos os melhores profissionais do Estado para ensinar”, afirmou Duguay. Para ele, os laboratórios não são somente estúdios, mas sim, salas de aula. O Laboratório de Mídia, no bloco A, possui computadores com os softwares mais comumente usados nas agências. Já o de vídeo, localizado no térreo do bloco G4, tem modernas ilhas de edição que utilizam o sistema operacional Macintosh.
Além da moderna estrutura, o curso também possui uma agência experimental de Publicidade e Propaganda, a Aê!, coordenada pelo professor Fernando Fontanella.
Ela é considerada como modelo, pois atende, em sistema de rodízio, ONGs que não teriam condições de pagar por uma campanha publicitária”, destacou Duguay. A Aê! é responsável por algumas campanhas internas da Unicap. A mais recente é a da 6ª Semana da Mulher, evento que será promovido pela Pastoral.
Prêmios
Alunos do curso de Publicidade da Católica conquistaram, em 2005, o Galo de Prata no 2º Prêmio Universitário de Comunicação Social, realizado durante o Festival de Gramado. Em 2007, foram conquistados três prêmios na categoria estudante, dois na classe profissional e o “Talento de Mídia”, do Prêmio de Mídia Estadão.
Seminário discute Direito e Literatura
Por Glaucio Alves
O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Católica promoveu, na manhã desta quarta-feira (20), no auditório G2, o II Seminário Direito e Literatura. O evento foi coordenado pela professora de Direito Civil da Unicap, Andréa Campos, e teve como tema “O amor, o sorriso e a flor”. O objetivo do encontro foi receber os novos alunos mostrando o perfil humanístico do curso.
O seminário também teve o objetivo de prestar uma homenagem aos 50 anos da Bossa Nova e fazer uma alusão às mudanças no cenário cultural do Brasil com a instituição do AI-5, há 40 anos. “O país vivia um momento de efervescência cultural que teve uma quebra com o ato institucional. Tanto as músicas quanto as leis ficaram mais austeras naquela época”, afirmou Andréa Campos.
No início do seminário, Andréa exibiu um vídeo que mostrava como era a vida no Brasil, tomando como exemplo a cidade do Rio de Janeiro. Ela destacou a Bossa Nova como um momento de grande efervescência histórica, somada ao otimismo vivido na época. O tema do evento é um trecho da música Meditação, do compositor Tom Jobim, um ícone da Bossa Nova.
Além da professora Andréa Campos, participaram do debate os professores Alexandre da Maia (UFPE), Virgínia Colares (Unicap), o coordenador do Mestrado em Direito da Católica, Jayme Benvenuto, e o coordenador do curso de Direito, Marcelo Labanca. Na ocasião, dois músicos do MPB Unicap fizeram uma apresentação com um repertório de Bossa Nova.
Programa de Intercâmbio da Católica realizará reunião no dia 29
Por Anne Mendes
Os alunos interessados em participar de intercâmbio no exterior não devem perder a reunião que o Programa de Intercâmbio Estudantil da Universidade Católica de Pernambuco realizará, no dia 29. No encontro serão apresentadas as propostas de estudo no exterior para o segundo semestre de 2008.
A reunião, que acontecerá no Espaço Loyola, localizado na sala 004 do bloco B da Universidade, está programada para dois horários: das 10h às 11h e das 16h às 17h. Esse momento será destinado a esclarecimentos sobre o programa de intercâmbio para 2008.2. As inscrições para estudar fora do país no próximo semestre serão abertas no dia 3 de março e vão até o dia 10. O estudante deve procurar o Intercâmbio Estudantil da Universidade, localizado na Pró-reitoria Comunitária, sala 003 no térreo do bloco B. Informações pelo telefone (81) 2119.4298
Cogest ajuda alunos a conseguir estágio
Por Anne Mendes
É geralmente na Universidade que a disputa pelo mercado de trabalho começa a aparecer nas discussões dos alunos, principalmente os recém-chegados. Nada mais natural, já que os estudantes estão ansiosos por uma experiência profissional e para descobrir se o curso escolhido atende às suas expectativas. Essa oportunidade para ingressar no mercado é o estágio.
Na Universidade Católica de Pernambuco, o universitário conta com apoio de um setor especializado para tratar desses assuntos que é a Coordenação Geral de Estágio (Cogest), responsável pelo estágio curricular, seja ele obrigatório ou não (optativo).
Além do serviço de esclarecimento, a Católica também oferece oportunidades internas para os alunos da instituição. Estágios nos centros de extensão, núcleos de pesquisa, escritório técnico, clínicas, agências, entre outros.
“Meu ambiente de trabalho é tranqüilo. Dedico meu tempo para ajudar os outros alunos de Comunicação e isso me enriquece, pois aprendo com eles”, declarou Tesse Lemos, aluna do 7º período do curso de Publicidade e estagiária da Hemeroteca.
Os alunos que acabaram de chegar na Universidade e têm dúvidas sobre estágio ou desejam verificar as oportunidades do mercado de trabalho podem se dirigir à Cogest. A Coordenação que fica no térreo do bloco G funciona em três horários:
Manhã: 9h30 às 11h30
Tarde: 14h às 16h
Noite: 18h30 às 20h30
Informações pelo telefone: (81) 2119.4191.
Consultoria realiza seleção de estudantes de Jornalismo para estágio
Por Anne Mendes
A Intercom Consultoria em Comunicação e Marketing está selecionando estudantes de Jornalismo para estagiar no período da manhã. É necessário que o aluno demonstre interesse em aprender, tenha um bom texto e iniciativa.
A Intercom Consultoria é uma empresa que presta serviços relacionados à assessoria de imprensa. Os interessados devem enviar o currículo para os e-mails: rodrigo@intercomconsultoria.com.br ou lais@intercomconsultoria.com.br .
Informações pelo telefone (81) 3222.2218
Kronorte seleciona aluno de Direito para estágio
Por Anne Mendes
Estudantes do 2º período em diante do curso de Direito podem se candidatar à vaga de estágio que está sendo ofertada pela Kronorte. Os interessados devem estar no máximo no 6º período e apresentar conhecimentos em informática básica (Windows, Word, Excel, Power Point).
O candidato deve encaminhar o currículo para o e-mail: thiago@kronorte.com.br. O aluno selecionado vai realizar o acompanhamento de processos e atividades jurídicas da empresa, elaborar relatórios, e, eventualmente realizar trabalhos externos. As atividades serão realizadas em oito horas diárias, das 8h às 17h.
O novo estagiário receberá vale-transporte e uma bolsa (valor a ser divulgado durante o processo de entrevistas).
Informações pelo telefone (81) 3366.2291.
.: Outras Notícias :.
Boletim Unicap
:: Expediente ::.
EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)
REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Anne Mendes, Débora Ramalho, Glaucio Alves, Joanna Mendonça e Lucélia Brito (Estagiários).
RELAÇÕES PÚBLICAS: Antônio Holanda, Daysiane Lins e Maria Alana (Estagiários).
PUBLICIDADE e FOTOGRAFIA: Hallaine David e Carolina Sousa (Estagiárias).
PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco
DESIGNER: Java Araújo
WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.
CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br
Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP 
O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para |