A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale conosco
 
 
 Assecom
 Boletim Unicap
  [>] Edições Anteriores
 Minuto Unicap - NOVO
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 

Boletim Unicap

Recife, 20 de dezembro de 2008 Ano 7

Vestibular 2009 agrada aos feras
Por Cecília Pinho

Às oito horas da manhã deste sábado (20) os portões da Católica foram fechados indicando o início da prova do Vestibular 2009. Um total de 3.270 candidatos está concorrendo a vagas em 28 cursos. Entre os mais concorridos, estão Engenharia Civil e Direito.

Dentro do total de inscritos para o Vestibular 2009 da Católica, 2.442 candidatos fizeram a prova e 728 estão concorrendo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dos feras que vieram prestar o exame neste sábado, 180 fizeram apenas a redação, uma vez que haviam feito apenas a parte objetiva na prova do Enem.

Natália Alves é concorrente ao curso de Direito e entrou nesse sistema. “Eu achei melhor porque se fosse fazer a prova e a redação ia ficar corrido e talvez nem desse tempo. Assim, deu para desenvolver bem”, afirmou.

Para o Reitor, Padre Pedro Rubens, essa nova opção de seleção para a entrada dos estudantes na Universidade é muito válida, já que elimina uma tensão para os candidatos. “Os estudantes já foram avaliados no Enem e então fica mais leve eles fazerem apenas a prova de redação. Para que se submeter a mais uma prova extensa que, às vezes, por conta do nervosismo dos candidatos, nem mede o conhecimento?”, avaliou.

O índice de abstenção no Vestibular 2009 foi dentro do esperado, cerca de 10% dos inscritos, e apenas dois feram chegaram após o fechamento dos portões e não puderam fazer o exame. O regime especial foi solicitado por nove estudantes, mas vieram seis: um cadeirante, um portador de deficiência auditiva, uma pessoa com síndrome do pânico e três em pós-operatório, um deles realizou a prova no Hospital Português.

A redação deste ano trouxe como tema a letra de uma canção natalina: “Como é que Papai Noel não esquece de ninguém, seja rico ou seja pobre o velhinho sempre vem”. A proposta trazia algumas imagens de pessoas dormindo nas ruas no limite da miséria, reproduzindo o que se vê em muitas cidades brasileiras. Os estudantes precisavam dissertar a respeito. A maioria dos candidatos achou a prova bem elaborada e está com uma boa expectativa.

 

 

Samylla Leal, Ciências Biológicas. “A parte de exatas não fiz muito bem, a parte de biologia estava mais fácil e português também, não exigiu nada muito além de colégio”.

Ana Carolina Sobral, Pedagogia. “A redação estava ótima e gostei muito da parte de exatas”.

Ana Beatriz Genes, Engenharia Ambiental, “Gostei de matemática porque foi fácil e a redação também, o tema foi legal, deu para discutir bastante”.
João Wanderley, Direito “Gostei. A parte de humanas estava fácil e o tema da redação também foi bom”.
Yargo Dias, Direito “A prova foi boa, estava fácil e o tema da redação foi bom. Só achei a prova um pouco cansativa”.

Católica oferece atividades para pais dos feras
Por Jaime Mitchell e Nathália Bormann

Enquanto os vestibulandos faziam as provas, os pais e acompanhantes puderam aguardar aproveitando uma série de atividades oferecidas por alunos e professores da Católica. A Universidade disponibilizou teste de audiometria, realizado por professores e alunos de Fonoaudiologia; massagem para relaxar e aferição de pressão, com alunos e professores de Fisioterapia e Terapia Ocupacional; e dinâmica de grupo, com professores e alunos de Psicologia.

As atividades de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram realizadas no jardim da Universidade. Já o teste de audiometria e a dinâmica de grupo aconteceram na Biblioteca, onde também foi disponibilizada uma área para a leitura de jornais e revistas. Os pais e acompanhantes também puderam desfrutar de um saboroso café da manhã. A equipe da Divisão de Ação Pastoral também participou da acolhida aos pais e acompanhantes dos feras.

O Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, destacou a importância de oferecer esses serviços. “No primeiro contato que os pais tinham com a Universidade, eles eram barrados no portão, uma atitude agressiva. Precisamos manter o sigilo e segurança do exame, mas temos estrutura para garantir isso e abrir a Universidade para acolher os acompanhantes sem nenhum risco. Com isso, estamos mudando a cultura de tensão do vestibular”, enfatizou.

Graça Oliveira, mãe da fera Joanna D’Ark, que está fazendo vestibular para Psicologia, gostou da idéia das atividades. “A tensão do filho é a tensão dos pais. Excelente a idéia. Ficamos mais tranqüilos”, frisou, enquanto aguardava para receber massagem.

Vânia Lima esperava pela filha Vanessa, que prestou vestibular para Letras, e resolveu fazer audiometria. “Achei ótima a atitude, porque além de trazer o filho, a gente se ocupa. Eu procurei porque estava sem fazer nada. Lembrei que não tenho mais 15 anos, e pensei: vou cuidar da minha audição”.

Na oficina de Psicologia, os acompanhantes desenvolveram uma dinâmica onde cada um tinha que conhecer a pessoa ao lado e apresentá-la ao grande grupo. Os participantes também dizeram desenhos que representassem a situação do vestibular para os feras. A professora de Psicologia Carla de Albuquerque explicou o objetivo da atividade. “Nós estamos fazendo essa oficina com técnicas de dinâmicas de grupo proporcionando um momento de descontração, para o que eles estão vivenciando com os filhos”.

Teresa Cristina acompanhava a filha Cláudia Oliveira, que prestou vestibular para Publicidade e Propaganda, e gostou bastante da dinâmica. “Adorei porque vim para ficar esperando e foi bom porque não fiquei ansiosa”.

A coordenadora da Graduação, Aline Grego, ressaltou a importância de oferecer esse tipo de serviço aos pais que acompanham os feras. “É uma forma de acolher os pais dando não apenas comodidade, mas apresentando o que a Universidade oferece”, afirmou.

Poesia, música e dança para celebrar o Natal de Cristo
Por Nathália Bormann

A comunidade acadêmica se reuniu na tarde desta sexta-feira (19) para comemorar o Natal. A festa reuniu poesia, dança e muita música. De acordo com o Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, a celebração no hall do bloco A foi importante para que a Católica esteja sintonizada com a agenda da sociedade. “Se a gente não participar, significa que o Natal é só compras. Não podemos ficar em silêncio, parecendo que o Natal é só Papai Noel”.

O Reitor também explicou a proposta deste ano, em realizar um Natal diferente e mais integrado. “Ao invés de atividades dispersas, organizamos as comemorações em ciclos natalinos, que começou com a decoração do jardim, as campanhas de Natal, confraternizações de cada centro, este concerto Natalino e, por fim, a missa de Natal que será na segunda-feira (22)”, concluiu.

O Padre Pedro deu uma breve palavra sobre a importância dessa data comemorativa, uma vez que o nascimento de Jesus Cristo representa esperança em um mundo tão conturbado. O Madrigal, coral da Universidade, abriu a noite de apresentações, às 18h10, com a música Panis Angelicus, acompanhado do piano e sob a regência do maestro Lindenberg Pires.

Depois, foi a vez do grupo instrumental Wave Unicap fazer um pout-porri de músicas natalinas como Então é Natal, Pra Não Ser Triste (Bom Natal), Adeste Fidelis, Natal Branco e Jingle Bells. Em seguida, o grupo de dança Mandacaru apresentou o cavalo-marinho, como forma de homenagear também o Mestre Salustiano. O Padre Hugo Ara, assessor de Cultura da Católica, subiu ao palco para cantar canções latino-americanas, entre elas A la Luella, la Luella, da Misa Criolla, de Ariel Ramirez. O MPB Unicap foi o último a se apresentar, cantando as músicas: Canção Esperança, Pastoril Alagoano, Chegou o Natal e Noite Feliz.

Entre uma e outra apresentação musical o Padre Miguel Martins, Pró-reitor Comunitário, lia poesias alusivas ao Natal. Ele também destacou a importância da comemoração. “É uma oportunidade de celebrar a vida, o encontro de Deus com a humanidade. Para mim, a arte é o veículo mais apropriado para falar da glória de Deus”, finalizou.

CCBS realiza confraternização
Por Cecília Pinho

O Centro de Ciências Biológicas e Saúde (CCBS) realizou, nesta sexta-feira (19), a confraternização natalina e de fim de ano com seus funcionários e professores. A festividade foi em grande estilo: um jantar organizado pelas secretárias do CCBS Lêda e Fátima no casarão azul da Católica, com direito a sorteio de variados brindes para 2009, como relógio digital, calculadora e agenda.

O centro realiza confraternizações inclusive no meio do ano, quando termina o período. O diretor do CCBS, Aranildo Rodrigues de Lima, valoriza muito os encontros como uma força de integrar a equipe. “A confraternização quebra as barreiras que existem no dia-a-dia. Porque muitas vezes as pessoas só se encontram rapidamente na sala dos professores. E é uma oportunidade de conversar, se relacionar melhor, se conhecer”, disse.

Presente na festividade, o Padre Motta, coordenador da Pastoral, lembrou o espírito natalino com algumas palavras do Evangelho de Lucas. Em seguida, foi o porta-voz do Padre Pedro Rubens, lendo uma mensagem que o Reitor enviou ao Centro.

Basquete feminino da Católica é campeão de 2008
Por Nathália Bormann

Na noite desta quinta-feira (18), o time de Basquete Feminino da Católica ganhou de virada para o time Náutico, vencendo por 43 a 38, em uma partida emocionante. O Náutico esteve vencendo nos três primeiros quartos da partida, quando a Católica começou a reagir na metade do último quarto, conquistando a vitória. A final teve início às 19h e o jogo fez parte do Torneio Católica 2008, que correspondeu ao Campeonato Pernambucano disputado anualmente. No total, três times participaram da competição: Santa Emília, Náutico e Católica. O Sport Club do Recife não competiu este ano, por estar participando da Liga Nacional.

Foram três rodadas com dois jogos cada uma e uma final. Dentre os jogos disputados, o Basquete Feminino da Católica só perdeu um, por dois pontos de diferença, para o Náutico. A final revelou a cestinha do jogo, que também é da casa, Haiana Cláudia. Já as atletas Pollyanna Boumann (Católica) e Ayane Fernandes (Náutico) dividiram a “cestinha de três pontos”.

Amigos do Saber realiza encontro nesta segunda-feira
Por Cecília Pinho

O projeto Amigos do Saber, fruto de uma parceria entre a Universidade Católica de Pernambuco, o Instituto João Carlos Paes Mendonça (IJCPM) e a Fundação Fé e Alegria, está encerrando as atividades de 2008 e para comemorar as conquistas durante o ano promove um encontro, nesta segunda-feira (22), no auditório do IJCPM, no Pina.

As atividades do projeto foram desenvolvidas com os estudantes das escolas Assis Chateaubriand, em Brasília Teimosa, e Abílio Gomes, na comunidade Entra a Pulso, em Boa Viagem. Entre as propostas, o Amigos do Saber pode ser dividido em quatro aspectos: a formação complementar nas disciplinas de língua portuguesa e matemática; a formação para o estudo individual; os pré-universitários, possibilitando a melhoria de condições para a disputa das vagas nas instituições de educação superior, e intervenções psicossociais para os alunos de ensino fundamental e médio, e também para professores e pais dos estudantes.

No encontro da segunda-feira (22) a programação gira em torno do resultado das atividades desenvolvidas. No primeiro momento, terá a peça de teatro “A casa das idéias”, do professor da Católica Robson Telles, encenada por alunos de oitava serie, sob a responsabilidade da aluna do curso de Pedagogia da Católica Ana Carolina lobo.

Em seguida, a apresentação de coral com alunos de sexta e sétima série, que foram trabalhados pelos estagiários das licenciaturas em Português, Maria Verônica de Brito e Vanessa Maria, e em Matemática, Jennyffer Landin e Washington César. Também será feita uma premiação aos alunos do pré-vestibular, pela garra e participação no sentido de buscar a aprovação nas provas de vestibular, e a premiação especial para aluna Maria Eduarda César Lobo que foi aprovada na 1ª fase da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

A programação inclui ainda o jogral montado com alunos de 5ª a 8ª serie, sob a responsabilidade das alunas do curso de Psicologia Anna Katharina, Isabela, Mércia e Gil. Para finalizar, as alunas de Pedagogia, Ciene Fernandes e Daniela Valderez Costa, e de Licenciatura em Física, Rodolfo Borges, prepararam a exibição de um vídeo que mostra os momentos do projeto Amigos do Saber.

Anec elege novos dirigentes para o triênio 2009 a 2011
Com informações da Assessoria de Comunicação da Anec

A Associação Nacional de Educação Católica (Anec), que representa 372 mantenedoras de ensino, 67 universidades, mais de 900 colégios, 88 mil professores e funcionários e 1.520.000 estudantes, realizou, nos dias 11 e 12 deste mês, a sua II Assembléia Geral Ordinária Eletiva, que teve uma excelente participação dos representantes das associadas: Presidentes de Mantenedoras, Reitores, Diretores das Instituições de Educação Superior, Presidentes das AEC’S regionais, assim como participantes interessados na temática da educação no Brasil.

Na abertura do evento, estiveram presentes autoridades eclesiais e governamentais – deputados e representantes do Ministério da Educação. Os temas abordados na Assembléia foram de grande relevância para análise de cenário em relação à situação atual da educação no Brasil: A nova situação das entidades beneficentes frente à medida provisória 446, palestra ministrada pelo Prof Dr. James José Marins de Souza, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Educação não é mercadoria, tema abordado pelo Prof. Dr. Rogério Augusto Profeta, Pró-Reitor Administrativo da Universidade de Sorocaba (Uniso); e Gestão da comunicação e a Educação Católica no Brasil, assunto apresentado pelo professor especialista em marketing Educacional Ryon Braga.

No primeiro dia da Assembléia foi apresentado relatório da gestão de 2008, referente à organização da Anec no seu primeiro ano de existência e posicionamento do Planejamento Estratégico para 2009 . Dando seqüência, foi constituída a comissão eleitoral composta pelo Magnífico Reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Padre Jesus Hortal Sanchéz; Sr. José Augusto Trindade Padilha; Sr. Sérgio Monello, Sra. Rosa Assunta de Cezaro; e Ir. José Ferreira de Castro. Em seguida se abriu espaço para apresentação de chapas eletivas.

No dia 12 de dezembro procedeu-se à votação na única chapa proposta, sendo a mesma eleita por aclamação. Uma das metas da nova diretoria, segundo o Presidente reeleito, é dar seqüência à implantação da associação e à sua consolidação como entidade representativa da Educação Católica no Brasil, em todos os níveis do ensino, assim como a conclusão do desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Anec.

O Padre José Marinoni, Magnífico Reitor da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, foi reconduzido na presidência da entidade.

NOVOS DIRIGENTES E CONSELHEIROS

A Diretoria Nacional da Anec para os próximos três anos ficou assim constituída:
Diretor Presidente: Padre José Marinoni, Reitor da UCDB;
Diretor 1º Vice-Presidente: Padre Marcelo Fernandes de Aquino, Reitor da Unisinos;
Diretor 2º Vice-Presidente: irmão Clemente Ivo Juliatto, Reitor da PUC-PR;
Diretora 1ª Secretária: irmã Ana Maria Paes do Instituto Nossa Senhora da Gloria; Diretor 2º Secretário: Padre Christian de Paul de Barchifontaine, Reitor do Centro Universitário São Camilo;
Diretor 1º Tesoureiro: Irmão Joaquim Juraci Farias de Oliveira, Unbec; e,
Diretor 2º Tesoureiro: Padre Guido Aloys Johanes Kuhn, da Associação Antônio Vieira.

Foram eleitos para o Conselho Superior,
Presidente: Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais;
Vice-Presidente: Professor Wolmir Therezio Amado, Reitor da UCG e;
Secretário: Padre Pedro Rubens Ferreira, Reitor da UNICAP.

Conselheiros:
Irmão Nelson Antônio Bordignon, Diretor Geral da Unilasalle;
Padre Wilson Denadai, Reitor da PUC/Campinas;
Padre Nivaldo Luiz Pessinatti, Presidente da Cisbrasil;
Padre Mieczyslaw Smyda, Diretor Geral do Colégio e Faculdade São Luís - SP; Irmã Terezinha Maria de Sousa, da Associação Beneficente Mercedárias Santo Antônio e;
Professor Roberto Von Puttkammer Prado, da AEC-SP.

Suplentes:
Irmã Mariluce Nilo Moucourt, da Congregação Santa Dorotéia do Brasil;
Irmã Irani Rupolo, Reitora da Unifra e;
Irmão Frederico Unterberger, União Catarinense de Educação.

Conselho para Assuntos Econômicos e Fiscais:
Irmã Amélia Regina Saggin Guerra, da Associação Notre Dame;
Dr. Antônio Celso Pasquini, da União Social Camiliana e;
Dr. André Gustavo Xavier, Administrador da Sociedade de Educação Integral e Assistência Social.

Suplentes:
Dr. Stefan Hayper, do Mosteiro São Geraldo de São Paulo;
Dr. Carlos Davis, das Pontifícias Obras Missionária e;
Dr. Paulo Arns da Cunha, da AFESBJ.

Procedeu-se à posse da nova Diretoria Nacional e Conselho Superior da Anec, assim como homenagens aos Diretores e Conselheiros da gestão 2008. Em seguida, o Presidente do Conselho Superior e o Diretor Presidente anunciaram a recondução ao cargo de Secretário Executivo da ANEC, o Prof. Dr. Dilnei Lorenzi.

A Assembléia aprovou, ainda, uma Carta Aberta intitulada “Educação no Brasil precisa de filantropia”, sobre os recentes acontecimentos referentes à regulamentação e certificação das entidades beneficentes.

Católica abre vagas para admissão extravestibular

A Católica está abrindo vagas para portadores de diplomas e para alunos interessados em se transferir de outra Instituição de Ensino Superior para a Universidade no semestre 2009.1. As inscrições para o processo seletivo vão até esta sexta-feira (20), pela Internet, e até o dia 30 de dezembro, no campus. A portaria com a relação dos cursos oferecidos, quantidade de vagas e os turnos está disponível no site www.unicap.br. Outras informações no Setor de Admissão pelo telefone (81) 2119-4132. 

Católica abre inscrições para seis mestrados

A Universidade Católica de Pernambuco abriu inscrições para o processo seletivo dos seus cursos de Mestrado: Ciências da Linguagem, Ciências da Religião, Desenvolvimento de Processos Ambientais, Direito, Engenharia Civil e Psicologia Clínica. O candidato deve preencher a ficha de inscrição no site www.unicap.br, onde também vai encontrar o edital, o número de vagas disponíveis para cada curso e a relação da documentação necessária. O interessado deve ficar atento aos prazos do término das inscrições. Cada curso tem uma data específica. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369 ou pelo e-mail cpg@unicap.br.

Católica está com inscrições abertas para três MBAs

A Universidade Católica está com inscrições abertas para três cursos de MBA. Estão sendo oferecidas 40 vagas para Gestão de Negócios, 40 para Finanças e Controladoria e 40 para Planejamento e Gestão de Eventos. As inscrições podem ser feitas até 16 de fevereiro no Espaço Executivo, localizado na Rua Almeida Cunha, 245, sala 303, bairro da Boa Vista. Os cursos têm 18 meses de duração. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4344 ou pelo e-mail espacoexecutivo@unicap.br.

Inscrições para o Univerão já estão abertas
Por Cecília Pinho

Já estão abertas as inscrições para os cursos de extensão da Católica. O Univerão 2009.1 irá oferecer 36 cursos durante o mês de janeiro. O programa é mais um canal da Universidade com a Sociedade, voltado para todas as pessoas interessadas na atualização de seus conhecimentos e reencontro com o espaço acadêmico. O investimento varia de acordo com cada curso e as inscrições podem ser feitas na secretaria do Univerão, localizada na sala 302 do bloco G4. Outras informações pelo telefone 2119.4242 ou pelo e-mail extensaounicap@unicap.br .

UNIVERÃO 2009.1 – RELAÇÃO DE CURSOS

Atendimento ao cliente como diferencial competitivo 
PERÍODO: 19 a 23/01/2009 
HORÁRIO:  18h:30 às 21h:30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Como perder o medo de falar em público 
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h:30 às 21h:30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 110

Construindo páginas pessoais na web 
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h às 22h.
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 60

Construindo um banco de dados pessoal com acess 
Período de realização: 05/01 a 09/01/2009
Horário: 8h às 12h
Carga Horária: 20 horas
VALOR: R$ 75

Construindo planilhas com excel 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 19h às 21h
Carga Horária: 20 horas
VALOR: R$ 75

Desenvolvendo aplicações windows forms utilizando o .net framework e a linguagem c# 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvendo games e aplicativos para dispositivos móveis usando a plataforma j2me (java 2 micro edition) 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvendo sites dinâmicos usando php e ajax 
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 30horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvimento de aplicações java (básico) com xml 
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Desenvolvimento de líderes
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 15 horas
VALOR: R$ 70

Desenvolvimento urbano e conservação ambiental 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 65

Direito do consumidor 
Período de realização: 12/01 a 23/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30hora
VALOR: R$ 95

Economia ao alcance de todos 
Período de realização: 12/01 a 17/01/2009  e 19/01 a 24/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30 
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Empregabilidade –  conheça, pratique e vença! 
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Ergonomia e qualidade de vida no trabalho 
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 15 horas
VALOR: R$ 85

Formação de instrutores de treinamentos  
Período de realização: 26, 27 e 28/01/2009
Horário: 18h às 22h
Carga Horária: 12 horas
VALOR: R$ 50

Gestão com pessoas, o papel do novo líder 
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Introdução à linguagem de programação c# 
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Legislação trabalhista, previdenciária e de cálculos
PERÍODO: 19/01 a 27/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 21 horas 
VALOR: R$ 145

Língua grega 
Período de realização: 19/01 a 30/01/2009
Horário: 18h às 22h / 08h às 13h – sábado (24/01)
Carga Horária: 45 horas
VALOR: R$ 220

Maestria pessoal e resiliência nas organizações 
Período de realização: 26, 27 e 28/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 9 horas
VALOR: R$ 45

Palográfico 
Período de realização: 20/01 a 23/01
Horário: 8h às 12h
Carga Horária: 16 horas
VALOR: R$ 220

Paradigmas de programação com linguagem  
Período de realização: 05/01 a 13/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 21 horas
VALOR: R$ 85

Patrimônio e arqueologia 
Período de realização:
Horário: 18h 30 as 21h 30
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 60

Profissionais de comunicação: voz, corpo e expressividade
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Programando em C
Período de realização: 05/01 a 16/01/2009
Horário: 14h às 17h
Carga Horária: 30 horas
VALOR: R$ 95

Promoções de vendas: como atrair e reter o cliente na sua loja 
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Psicologia e educação: encontros e desencontros em tempos de incertezas
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009. 
Horário: 18h 30 às 21h 30. 
Carga Horária/Curso: 15 horas
VALOR: R$ 70

Racismo e anti-racismo - histórias e debates atuais
Período de realização: 19/01 a 23/01/2009
Horário: 18h 30 às 21h 30
Carga Horária: 15horas
VALOR: R$ 65

Seleção de pessoal por competências
Período de realização: 21, 22 e 23/01/2009
Horário: 14h às 18h
Carga Horária: 12 horas
VALOR: R$ 50

Técnicas de dinâmica de grupo 
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas 
VALOR: R$ 110

Trabalhando a liderança e o comportamento funcional no ambiente organizacional 
Período de realização: 05/01 a 30/01/2009
Horário: 18h  às 21h
Carga Horária: 12 horas
VALOR: R$ 45

Visão prática da contabilidade básica, análise e seus relatórios 
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 110 

Blog -  ferramenta da construção do conhecimento docente
PERÍODO: 20/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 18h 30 às 21h 30 
CARGA HORÁRIA: 12 horas
VALOR: R$ 45   

Técnicas de seleção de grupo
PERÍODO: 26/01 a 30/01/2009 
HORÁRIO: 18h30 às 21h30 
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 110 

Capacitação de cuidadores de idosos
PERÍODO: 19/01 A 30/01/2009
HORÁRIO: 18H 30 ÀS 21H 30
CARGA HORÁRIA: 30 HORAS
VALOR: R$ 105

“Pós-modernidade” e aprendizagem colaborativa: cultura, artes e educação contribuindo para a inclusão social
PERÍODO: 19/01 a 23/01/2009 
HORÁRIO: 14h às 17h  
CARGA HORÁRIA: 15 horas
VALOR: R$ 95


Boletim Unicap

:: Expediente ::

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Cecília Pinho, Jaime Mitchell, Manuela Ramos (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Jeyse Araújo e Maria Alana (Estagiários).

PUBLICIDADE & WEB: Keila Borges, José Vianney Alencastro (Estagiários).

PRODUÇÃO DE VÍDEO: Luca Pacheco.

DESIGNER: Java Araújo

WEBDESIGNER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 

 

DEZEMBRO




JANEIRO



 
       

l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |

       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-4000