A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 30 de janeiro de 2007 Ano 6

Semana Docente revela novidades
Por Janaína Rezende e Raítza Vieira

O segundo dia da Semana Docente foi marcado pela apresentação de propostas. Grande parte das idéias é fruto das reuniões envolvendo diretores dos Centros, coordenadores e professores que estão elaborando trabalhos a serem colocados em prática em 2007.

O curso de Arquitetura e Urbanismo, ligado ao Centro de Ciência e Tecnologia, está propondo a criação da graduação em Design. “Estamos encaminhando esse projeto para que seja feita uma análise. Sendo aprovado, queremos abrir vagas já para o próximo vestibular”, afirmou a coordenadora do curso, a professora Andréa Câmara. Para a também professora de Arquitetura e Urbanismo, Paula Maciel, as propostas deste ano buscam uma atualização e dinâmica do curso de modo a adequá-lo ao mercado profissional.

O CCT, através do curso de Ciências da Computação, também planeja criar um Núcleo de Informática, em que ensinará informática básica ao público em geral. E a longo prazo, pretende ensinar informática avançada. “Além disso, queremos criar um espaço físico de atendimento professor-aluno, já que muitas vezes a aula acaba e o aluno está com dúvida e o professor faz o atendimento dele no corredor”, afirmou a coordenadora do curso de Ciências da Computação, Ana Eliza Lopes.

Já o Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) abordou vários pontos no encontro. Um deles foi a volta do curso de bacharelado em Filosofia. “As propostas de todos os cursos foram excelentes. Elas mostraram que a Católica está bastante dinâmica e querendo interagir mais com a sociedade”, explicou o professor de Filosofia, José Urbano.

O Centro de Ciências Sociais (CCS) também apresentou suas propostas. O destaque ficou por conta da intenção de criar uma agência de notícias, ligada ao curso de Jornalismo. Já em Publicidade e Propaganda haverá a alteração da grade curricular, contudo será implantada apenas em 2008. Todas essas propostas estão em fase de estudo.

Também no segundo dia do encontro, ocorreu a apresentação do painel Auto-avaliação Institucional: processos vividos e resultados alcançados, apresentados pelos professores Conceição Bizerra, Verônica Brayner e Cézar Cerqueira. Esse painel foi uma mostra dos resultados de uma avaliação interna, entre o período 2005 – 2007, que seguiu as exigências do Sistema Nacional de Avaliação de Ensino.

O objetivo do painel foi conscientizar os professores para a próxima etapa de avaliação, que será externa – realizada por uma comissão (indicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), a fim de conferir as informações, fazendo uma análise do que a Universidade desenvolveu nesse período.

A professora Conceição Bizerra destaca dois resultados importantes observados nesse estudo. O primeiro é que, hoje, a Católica tem um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), elaborado para responder os problemas que foram levantados nessa avaliação. Ela destaca também outro resultado importante que foi a retomada do programa de formação continuada para os professores no formato de oficina pedagógica. Elas irão acontecer hoje e amanhã, na Semana de Estudos Docentes.

Semana Docente trabalha planejamento estratégico
Por Taciana Góes

A XVII Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco tem se mostrado uma boa oportunidade para os professores discutirem a relação com os alunos e a relação interdisciplinar entre os cursos. Também tem sido o momento de avaliar o ano letivo de 2006 e planejar as metas de 2007.

A professora do curso de Terapia Ocupacional, Cinthia Alves, acredita que o encontro é uma oportunidade de manter a excelência de qualidade de ensino. “Pensamos em diversas ações integradas com os demais cursos do Centro de Ciências Biológicas (CCSB)”, comentou. O coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, Rodrigo Duguay, propôs mudanças não só no campo pedagógico, mas também do ponto de vista do mercado. “Nós temos que nos adaptar com um perfil mais humanístico, voltado para o Nordeste”, salientou.

Para o professor do curso de Direito, Itamar de Lima Carvalho, um dos méritos da semana de estudos é gerar uma forte integração dentro da Universidade. “A Católica está cada vez mais aberta à sociedade”, avaliou o docente. A professora e coordenadora Geral de Graduação, Aline Grego, concordou e acrescentou que serão apresentados projetos em comum dos cursos do Centro de Ciências Sociais nos âmbitos da pesquisa, extensão e ensino.

A coordenadora do curso de Turismo, Roberta Cajaseiras de Carvalho aproveitou, junto com a equipe, para avaliar o antigo projeto pedagógico, delineando novas propostas para este ano. Outro ponto sublinhado pelo professor do curso de Administração, José de Arruda Raposo, é a relação aluno e professor. “Estamos estudando uma forma de agir com coerência, formalizando uma unidade de pensamento”, simplificou.

Relação professor-aluno é discutida na Semana Docente
Por Rodolfo Bourbon

A XVII Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco, que teve início na manhã de ontem (29), deu prosseguimento às atividades hoje (30) com a realização de duas oficinas pedagógicas. O relacionamento professor-aluno e a avaliação da aprendizagem foram as temáticas abordadas no encontro que, segundo a diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas, a professora Conceição Bizerra, teve foco no coletivo. “Trouxemos especialistas nos assuntos para conduzir as palestras, mas isto não seria suficiente sem a efetiva participação dos professores”, ressalta.

As duas oficinas, que tiveram duração de três horas, foram divididas em quatro turmas cada, devido a grande quantidade de professores. “Além disso, elas serão realizadas nos dois turnos (tarde e noite) para que todos possam participar de ambas”, afirma Conceição.

Professora do curso de Pedagogia da Católica há 18 anos, Mariza Sposito conduziu, pela terceira vez, a oficina de avaliação da aprendizagem. A atual realidade da Universidade e a busca por soluções foram os pontos-chave do debate. “Surgiram boas idéias e propostas, entre elas o acompanhamento pedagógico do aluno ao longo do semestre, e não apenas nos GQ’s”, diz a palestrante. De acordo com a professora do curso de Psicologia, Zélia Melo, que participou da aula, é necessário diversificar os procedimentos, pois, como revelou, “é difícil dar nota ao aluno.”

A oficina de relacionamento professor-aluno foi proferida pela docente do curso de Pedagogia, Fernanda Griz. Perguntada sobre como melhorar uma relação por vezes conflituosa, ela foi taxativa. “Só com o respeito mútuo.” A postura autoritária, segundo a palestrante, é uma prática ultrapassada. “É necessário haver mais diálogo e troca de conhecimentos”, afirma. Quem concorda com esta opinião é a professora do curso de Serviço Social, Odalisca Moraes. “Hoje em dia tem sido cada vez mais difícil lidar com os estudantes, mas ao invés de medir forças, temos que ter habilidade para criar ambientes mais tranqüilos.”

No intervalo entre os dois turnos da oficina, foi realizada uma visita dos participantes do evento à Biblioteca Central. O momento serviu para apresentar aos docentes as mudanças que estão sendo implementadas e os serviços disponíveis do local.

Católica oferece especialização em Projetos de Vias Urbanas
Por Rodolfo Bourbon

Com o intuito de formar profissionais capazes de desenvolver projetos relacionados à infra-estrutura nas cidades, a Universidade Católica de Pernambuco oferece neste semestre a especialização em Projetos de Vias Urbanas. O pioneirismo da Universidade aparece mais uma vez, já que não existe este tipo de estudo na Região. De acordo com o professor e coordenador do curso, Eduardo Oliveira, está será uma boa oportunidade para arquitetos e engenheiros civis. “Recife está investindo em grandes reformas. Existe demanda, mas, infelizmente, é difícil encontrar especialistas em planejamento.”

Além disso, todo município com mais de 20 mil habitantes é obrigado a desenvolver um Plano Diretor. “São necessárias pessoas capacitadas para elaborar, implantar e controlar estes projetos, sempre em busca de soluções para problemas, como o congestionamento nos trânsitos”, ressalta Eduardo. E é nesta procura por melhorias que será fundamentado o curso. Com bastante ênfase na prática, as aulas terão debates em torno de questões reais. “A primeira turma, que aconteceu no ano passado, realizou estudo sobre uma inversão de trânsito no bairro da Encruzilhada. Tempos depois, esta mudança foi implementada”, complementa o coordenador.

O curso é voltado tanto para alunos recém-graduados, como para profissionais que já atuam na área. E para enriquecer mais ainda a atividade, no término da especialização os participantes terão que desenvolver uma monografia. “Ano passado tivemos ótimos trabalhos”, revela Eduardo, bastante satisfeito.

A previsão de início do curso é no mês de março, com duração total de 18 meses. As aulas serão realizadas às quartas e sextas-feiras (18h45 às 22h) e aos sábados (9h às 13h). O valor da mensalidade é de R$ 285,00, sem cobrança de taxa de matrícula. Os interessados deverão fazer a inscrição no site www.unicap.br e levar os documentos solicitados na Secretaria dos Cursos de Especialização, no térreo do bloco J (sala 19). Mais informações no telefone (81) 2119-4134.

Clique aqui para visualizar a ficha de inscrição HIPERLINK

Divulgado resultado final dos aprovados no Mestrado em Ciências da Religião
Por Higor Gonçalves

Foi divulgado o resultado final com o nome dos 20 aprovados no Programa de Mestrado em Ciências da Religião, da Universidade Católica. São eles: Ana Elizabeth Lisboa Nogueira Cavalcanti; Dirson Maciel de Barros; Fabio Medeiros Cordeiro; Francisca Niedja Barros Teixeira; Gilmar Francisco Araújo; Glacilda Soares da Silva Carvalho; Ijaciara Barros de Abreu; Jardson Alves Lemos; Luiz Carlos Vieira de Figueiredo; Luiz Ernesto Mellet; Luiz Justino da Silva Júnior; Marconi de Queiroz Campos; Maria da Penha de Carvalho Vaz; Maria Jeane dos Santos Alves; Maria José dos Santos; Maria José Ferreira de Moraes; Mário Carmelo Barbosa dos Santos; Marlon Anderson de Oliveira; Raimundo Lázaro da Cruz; Valter Luis de Avellar.

A matrícula dos aprovados, no Mestrado em Ciências da Religião, acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia 05 de março.

Veja aqui se o seu nome está na lista dos aprovados. Outras informações pelo telefone: (81) 2119-4388.

Curso de especialização em logística estratégica

Estão abertas as inscrições para o curso de Especialização em Logística Estratégica da Universidade Católica de Pernambuco. O curso terá início em março e tem duração de 18 meses. Os encontros ocorrerão sempre às quartas-feiras, das 18h45 às 22h, e aos sábados, das 9h às 13h.

O objetivo do curso é especializar profissionais para as áreas de Logística e Operações, capazes de aplicar métodos e ferramentas para a elaboração de estratégias empresariais e de planejamento da logística. Sendo o público alvo, os profissionais que atuam na Logística Empresarial e áreas afins.

O curso terá uma abordagem sistêmica e estratégica do Planejamento do Sistema Logístico e a Integração de Cadeias de Suprimentos. O conteúdo está divido em vários módulos, dentre eles, encontram-se a Gestão Financeira, Pesquisa Operacional e Simuladores Logísticos. “Também estão programadas visitas a empresas locais e ao porto de Suape, com a finalidade de se conhecer as operações desses locais. Além de palestras com executivos da área logística”, acrescenta o coordenador do curso, Prof. Sales Vidal.

Está será a 2ª turma do curso de especialização em Logística Empresarial. Contudo, essa nova turma contará com algumas novidades.“Acrescentamos algumas atividades para essa nova turma”, explica Vidal.

As inscrições vão até o dia 11 de fevereiro. Maiores informações pelo site: www.unicap.br ou pelo telefone (81) 2119-4134.

Divulgada relação final dos aprovados no Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais
Por Higor Gonçalves

Foi divulgada a relação final com o nome dos aprovados no Programa de Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, da Católica. São eles: Andréa Cavalcante Vilar; Ednaldo Ramos dos Santos; Fabiana América Silva Dantas de Souza; Fabiola Carolina Gomes de Almeida; Fernando Antonio Marçal Garcia; Fernando Luiz Gomes da Silva; João Carlos Corte Real; Leonila Maria Leandro Acioly; Marcela Vieira Leite; Micheline Oliveira de Menezes Belo; Natasha Pedrosa Pinheiro; Nayara Perla Oliveira da Silva; Renata Gonçalves dos Santos Inácio; Ubirajara Samuel de Albuquerque.

A matrícula dos aprovados, no Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, acontece entre os dias 26 e 28 de fevereiro. O início das aulas está previsto para o dia cinco de março.

Veja aqui a lista dos aprovados e suas notas. Outras informações pelo telefone: (81) 2119-4015.

Definido prazo para inscrição/renovação de acesso ao estacionamento de alunos
Por Higor Gonçalves

Os alunos que vem à Universidade de carro ou moto devem ficar atentos. As aulas ainda não começaram, mas a Pró-reitoria Administrativa já definiu os prazos para quem quiser renovar ou tirar a primeira via do adesivo que dá acesso ao estacionamento de alunos. Será entre os dias 12 e 14 de março.

Os estudantes regularmente matriculados devem apresentar a carteira de identidade e original do certificado de propriedade do veículo. Para quem participa pela primeira vez do processo, além da mesma documentação, é exigida uma cópia do CRV. Se o veículo estiver no nome de outra pessoa, é preciso também apresentar uma procuração ou declaração com firma reconhecida.

Os adesivos serão entregues no auditório Pe. Antônio Vieira, localizado no 1º andar do bloco G. O horário de atendimento será das 8h30 às 20h30. O estacionamento da Católica tem capacidade para 350 carros e 40 motos. O acesso está condicionado ao número de vagas disponíveis. Só será permitida a entrada dos alunos que estiverem com o adesivo colado no pára-brisa do veículo. Mais informações: 2119-4354.

  versão para impressão 


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0