A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 8 de janeiro de 2007 Ano 6

Retardatários fazem matrícula com tranqüilidade
Por Niumízia Alves

Matícula Retardatários

Durante todo o dia de hoje (8) os auditórios G 1 e G 2 ficaram lotados para a matrícula dos ‘feras’ retardatários. Os vestibulandos de todos os cursos que não puderam fazer a matrícula na semana passada tiveram a última oportunidade para efetuá-la. “Apesar da grande movimentação, o processo ocorreu com tranqüilidade”, afirmou a chefe da Sessão de Admissão, Andreya Pimentel. Mais de 15 funcionários estavam à disposição para atender aos novos alunos da Católica.

A nova universitária do curso de Letras, Rebeca Malta, veio fazer a matrícula pela manhã e gostou do atendimento. “Foi tudo muito rápido. Tanto o atendimento no Unibanco quanto à conferência da documentação aqui no auditório. Achei muito tranqüilo”, elogiou. A mãe da estudante Bruna Carneiro, Anita Carneiro, veio durante a tarde acompanhar a filha para efetuar a matrícula. “Estava bem movimentado, mas foi muito organizado. Fomos muito bem atendidas, um local de espera confortável, cartazes indicando os locais, enfim, achei muito bom”, disse.

Para aqueles que não entraram no listão, o primeiro remanejamento sai amanhã (9) e os remanejados devem realizar suas matrículas na quarta (10) e quinta-feira (11). O certificado de matrícula contendo as disciplinas, horários e locais de aulas estará disponível no dia 31 de janeiro para os universitários da primeira entrada e no dia 02 de fevereiro para os da segunda entrada. O documento pode ser pego no Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança, no campus.

Católica se prepara para a XVII Semana de Estudos Docentes
Por Raítza Vieira

“Gestão Universitária e práticas pedagógicas: da articulação ao compromisso” é o tema da XVII Semana de Estudos Docentes da Universidade Católica de Pernambuco, que acontece entre os próximos dias 29 e 31 de janeiro, no auditório G2 e nas salas de aula durante todo o dia. A temática deste ano foi escolhida devido às questões levantadas na  edição anterior do evento, em 2006, e também pelas proposições do Fórum de Gestores da Unicap. 

Debates, mesas-redondas, painéis, oficinas pedagógicas e trabalhos em grupo são algumas das atividades programadas para esta edição, que terá na abertura a palestra “O novo desenho institucional da Unicap: dinâmica de gestão”, a ser ministrada pelo Reitor da Universidade, Pe. Pedro Rubens.

O objetivo da Semana de Estudos Docentes é proporcionar aos gestores e professores da Católica condições para refletir sobre a administração universitária e as práticas pedagógicas. “Neste encontro, os docentes se informam sobre as mudanças da Universidade, além de se programarem para o  ano letivo”, afirmou a diretora do Centro de Teologia e Ciências Humanas, a professora Maria da Conceição Bizerra, integrante da comissão organizadora do evento.

E para que os objetivos sejam alcançados, a participação dos professores é fundamental. “Todos os anos, os docentes comparecem ao encontro. Cerca de 400 professores participam, inclusive nos debates. Acredito que  desta vez,  não será diferente,” explicou Bizerra.

Clique aqui e confira a programação completa da Semana Docente.

Mestrado em Direito divulga relação dos aprovados
Por Taciana Góes

A Pró-reitoria Acadêmica divulgou a relação dos aprovados no curso de Mestrado em Direito. As matrículas acontecerão entre os dias 26 e 28 de fevereiro, das 8h15 às 10h15 e das 14h15 às 16h15. As pesquisas vão se concentrar no Direito Processual, tendo como linha de estudo a temática “Procedimentalização do Direito e Instrumentalidade do Processo”.

Como previsto no edital, o curso deve ser concluído, no mínimo, em 12 meses, incluindo a apresentação e defesa pública da dissertação e, no máximo, em 24 meses. A prova de conhecimento foi aplicada no dia 7 de dezembro. Os candidatos também foram submetidos a uma entrevista individual e análise do currículo e do projeto de pesquisa. O início das aulas está previsto para o dia 5 de março.

Confira aqui a relação dos aprovados:

Agnelo Limeira dos Milagres Monteiro.
Alcides Pereira de França.
André Meira de Vasconcellos.
Antonio Machado Guedes Alcoforado.
Carlos Alberto Correia Teixeira Junior.
Carlos Pessoa de Mello Neto.Fábio Menezes de Sá Filho.
Henrique de Andrade Leite.
Ivanoska Maria Esperandia da Silva.
João Amando Costa Menezes.
Lyudmilla Spíndola Toscano de Carvalho.
Marcelino Epifânio Soares Botelho.
Marcia Francisca Lima Melo.
Marcos Aurélio Nascimento Netto.
Mateus Costa Pereira.
Paulo Roberto de Carvalho Maciel.
Paulo Roberto de Siqueira.
Paulo Rodolfo de Rangel Moreira.
Rildo Vieira da Silva.
Roberto Pinheiro Campos Gouveia Filho.
Rosalina Freitas Martins de Sousa.
Rubervan Dantas da Rocha.
Tarcisio Barros Borges.
Vanessa Andrade Dantas.
Viviane Rocha Dantas.

Univerão com inscrições abertas

Os interessados em capacitação e qualificação profissional não podem deixar de participar da 13ª edição do Univerão. As inscrições para os 35 cursos já estão abertas. As aulas vão acontecer até 31 de janeiro. O investimento varia de R$ 50,00 a R$ 180,00. Além de professores da Católica, as aulas serão ministradas na Universidade por profissionais do Senai e Senac. Outras informações na sala do Univerão: térreo do bloco A, das 9h às 21h, ou pelo telefone (81) 2119.4242, no site www.unicap.br ou pelo e-mail extensaounicap@unicap.br.

Entre as várias opções estão: Direito do Consumidor, Informática Forençe, Cerimonial e Etiqueta nas Organizações, Corel Draw para profissionais da comunicação; A Arte da negociação, A Logística com um foco no cliente, A Logística como diferencial Competitivo, Como elaborar Um programa de administração de Cargos e salários, Como Tornar-se Empregável, O Comportamento nas organizações, Contabilidade para Não Contadores, Planejamento Financeiro como instrumento de Gestão, Matemática Financeira com a utilização HP 12C e Planilha Exel, Filosofia para crianças e adolescentes, Competências Gerenciais, Equipes de trabalhos- Formação e Gestão, Oficina sobre Adoção, Ensaios não Destrutivos - Radiografia Industrial, Física Moderna o uso de demonstrações em aulas de Física, Introdução a Astronomia e a Astrofísica, Oficina Espontânea de Teatro, Como Perder o Medo de Falar em público, Legislação trabalhista, previdenciária e Cálculos, Gestão de Compra e Estoque, Logística e Distribuição, Desenvolvendo competências para liderar, Estratégias que encantam o cliente.

Clique aqui e confira a relação completa dos cursos.

Católica oferece MBA em Planejamento e Gestão Ambiental
Por Glaucio Alves

O que o lixo separado em casa para reciclagem e a construção de uma barragem tem em comum?

Aparentemente nada, mas iniciativas como estas envolvem algo que, em tempos de aquecimento global, vem se tornando muito importante: a gestão ambiental. O impacto produzido no meio ambiente com a poluição de material não biodegradável e os riscos à natureza que esses processos podem gerar no futuro são temas que serão abordados no MBA Planejamento e Gestão Ambiental. O curso é do Departamento de Engenharia e Arquitetura da Católica e é oferecido pelo Espaço Executivo.

De acordo com o professor Joaquim Oliveira, que também é o coordenador do MBA, a causa ambiental deixou de ser assunto que interessa apenas aos cientistas ou àqueles envolvidos com a questão. Ele chamou atenção para o destino que se dá ao lixo, principalmente à metralha de construção. “Esse é um grande problema porque os restos de obras são levados para aterros comuns, lotando ainda mais o espaço”, disse.

Outros assuntos abordados durante o curso serão os riscos ambientais. Ou seja, queda de morros, erosão marinha e também avanço do mar nas praias. “Devido à especulação imobiliária, as casas foram construídas muito próximos ao mar”, destacou o professor. Ele lembrou o caso do Porto de Suape que, segundo estudiosos, modificou as correntes marinhas. “Toda obra modifica a natureza, por menor que seja”, afirmou.

Grandes obras vão ser implantadas em Pernambuco, como a Refinaria, a Hemobrás, ferrovia Transnordestina e, ainda, a transposição do Rio São Francisco. “Planejamento e Gestão Ambiental é um ferramenta bastante recente e que está com uma crescente demanda”, informou Joaquim. Outro diferencial do MBA oferecido pelo Espaço Executivo da Católica é a Geotecnologia na gestão ambiental, área que envolve cartografia digital.

O MBA Planejamento e Gestão Ambiental será realizado no período de março de 2007 a julho de 2008. O objetivo é capacitar recursos humanos para atuarem em empresas públicas e privadas no planejamento, monitoramento, controle e gestão de projetos na área de tecnologia ambiental. O curso é destinado a engenheiros, geólogos, geógrafos, biólogos, químicos e demais profissionais de nível superior interessados no assunto.

Os interessados em participar podem se inscrever até o dia 2 de fevereiro, pela internet, por meio do site www.unicap.br ou no Espaço Executivo, localizado na rua Almeida Cunha, 245, no bairro da Boa Vista. São oferecidas 40 vagas. Informações pelo telefone 2119 4344.

Mestrado em Engenharia Civil com inscrições abertas

Estão abertas até o dia 19 de janeiro, as inscrições para a seleção do Mestrado em Engenharia Civil. A inscrição deve ser feita pelo site www.unicap.br e a documentação deverá ser entregue na secretaria da Pós-graduação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no terceiro andar do bloco G4 da Católica. Informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Abertas Inscrições para cursos de especialização

Estão abertas as inscrições para os 31 cursos de especialização oferecidos pela Católica para o próximo ano letivo. O prazo termina no dia 10 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas pela internet, no site www.unicap.br. A seleção dos alunos - que será realizada após a entrega da documentação necessária - acontecerá nos dias 12 e 13 de fevereiro. A divulgação dos selecionados, por sua vez, acontecerá no dia 14 de fevereiro.

Estão sendo oferecidas vagas para os cursos de Arte Educação; Audiologia; Ciência Política: Teoria e Prática Política no Brasil; Ciências Criminais; Ciências da Religião para Educação Religiosa; Coordenação Pedagógica; Dependências Químicas; Direito Processual Civil; Direito Tributário; Direitos Humanos; Educação Especial; Educação Infantil; Ensino de Matemática; Finanças Corporativas; Gestão Escolar; História Regional do Brasil: Nordeste; Intervenções em Psicologia Clínica; Jornalismo Cultural; Linguagem; Logística Estratégica; Manejo de Recursos Naturais; Motricidade Oral; Psicologia nas Organizações; Redes de Computadores; Relações Internacionais na Era da Globalização; Saúde Mental e Reinserção Social; Serviço Social na Área de Saúde; Serviço Social na Área Jurídica, Sexualidade Humana e Tecnologia Assistiva. As aulas começarão no dia 15 de março.

Somente participarão do processo de seleção os candidatos que entregarem, até o dia 10 de fevereiro, os seguintes documentos: currículo, histórico escolar, cópias autenticadas do diploma de graduação, identidade e CPF (apresentando os originais a autenticação será feita pela secretaria) e uma foto 3X4. Os documentos poderão ser enviados pelo correio (mediante postagem da documentação até o dia 10 de fevereiro) ou na Secretaria dos Cursos de Especialização - Rua Nunes Machado, 42, Bloco J, sala 019, Boa Vista, das 14h às 21h.

Os candidatos selecionados poderão emitir pela Internet o boleto referente ao pagamento da primeira parcela (matrícula). O pagamento poderá ser efetuado na rede bancária. Após o pagamento entregar na secretaria cópia do boleto quitado para realização da matrícula. Informações: (81)2119-4134.

Férias alteram horários da Biblioteca

A Biblioteca Central da Universidade está com novos horários de funcionamento. Até o dia 31 de janeiro, o expediente irá até às 20h. Clique a aqui e confira os horários de todos os setores da BC durante o período de férias. Outras informações pelo (81) 2119-4122.

 

  versão para impressão 


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0