A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 29 de setembro de 2006 ano 5

CNPq homenageia aluno da Católica
Por Niumízia Alves e Gláucio Alves

Charles

O aluno do 9º período do curso de Engenharia Ambiental da Católica, Charles Bronzo Barbosa Farias, recebeu uma Menção Honrosa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo desenvolvimento de sua pesquisa na área de Ciências da Vida.

O aluno foi agraciado com o mérito, pelo trabalho “Produção microbiológica de agentes surfactantes utilizando substratos insolúveis”, sob a orientação da Professora Leonie Asfora Sarubbo. “Minha intenção é prosseguir estudando, quero fazer mestrado e doutorado. Essa premiação é um grande estímulo”, informou Charles. O estudante concorreu com 208 trabalhos de todo o Brasil.

Católica fica em 1º lugar na dupla Jornada de Iniciação Científica
Por Glaucio Alves

A Universidade Católica de Pernambuco foi a grande campeã da Jornada de Iniciação Científica promovida em parceira com a Facepe. O estudante de Psicologia Hugo Vasconcelos Veríssimo conquistou o primeiro lugar, ganhando como prêmio uma viagem de três semanas com tudo pago para a Inglaterra. O trabalho dele foi sobre “A percepção das relações familiares na perspectiva do filho único”, com orientação da professora Cristina Maria de Souza Brito Dias. “Eu nem estava esperando, foi uma surpresa para mim. A iniciação Científica é um grande estímulo para o aluno aprender sobre pesquisa”, disse.

O estudo de Hugo concorreu com outros 333. Esta foi a 8ª edição da Jornada de Iniciação Científica e a 10ª da Facepe. A dupla jornada aconteceu pela primeira vez e fez parte da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. Dos dez trabalhos premiados, sete foram da Católica e o restante da UFPE.

Divisão de Admissão e Registro ganha novo espaço
Por Christiano Vasconellos

DAR

A Divisão de Admissão e Registro (DAR) está de cara nova. Foram inauguradas, na manhã de hoje (29), as novas instalações do setor. As mudanças incluem as seções de Protocolo e Expedição de Documentos (Proed), Expedição e Registro de Diplomas (Serd) e Admissão. A inauguração contou com a apresentação do poeta e aluno de Direito, Antonio Marinho. Estiveram presentes o Reitor, Padre Pedro Rubens, Pró-reitores, Decanos, Chefes de Departamento, professores e funcionários.

Padre Pedro Rubens explicou que o projeto de mudança da DAR já existia antes de sua chegada à Católica, no entanto, ele deu prosseguimento opinando e participando das decisões. “Eu detesto ser atendido numa janelinha”, brincou o Reitor. Agora, no lugar desses pequenos espaços, a seção recebeu paredes de vidro e cadeiras para os alunos esperarem o atendimento. Para garantir um conforto ainda maior ao aluno, a sala foi climatizada.

“Essa reforma é fruto de muita ginástica e exercício com a participação da marcenaria e dos arquitetos numa busca coletiva para conciliar o atendimento adequado com os custos e a estética”, disse o Reitor. A preocupação com a forma como os alunos são atendidos tem sido uma preocupação constante dele. “Prefiro que a gente invista no atendimento que em propaganda da Universidade”, afirmou. Padre Pedro inaugurou a máquina de distribuição de senhas, retirando o primeiro ticket de atendimento.

Os funcionários do setor foram representados na cerimônia pelo chefe da seção de Processamentos de Dados, Marcelo Paiva. Ele fez questão de que todos os seus colegas ficassem ao seu lado enquanto falava. “É uma mudança, não só física, mas conceitual. Ressurgiu a motivação entre os funcionários”, garantiu Paiva. Em seguida, a Chefe da DAR, professora Teresa Peretti, levou todos os presentes para conhecer as novas dependências.

Semana de Integração movimenta a Católica
Por Christiano Vasconcellos

A 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade movimentou a Universidade nos últimos cinco dias. Alunos, ex-alunos, professores, funcionários e convidados tiveram a oportunidade de participar de palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos, entre outros eventos. A abertura da Semana, que teve o tema Pensar a Vida e Promover a Paz, contou com palestras do secretário de Educação, Cultura e Esportes de Pernambuco, Mozart Neves Ramos; e do sociólogo e professor do Programa de Pós-graduação em Sociologia da UFPE, Luiz Ratton. A mesa dos trabalhos foi formada pelos professores da Católica Jayme Benvenuto e Thales Castro.

Representantes da imprensa, do poder público, do terceiro setor e da iniciativa privada deram a sua colaboração à temática da Semana. O secretário estadual de Defesa Social, Rodney Miranda; o procurador geral do Estado, Francisco Sales; e o superintendente da Polícia Federal, Bergson Toledo; debateram o tema em uma mesa-redonda. Houve também o debate envolvendo a diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo; o editor executivo do Diário de Pernambuco, Luis Carlos Ferrari; a repórter especial do Jornal do Commercio, Ciara Carvalho e a representante do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), Nataly Queiroz. Representantes da Celpe, da Telemar e do Instituto Antonio Carlos Escobar (Iace) também discutiram o assunto.

O evento contou ainda com a Jornada Sebrae, na qual foram realizadas palestras e minicursos; com a Mostra de Empreendedorismo; com a 8ª Jornada de Iniciação Científica da Católica e a 10ª da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Ao todo, foram apresentados 334 trabalhos de pesquisas de alunos que recebem o auxilio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científicas (Pibic).

A Semana de Integração é o maior evento anual da Universidade. São 40 atividades simultâneas. Entre elas, os minicursos oferecidos pelo Observatório Nacional, o III Fórum de Pós-graduação, o III Fórum de Grupos de Pesquisas, a XXVII Semana de Filosofia, a VII Semana do Estudante de Administração, Mostra da Divisão Pastoral, XXIV Semana de Criminologia, Semana de Jornalismo, XII Jornada de Debates sobre a Infância, I Fórum de Debates em Psicologia Hospitalar, IX Fórum de Debates sobre a Adolescência, III Fórum Economia de Comunhão e Cultura de Paz, Semana de Educação da Católica, VII Semana Inaciana, lançamento de livros e a exposição O Túnel do Tempo, contando os 55 anos da Católica.

Violência e paz nas religiões são tema de debate
Raíza Cavalcanti

Os conceitos de paz e violência no contexto das religiões foram tema da discussão, nesta sexta-feira (29), do III Fórum de Pós-graduação em Teologia e Ciências da Religião, evento que fez parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. O debate contou com a presença dos professores doutores da Católica Luiz Libório, João Luiz Correia Júnior e Paulo Ferreira.

A apresentação começou tratando de um assunto bastante polêmico para a igreja: a presença da violência nos salmos bíblicos. O professor Paulo Ferreira mostrou versos onde o sentimento de vingança e hostilidade eram visíveis, como “Aparecei, senhor e eliminai os meus inimigos”, mas condenou a censura da igreja em relação a eles. Para Paulo “os salmos são representantes da identidade judaico-cristã e precisam ser lidos e rezados da forma original, sem censuras”. A violência nas palavras, segundo o professor, indica a opressão, o sentimento de libertação onde Deus é o juiz e o salvador e convida os participantes a reinterpretarem os salmos.

Em seguida, os professores Luiz Libório e João Luiz Correia apresentaram os conceitos de paz e a violência no islamismo, no budismo e na tradição judaico-cristã. O debate foi aberto à perguntas do público e surgiram questões como islamismo, guerra santa e o esclarecimento do que é Jihad islâmica que muitos confundem com violência, mas que significa, originalmente, luta interior em busca da salvação.

Para o professor Libório, o momento foi bastante esclarecedor e merecia ser ampliado e melhor divulgado: “as pessoas precisam entender o que é a violência, além dos conceitos político-sociais. Este é um tema bastante atual e que interessa a todo mundo”.

Filósofo aborda a estética de Kant e Hegel
Por Adria de Souza

FilosofiaA Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco promoveu ontem (28), na sala de teleconferência do bloco G4, a terceira noite de debate com o tema A arte na filosofia moderna. A palestra contou com o doutorando André Gustavo Ferreira, que abordou a ligação, através da estética, entre os filósofos Kant e Hegel.

Levantando grande discussão em torno de uma definição do belo, o debate seguiu uma abordagem explicativa. “O conteúdo da arte é constituído pela idéia efetivada sob forma concreta e sensível”, colocou André em sua explanação. Destacando tanto em Kant quanto em Hegel a natureza como beleza universal e o que é produzido pelo homem, “a arte deve conciliar a idéia e sua representação sensível”, ressaltou.

No dia anterior, a personalidade abordada foi Jürgem Haberma. A análise do pensamento do filósofo alemão foi o destaque da sessão de comunicação realizada pelos alunos José Carlos Linhares, Ronan Veloso e Eduardo Barbosa.

Lançamento de livros completam a Semana de Integração
Por Catarina de Angola

O Espaço Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança ficou movimentado na noite de ontem(28) durante o lançamento de oito livros. O evento fez parte da programação da 4ª Semana de integração. Entre os autores, vários professores da Católica.

O professor do Departamento de Economia, Administração e Contábeis, Emanuel Leite lançou a obra Empreendedorismo, Inovação e Incubação de Empresas, fruto de sua tese de pós-doutorado. Acompanha o exemplar, um DVD que conta com palestras, entrevistas e dicas sobre empreendedorismo. O prefácio foi escrito pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. “Toda obra literária revela muito daquele que escreve”, disse.

Emanuel Leite é também autor do livro O Fenômeno do Empreendedorismo, que já vendeu mais de oito mil cópias. Já o professor do Departamento de Psicologia da Católica há 18 anos, Marcus Túlio Caldas, estava lançando Depressão: Resistência ou desistência existencial? Escrito junto com o professor Spencer Júnior, da Faculdade Boa Viagem.

Liderança e Empreendedorismo encerram a Semana do Estudante de Administração
Por Diego Henrique e Julliana Araújo

As discussões do último dia da 7ª Semana do Estudante de Administração giraram em torno de como desenvolver um potencial de liderança. O assunto foi tema da tese de doutorado da professora Tânia Nobre. A docente da Universidade Federal de Pernambuco foi a palestrante.

A experiência resultou no livro Eu Líder – construindo o sucesso corporativo. Tânia Nobre ainda apontou as principais características da liderança, além de passar para os estudantes uma visão do que é ser líder e os compromissos do administrador. De acordo com a especialista, a auto-estima é um fator primordial para empreender. “Hoje o mercado exige que todas as pessoas tenham um espírito de liderança”, destacou.

Alunos do Colégio Agnes visitam a Católica
Por Maria Cecília Pinho

A Semana de Integração tem se mostrado uma oportunidade para que a sociedade conheça a estrutura do campus. Ontem (28) foi a vez dos alunos do colégio Agnes. Eles visitaram os laboratórios do Departamento de Química da Universidade, no 7º andar do bloco D. Eles foram recebidos pelo professor Sérgio Paiva.

Linguística e Cognição são tema de Fórum da Pós-graduação
Por Lucélia Carvalho

O III Fórum de Pós-graduação realizou hoje (29) a conferência Lingüística e Cognição, ministrada pela professora-assistente e doutora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Edwiges Maria Morato.

Com vasta experiência na área de Lingüística e ênfase no campo de Neurolingüística, a palestrante abordou temas como afasia, memória, significação, interação e neurodegenerescência.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir, esclarecer dúvidas e expor suas idéias. O evento lotou a sala 306, do bloco G4. Segundo a professora Edwiges Morato, “a linguagem é uma forma de cognição que não constata muita coisa, apenas assinala”.

Especialistas avaliam o papel do psicólogo nos hospitais
Por Priscila Maia

Terminou hoje (29) o 1º Fórum de Debates em Psicologia Hospitalar. O evento teve como objetivo discutir o papel do psicólogo no hospital. A psicóloga da UTI do Hospital Português, Luciene Leão, foi uma das convidadas para discutir o tema “Assistência Psicológica em UTI”, em companhia das alunas de Psicologia Dayanne Quintela, Renata Morais e Terezinha Albuquerque. O debate foi não auditório G1.

Segundo Luciene, o primeiro dever do psicólogo é procurar conhecer a história do paciente e da família, para que possa ser realizado um bom acompanhamento. Em seguida, ele vai trabalhar para que o enfermo possa reorganizar a vida diante da doença.O encerramento do Fórum aconteceu às 18h, com apresentação cultural.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0