A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 28 de setembro de 2006 ano 5

Madrigal celebra os 55 anos da Católica em grande estilo
Por Christiano Vasconcellos

Madrigal

Os 55 anos da Católica foram comemorados, na noite de ontem (27), com um recital no Teatro de Santa Isabel. O espetáculo ficou por conta do Madrigal Unicap e teve o título de Un Viaggio Per Il Mondo Dell’Opera (Uma viagem pelo mundo da ópera). Além do aniversário da instituição, a apresentação celebrou o ano jubilar de Santo Inácio de Loyola. O evento contou com a presença de toda a comunidade acadêmica e convidados.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, se mostrou bastante contente com o local da comemoração. “Vir ao Teatro de Santa Isabel é marcar presença na cultura da cidade”, afirmou. O religioso ressaltou a importância de se celebrar o aniversário da Católica com arte e fez uma alusão ao tema do recital: “É um convite a uma viagem no tempo e no espaço e a dilatar nossos corações para perceber a grandeza da Universidade”. Antes do espetáculo começar o Reitor convidou: “que todos se deixem levar pela arte e pela música do nosso querido Irmão Pires e do seu Madrigal”.

A maneira de celebrar a Católica de forma artística também foi comentada por vários convidados. O cantor Geraldinho Lins falou da importância de se valorizar a cultura e lembrou o tempo em que estudou na Unicap. “É muito importante estar envolvido, por toda a minha formação Jesuítica”, disse. O Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Junot Matos, considerou a escolha do espetáculo “uma forma extremamente brilhante” de comemorar a data.

O gerente do posto do Unibanco da Católica, Rodrigo Lima, disse que a comemoração é muito importante por causa da tradição da Unicap. “Espero uma noite de cultura”, disse. Já a decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas, professora Maria da Conceição Bizerra, considerou a oportunidade uma forma de “congregação da comunidade acadêmica”.

Ao final do espetáculo, que foi dividido em duas partes e teve composições de Mozart e Verdi entre outros compositores, os cantores do Madrigal se mostraram bastante felizes. O solista Charles Henrique dos Santos disse que o repertório foi ensaiado por quase um ano e que valeu à pena. “Foi muito desafiante, mas os aplausos são gratificantes”, disse no camarim. A contralto Belani Teófilo, que é formada em Direito pela Católica, apesar de cansada se mostrou bastante alegre. “Foi como se eu estivesse homenageando a minha segunda casa”, confessou a cantora.

Semana Inaciana promove recital cultural
Por Ádria de Souza

Semana Inaciana

A Semana Inaciana promoveu na tarde de ontem (27), um recital cultural com o poeta popular e aluno da Católica, Antonio Marinho, no térreo do bloco G. No meio de atrações como pintura de rosto e oficina de balões, a apresentação teve um tom descontraído e amigável.

Utilizando poesia popular, repente, cordel e causos do povo, Antonio mantêm viva a cultura passada a ele, por meio de sua família vinda de São José do Egito, no sertão do Pajeú. Dessa forma, o poeta torna suas apresentações únicas para quem assiste.

Estudante do terceiro período de direito, Marinho define a vida que leva com a frase: “poesia e arte são sina, o direito é escolha e a política paixão”. Desta maneira ele segue com sonhos de “humanizar o direito através da arte”, encantando as pessoas que podem vê-lo declamando a cultura popular.

O Boletim Unicap publica uma das poesias decassílabas de Antonio Marinho.

Beijo a face da virgem redentora
Quando volto qual filho desgarrado
São José do Egito berço amado
Tua brisa pra mim é protetora
Terra mãe da poesia, genitora
Do poeta que é puro alegre e langue
Não me agrado da praia nem do mangue
Sou matuto fiel ao pé-de-serra
Acho até que um punhado desta terra
Dissolveu-se nas gotas do meu sangue

Debate discute a Arte na Filosofia
Por Ádria de Souza

A Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco realizou ontem (27), na sala de teleconferência do G4, a segunda noite de debates com o tema “A arte na filosofia medieval”. Destinada ao grande publico ouvinte, os professores Marcos Roberto e José Urbano explanaram os dois grandes nomes do medievalismo, Santo Agostinho e São Thomais de Aquino, ambos refletem visões do pensamento antigo, um de Platão e o outro de Aristóteles, respectivamente.

“A escolha do tema foi muito importante porque a filosofia se dedica a áreas como ética, deixando um pouco de lado a estética”, afirmou José Urbano. O debate despertou o interesse dos estudantes. “É importante saber o que o pensamento ocidental medieval fez em relação ao clássico, para podermos superá-lo”, disse Thiago Corrêa, aluno do curso.

Psicologia Hospitalar é tema de debate na Católica
Por Lucélia Brito

Psicologia HospitalarA Católica iniciou hoje (28) o I Fórum de Debates em Psicologia Hospitalar: “(Res) significando a compreensão do doente e da doença no hospital”. A idéia do empório, coordenado pela professora Veridiana Alves, surgiu a partir de trabalhos acadêmicos.

A dificuldade em lidar com as doenças psicossomáticas, o papel do psicólogo no ambiente hospitalar, a compreensão da psicologia clínica em diferentes especificidades e a necessidade de ampliar a discussão sobre o atendimento de pacientes terminais foram alguns dos temas abordados.

Os alunos do curso de psicologia da Católica também puderam apresentar seus trabalhos, ao lado dos psicólogos palestrantes. A estudante do 7º período de psicologia, Janine Souza, afirmou que “a organização do Fórum foi trabalhosa, mas o retorno está sendo gratificante. Mais de 500 pessoas se inscreveram e o auditório está lotado”.

IACE, Telemar e Celpe participam de evento para pensar a vida e promover a paz
Por Lucélia Brito

Pensar a Vida é prmover a pazA 4ª Semana de Integração da Católica promoveu hoje (28), a mesa–redonda “Pensar a Vida e Promover a Paz”. A palestra contou com a participação da psicóloga e presidente do Instituto Antônio Carlos Escobar (IACE), Tereza Guimarães; do executivo de relações institucionais da Telemar, Delio Zobaran e do gerente do departamento de comunicação institucional da Celpe, Adécio Vasconcelos.

O debate teve como temas principais a responsabilidade social de empresas, o descaso político, a ausência de conhecimentos específicos sobre violência, o resgate do direito de liberdade e a administração do bem-estar social.

O executivo da Telemar, Delio Zobaran, disse que “o propósito da empresa é reverter o quadro de desigualdades, utilizando seu conhecimento e sua tecnologia como instrumentos de desenvolvimento social”.

A presidente do IACE, Tereza Guimarães, falou da atuação e do papel da instituição. “A violência é fruto da exclusão social, da falta de investimentos em educação saúde e lazer. Somos cidadãos com medo, mas não devemos aceitar essa situação”, afirmou.

Já o gerente da Celpe, Adécio Vasconcelos, relatou não apenas os projetos da empresa, mas também mostrou indignação com o poder judiciário “sempre ausente nas discussões sobre cultura de paz”.

Filosofia discute a dança como expressão dos sentimentos
Por Amanda Barros e Nara Pinilla

A XXVII Semana de Filosofia da Universidade Católica de Pernambuco está promovendo hoje (28) e amanhã (29), na sala 209 do bloco B, a oficina de arte A Dança Como Expressão dos Sentimentos.

Através de diversas dinâmicas de grupo e atividades de terapia corporal, como dança e pintura, a oficina pretende ajudar os participantes a conhecer os limites do próprio corpo, assim como suas capacidades.

De acordo com os organizadores, o objetivo da oficina, é ajudar o indivíduo a entrar em contato com o próprio corpo ressaltando que a linguagem corporal expressa mais que a falada. Segundo Mateus Aparecido, o homem moderno tende a tratar o corpo como objeto. “Certos conceitos estéticos como o belo e o feio precisam ser rediscutidos e o corpo visto com extensão da razão”.

No inicio da apresentação, a professora do departamento de Filosofia, Marta Perrusi citou um trecho do livro Assim Falou Zaratrusta, do escritor alemão Friedrich Nietzsche, que fala sobre a importância do corpo e da dança para o autoconhecimento do ser humano. Outro ponto discutido foi a falsa idéia de que a razão controla a matéria física, quando na verdade o corpo forma e expressa o “eu” humano.

O curso está sendo ministrado pelos alunos do quarto período de Filosofia, Mateus Aparecido e Francisco Joilsom.

Missa celebra o aniversário da Católica
Por Rosimere Albuquerque

MissaA Missa em comemoração aos 55 anos da Católica foi celebrada, ontem (27), na Capela da Universidade Católica de Pernambuco. O celebrante, Reitor Pe. Pedro Rubens teve a colaboração do Pe. Antonio Mota, Pe. Jacques Trudel, Pe. Darly, Pe. Ferdinand Azevedo e Pe. Paulo André.

O evento contou com a participação dos professores, funcionários e alunos da Universidade. E um dos momentos marcantes foi a participação do estudante de Direito e poeta, Antônio Marinho, com um recital da primeira leitura da liturgia.

Com o Evangelho de São Lucas 9,1-6, ele falou da Universidade como instituição que deve cumprir seu papel social, levando a verdade e promovendo a formação humana para uma vida digna. “Alguém que sai bem formado pode enfrentar qualquer situação, poderá viver dignamente e que isso seja a bagagem de vida”, afirmou.

Na oração pela paz, foi pedido um minuto de silêncio para que cada um pedisse a Deus a forma de como viver a paz. “Apesar de a Semana de Integração sugerir a reflexão pela paz, nós ainda não sabemos como fazê-la, assim, peçamos a Deus a forma como fazê-la acontecer.”

Ao final, de forma espontânea, todos se confraternizaram desejando a paz uns aos outros, demonstrando a paz sentida numa celebração simples, mas tocante, fazendo-nos refletir sobre o nosso papel de promotores da paz na sociedade.

SDS, PF e Ministério Público discutem, na Católica, o papel do poder público na promoção da paz
Por Christiano Vasconcellos

SecretárioO secretário de Defesa Social de Pernambuco, Rodney Miranda; o procurador Geral do Estado, Francisco Sales, e o superintendente estadual da Polícia Federal (PF), Bergson Toledo, participaram da mesa-redonda O Papel do Poder Público na Promoção da Paz. O evento aconteceu, na manhã de hoje (28), no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). O debate, mediado pelo professor Fernando Lapa, fez parte da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade.

Rodney Miranda iniciou a apresentação mostrando as principais ações e providências ligadas ao combate à violência no Estado. Em seguida falou sobre os índices de criminalidade em Pernambuco. “Enquanto a média nacional é de 30 mortes por 100 mil habitantes, aqui gira em torno de 60 a 70”, disse. Segundo o palestrante, 12 pessoas são mortas por dia na região.

Ainda de acordo com dados apresentados pelo palestrante, 84% das vítimas foi morta por arma de fogo. Ele também falou sobre o perfil dos assassinos. “Geralmente são os mesmos. Tem pouca gente matando muito”, afirmou Miranda. Envolvimento com tráfico e acerto de contas são dois dos principais motivos de homicídios. Além disso, as mortes acontecem nas noites e madrugadas dos sábados e domingos.

As ações realizadas depois da chegada de Rodney Miranda à SDS também fizeram parte da apresentação. “Estamos fazendo operações integradas nos bairros com maior número de homicídios”, disse. No tempo em que está à frente do órgão, foi criado o Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e implantada a Lei Seca nas localidades mais violentas. O secretário apresentou alguns resultados preliminares dos últimos quatro meses como a redução de 9,92% dos homicídios no Estado. “São índices somente para direcionar quanto ao nosso trabalho. Não é nada a se comemorar”, explicou.

O delegado Bergson Toledo apresentou um vídeo institucional da Polícia Federal. Ele explicou a importância das ações integradas e da inteligência no combate ao crime. No entanto, segundo Toledo, a PF carece de um número maior de policiais. “Contamos somente com oito mil agentes no país inteiro”, afirmou.

O papel do Ministério Público (MP) e a situação da violência no Brasil foram analisados pelo procurador Francisco Sales. “O que o Estado tem para oferecer aos jovens que querem abandonar as armas e o tráfico”, questionou Sales, que prosseguiu: “nenhuma unidade prisional tem condições de ressocializar os jovens”.

A necessidade de políticas públicas, segundo Francisco Sales, é algo a ser levado em conta pelas autoridades. “As instituições têm que ter uma doutrina de cooperação”, frisou. Além disso, o palestrante reclamou da falta de estudos sobre criminologia. “Existem mais pesquisas sobre cordel do que sobre impunidade”, garantiu. Ao final das três apresentações o público fez perguntas sobre assuntos como mídia e legalização das drogas.

Presidente da Philips discute a situação da educação no Brasil, no último dia da Semana de Integração da Católica
Por Christiano Vasconcellos

O último dia da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade terá uma programação intensa, amanhã (29). Às 14h, o presidente da Philips para a América Latina, Marcos Magalhães, falará sobre A Situação da Educação no Brasil, no auditório G2.

A palestra de encerramento “Santos Dumont: primazia e inovação” ocorre, às 16h, no auditório G2. A apresentação fica por conta do professor Adriano Batista Dias. Após o evento ocorre a entrega das premiações da 8ª Jornada de Iniciação Científica da Católica e da 10ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe.

Às 19h, o auditório G2 receberá a palestra Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social do diretor do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), José Fernando Thomé Jucá. Ele representará o Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende.

Curso de Jornalismo instala Cátedra Luiz Beltrão
Por Glaucio Alves

JornalismoFoi anunciado hoje (28) à tarde, na sala 510 do bloco A, a instalação do grupo de trabalho pela Cátedra Luiz Beltrão. O objetivo é criar o primeiro centro de pesquisa em comunicação do norte-nordeste. O anuncio foi feito durante a palestra “Pesquisa em comunicação”, coordenada pelo professor Heitor Rocha. Estavam presentes o professor da UFPE e representante da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Alfredo Vizeu, e a coordenadora da graduação da Universidade Católica, a professora Aline Grego. Também compareceu ao evento o sobrinho de Luiz Beltrão, Luiz Augusto.

Aline informou que o grupo de trabalho será formado por professores de outras áreas e também outras instituições que ainda estão sendo convidados. Para a professora, o início dos trabalhos em pesquisa na área de Jornalismo poderiam ter sido retomados um pouco mais cedo. “Apesar de Luiz Beltrão ter sido um pioneiro na pesquisa em jornalismo no Brasil, infelizmente a Universidade só retomou os estudos a partir de 2001”. Ela disse que a Cátedra poderá incentivar o aumento no número de bolsistas, que hoje, na Católica, é de seis alunos.

Durante a palestra foi mostrado um painel com os rumos do estudo em jornalismo no Brasil e no exterior. De acordo com Alfredo Vizeu, o país tem uma participação considerada pequena nesse campo. “A contribuição é somente no campo das Teorias e História do Jornalismo, não temos ainda estudos sobre os métodos de ensino em jornalismo”, explicou. Ele ainda frisou que a boa notícia é que a quantidade dos cursos de pós-graduação na área cresceu. “Na década de 70 até o começo dos anos 90 havia apenas dois cursos desse tipo, um no Rio de Janeiro, outro em São Paulo. Hoje já estão disseminados por todo país”.

Amanhã (29) será realizada, dentro da Semana de Jornalismo, a palestra “Comunicação e indústria criativa”, no Anfiteatro no 3º andar do bloco G4, das 14h às 16h. Também no mesmo dia está programada a mesa-redonda “Jornalismo e Crítica Literária”, das 19h30 às 21h30 na sala 2, no térreo do bloco G4. Já no próximo sábado (30), no encerramento da 4º Semana de Integração Católica-Sociedade será a vez de discutir o jornalismo esportivo em palestra com o tema “Copa: Jornalismo na Esportiva?”, na quadra do bloco A, a partir das 13h.

Informações no Departamento de Comunicação Social pelo telefone 2119-4145.

Relações Públicas promove discussão sobre a construção da paz
Por Glaucio Alves

Os alunos do 6º período de Relações Públicas da Católica promovem nessa sexta-feira (29), das 19h às 21h30, na sala 510 do bloco A, o projeto “Empresas e Comunidade”, com o tema: “Vitrine da Paz”. O evento é anual e é orientado pelos professores Alfredo Sotero e Thereza Sampaio. O objetivo é propor a discussão sobre a construção da paz.

Na ocasião será homenageado Dom Helder Câmara, devido a sua contribuição para a paz e trabalho pelos pobres. As palestras serão ministradas pelo professor Geraldo Pereira, pela integrante do Instituto Antônio Carlos Escobar (IACE) e pela integrante do Movimento Tortura Nunca Mais (MTNM), Amparo Araújo.

Ainda na programação haverá o “Batuque da Paz” com apresentações dos grupos de percussão, dança e pernas-de-pau, composto por jovens do Projeto Atos do MTNM, no hall do bloco A, a partir das 21h30.

Alunos de Publicidade ajudam crianças carentes
Por Sophia Marvão

Os alunos do curso de Publicidade da Católica estão arrecadando alimentos não perecíveis para o Espaço Criança. São 109 crianças carentes, vítimas de abandono e violência. As doações podem ser feitas na Divisão de Ação Pastoral, no térreo do bloco A. Informações 2119.4131. A ONG fica na rua Visconde de Goiana, 269, Boa Vista. Telefones 3427.1668 ou 3231.1402.

Jornada Sebrae vai até sexta-feira
Por Nara Pinilla

SebraeOs interessados em empreendedorismo não podem perder a Jornada Sebrae. Serão 75 minicursos e 45 palestras gratuitas sobre o tema. A iniciativa, promovida em parceria entre a Universidade e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas busca a capacitação de pequenos empreendedores e pessoas interessadas em gestão empresarial. As atividades fazem parte da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade e vão até sexta-feira (29). Informações 2119-4173 ou pelo www.unicap.br/sius

Celebração Eucarística encerra mês da Bíblia
Por Sophia Marvão

A Divisão de Ação Pastoral convida professores, funcionários, alunos e o público em geral para a Celebração Eucarística, seguida de confraternização, que marcará o encerramento do mês da Bíblia. A missa será na capela, sexta-feira (29), às 18h.Na ocasião, será feita uma homenagem em comemoração ao Dia do (a) Secretário (a).

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0