A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 27 de setembro de 2006 ano 5

Católica comemora 55 anos
Por Christiano Vasconcellos

Comemoração

As comemorações pelo aniversário dos 55 anos da Católica começaram cedo. Pela manhã, houve o corte de um bolo no hall do bloco G. O Reitor, Padre Pedro Rubens, partiu a iguaria juntamente com os Pró-reitores de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos; Administrativo, Altamir Soares de Paula; e Comunitária, Fátima Breckenfeld. Alunos, professores e funcionários de diversos setores estiveram presentes. Além disso, artistas animavam a confraternização em cima de pernas de pau.

O bolo, de dois metros de comprimento, 80 centímetros de largura e 50 quilos, foi uma cortesia da Recife Mercantil e Bunge Alimentos. De acordo com o Reitor, a iniciativa surgiu em decorrência de um “mutirão de idéias” apresentadas a ele pela comunidade acadêmica. “Fazer o bolo é participar da história comum das pessoas”, explicou Pe. Pedro, que está prestes a completar nove meses à frente da Reitoria.

A coordenadora de Marketing da Recife Mercantil, Rute Luiza, se mostrou bastante satisfeita com a parceria em um momento importante. “É uma honra poder contribuir com uma instituição tão renomada no Estado”. Os responsáveis técnicos da empresa Eustáquio Silva e Antônio de Paula ficaram com a tarefa de fazer o bolo. “Usamos pré-misturas de chocolate da Bunge, ovos e chantily para a cobertura”, explicou Eustáquio.

O funcionário da Secretaria do 1º Ciclo, Luiz Justino, se mostrou contente com a confraternização. “É uma comemoração em grande estilo”, disse. Os alunos também tiveram a mesma opinião. O estudante do 2º período de Publicidade e Propaganda, Danilo Japiassu, ficou surpreso ao chegar à Universidade. “Nunca esperei que a gente fosse cantar parabéns para a Católica e ver o Reitor se confraternizando com a gente”, disse.

Fórum de Pós-graduação discute violência familiar
Por Christiano Vasconcellos

Violência FamiliarO III Fórum de Pós-graduação promoveu, na manhã de hoje (27), a mesa-redonda Violência Familiar, no térreo do bloco G4. A iniciativa teve a coordenação dos professores Albenise Oliveira, Zélia Maria de Melo e Moab Acioli. Além disso, os alunos do 10º período do curso de Psicologia, Orlando Rabelo, Diogivânia Silva e Glauce Barreto apresentaram trabalhos relacionados ao tema.

Orlando falou sobre a criminalidade no Recife entre 1920 e 1950. “A diferença daquela época pra cá é a contextualização. A mulher que agredisse um homem era considerada louca e criminosa, enquanto hoje esse ato pode ser visto como uma reação a uma agressão”, explica. Já Glauce Barreto falou sobre violência doméstica.

A estudante Diogivânia Silva apresentou uma pesquisa de dois anos sobre violência doméstica contra a mulher. “Fiz um levantamento sociodemográfico que inclui escolaridade, renda e idade entre outros fatores”, disse. De acordo com a futura psicóloga, as agressões acontecem a partir do momento em que a mulher cobra uma maior participação do homem em tarefas domésticas

Oficina debate a aplicação das leis
Por Felipe Ferraz

OficinaNesta quarta-feira (27), a Semana de Integração abriu espaço para discutir a legislação social. A oficina Aplicabilidade da Legislação Social na Prática do Serviço Social teve como objetivo apresentar os estatutos vigentes para alunos do curso de Serviço Social. As palestras foram ministradas pelas professoras do curso de Serviço Social, Vitória Machado e Janice Albuquerque.

Os estudantes que participaram do curso tiveram a oportunidade de conhecer as diversas leis que regem a sociedade e as principais situações em que elas devem ser aplicadas. Segundo a professora e coordenadora do curso de Serviço Social, Vitória Machado, a idéia é que os alunos possam utilizar os conhecimentos das leis em seus projetos futuros. “Como o Serviço Social tende a trabalhar com pessoas de baixa renda, lidamos com muita gente que não conhece seus direitos. Esperamos que os que participaram do curso sirvam de multiplicadores para aqueles com quem irão trabalhar”, disse.

Fazendo uma participação especial na oficina, as assistentes sociais Silvana Oliveira e Adriana França, ambas do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social, falaram um pouco sobre suas experiências na aplicação e promoção das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente e do Estatuto das Cidades.

Segundo Adriana França, iniciativas como a da Católica são de extrema importância para a aproximar estudantes da realidade. “Os alunos das universidades são muito distantes da vida real. É preciso unir esses mundos, para que os estudantes estejam preparados para o mundo lá fora”, concluiu.

Comunicadores discutem a relação entre mídia e violência
Por Glaucio Alves

O papel da imprensa na promoção da paz foi o tema de uma mesa-redonda, realizada hoje (27) à tarde, no auditório G1. O evento fez parte da programação da Semana de Jornalismo e contou com a participação da diretora de jornalismo da Rede Globo Nordeste, Jô Mazzarolo; do editor executivo do Diario de Pernambuco, Luis Carlos Ferrari; da repórter especial do Jornal do Commercio, Ciara Carvalho; e da representante do Fórum Pernambucano de Comunicação, Nataly Queiroz.

No inicio da palestra, Jô Mazzarolo destacou que a paz não é simplesmente um não a violência, mas que ela só é possível quando se promove a cidadania. De acordo com a diretora da TV Globo, os meios de comunicação têm uma importantíssima função na divulgação da paz. “O grande público toma conhecimento do que realmente está acontecendo através da mídia e é provocado para debater assuntos que envolvam o tema”, disse.

Luis Carlos Ferrari afirmou que analisa a participação dos meios de comunicação por duas vertentes. “A primeira é noticiar o que está acontecendo e a segunda é promover campanhas institucionais para a promoção da cidadania”, explicou. Já Ciara frisou a importância do jornalista como formador de opinião, destacando que esse “profissional tem que enxergar muito além do factual, buscando as raízes dos problemas”.

O enecerramento teve a participação da platéia, formada por estudantes de jornalismo. A maioria das perguntas feitas aos convidados foi sobre a cobertura da violência urbana. Os convidados concordaram que a paz não é alcançada somente com o aumento de policiais nas ruas, mas com uma distribuição de renda mais justa. “É mais fácil erguer muros ao redor de nossas casas do que se construir a paz”, destacou Jô Mazzarolo.

Seguindo a programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, será dada amanhã (28) continuidade ao seminário “Pensar a vida e promover a paz”. Pela manhã estarão sendo realizadas duas mesas-redondas. A primeira abordará o tema “O papel das ONG´s e da iniciativa privada na promoção da paz”, na sala 824 do bloco B, das 9h às 11h. A mesa será coordenada pela chefe do Departamento de Sociologia, Vitória Machado.

Já a segunda será sobre “O papel dos órgãos públicos na promoção da paz”, das 9h às 12h no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B. A mesa será coordenada pelo professor do Departamento de Ciências Jurídicas e Coordenador de Esportes, Fernando Lapa.

Jornalistas criam grupo de trabalho
Por Glaucio Alves

A Semana de Jornalismo vai promover, amanhã (28) a partir das 14h, a palestra “Notícia: papel social” com painel em pesquisa em comunicação. O debate será na sala 510 do bloco A. Participarão da mesa a professora da Católica, Aline Grego, e o professor da UFPE e membro da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR), Alfredo Vizeu. A coordenação dos trabalhos ficam por conta do professor Heitor Rocha. Na ocasião será implantado o grupo de trabalho da cátedra Luiz Beltrão. O jornalista foi o fundador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco.

Mudança – A organização da Semana de Jornalismo informa alteração na programação. A palestra “Comunicação e indústria Criativa”, que será realizada sexta-feira (29) à tarde, foi transferida da Praça de Alimentação para o Anfiteatro, localizado no 3º andar do bloco G4. O horário continua o mesmo, das 14h às 16h. Mais informações no Departamento de Comunicação Social pelo telefone 2119 4145.

Jornais fazem promoções na Semana de Integração
Por Catarina de Angola

JornaisOs três maiores jornais do estado, Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco e Jornal do Commercio, estão com estandes no hall do bloco G da Universidade Católica de Pernambuco participando da 4 ª Semana de Integração Católica – Sociedade, desde segunda-feira. O objetivo da exposição é a divulgação dos produtos e a venda de assinaturas.“Queremos divulgar o nosso produto para que as pessoas conheçam o jornal e tenham interesse em assiná-lo”, revelou a representante do Jornal do Commercio, Maria Tereza.

Os jornais estão com várias promoções para os visitantes. A Folha de Pernambuco realizará sorteios de CDs, assinaturas e ingressos para o parque aquático Veneza Water Park, além de oferecer uma bicicleta de 18 marchas para quem fizer assinatura anual diária. No estande do Diario de Pernambuco os sorteios são de canetas e DVDs da banda Magníficos, fora o sorteio de assinaturas. As pessoas que visitarem o estande do Jornal do Commercio podem se inscrever para concorrer a relógios de pulso, camisas e coleções da obra literária de Jorge Amado. Os sorteios dos três jornais acontecerão na sexta-feira. Os visitantes estão gostando da iniciativa. “É uma forma de contribuição para a cultura e o conhecimento”, afirmou o visitante da Semana de Integração, Silvio Barbosa Leal.

Alunos de Publicidade ajudam crianças carentes
Por Sophia Marvão

Os alunos do curso de Publicidade da Católica estão arrecadando alimentos não perecíveis para o Espaço Criança. São 109 crianças carentes, vítimas de abandono e violência. As doações podem ser feitas na Divisão de Ação Pastoral, no térreo do bloco A. Informações 2119.4131. A ONG fica na rua Visconde de Goiana, 269, Boa Vista. Telefones 3427.1668 ou 3231.1402.

Especialistas avaliam a violência familiar na infância
Por Manoela Carina

ViolênciaSociedade, violência e suas repercussões na infância. Este foi o tema da XII Jornada de Debates Sobre a Infância, promovido pelo Departamento de Psicologia da Católica, durante a 4ª Semana de Integração. O encontro aconteceu durante todo o dia de ontem (26) no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). Professores, alunos da Universidade e de outras instituições participaram das discussões.

A jornada foi aberta pela Chefe do Departamento, Lúcia Galindo, e a assessora da Clínica de Psicologia, Luciana Vieira. O evento teve a presença de vários especialistas que ministraram palestras.

A professora Mariel Rocha coordenou a mesa-redonda “violência contra criança: repercussões psicossociais”. O professor de Psicologia da Universidade de Pernambuco, Carlos Alberto Domingues do Nascimento, tratou da violência enquanto uma relação subjetiva entre a criança agredida e o agressor. Para ele, a violência não está no ato em si, mas no desejo que permeia esse ato. “Os pais não devem impor o limite aos filhos com marcas no corpo, mas com palavras. Sou a favor da palmadas, mas contra as  surras, pois elas representam desejo de morte”, explicou.

O aluno do 10º período de Psicologia, José Orlando, participou das discussões apresentando uma pesquisa desenvolvida no Pibic. Ele informou que as agressões contra as crianças se fizeram presentes na cultura brasileira muito antes do período colonial. “Desde cedo, os filhos eram acostumados aos castigos brutais, que incluíam desde as torturas psicológicas, como aprisionamentos em alcovas escuras”.

A psicóloga da Casa de Menina Mulher, Clarice Almeida, falou do trabalho que a ONG desenvolve com as meninas carentes dos bairros do Coque e dos Coelhos. Segundo ela, a maioria da garotas vivencia situações de violência doméstica, mas resistem a contar o que acontece em casa. “As crianças do sexo masculino se sentem ainda mais constrangidas e envergonhadas, pois temem ser chamados de homossexuais”, relatou o psicólogo clínico Moacyr Rocha que pretende apresentar, em janeiro de 2007, pela Católica, a dissertação de mestrado ‘violência intrafamiliar em crianças do sexo masculino’.

Jornada de Iniciação Científica apresenta 334 pesquisas
Por Manoela Carina

No segundo dia da 8º Jornada de Iniciação Científica da Católica e da 10º Jornada Científica da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe) 141 alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científicas (Pibic) divulgaram seus trabalhos. As apresentações são abertas ao público e acontecem até amanhã, entre as 8h15 e 17h, no anfiteatro do Bloco G4 e em três salas no 3º andar, do mesmo Bloco.

A estudante do 2º ano do Colégio Liceu Vanessa Lima, 16, que também é aluna bolsista do Pibic Junior participou como ouvinte. Para ela, esses encontros são fundamentais para entender como é feita a dinâmica das apresentações. “Nunca participei de nada parecido. Isso vai me ajudar defender minha pesquisa no próximo ano”.

O aluno do curso de direito da Católica Guilherme Neves, 23, fez, às16h, a sua segunda apresentação de trabalhos científicos pelo Pibic e já renovou a bolsa por mais um semestre. Segundo ele, as experiências adquiridas no programa têm rendido bons resultados na vida pessoal e profissional. “Hoje sou rigoroso e perfeccionista em tudo que faço e já me sinto preparado para escrever a minha monografia de conclusão de curso”.

Até amanhã, 270 trabalhos devem ser defendidos. Os dez primeiros colocados serão premiados com livros e cursos de inglês. O primeiro colocado ganhará uma viagem para a Inglaterra, com três meses de curso de inglês e estadia pagos. A premiação acontece nesta sexta-feira (29).

Economia Social e do Trabalho são tema de debate
Por Juliana Araújo

A 4ª Semana de Integração da Católica promoveu hoje ( 27 ), a mesa–redonda sobre Economia Social e do Trabalho. A palestra contou com a participação do secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Florival Carvalho, e da diretora de Economia Social , Eliane Cabral.

O debate teve como tema principal a economia solidária, desenvolvido pela prefeitura do Recife. O projeto é uma parceria com as pessoas excluídas do mercado de trabalho. Florival Carvalho falou sobre o objetivo principal dos trabalhos com as comunidades menos favorecidas.”A economia solidária visa principalmente oferecer a essas pessoas um meio alternativo de serem inseridas no mercado de trabalho”, disse.

Uma das ações mencionadas foi a desenvolvida na comunidade de Brasília Teimosa, onde os pescadores locais são treinados para aproveitar melhor os recursos naturais daquela área.

Minicurso estuda a evolução das estrelas
Por Eduardo Travassos

EstrelasAs características das estrelas e a história do Universo são alguns dos temas apresentados nos minicursos de Astrofísica e Cosmologia, que começaram ontem (26) e irão até a sexta-feira (29). A iniciativa faz parte da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. As aulas, ministradas por pesquisadores e professores da pós-graduação do Observatório Nacional de Astronomia, do Rio de Janeiro, estão acontecendo na sala multiuso do bloco D. Hoje pela manhã, nas aulas de Evolução Estelar e Astrofísica Extragalática, os alunos inscritos aprenderam sobre, entre outros assuntos, as propriedades de galáxias do universo local e evolução das estrelas.

O professor Eduardo Telles explicou que “a Astrofísica é uma linha que abrange toda a física e tenta responder questões referentes à origem do Universo”. Para ele, é importante alunos das graduações de física acompanharem estes assuntos porque a ciência “é a base da astrologia”.

A evolução do Universo e as suas propriedades são os temas principais das aulas dele. Já o professor Cláudio Bastos abordou as principais características das estrelas, como a temperatura e a luminosidade, exemplificando os cálculos necessários para se chegar a estes resultados. Ainda ministram cursos, os professores Jailson Alcaniz (Cosmologia) e Ramiro de la Reza (Astrofísica Estelar e Planetária).

Técnicos explicam sucesso e fracasso das empresas
Por Rosimere Albuquerque

EmpresasEntendendo custos, despesas e preço de venda, essa é uma das palestras ministradas na Jornada Sebrae, que faz parte da Semana de Integração. “Eles evidenciam o porquê dos sucessos ou fracassos das empresas, baseados em exemplos práticos e teóricos, já que vivenciam isso diariamente”, afirmou a estudante de Economia da Faculdade Boa Viagem, Mariana Maciel, 24 anos, que estava entre o público presente. As palestras estão sendo realizadas na quadra esportiva, durante o dia todo.

Jornada Sebrae vai até sexta-feira
Por Nara Pinilla

Os interessados em empreendedorismo não podem perder a Jornada Sebrae. Serão 75 minicursos e 45 palestras gratuitas sobre o tema. A iniciativa, promovida em parceria entre a Universidade e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas busca a capacitação de pequenos empreendedores e pessoas interessadas em gestão empresarial. As atividades fazem parte da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade e vão até sexta-feira (29). Informações 2119-4173 ou pelo www.unicap.br/sius

Professores da Católica debatem qualidade de vida na UFPE
Por Eduardo Travassos

Professores da Católica apresentaram hoje (27) algumas das pesquisas desenvolvidas na Universidade na área de meio ambiente e bem estar. Foi durante a VI Feira de Qualidade de Vida, realizada entre hoje e amanhã no centro de convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O espaço Foyer Acauã, local das apresentações, ficou lotado, principalmente com estudantes do Ensino Médio, que ouviram atentamente as explicações dos trabalhos nas áreas de psicologia, arquitetura e química. O evento acontece anualmente e é promovido pela Pró-reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida da UFPE.

Participaram do encontro, a professora Irinéa Catarino, do Departamento de Psicologia; Paula Maciel, do Departamento de Engenharia; Valdemir Santos e Alexandra Salgueiro, do Departamento de Química. E o primeiro momento ficou por conta da professora Alexandra, que apresentou as ações do Núcleo de Pesquisas em Ciências Ambientais (NPCIAMB) e a infra-estrutura que a Católica dispõe para estudos nesta área. Ela também explicou como funciona o Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais, mantido pela Universidade.

Em seguida, a docente apresentou o trabalho Desenvolvimento de Pesquisas no Pólo Têxtil de Toritama, do qual ela é uma das autoras. Alexandra abordou os pontos positivos e negativos da instalação dessas indústrias, principalmente do ramo de tinturaria e lavanderia, explicando que a quantidade de efluentes (resíduos líquidos descartados) interfere muito na poluição visual e no ciclo biológico do rio Capibaribe mas, em compensação, impulsiona a economia local.

Ainda na área química, o professor Valdemir Santos falou sobre a pesquisa Produção de Gesso Reciclável, que desenvolveu um novo método para que o gesso, material considerado não-reciclável, fosse reutilizado. Ele explicou o ciclo deste produto e apresentou os resultados obtidos após a construção de um novo tipo de forno, que permite a produção de um gesso capaz de ser reutilizado três vezes e permanecer com características satisfatórias, inclusive superiores as que as normas brasileiras indicam.

A professora Irinéa Catarino falou sobre o uso de drogas por jovens, na pesquisa As Drogas na Adolescência – Fatores de Risco e Proteção. Ela indicou que os jovens começam a beber cada vez mais cedo, muitas vezes por problemas de relacionamento ou por ansiedade e depressão. Como fatores de proteção, ela ressaltou a importância de uma relação afetiva familiar e social de confiança, afirmando que o jovem tem que ter senso crítico para perceber o que é certo ou errado.

Encerrou a participação da Católica na feira, a professora de Arquitetura Paula Maciel, apresentando a pesquisa Habitação Popular X Qualidade de Vida. Ela mostrou o resultado obtido no conjunto habitacional Agamenom Magalhães, quando foram apontados como pontos importantes para uma boa qualidade de vida a proximidade da cidade e a área de lazer comum. Como ponto negativo, foi dito principalmente a proximidade entre janelas de diferentes apartamentos.

Estudantes realizam oficinas de relaxamento gratuitas
Por Manoela Carina

Durante toda a Semana de Integração Católica-Sociedade, o curso de Terapia Ocupacional da Católica promove, das 14h às 15h, uma oficina de relaxamento, na sala 505, no 5º andar do bloco G4. O objetivo é promover o relaxamento, através de alongamentos, massagens e dinâmicas de grupo, facilitando a percepção das partes do corpo para usá-lo de forma adequada nas atividades cotidianas. As aulas são ministradas pelos terapeutas ocupacionais da Clínica Escola do curso de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Católica, que deve ser inaugurada ainda este mês. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Celebração Eucarística encerra mês da Bíblia
Por Sophia Marvão

A Divisão de Ação Pastoral convida professores, funcionários, alunos e o público em geral para a Celebração Eucarística, seguida de confraternização, que marcará o encerramento do mês da Bíblia. A missa será na capela, sexta-feira (29), às 18h. Na ocasião, será feita uma homenagem em comemoração ao Dia do (a) Secretário (a).

Fasa vende camisas com desconto
Por Christiano Vasconcellos

Em comemoração aos 55 anos da Católica, a Fasa está com uma promoção especial. Quem comprar cinco camisas com a nova marca da Universidade pagará apenas R$ 55,00. Junte seus amigos e aproveite o desconto. Cada camisa normalmente custa R$ 15, 00, mas hoje, sai por R$11,00. A promoção é válida para camisas e baby looks.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0