A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 26 de setembro de 2006 ano 5

Abertura da Semana de Integração celebra a paz
Por Christiano Vasconcellos

Abertura Sius

A solenidade de abertura da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade aconteceu, na manhã de hoje (25), no auditório G2 da Universidade. O evento teve um momento oracional e a participação da dupla de cantadores Edmilson Ferreira e Antônio Lisboa enfatizando o tema da edição deste ano: Pensar a vida e promover a paz. O Pró-reitor Administrativo, professor Altamir Soares de Paula, abriu oficialmente a programação, em nome do Reitor, Padre Pedro Rubens, que está na França em viagem de trabalho.

O Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Junot Matos, fez o discurso de abertura. Na apresentação ele lembrou a importância da Católica nos “55 anos de efetivos serviços prestados à juventude e ao povo do Nordeste”. Agradeceu ao professor Francisco Luiz dos Santos, coordenador geral do evento, pelo “esmero, dedicação e, sobretudo, pela paciência” na organização da 4ª Semana de Integração. O professor Junot destacou também o apoio do Observatório Nacional, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), além da dedicação de todos que se envolveram na iniciativa.

Em seguida, o Chefe do Departamento de Teologia, professor Degislando Nóbrega, leu o discurso enviado pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. “Pensar a vida e promover a paz. É sugestivo o tema da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. Fala da vida que deve ser estudada e da paz que deve ser promovida”, diz um trecho do discurso. “A Católica quer difundir mais que a ideologia, a utopia da paz contra a ideologia da guerra e do ódio”, leu o professor Degislando. Ao final, Padre Pedro desejou uma feliz Semana de Integração: “Cristo, Rei da Paz, que saudava seus discípulos dizendo: ‘Paz, eu vos dou a minha Paz. A Paz que o mundo não pode dar’ abençoe a Católica e nos ajude a ser instrumento de Sua paz, como diria São Francisco de Assis”.

Solenidade teve apresentações artísticas
Por Eduardo Travassos

CantadoresA abertura da Semana de Integração Católica-Sociedade, na manhã de hoje (26), teve apresentações de duas das mais importantes vertentes da cultura popular nordestina: a poesia cantada e a falada. Os cantadores Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira apresentaram sua música cheia de improvisos e bom humor, enquanto o jovem poeta Antonio Marinho recitou poesias próprias e de outros autores. O público presente no auditório G2 respondeu com boas gargalhadas. Houve quem se emocionasse quando os artistas usaram seus talentos para falar da paz.

Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira apresentaram canções que transmitiam mensagem de paz e a importância que cada um tem no desempenho deste papel. O sucesso da dupla já ultrapassou fronteiras e chegou em países da Europa como a França.

Depois dos cantadores, o aluno do 3º período de Direito, Antônio Marinho, declamou poesias. A primeira foi uma junção de versos próprios e de vários autores, como Dimas Batista e Lamartine Passos. Em seguida, entoou os versos de Os Trabalhadores, de Rogaciano Leite.

Aos 19 anos, Antônio já publicou suas poesias no livro Nascimento (Ed. Bagaço) e prepara a segunda obra. Ele começou a se apresentar aos três anos e aos seis, em parceria com o irmão, Greg, escreveu seu primeiro poema, sobre a chacina da Candelária, ocorrida no Rio de Janeiro.

Secretário de Educação faz palestra de abertura da Semana de Integração
Por Christiano Vasconcellos

O secretário estadual de Educação, Cultura e Esportes, Mozart Neves Ramos, ministrou a palestra inaugural da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. Educação, Cidadania e Paz foi o tema da apresentação realizada, na manhã de hoje (26), no auditório G2, da Universidade.

O ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) iniciou a apresentação falando dos seus ídolos. Citou Dom Hélder Câmara e o líder sul-africano Nelson Mandela como exemplos a serem seguidos. “A paz só poderá ser construída se houver um forte processo de solidariedade humana”, assegurou, explicando que as mudanças devem ocorrer ainda dentro de casa. Uma imagem representando o fluxo mundial de acessoà rede foi apresentada pelo palestrante para demonstrar as desigualdades existentes no mundo. “O tempo que se leva para avançar é que gera as diferenças sociais”, disse, mostrando que o Brasil aumenta em apenas 2% o número de cursos superiores, anualmente.

O secretário Mozart Neves usou um gráfico para mostrar a diferença dos níveis de estudo e profissionalização entre 1992 e 2002. “Não existe paz se não houver igualdade de oportunidades”, afirmou. O clássico da literatura mundial, Crime e Castigo, do escritor russo Fiodor Dostoievski, também foi usado como exemplo durante a explanação. Além disso, o palestrante citou o líder espiritual indiano Mahatma Gandhi, o primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o escritor argentino Jorge Luis Borges.

Ao encerrar a palestra, Mozart Neves se confessou um apaixonado pela educação e afirmou que hoje dedica todos os seus esforços a um ideal : “Toda criança deve estar lendo e escrevendo até os oito anos de idade. Essa é a minha bandeira”, disse. Em seguida utilizou a música Paperback Writer (escritor de livros, em português), dos Beatles, para encerrar a apresentação.

Sociólogo analisa violência urbana
Por Eduardo Travassos

A primeira conferência da Semana de Integração começou abordando um dos temas que mais vem preocupando a sociedade: a violência urbana. Foi em torno disso que girou a palestra do pesquisador, sociólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Luiz Ratton. Ele analisou vários aspectos da violência no Brasil e no mundo, apresentando dados e comparações entre várias nações e cidades do planeta. A mesa foi formada pelos professores da Católica Jayme Benvenuto e Thales Castro. O Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos, presidiu a sessão.

A platéia ficou impressionada com os dados. Pesquisas apontam que o Brasil registra uma média de 50 mil homicídios por ano. Mil deles somente na cidade do Recife. Em outras palavras, de cada 100 assassinatos ocorridos no País, cinco acontecem em Pernambuco. Apesar disso, Ratton apontou que são poucas as pesquisas científicas na área para se apontar causas e conseqüências. “Quando pesquiso o termo homicídio na internet aparecem 70 pesquisadores nas respostas, mas quando coloco cordel aparecem 600. É importante estudar nossa cultura, mas a violência também é”, explicou.

O professor comparou as ocorrências de mortes violentas em vários países e em algumas cidades do mundo como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Londres e Edimburgo. As cidades brasileiras apresentam índices de violência até 20 vezes maiores que as européias. Porém, a principal tese do pesquisador é que não podemos considerar a desigualdade social como principal fator para os altos índices que possuímos, mas um entre muitos outros problemas, como a impunidade e a incapacidade do Estado de criar políticas públicas eficientes. Para Ratton, só com a criação destas políticas e a participação efetiva da sociedade civil, principalmente as camadas médias “que só se mobiliza quando é atingida ou passa a se proteger mais em casa”.

Para o professor Jayme Benvenuto, a diferença social é o principal fator para a alta da violência, além da segregação vivida durante nossa história. Para ele, o “Brasil não se equipou, não está dando conta, nem declara até onde vai sua tolerância”. O professor Thales Castro fez uma abordagem do cenário internacional criticou as ações da ONU no combate a violência. “As pessoas não devem se enganar, pois este órgão, desde sua criação, é voltado para a manutenção da ordem, e não da paz”,afirmou.

Começa a Jornada de Iniciação Científica Católica-Facepe
Por Glaucio Alves

Abertura do Pibic

Foi aberta hoje (26) à tarde, no auditório G2, a 8ª Jornada da Iniciação Científica da Católica e a 10ª Jornada de Iniciação Científica da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia de Pernambuco (Facepe). Pela primeira vez o órgão está realizado o evento em conjunto com uma instituição de ensino. Na ocasião, foi homenageado o professor emérito da UFPE, Adonis Carvalho, que ministrou a palestra “Os compromissos humanitários e éticos do pesquisador em ciências”. Também participou da mesa, o diretor científico da Facepe, Alfredo Arnóbio da Gama e a Coordenadora do Pibic da Católica, Maria das Graças Vasconcelos.

A Jornada foi aberta pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Católica, Junot Matos. No inicio da apresentação, o diretor científico da Facepe lembrou a importância da iniciação científica. Ele destacou que o Brasil apresentou, dos anos 90 até agora um grande desempenho da produção de conhecimento. “Nosso país superou até países desenvolvidos como a Itália. Isso se deve ao alto nível das pesquisas que estão sendo realizadas”, afirmou Arnóbio. “Hoje são mais de 20 mil programas espalhados por todo o País”, complementou.

Logo em seguida, foi a vez da homenagem ao professor Adonis Carvalho. Ele foi reconhecido pelo relevante trabalho como docente e pesquisador. Uma placa comemorativa foi entregue a ele. O professor Roberto José Vieira de Melo leu um texto no qual lembrou todas as conquistas acadêmicas do homenageado. Para o professor Adonis, que ministrou uma palestra lembrando os compromissos éticos e humanitários do pesquisador em ciências, “a maior punição para um cientista que foi contra os valores éticos é o reconhecimento do erro cometido”.

Ainda na tarde de hoje (26) e durante todo o dia de amanhã (27) e quinta-feira (28), os alunos bolsistas da iniciação científica farão apresentações orais de seus trabalhos no Anfiteatro, no 3º andar do bloco G4. Para a estudante de Fonoaudiologia da Católica e bolsista do Pibic, Emmanuelle Olímpio, a iniciação científica é uma ótima oportunidade para mostrar seu trabalho para a comunidade acadêmica. “Espero contribuir para que, no futuro, os especialistas utilizem a minha pesquisa”, comentou a estudante.

Cenário político em foco na Semana de Jornalismo
Por Christiano Vasconcellos

A Semana de Jornalismo começou, na noite de ontem (25), com um debate entre o repórter especial da sucursal de O Globo, em Brasília, Gérson Camarotti, e o secretário de Comunicação da PUC/MG, jornalista Maurício Lara. Eles falaram sobre Imprensa e Política: eleições no Brasil. O evento, que faz parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, foi mediado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco (SinjoPE), Ayrton Maciel.

No início da apresentação, o Coordenador do curso de Jornalismo, Ricardo Mello, leu um e-mail enviado pelo jornalista Ricardo Noblat, para justificar sua ausência. O responsável pelo mais importante blog político do País ficou impossibilitado de participar do encontro devido às mudanças no quadro das eleições que se aproximam. “Caros colegas: a culpa é de Lula por eu não poder estar com vocês esta noite. Há 15 dias, ele tinha uma eleição ganha no primeiro turno. Mas aí a turma dele resolveu aprontar mais um escândalo”, diz um trecho da mensagem. “Eu sou blogueiro. Blogueiro trabalha sozinho. Blog não pode ser terceirizado”, explicou e em seguida, completou: “Juro que estarei com vocês em outra oportunidade. Um forte abraço”.

Maurício Lara iniciou a apresentação com uma afirmação bastante curiosa. Para ele, os principais destaques da eleição deste ano não são candidatos ou políticos envolvidos em escândalos nacionais. “As grandes estrelas não são Lula ou Alckimin, José Dirceu ou Roberto Jefferson. São o pacote do arroz e o saco de cimento”, afirmou. O argumento do jornalista é que a população, na gestão do presidente Lula, teve melhoria das condições de moradia e alimentação. Contudo, a imprensa e a oposição não se deram conta disso. “Não é uma questão de gestão, mas de digestão”, brincou Lara.

Em seguida, Maurício Lara fez um panorama das eleições anteriores, desde 1989. E analisou a deste ano. “A eleição se banalizou, no melhor sentido da palavra”, disse. Ele ainda explicou como os índices de intenção de voto do Presidente continuam altos mesmo depois de todos os escândalos envolvendo o seu governo. “No auge da crise, o Lula foi falar com o público dele, as pessoas humildes do interior do País”, disse.

Formado pela Católica em 1995, Gerson Camarotti está há mais de dez anos trabalhando em Brasília. O repórter contou um pouco do que acontece nos bastidores do jornalismo político nacional. “Ocorre uma agressividade na disputa pela notícia. A concorrência é tão forte que tem que analisar se vale à pena segurar uma informação por 24 horas”, explicou. Para ele, somente a experiência trará boas fontes para o jornalista. “O único valor do repórter de política é a exclusividade”, completou.

“O PSDB se deu ao luxo de escolher o candidato mais fraco”, afirmou, ao analisar a campanha do tucano Geraldo Alckimin. “Concordo com Lara que a oposição, depois do mensalão, achou que a eleição estava ganha. Essa visão foi um equívoco”, disse. Após as apresentações, os jornalistas responderam, por quase duas horas, perguntas da platéia sobre ética, linhas editoriais e pesquisas, entre outros temas.

Depoimentos

"O debate é uma forma de trazer a macro-politica para a universidade. Sem contar que não teria momento mais oportuno para esse debate do que na semana pré-eleição. Iniciativas como essa não deveriam acontecer, apenas nas épocas de eleições e sim durante o ano inteiro".
Natália Oliveira – 19 anos

"Achei que o debate foi muito esclarecedor. Eles (os palestrantes) conseguiram explorar, ao máximo, tanto a política quanto a atividade do jornalista neste meio. Foi ótimo tanto para o estudante de jornalismo como para eleitores que irão as urnas domingo que vem. “
Rosimere Albuquerque – 25 anos.

Colaborou Felipe Ferraz

Economia de comunhão é tema de Fórum
Por Sophia Marvão

Comunhão e Paz“Ao contrário da economia consumista, baseada no ter, a economia de comunhão é a cultura do dar”. Com esta frase da fundadora do movimento folkolares, Chiara Lubich, foi aberto o III Fórum de Economia de Comunhão e Cultura de Paz, ministrado pelo Coordenador do curso de Economia, o professor Thales Castro.

O evento reuniu opiniões de especialistas no assunto. Os convidados discutiram a questão da paz e dos valores na cultura. O encontro teve como debatedoras a doutora pela Universidade de Porto, Maria José de Matos Luna e a professora Regina Monteiro, mestra em ciências sociais, além de médica.

Segundo a professora Regina, em princípio, a economia de comunhão não supera as desavenças entre as pessoas. A resposta vem a partir do momento que a pessoa se conscientiza que isso poderá trazer conseqüências. Um dos exemplos citados na palestra foi à mudança no relacionamento que há entre o empregador e o empregado. Serve como uma relação de respeito e aprendizado entre o professor e o aluno. A economia de comunhão faz com que as pessoas saibam dividir as coisas, pois é uma atividade que leva a coletividade e a socialização.

Aniversário da Católica será comemorado amanhã

A Universidade Católica de Pernambuco comemora amanhã (dia 27) 55 anos. A festa começa às 8h30 com o corte do bolo no hall do bloco G. O bolo, um presente da Recife Mercantil e Bunge Alimentos, terá dois metros de comprimento por 80 centímetros de largura e pesará em torno de 50 quilos. A programação prossegue durante todo o dia com várias atividades culturais, acadêmicas e científicas. Às 18h, será celebrada missa na capela da universidade e, às 21h, acontecerá no Teatro de Santa Isabel o recital "Uma Viagem Pelo Mundo da Ópera", apresentado pelo Madrigal da Unicap.

Segundo o Irmão Pires, regente do Madrigal, a apresentação se baseará em trechos de quatro óperas: Eurídice, de Glunch-Calzabigi, e A Flauta Mágica, de Mozart, vão compor a primeira parte do espetáculo. Don Carlo, de Verdi, e Cavaleria Rustiana, de Mascagni, estarão no repertório da segunda parte e encerrarão o recital. O público esperado é de 700 pessoas entre professores, alunos, funcionários da Universidade e convidados. Para assistir ao recital é preciso levar o convite e as senhas.

Jornada Sebrae discute design
Por Adria de Souza

A Jornada Sebrae, que faz parte da 4ª Semana de Integração, está provando que empreendedorismo é um tema amplo. Há espaço até para o design. O tema foi explorado dentro do conceito de embalagem e apresentação do produto durante palestra realizada na manhã de hoje (26).

A discussão enfocou o conceito, a história do design e a sua aplicabilidade em diversos aspectos, entre eles, o da propaganda. De acordo com especialistas, o que era inicialmente empregado na estética de produtos (principalmente no setor mobiliário) evoluiu, agregando personalidade e se tornando cada vez mais requisitado.

Católica prepara alunos para vestibular
Por Diego Henrique

AulaA Semana de Integração não esqueceu de quem está prestes a fazer vestibular. Em parceria com o programa do Governo do Estado Rumo à Universidade, a Católica está promovendo aulas preparatórias direcionadas a alunos do Ensino Médio das redes pública e particular.

As primeiras aulas aconteceram na manhã de hoje (26) nas salas do bloco J. Os participantes escolheram os assuntos no momento da inscrição.Todo o conteúdo programático foi repassado por alunos da Católica. As turmas ficaram lotadas. Para o Coordenador de Extensão da Católica, Alcivam Oliveira, o evento traz benefícios tanto para os estudantes quanto para os monitores. “É uma oportunidade de formação ética dos instrutores e de compromisso social”, disse.

Presidente da Philips participa da Semana de Integração
Por Manuela Ferreira

O presidente da Philips na América Latina, o pernambucano Marcos Magalhães, fará uma palestra sobre a situação da educação no Brasil, na sexta-feira (29), a partir das 14h, no auditório G2. O executivo trabalha na multinacional européia há mais de 30 anos. Ele ocupa a função até 1º de abril de 2007, quando se aposentará e será sucedido pelo executivo Paulo Zottolo, também brasileiro.

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE, o executivo iniciou sua trajetória na empresa em 1971, em Eindhoven, na Holanda, país onde está situada a sede da empresa. Desde seu ingresso na companhia, Marcos Magalhães assumiu diversas funções, como a de diretor superintendente da Sul América Philips Telecomunicações e diretor da Unidade de Componentes da Philips do Brasil.

Semana de Integração terá lançamento de oito livros
Por Manuela Ferreira

Além de cursos, minicursos, seminários e demais eventos, a 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade reserva a quinta-feira (28) para o lançamento de oito obras literárias no térreo do Bloco G. São publicações para todos os gostos, sobre temas como filosofia, pedagogia, literatura e psicologia. Entre os livros, estão O Projeto Pedagógico como Instrumento de Gestão, do Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Católica, professor Junot Cornélio Matos, além de Resgatando a Vida e a Obra de Manoel Lubambo, do padre Ferdinand Azevedo.

O conceituado psicólogo Luiz Schettini, por sua vez, aproveita a ocasião para lançar Adoção: Os Vários Lados dessa História, pela edições Bagaço. A experiência de Bruno Carneiro Lira na Pastoral da Criança serviu de mote para Alfabetizar Letrando, da editora Paulinas. Já Marcos Roberto Nunes Costa organiza a edição de A Filosofia Medieval no Brasil: persistência e resistência, uma homenagem dos orientandos e ex-orientandos ao mestre Luis Alberto de Boni.

A série de eventos também contará com o lançamento das organizações Mulher e Família, Diversos Dizeres, da Oficina do Livro de São Paulo; Entre história e imaginário, da Edipucrs, de Porto Alegre; e Maturidade e velhice: pesquisas e intervenções psicológicas, da Casa o Psicólogo de São Paulo.

Restaurante dá desconto aos participantes da 4ª Semana de Integração
Por Elano Lorenzato

Os participantes inscritos na 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade têm descontos no almoço e jantar do restaurante Georgina. Na parceria firmada entre a Católica e o restaurante, os participantes têm um desconto de 21% no almoço, pagando R$ 1,50 por 100g, ao invés de R$ 1,90. No jantar o desconto é de 10%, pagando apenas R$ 1,35 por 100g. Para ter o desconto, basta apresentar o crachá do evento no caixa do restaurante.

O restaurante Georgina oferece também um lanche diário, das 17h30 às 19h, aos repórteres e voluntários na cobertura jornalística da Semana de Integração. O lanche é composto de um sanduíche misto ou queijo quente, acompanhado de um copo de refrigerante. O restaurante Georgina fica na Rua Afonso Pena, esquina com a Rua do Lazer.

Estudantes ensinam técnicas de relaxamento
Por Leandro Gantois

FisioterapiaA VII Semana Inaciana tem como um dos destaques o grupo Relaxando e Alongando, formado por estudantes de Fisioterapia da Católica. Quem passar pelo térreo do bloco G vai poder aprender técnicas de postura correta e consciência corporal. As atividades acontecem até amanhã (27), às 11h.

 

Estandes movimentam bloco G
Por Julia Schiaffarino e Cíntia Ramos

Quem passar pelo hall do bloco G vai ter uma vasta gama de opções de serviços e produtos. O público vai conhecer, por exemplo, ofertas oferecidas pelos grandes jornais do Estado. Além de planos de assinaturas, é possível participar de sorteios. É o que o Diário de Pernambuco está promovendo. Os dez primeiros assinantes ganharão um DVD da banda Magníficos.

O Jornal do Commercio disponibiliza obras literárias de Jorge Amado, relógios de pulso, camisas, visitas ao Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, assinaturas diárias trimestrais, além de oferecer exemplares de graça.

Mas nem só os veículos de comunicação estão utilizando o espaço. As ONG´s também marcam presença. É o caso do Núcleo de Apoio à Criança Carente com Câncer (NACC) e Associação de Assistência à Criança com Deficiência (AACD). Nestes stands estão sendo vendidas canetas, camisas, biscoitos e CDs. Os preços variam de um a 20 reais. Toda a renda arrecadada será revertida para os projetos desenvolvidos pelas associações.

Minicursos esclarecem origem do Universo
Por Julliana Araújo

AstrofisicaOs interessados em aprofundar o conhecimento a respeito do Universo terão uma ótima oportunidade durante a Semana de Integração. Começou hoje (26) e vai até sexta-feira (29), o curso de Astrofísica. Pela manhã, aconteceram aulas sobre a evolução estelar e astrofísica extragaláctica. À noite, os temas abordados serão cosmologia e astrofísica planetária.

O Coordenador do curso de Física da Católica, o professor Antônio Carlos Miranda, destacou a importância das aulas oferecidas: “O interesse em trazer as aulas veio da curiosidade que muitos alunos de física possuem sobre a área, mas não têm acesso no Estado. O estudante Marco Juno é um dos que estão aproveitando o minicurso. “É uma área muito interessante, pois podemos entender os astros através da ciência. Mas o mercado em Pernambuco é muito restrito”, analisou.

Oficina de material didático mostra mapa para cegos
Por Julliana Araújo

A 4°Semana de Integração da Católica promoveu hoje (26) uma mostra de produção de material didático para deficientes visuais. O projeto foi desenvolvido por alunos do Departamento de História com orientação dos professores Luiz Carlos Marques e Emanuela Sousa Ribeiro.

Segundo a aluna, Eudas Miranda, a idéia surgiu a partir da deficiência que a turma percebeu em encontrar materiais didáticos para cegos. O projeto visa sensibilizar a comunidade para as possibilidades de atendimento às necessidades didáticas para portadores de deficiência visual.

Foi produzido um mapa da Europa Medieval em alto-relevo e com textura especial para a melhor percepção. As informações foram traduzidas para o método Braille. “Esse mapa visa conscientizar a comunidade acadêmica sobre as diferenças entre as pessoas sem menosprezar sua capacidade de produzir”, destacou a estudante de História, Sônia Pereira que é deficiente visual.

Liderança e relacionamento são destaques na Jornada Sebrae
Por Leandro Gantois

A Jornada Sebrae destacou hoje (26) a importância da liderança e do bom relacionamento nas empresas. Este foi o tema da palestra ministrada pelo economista e consultor do Sebrae, Jorge Arruda, que tem especialização em Consultoria Organizacional. Ele ressaltou que o relacionamento pessoal é um importante fator no sucesso de um empreendimento. Para a estudante de Fisioterapia Jacielma Guerra, 23 anos, aprender a lidar com empresas é algo imprescindível. “Quero melhor como aluna e saber como administrar um negócio próprio”, afirmou.

Alunos de Direito conhecem a Barreto Campelo
Por Manoela Carina

Barreto CampeloOs alunos do 8°, 9° e 10° período do curso de Direito da Católica visitaram o Presídio Barreto Campelo e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá. O passeio foi uma atividade acadêmica da disciplina de Processo Penal II, ministrada pelo Professor Alexandre Nunes. “Conhecer a realidade dos estabelecimentos penais facilita o aprendizado na sala de aula”, disse o docente.

Dois ônibus saíram da Universidade, levando cerca de 60 alunos. A primeira parada foi no HCTP, lugar de recuperação psiquiátrica onde são levadas as pessoas que cometeram algum delito e que apresentaram suspeita de insanidade mental. Os estudantes fizeram doações de alimentos e material de higiene pessoal. Também assistiram a uma palestra da assistente social do hospital, Lúcia Helena.

Ela explicou que o HCTP recebe a demanda dos 16 presídios do  Estado e que o funcionamento é  diferente de um Hospital de Psiquiatria comum, pois os pacientes só entram e só saem com ordem judicial. “Nossa capacidade é de 445 pacientes. Atualmente temos 336 pacientes, mas apenas 96 estão com situação jurídica definida. Destes, 38% apresentam esquizofrenia. Aqui existem casos de pacientes que estão há 8 anos aguardando laudo”, revela a assistência social.

Depois, os estudantes seguiram para o Presídio de Segurança Máxima Barreto Campelo. Eles foram recebidos pelo diretor, o coronel Severiano da Silva. Ele falou sobre a manutenção da disciplina dentro de uma unidade prisional com 1.470 detentos que cumprem, em regime fechado, penas superiores a 8 anos de reclusão.

Ele explicou ainda que os agentes penitenciários evitam entrar nos pavilhões. Essa tarefa é dos chaveiros, presos de confiança que levam e trazem as informações internas. Atualmente a segurança do Barreto Campelo conta com 26 policiais militares, cinco agentes penitenciários e 37 cachorros. O presídio tem capacidade para comportar 1140 homens.

Em seguida, alguns presidiários fizeram apresentações de capoeira, caratê, rap e ofereceram aos alunos um lanche preparado por eles mesmos. O estudante Negi José da Costa, 54, participou de todas as visitas e disse que já está decido quanto à área que pretende atuar. “Já gostava de Direito Penal. Agora gosto mais ainda. Aproveitei essas visitas para refletir, dentro da Lei de Execução Penal de nº 7.210, a situação dos detentos e as condições dos presídios. Isso sem dúvidas ajudou na minha formação”, avalia.

Com estas visitas, o professor Alexandre Nunes encerrou o ciclo de aulas externas sobre o sistema prisional deste semestre. “Não se deve matar o homem criminoso, mas, no homem, o criminoso”, concluiu.

Alunos do São Bento visitam a Católica
Por Nara Pinilla

Uma turma formada por 40 alunos do Ensino Médio do Colégio São Bento, em Olinda, visitaram os laboratórios da Universidade Católica de Pernambuco. A atividade foi promovida pela 4ª semana de Integração Católica-Sociedade. Divididos em três grupos de saúde, exatas e humanas, os estudantes percorreram as dependências da Universidade. Segundo a psicóloga da escola, Márcia Souza, a visita serviu para ajudá-los na decisão de qual carreira seguir.

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento dos laboratórios e conversar com alguns professores. Foi o que aconteceu no primeiro fórum universitário do Recife, o da Católica. Eles estiveram na sala de audiência e ouviram o professor de Direito, Albérico Gomes Guerra, falar sobre o funcionamento dos juizados criminais.

Para os estudantes, a iniciativa foi uma boa oportunidade para tirar dúvidas sobre as áreas que eles pretendem atuar. “ A visita foi bastante produtiva por esclarecer sobre os cursos oferecidos pela Católica, disse a estudante do do 3º ano, Renata Berenguer.

Cieneasta faz palestra sobre documentários
Por Niumízia Alves

ErikO cineasta Eric Laurence ministrou hoje (26) à tarde, no Anfiteatro do bloco G-4, uma palestra sobre o tema “Vídeo documentário”. O evento fez parte da programação da Semana de Jornalismo que acontece durante a 4ª Semana de Integração Católica Sociedade.

Laurence exibiu nove vídeos em que analisou dois tipos de documentário: o da linguagem verbal e o da linguagem não-verbal, que utiliza apenas imagens e montagens. “O documentário em si é uma busca da realidade, assim pretendemos aqui fazer um paralelo com o jornalismo. Vamos mostrar como o jornalismo audiovisual, atualmente, ainda utiliza muito o texto escrito. Queremos apresentar e discutir novas formas de trabalhar esse tipo de jornalismo”, disse o cineasta.

Os vídeos foram desde o documentário “Nanook do Norte” de 1922, até “Ser e Ter” de 2005. “O objetivo é fazer uma reflexão sobre a evolução histórica do documentário”, afirmou Laurence. Nos dois vídeos citados, há a utilização do cinema direto, em que a câmera está presente, mas aparentemente invisível.

“Existe uma troca mútua entre o documentarista e o documentado. Aqui se retrata o cotidiano da pessoa, só que de uma forma natural. É claro que existem intervenções, mas o objetivo é realmente retratar a realidade”, explicou o cineasta. De acordo com Laurence, o jornalismo utiliza, em excesso, a linguagem verbal. “Os OFFs, tão utilizados no jornalismo televisivo, acabam descrevendo o que a imagem já diz. É necessário que a gente treine o olhar para entender e apreender melhor o que cada imagem traduz”, enfatizou.

Agerp promove ciclo de palestras sobre a paz
Por Priscila Maia

A Agência Experimental de Relações Públicas (AGERP) promove, até sexta-feira (29), sempre às 19h na sala 410 do 4º andar do bloco A , diversas palestras voltadas para o tema “Empresa e Comunidade: empreendedores sociais”. Os eventos fazem parte da IV Semana de Integração da Católica-Sociedade.

Na abertura, os representantes da Claro Nordeste e do Sindicato dos Bancários de Pernambuco vão realizar a palestra intitulada de “Vida em Todas as Cores”. Já no dia 29, o Conselho Estadual da Paz, o Instituto Antônio Carlos Escobar (IACE) e o Movimento Tortura Nunca Mais participarão da Vitrine da Paz, com homenagem a Dom Hélder Câmara. O encerramento será às 21h, no térreo do bloco A, com o Batuque da Paz. Percussionistas, dançarinos e pernas-de-pau dos grupos culturais do MTNM vão se apresentar.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0