A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 25 de setembro de 2006 ano 5

Psicologia promove fórum de debates sobre a adolescência
Por Eduardo Travasssos

Psicologia

Alunos e professores do Departamento de Psicologia promoveram, na manhã e tarde de hoje (25), o IX Fórum de Debates sobre a Adolescência, com o tema O Adolescente: Entre a Violência e o Sonho, primeiro evento da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. Foram apresentados trabalhos realizados pelos alunos, seguidos de palestra e avaliação de profissionais da área discutindo os problemas e crises da adolescência. O encontro foi realizado no auditório G1 e contou com a presença do Pró-reitor de Pesquisa, Ensino e Extensão, Junot Matos, e da chefe do Departamento de Psicologia, Lúcia Galindo.

A cerimônia de abertura foi realizada pelo grupo musical Tocando do Meu Jeito, formado por crianças e adolescentes com necessidades especiais assistidas pela Fundac. Após a apresentação, foi realizada uma conferência com a psicanalista Sandra Walter, que abordou o tema O Adolescente entre Isso e Aquilo. Entre os destaques de sua fala, estão a dificuldade que o jovem enfrenta com a mudança natural do seu corpo e comportamento. “O adolescente tem que se virar entre isso e aquilo: o amor da namorada em relação aos amigos e a família em relação ao social, por exemplo”, comentou Sandra. Ela também definiu o que é sonho e violência e como os dois se relacionam.

Em seguida os alunos começaram a apresentar seus trabalhos, que fazem parte da disciplina Adolescência, ministrada pela professora Mariel Lyra, organizadora do evento. A primeira apresentação foi sobre Transtornos Alimentares na Adolescência: Obesidade, Anorexia, Bulimia e Vigorexia realizada pelas estudantes Maria Ângela Araújo e Tatiana Brasil e acompanhada pela psicanalista Carolina Cavalcanti.

Segundo Maria Ângela e Tatiana, um estudo em escolas de São Paulo mostrou que cerca de 18% dos estudantes das particulares e 15,7% das públicas estão acima do peso, o que pode trazer graves conseqüências. “Este quadro pode levar à morbidade, fazendo a pessoa não querer mais sair de casa”, explicou a Tataiana. Já Maria Ângela comentou os fatores que levam as pessoas à vigorexia (desejo de se tornar cada vez mais forte e musculoso), bulimia (quando uma pessoa come compulsivamente e induz o vômito) e anorexia (caracterizada pela pouca ingestão de alimentos). E a anorexia foi o principal ponto tratado pela palestrante Carolina Cavalcanti, com uma abordagem das causas e conseqüências.

A última apresentação da manhã ficou por conta das estudantes Alexandra Lins e Juliana Amaral, com o tema A Perversidade da Exclusão do Adolescente Especial. Elas falaram sobre assuntos que permeiam a vida das pessoas com deficiência, como relação com os pais na infância, a sexualidade e a exclusão na adolescência. “Os adolescentes especiais passam pelas mesmas coisas que um ‘normal’, tanto física quanto comportamental”, explicaram, completando que, além disso tudo, eles têm que encarar o preconceito para viver dignamente. Acompanharam e comentaram o trabalho os professores da Católica Mariel Lyra, Ivan Correia e Vanilda Cavalcanti, além do presidente da SEAD, Manoel Aguiar.

Depressão e psicose foram tema de mesa-redonda
Por Christiano Vasconcellos

A Clínica da Depressão e da Psicose na Adolescência: uma intervenção interdisciplinar foi o tema de uma mesa redonda realizada, na tarde de hoje (25), no auditório G1 da Católica. A representante do Círculo Psicanalítico de Pernambuco (CPP), professora Valéria Ribeiro Pessoa, debateu o tema juntamente com dois alunos do curso de Psicologia: Bruno Melo (5º período) e Emerson Alves da Costa (4º período). O evento fez parte da programação do IX Fórum de Debates sobre a Adolescência.

Bruno abordou o tema Depressão e Suicídio na Adolescência. Ele falou sobre a evolução do conceito de depressão e as origens das desordens psicológicas. “Atualmente a semiologia é comum para adolescentes e para o adulto”, explicou. O palestrante também falou das quatro classificações para a doença: distimia, dificuldade de adaptação com humor depressivo, atípica e depressões maiores. Essa ultima com subdivisões como perda ou ganho de peso e perda de sono.

O estudante ainda falou sobre algumas manifestações suicidas. “O suicida avisa para não morrer”, disse Bruno, se referindo à ajuda que o adolescente pede direta ou indiretamente. “Geralmente, a pessoa passa muito tempo ruminando a idéia. É nesse período que busca auxílio”, finalizou.

Em seguida, Emerson Alves apresentou o tema Psicose na Adolescência. Ele mostrou sintomas como idéias delirantes, alucinações, perda da lógica e desorganização do discurso. O palestrante falou também da esquizofrenia heberfrênica. “É a mais comum entre adolescentes” explica

Por fim foi a vez da professora Valéria Ribeiro comentar a apresentação dos dois alunos. “O que a gente vê na clínica é que a maioria dos sintomas ocorre sem a tentativa de suicídio”, garante. Ela mostrou que os adolescentes não têm a real representação da morte “Eles acreditam que vão se matar e estar presentes para ver as pessoas se arrependendo e sofrendo”, explica. “Não é fácil saber se há risco de suicídio”, disse a palestrante, explicando que a maioria das mortes acontece por acidente, num momento de impulso impensado.

Alunos de Direito participam de júri simulado na Astepi
Por Júlia Miranda

Alunos do 9º período do curso de Direito participaram hoje (26) pela manhã, no Núcleo de Prática Jurídica da Católica (Astepi), de um júri simulado, coordenado pelos professores Alexandre Nunes e Nildo Nery.

Os alunos da cadeira de Prática Jurídica Penal simularam um julgamento onde puseram em prática tudo o que aprenderam de teoria em sala de aula. O júri é composto pelo juiz, promotor, oficial de justiça, advogados de defesa e acusação e jurados.

Após os advogados terem defendido suas teses, o júri decidiu se a acusada seria culpada ou não. Após a decisão do júri, que é feita em sala secreta, o juiz dá a sentença. No caso da Astepi, como o julgamento foi uma simulação, a decisão do júri foi feita no próprio plenário para que os demais alunos pudessem assistir.

Também estavam presentes no local os alunos do 1º período de Direito. Segundo a aluna Lúcia Smith Costa, do 9º período, essa simulação faz com que os alunos vivenciem o que é um júri de verdade e aprendem a como se comportar nesses momentos.

Jornada de Iniciação Científica começa amanhã
Por Diego Henrique

Começa amanhã (26) a 8ª Jornada de Iniciação Científica da Católica e a 10ª Jornada de Iniciação Científica da Facepe. A abertura do evento está programa para as 14h, com uma palestra do Prof. Dr. Adonis Carvalho sobre “Os compromissos humanitários e éticos do pesquisador em ciências”.

Durante a Jornada de Iniciação Científica os alunos bolsistas de 2005-2006 apresentarão os resultados de suas pesquisas. São 190 da Unicap e 200 da Facepe. O tempo máximo para exposição de cada trabalho será de 15 minutos. Como ouvintes, estarão os bolsistas de 2006-2007. As apresentações acontecerão de terça à quinta-feira.

Na sexta-feira terá uma mesa-redonda a partir das 8h, coordenada pela professora Virgínia Colares Soares Figueiredo Alves e pelo professor Cezar Augusto Cerqueira, com o tema: Revendo projetos de pesquisa – a experiência do PIBIC. À tarde, às 16h, acontecerá a sessão de encerramento do evento, no auditório G2, com a premiação dos alunos vencedores e uma palestra sobre Santos Dumont , coordenada pelo Prof. Dr. Adriano Batista Dias.

Aniversário da Católica será comemorado com bolo
Por Glaucio Alves

Na próxima quarta-feira (dia 27), às 8h30, será cortado o bolo em comemoração ao aniversário de 55 anos da Universidade Católica de Pernambuco no hall do bloco G, em frente ao “Café com Q?”. O bolo terá dois metros de comprimento por 80 centímetros de largura e pesará em torno de 50 quilos. O bolo foi um presente da Recife Mercantil e Bunge Alimentos.

Começa hoje oficina de teatro
Por Alexander Costa

A 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade contará com a 1° Oficina Livre de Teatro. O evento, que pretende difundir a arte da representação cênica entre os participantes, começa hoje e será coordenado por Betânia Silva Cordeiro e Leandro Tabosa do Nascimento.

A oficina será promovida pela Pró-reitoria Comunitária e terá uma metodologia diferenciada. “As aulas serão conduzidas de uma forma livre e dinâmica baseadas em vivências através de jogos cênicos, laboratório teatrais, improvisação e dramatização”, afirma Leandro Tabosa.

Os participantes terão aulas de leitura dramática, criatividade, emoção e construção do personagem, concentração cênica, observação do ator, jogos teatrais e expressão vocal e corporal.

A oficina será encerrada com a montagem do espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. A apresentação acontecerá no dia 29, às 18h, e terá como palco o campus universitário. “A primeira cena terá início no térreo do bloco A, com cortejo fúnebre que caminhará até o bloco G”, disse Tabosa.

Bíblia ajuda a explicar a violência
Por Glaucio Alves

Pensar a vida e promover a paz através da interpretação de trechos bíblicos. Esse foi o tema da conferência O desafio da revelação de Deus diante da vida ameaçada – reflexões sobre a violência a partir de uma perspectiva bíblica, realizada hoje (25) à tarde na sala 305 do bloco G4. O evento marcou o início do III Fórum de Pós-graduação e faz parte da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. Para ministrar a palestra, foi convidado o doutor em Bíblia pela Escola de Bíblia de Jerusalém e professor da Escola Dominicana de Teologia de São Paulo, Cláudio Vianney Malzoni.

A conferência foi coordenada pelo mestrado em Ciências da Religião da Universidade Católica. Na ocasião, Cláudio Vianney trouxe exemplos de textos sagrados para refletir sobre os problemas de exclusão e violência em nossa sociedade. “Os textos bíblicos ajudam a compreender melhor a vida”, explicou o professor. Para ele, vida e palavra se articulam e sempre que alguém comete algum crime contra à vida, também está cometendo contra as escrituras sagradas. O III Fórum de Pós-graduação termina na próxima sexta (dia 29).

Presidente da Philips participa da Semana de Integração
Por Manuela Ferreira

O presidente da Philips da América Latina, o pernambucano Marcos Magalhães, fará uma palestra sobre a situação da educação no Brasil, na sexta-feira (29), a partir das 14h, no auditório G2. O executivo trabalha na multinacional européia há mais de 30 anos. Ele ocupa a função até 1º de abril de 2007, quando se aposentará e será sucedido pelo executivo Paulo Zottolo, também brasileiro. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE, o executivo iniciou sua trajetória na empresa em 1971, em Eindhoven, na Holanda, país onde está situada a sede da empresa. Desde seu ingresso na companhia, Marcos Magalhães assumiu diversas funções, como a de diretor superintendente da Sul América Philips Telecomunicações e diretor da Unidade de Componentes da Philips do Brasil.

Semana de Integração terá lançamento de oito livros
Por Manuela Ferreira

Além de cursos, minicursos, seminários e demais eventos, a 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade reserva a quinta-feira (28) para o lançamento de oito obras literárias no térreo do Bloco G. São publicações para todos os gostos, sobre temas como filosofia, pedagogia, literatura e psicologia. Entre os livros, estão O Projeto Pedagógico como Instrumento de Gestão, do Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Católica, professor Junot Cornélio Matos, além de Resgatando a Vida e a Obra de Manoel Lubambo, do padre Ferdinand Azevedo.

O conceituado psicólogo Luiz Schettini, por sua vez, aproveita a ocasião para lançar Adoção: Os Vários Lados dessa História, pela edições Bagaço. A experiência de Bruno Carneiro Lira na Pastoral da Criança serviu de mote para Alfabetizar Letrando, da editora Paulinas. Já Marcos Roberto Nunes Costa organiza a edição de A Filosofia Medieval no Brasil: persistência e resistência, uma homenagem dos orientandos e ex-orientandos ao mestre Luis Alberto de Boni.

A série de eventos também contará com o lançamento das organizações Mulher e Família, Diversos Dizeres, da Oficina do Livro de São Paulo; Entre história e imaginário, da Edipucrs, de Porto Alegre; e Maturidade e velhice: pesquisas e intervenções psicológicas, da Casa o Psicólogo de São Paulo.

Fórum promove a cultura de paz na economia
Por Gláucio Alves

Demonstrar o impacto cultural do Projeto Economia de Comunhão na construção de um mundo de paz. Esse será o objetivo do III Fórum Economia Comunhão e Cultura de Paz, que vai acontecer amanhã (26), das 14h às 16h. O evento faz parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade e será promovido através de uma parceria entre a Universidade e membros da Comissão Regional da Economia de Comunhão. Também fazem parte da organização, professores dos departamentos de Economia, Filosofia, Sociologia e Teologia.

A conferência será ministrada pela professora Maria José de Matos Luna, mestra em Lingüística, doutoranda pela Universidade do Porto (Portugal) e professora do Departamento de Letras da UFPE. “A nossa intenção é tentar introduzir uma visão mais humanizada da economia”, destacou o coordenador do fórum, o professor Jorge Cândido. As inscrições são gratuitas e já estão sendo feitas através do site www.unicap.br/sius.

Semana de Criminologia discute a corrupção
Por Christiano Vasconcelos

Crimes contra a Administração Pública. Este é o tema da XXIV Semana de Criminologia e Ciências Afins, que começa amanhã (26). O evento, que faz parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, contará com a presença de juristas de projeção nacional em palestras e painéis.

A abertura da Semana de Criminologia terá apresentação da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coque, às 19h, no auditório G2. Confira no link a programação completa da XXIV Semana De Criminologia e da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. http://www.unicap.br/sius/2006/sius_programacao.pdf

Restaurante dá desconto aos participantes da 4ª Semana de Integração
Por Elano Lorenzato

Os participantes inscritos na 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, que acontece de hoje (25) até sexta-feira (29), no campus da Universidade, têm descontos no almoço e jantar do restaurante Georgina.

Na parceria firmada entre a Católica e o restaurante, os participantes têm um desconto de 21% no almoço, pagando R$ 1,50 por 100g, ao invés de R$ 1,90. No jantar o desconto é de 10%, pagando apenas R$ 1,35 por 100g. Para ter o desconto, basta apresentar o crachá do evento no caixa do restaurante.

O restaurante Georgina oferece também um lanche diário, das 17h30 Às 19h, aos repórteres e voluntários na cobertura jornalística da Semana de Integração. O lanche é composto de um sanduíche misto ou queijo quente, acompanhado de um copo de refrigerante. O restaurante Georgina fica na Rua Afonso Pena, esquina com a Rua do Lazer.

Mudanças na Semana de Jornalismo
Por Glaucio Alves

As mini-oficinas “Dialogando com o Jornalismo” que estavam marcadas para aconcerem nesta terça-feira (26), na Escola Kabum, no Recife Antigo, agora serão realizadas no Anfiteatro, no 3º andar do Bloco G4. O horário também mudou, tendo início às 13h30. A mudança foi devido ao grande número de inscritos.

Outra alteração foi o dia da exibição do filme “Quando a maré encher”, que passa a ser exibido nesta terça-feira (26) também no Anfiteatro, às 19h. Já a mesa-redonda “Imprensa e Política: eleição em Pernambuco” passa a ser na próxima quarta-feira (dia 27), na sala 510 do bloco A também às 19h. Maiores informações no Departamento de Comunicação Social através do telefone 2119 4145.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0