A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 22 de setembro de 2006 ano 5

Ex-aluno da Católica conquista primeiro lugar em concurso para juiz
Por Manuela Ferreira

Um dos concursos públicos mais concorridos do ano teve como destaque um ex-aluno da Católica. O advogado Carlos Leonardo Teixeira, 28 anos, formado no segundo semestre de 2002, foi aprovado em 1º lugar nas provas teóricas e em 3º na seleção de títulos do concurso para juiz do Trabalho da 14ª Região, correspondente aos estados do Acre e Rondônia. Ele desbancou mais de 400 concorrentes, de todo o País. O advogado assumirá a função no dia 29. Carlos Leonardo Teixeira disse que realizará um sonho almejado desde os primeiros períodos da faculdade.

“A atividade requer preparo, equilíbrio, coerência e cautela. Vou estar ‘do lado de lá’, mexer com vidas, e minhas decisões podem mudar o destino de muita gente. Isso é desafiador, mas é o que eu sempre quis fazer”, comemorou. Obter o sucesso no concurso, contudo, não foi tarefa simples para o advogado, pós-graduado em Direito Trabalhista na Escola Superior de Magistratura de Pernambuco (Esmape). Durante três anos, de domingo a domingo, Carlos Leonardo estudou seis horas por dia para a seleção. “Na outra parte do tempo, me dediquei à advocacia. Mas estou pronto para trabalhar ainda mais como juiz”, assegura.

Comportamento dos adolescentes é tema de fórum
Por Manuela Ferreira

Temas polêmicos ligados à saúde e ao comportamento dos adolescentes de hoje serão discutidos, segunda-feira (25), no IX Fórum de Debates Sobre Adolescência: entre a violência e o sonho, realizado pelo Departamento de Psicologia da Católica. O encontro, que acontecerá no auditório G1, do Bloco G, promoverá conferências e palestras com especialistas na área, além de apresentações artísticas. A abertura do evento ficará por conta do Reitor da Universidade, padre Pedro Rubens, e terá participação da Chefe do Departamento, professora Lúcia Galindo, e da coordenadora do Fórum, professora Mariel Rocha Pereira. Para se inscrever no encontro, basta doar um quilo de alimento não-perecível. A Divisão de Ação Pastoral fará a distribuição dos mantimentos.

No início do Fórum, haverá apresentação da banda Tocando do Meu Jeito, formada por jovens assistidos pela Fundação Estadual da Criança e do Adolescente (Fundac). A psicanalista Sandra Walter ministrará a primeira conferência do evento. Os transtornos alimentares que atingem adolescentes, como a obesidade, anorexia, vigorexia e bulimia, serão o foco da palestrante Carolina Henríquez, da Sociedade Psicanalista do Recife.

A especialista em sexualidade humana, Maria Lúcia Soares, por sua vez, ministrará palestra sobre a violência e a vida sexual da adolescência. Já o encerramento do Fórum, será marcado por uma mesa redonda, coordenada pela professora Maria Aparecida Craveiro, sobre as novas formas de pensar e sonhar a constituição do adolescente na modernidade. Informações: 2119.4172.

Presidente da Philips participa da Semana de Integração
Por Manuela Ferreira

O presidente da Philips da América Latina, o pernambucano Marcos Magalhães, fará uma palestra sobre a situação da educação no Brasil, na sexta-feira (29), a partir das 14h, no auditório G2. O executivo trabalha na multinacional européia há mais de 30 anos. Ele ocupa a função até 1º de abril de 2007, quando se aposentará e será sucedido pelo executivo Paulo Zottolo, também brasileiro. Graduado em Engenharia Elétrica pela UFPE, o executivo iniciou sua trajetória na empresa em 1971, em Eindhoven, na Holanda, país onde está situada a sede da empresa. Desde seu ingresso na companhia, Marcos Magalhães assumiu diversas funções, como a de diretor superintendente da Sul América Philips Telecomunicações e diretor da Unidade de Componentes da Philips do Brasil.

Estudantes de Fisioterapia atendem idosos
Por Gláucio Alves

Os alunos do 10º período de Fisioterapia da Católica estão realizando atendimento voltado para os idosos. As seções acontecem três vezes por semana nos laboratórios do curso, localizados no bloco G4. Nas quartas-feiras, a partir das 15h, o trabalho é voltado aos idosos com dores lombares. A orientação é da professora Evaleide Diniz. Já as terças e sextas-feiras, no mesmo horário, são os dias dedicados à consciência corporal. A supervisão fica a cargo da professora Rita de Cássia. Esta seção é semelhante a alongamentos em grupo na qual os pacientes passam por exercícios de percepção dos movimentos do próprio corpo. Outras informações 2119-4181.

Semana de Integração terá lançamento de oito livros
Por Manuela Ferreira

Além de cursos, minicursos, seminários e demais eventos, a 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, que acontece entre os dias 25 e 29 de setembro, reserva a quinta-feira (28) para o lançamento de oito obras literárias no térreo do Bloco G. São publicações para todos os gostos, sobre temas como filosofia, pedagogia, literatura e psicologia. Entre os livros, estão O Projeto Pedagógico como Instrumento de Gestão, do Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da Católica, professor Junot Cornélio Matos, além de Resgatando a Vida e a Obra de Manoel Lubambo, do padre Ferdinand Azevedo.

O conceituado psicólogo, Luiz Schettini, por sua vez, aproveita a ocasião para lançar o seu Adoção: Os Vários Lados dessa História, pela edições Bagaço. A experiência de Bruno Carneiro Lira na Pastoral da Criança serviu de mote para Alfabetizar Letrando, da editora Paulinas. Já Marcos Roberto Nunes Costa organiza a edição de A Filosofia Medieval no Brasil: persistência e resistência, uma homenagem dos orientandos e ex-orientandos ao mestre Luis Alberto de Boni.

A série de eventos também contará com o lançamento das organizações Mulher e Família, Diversos Dizeres, da Oficina do Livro de São Paulo; Entre história e imaginário, da Edipucrs, de Porto Alegre; e Maturidade e velhice: pesquisas e intervenções psicológicas, da Casa o Psicólogo de São Paulo.

Fórum promove a cultura de paz na economia
Por Gláucio Alves

Demonstrar o impacto cultural do Projeto Economia de Comunhão na construção de um mundo de paz. Esse será o objetivo do III Fórum Economia Comunhão e Cultura de Paz, que vai acontecer na próxima terça-feria (26), das 14h às 16h. O evento faz parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade e será promovido através de uma parceria entre a Universidade e membros da Comissão Regional da Economia de Comunhão. Também fazem parte da organização, professores dos departamentos de Economia, Filosofia, Sociologia e Teologia.

A conferência será ministrada pela professora Maria José de Matos Luna, mestra em Lingüística, doutoranda pela Universidade do Porto (Portugal) e professora do departamento de letras da UFPE. “A nossa intenção é tentar introduzir uma visão mais humanizada da economia”, destacou o coordenador do fórum, o professor Jorge Cândido. As inscrições são gratuitas e já estão sendo feitas através do site www.unicap.br/sius.

Semana de Criminologia discute a corrupção
Por Christiano Vasconcelos

Crimes contra a Administração Pública. Este é o tema da XXIV Semana de Criminologia e Ciências Afins, que acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro. O evento, que faz parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, contará com a presença de juristas de projeção nacional em palestras e painéis.

A abertura da Semana de Criminologia terá apresentação da Orquestra Criança Cidadã dos Meninos do Coques, às 19h, no auditório G2. Em seguida, o Reitor, Padre Pedro Rubens, fará a abertura. Confira no link a programação completa da XXIV Semana De Criminologia e da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade.  http://www.unicap.br/sius/2006/sius_programacao.pdf

Estudantes de publicidade simulam eleições
Por Eduardo Travassos

A sala 510 do bloco A estava lotada. As torcidas estavam eufóricas e os dois candidatos nervosos, mas alegres e confiantes na vitória. Este foi o cenário da aula de hoje da turma do 5º período de Publicidade, que contou com a apresentação das peças publicitárias produzidas para uma disputa eleitoral simulada entre os próprios alunos.

A turma foi dividida pela metade. Cada lado escolheu seu candidato a presidente entre eles mesmos para a produção das campanhas. Além das propagandas, cada grupo produziu um documento com propostas e sugestões reais para a graduação, que serão entregues à coordenação do curso.

Foram criadas as chapas Partido da União Publicitária, cujo candidato é o aluno Hilário Júnior, e a Frente da Integração Publicitária, cuja representante é a estudante Ana Tschá. Cada um mostrou, junto com sua torcida e colegas de grupo, suas propostas e as peças produzidas: jingles, programas de rádio e tv, panfletos, adesivos e muitas outras coisas que fazem parte de uma disputa eleitoral.

“Foi uma experiência maravilhosa, porque estamos em época de campanhas e estamos vivendo na realidade todo o trabalho dos profissionais”, comentou a aluna e partidária de Ana Tschá, Marcela Costa. O também estudante e eleitor de Hilário Júnior, Thiago Costa, acrescentou que “é legal trabalhar no desenvolvimento da campanha e explorar as mídias alternativas criando a diversidade com respeito ao outro”.

A professora da disciplina de Redação Publicitária II, Janaina Calazans, comentou o resultado do trabalho: “Foi fantástico. Não esperava que tivesse esta repercussão. Eles se envolveram e se politizaram, tomando cuidado para cumprir todas as regras eleitorais reais”. Este trabalho foi multidisciplinar, contando ainda com a participação das disciplinas de Planejamento Visual Gráfico, ministrada pela professora Carla Patrícia; Audiovisual, pela professora Claudia Holder; e Análise do Discurso Midiático, do professor Heitor Rocha.

Formandos de Fisioterapia promovem festa
Por Manuela Ferreira

Os alunos do 4º período de Fisioterapia da Católica promovem, no dia 6 de outubro, a festa Amassoterapia, no restaurante Jardins, em Boa Viagem. O evento terá organização da comissão de formatura da turma e será animado pela banda Nós 4, além dos DJ´s Sardinha e Paulinho BH. Os ingressos custam R$ 15,00 e podem ser adquiridos pelo 9606.4492 ou no térreo do Bloco G. Outras informações: 3326.8080.

Alterações na Semana de Jornalismo
Por Eduardo Travassos

A Semana de Jornalismo teve uma pequena alteração em suas datas. A mesa-redonda O Papel da Imprensa na Promoção da Paz, que seria realizada na terça-feira (26) no Anfiteatro do 3º andar do bloco G4, passou para a quarta-feira (27), às 19h, na sala 510 do bloco A. Já a exibição do filme Quando a Maré Encher e o debate com o diretor Oscar Malta passaram para a terça-feira (26), das 19 às 21h, no Anfiteatro.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0