A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 21 de setembro de 2006 ano 5

Alunos de Direito visitam Colônia Feminina
Por Manoela Carina

Presídio Bom Pastor

Cerca de 60 alunos da disciplina de Processo Penal II, ministrada pelo professor Alexandre Nunes, visitaram a Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR), mais conhecida como Bom Pastor. Segundo o docente, esta foi a segunda oportunidade que as turmas do 8º e 9º período do curso de Direito tiveram para saírem das retóricas da Universidade e conhecerem o cotidiano dos presídios. O primeiro passeio dos alunos foi no Presídio Aníbal Bruno.

“A aula de hoje foi diferente. Eles conheceram a problemática da mulher infratora, que é muito maior do que está prescrita nos livros e nos jornais. Porque além do drama do cumprimento das penas, há a figura dos filhos que indiretamente são penalizados”, garante.

Assim que chegaram, os estudantes foram levados para o refeitório da unidade, onde puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento do presídio e serviços oferecidos para as detentas. O chefe da Segurança, Flávio Rafael, explicou que a capacidade do presídio é de 154 reeducandas, mas que hoje abriga 460. “O nosso maior problema é a superlotação”. Sobre o cotidiano das presidiárias, ele falou que algumas estudam, trabalham e participam de reuniões religiosas, mas todas têm direito a banho de sol, aos sábados, e a encontros conjugais diários, desde que seja comprovado vínculo com a parceiro.

O supervisor da Loboterapia, Esdras Gomes, esclareceu que apenas 158 mulheres trabalham. Segundo ele, se houvesse espaço, todas estariam exercendo alguma função. “Elas não só trabalham pela redução das penas, mas pelo dinheiro que recebem para se sustentar. Pois o governo só garante alimentação e remédios. O resto é por conta delas”. Ele explicou que há cerca de um ano, foi feita uma parceria com quatro empresas privadas que funcionam no interior da unidade. As reeducandas montam rodas de bicicletas, fazem embalagens para brinquedos de festas infantis, produzem luvas, preservativos e reciclam cartuchos.

As presidiárias também têm acompanhamento médico e psicológico. As gestantes têm direito a acompanhamento de pré-natal, parto e vacinas. “Só no ano passado, oito mulheres deram à luz. O problema é que faltam viaturas e o número de agentes de saúde não supre a necessidade delas”, informou a supervisora de Saúde Virginia Fonseca.

Depois, os estudantes conheceram as áreas externas do presídio. Além dos pavilhões, na colônia existe salão de beleza, cantina, mercadinho e padaria. “Eles também fizeram doações de alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal.” Nunca vi um grupo de estudantes fazerem isso”, elogiou o chefe de Segurança da CPFR. Até o final do semestre, os estudantes da disciplina de Processo Penal II visitarão o Presídio Barreto Campelo e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá.

Projeto discute a relação entre literatura e identidade nacional
Por Manoela Carina

“Como a literatura ajudou na construção da imagem e identidade brasileira”. Esse foi o tema da palestra ministrada pela professora do Departamento de Letras Haideé Camelo, na sala 703 do bloco G. O público era formado por estudantes de História da Católica. A atividade faz parte da programação do projeto Discutindo História.

A professora iniciou a palestra explicando que o povo brasileiro foi construído na mestiçagem e, até hoje, está em processo de construção. “Continuamos a reinventar nossa identidade. Buscamos escapar da ‘ninguéndade’, como afirmou Darcy Ribeiro, ao definirmos nossa identidade étnico-nacional de brasileiros”. Haideé criticou a imposição de leitura feita em algumas escolas e universidades. Segundo ela, o hábito de ler é uma atitude pessoal, mas que muitas vezes é mal estimulada.“Tomam-se o verbo ‘ler’ como verbo intransitivo, associando-se a isto representação de valores positivos, como por exemplo, ler isso é muito bom. Isso só será correto se a leitura indicada estiver direcionada para o público certo”, afirma.

Haideé também mostrou algumas pesquisas feitas pela revista Veja e Bienal do Livro de São Paulo sobre o hábito da leitura no Brasil. Elas revelaram que a população brasileira lê o que acha interessante. “Brasileiro não lê, uma frase muito comum que marca a falta de cultura. É uma verdade inquestionável, assim como outras idéias do tipo ‘brasileiro não sabe’. Contudo o povo lê, mas o que lê é outra história”, comenta.

A professora explicou ainda que os primeiros questionamentos sobre o conceito de ser pátria surgiram nas raízes do romantismo no início do século XIX. “Buscou-se a identidade nacional na memória, na linguagem arcaico-popular”. Ela contou que os excluídos da época entraram na literatura como objeto das produções e sujeitos do processo simbólico da identidade nacional.

“Alencar ajudou na construção com as cenas dramáticas da colonização; Castro Alves personalizou o negro; Aluisio de Azevedo enxergou as sementes de favelas nos podres amontoados em cortiços; Monteiro Lobato esteriotipatizou o brasileiro preguiçoso em Jeca Tatu; Euclides da Cunha mostrou o sertanejo massacrado; João Cabral de Melo Neto, o retirante; e Jorge Amado, os menores abandonados, em Capitães de Areia”, exemplificou.

Transnordestina e empreendedorismo social serão discutidos na Semana de Administração
Por Christiano Vasconcellos

Na próxima quinta-feira (28), o projeto da nova ferrovia Transnordestina será tema de palestra na Católica. O debate, que será realizado no auditório G2, das 20h às 21h15, ficará a cargo do diretor comercial da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), doutor Ângelo Baptista. A iniciativa faz parte da VII Semana do Estudante de Administração – Administração e Inovação. Evento que está dentro da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade.

Haverá ainda, mais duas palestras. Na sexta-feira (29), o anfiteatro do bloco G4 receberá a palestra Eu Líder – uma visão inovadora de liderança. A professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Tânia Nobre, abordará o tema, das 9h às 10h. No mesmo local, das 10h05 às 11h, acontecerá outra conferência. O professor da Universidade, doutor Emanuel Leite, falará sobre Empreendedorismo Social – uma nova forma de extensão universitária.

Biblioteca promove massagem e sessões de relaxamento
Por Glaucio Alves

Terminam amanhã (22), as oficinas de massagem e relaxamento realizadas na Biblioteca Central. O objetivo é eliminar o estresse e ajudar na preparação física e emocional dos alunos e funcionários no momento que antecede a semana das provas do primeiro G.Q. As oficinas estão sendo ministradas por alunos do último período dos cursos de Terapia Ocupacional e Fisioterapia, com o acompanhamento de professores. Os interessados em participar podem se inscrever diretamente na Biblioteca antes de cada sessão, que duram aproximadamente uma hora e meia. As massagens são feitas em turmas de 10 pessoas, já a de relaxamento, de 15. De acordo com a direção da BC, a tendência é que a Biblioteca mantenha esse tipo de atividade constantemente. Mais informações pelo telefone 2119 4122.

Sebrae e Católica organizam Jornada de Empreendedorismo
Por Glaucio Alves

A Jornada Sebrae de Empreendedorismo será uma das atrações da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. O objetivo é capacitar o público em geral a montar seu próprio negócio com maior possibilidade de sucesso. As palestras e minicursos ficarão a cargo de técnicos especializados do próprio órgão. Serão três apresentações por dia, distribuídas em oito salas montadas na quadra poli-esportiva da Universidade e no estacionamento dos alunos, na rua Almeida Cunha, S/N.

Também serão montados estandes de consultoria e apoio ao empreendedor com videoteca, livraria, dicas de negócio e um balcão de serviços. De acordo com o professor do Departamento de Economia e Administração da Católica, Hugo Wanderley, essa é a primeira vez que a Jornada será realizada durante a Semana de Integração. “Isso só será possível graças à parceria firmada entre a Universidade e o Sebrae. Esperamos atender uma média de 4,8 mil pessoas durante os cinco dias do evento”, informou. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas antes de cada palestra ou minicurso. Informações 2119-4173.

Especialistas analisam a arte na história da filosofia
Por Christiano Vasconcellos

A XXVII Semana de Filosofia também faz parte da programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. O evento, que é um dos mais tradicionais da Universidade, terá como tema A Arte na História da Filosofia. Serão promovidas mesas redondas, um minicurso, sessões de comunicação e oficina de arte.

Arte e Pós-modernidade é o tema do minicurso que acontecerá durante os dias 26 e 29 na sala 210, do bloco B, das 14h às 17h. As aulas serão ministradas pela professora Maria de Fátima Batista Costa, doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além disso, haverá uma oficina de arte com o tema Dança como Expressão dos Sentimentos, nos dias 28 e 29.

A programação completa da XXVII Semana de Filosofia e da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade podem ser conferidas no link http://www.unicap.br/sius/2006/sius_programacao.pdf

Fórum de Pós-Graduação apresenta pesquisas sobre violência
Por Christiano Vasconcellos

O Programa de Mestrados da Universidade promove, durante a 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, o III Fórum de Pós-graduação. A iniciativa trará atividades acadêmicas e científicas relacionadas aos seis cursos oferecidos pela Unicap. Serão palestras, mesas redondas e apresentações de dissertação de mestrado.

Na segunda-feira (25), o Mestrado em Ciências da Religião realizará duas conferências com o professor do Instituto Dominicano de Teologia de São Paulo, Dr. Cláudio Vianney Malzoni. Algumas dissertações vão analisar a temática da violência e serão apresentadas durante a manhã da quinta-feira (28). São elas: Os Assassinos Sereais: uma abordagem psicanalítica, de Klaylian Marcela Santos Lima; O Adoecer do Trabalhador Vítima de Assédio Moral – repercussões na família, de Laura Cândido Pedrosa Caldas; e Stress e Qualidade de Vida em Esposas de Alcoolistas, de Raítza Araújo sos Santos Lira.

A programação completa do III Fórum de Pós-graduação, bem como a da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade podem ser conferidas através do link http://www.unicap.br/sius/2006/sius_programacao.pdf

DAP promove série de eventos na Semana de Integração
Por Christiano Vasconcellos

A Divisão de Ação Pastoral promoverá vários eventos durante a 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. Haverá uma mostra dos projetos desenvolvidos pela DAP e das atividades ligadas à comemoração dos Aniversários Inacianos. Além de uma palestra, um curso bíblico e duas celebrações comemorativas. Uma pelos 55 anos de fundação da Católica e a outra pelo dia da secretária. Haverá ainda exposição de Bíblias escritas em diversos idiomas.

Quem passar pelo hall do bloco G, das 7h às 22h, entre os dias 25 e 29, poderá conhecer os projetos da Pastoral, assim como atividades ligadas aos Aniversários Inacianos. No mesmo horário, no hall da Biblioteca, acontece a exposição de Bíblias em diversos idiomas e ilustrações de algumas cenas do Evangelho, com o tema A Prática de Jesus com as pessoas excluídas da sociedade – convite à responsabilidade social.

Já no Espaço Loyola, que fica no térreo do bloco B, o professor do Mestrado em Ciências da Religião, João Luiz Correia Júnior, vai fazer uma palestra intitulada de Espiritualidade Inaciana como espiritualidade de leigos. Será das 18h30 às 19h30.

Comemorações dos 55 anos terá apresentação especial do Madrigal

Uma Viagem Pelo Mundo da Ópera é o nome do recital que o grupo Madrigal da Unicap fará no dia 27 de setembro, no Teatro de Santa Isabel. A apresentação, realizada de dois em dois anos, será uma celebração pelo ano jubilar de Santo Inácio de Loyola e pelo aniversário de 55 anos da Universidade Católica de Pernambuco. Como o próprio título sugere, o repertório será baseado em óperas de grandes compositores e contará com a participação de todos os integrantes do grupo musical.

Segundo o Irmão Pires, regente do Madrigal, a apresentação se baseará em trechos de quatro óperas: Eurídice, de Glunch-Calzabigi e A Flauta Mágica, de Mozart, vão compor a primeira parte do espetáculo. Don Carlo, de Verdi e Cavaleria Rustiana, de Mascagni, estarão no repertório da segunda parte e encerrarão o recital. Esta será a sexta edição do projeto. O público esperado é de 700 pessoas entre professores, alunos, funcionários da Universidade e convidados. A organização do evento informa que é necessário apresentar o convite e a senha para ter acesso ao teatro.

Inscrições para Semana de Integração devem ser feitas no site

As inscrições para 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade estão sendo feitas no site da Universidade www.unicap.br. A iniciativa tem o objetivo de dar agilidade ao processo. Através da página, o interessado pode se inscrever para os minicursos, palestras e outras atividades.

De acordo com o coordenador de extensão da Unicap, professor Alcivam Paulo de Oliveira, as pessoas podem fazer a inscrição para a Semana de Integração como um todo e também para atividades específicas. “É uma forma de deixar o aluno mais ligado ao processo”, explica.

A 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade acontece de 26 a 29 de setembro e tem como tema Pensar a vida e promover a paz. Na programação, estão previstas as Semanas de Jornalismo, Criminologia e Filosofia, além de conferências como a do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, sobre Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2119-4347 ou 2119-4398.

Vestibulandos terão aulas de revisão na Católica
Por Manoela Carina

No dia 26 de setembro, durante a Semana de Integração da Católica- Sociedade, serão oferecidos aulões e oficinas para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas. A iniciativa é uma parceria com o projeto Rumo ao Futuro, da Secretária de Educação do Governo do Estado. As aulas acontecerão no bloco J, em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Elas serão ministradas por 40 alunos voluntários de Católica. Na programação estão todas as áreas de conhecimento ligadas ao programa do vestibular.

Mozart Ramos faz palestra na Católica sobre Educação, Cidadania e Paz

O secretário de educação do Estado, Mozart Noves Ramos e o Sociólogo Luiz Ratton participam da abertura da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade, que aborda o tema: Pensar a Vida e Promover a Paz, na terça-feira (26), às 9h30, Auditório G2. Na ocasião, Mozart Neves Ramos vai apresentar a conferência “Educação, Cidadania e Paz” e o sociólogo Luiz Ratton fará palestra sobre “O Papel da Sociedade na Promoção da Paz”.

Prefeito do Recife participa de mesa-redonda na Católica

O prefeito do Recife, João Paulo, e o ex-secretário do Orçamento Participativo da Prefeitura, João da Costa, participam da mesa-redonda Instrumentos para a Construção de uma Gestão Popular e Democrática: Orçamento Participativo – Plano Diretor da Cidade do Recife. O evento, que acontece na próxima segunda-feira (25), às 20h, no auditório G2, faz parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade e é promovido pela Pró-reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão da Católica.

Noblat, Camarotti e Lara discutem o tema Imprensa e Política: Eleições no Brasil

Os jornalistas Ricardo Noblat, Gerson Camarotti e Maurício Lara participam da mesa-redonda “Imprensa e Política: Eleições no Brasil”, na abertura da Semana de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco, dia 25, às 19h, no Auditório G1.

O evento, que acontece até 29 de setembro dentro da 4ª semana de Integração Católica-Sociedade, tem como tema “Notícia: Papel Social”, que em suas discussões vai envolver jornalistas de todo País, representantes do governo, do Sindicato dos Jornalistas e ONGs.

A Semana de Jornalismo realiza ainda entrevistas, palestras e oficinas, além de um torneio esportivo no dia 30 de setembro, reunindo os participantes do evento.

Ministro da ciência e Tecnologia faz palestra na Católica

O ministro da ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, realiza palestra sobre “Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social”, na sexta-feira (29), às 19h, no Auditório G2. A palestra acontece na cerimônia de encerramento da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0