A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 18 de setembro de 2006 ano 5

Alunos de Direito visitam o Aníbal Bruno
Por Manoela Carina

Anibal Bruno

Alunos do 9º período do curso de Direito da Católica tiveram uma aula diferente na tarde de hoje (18). Sob a supervisão do professor Alexandre Nunes, da disciplina de Direito Penal II, eles visitaram o presídio Professor Aníbal Bruno. O objetivo da atividade foi testar o conhecimento dos alunos sobre a teoria prevista nas leis com a prática do dia-a-dia. “Isso vai enriquecer na formação deles”, garante o professor.

Antes de conheceram as instalações do presídio, os 50 estudantes passaram por uma revista. Depois, foram levados para um galpão, onde acompanharam uma palestra, ministrada pelo diretor do presídio Sidnei de Souza. Ele falou sobre as necessidades do Aníbal Bruno, que foi criado em 1980 para comportar 800 presos, mas que hoje abriga 4mil.

O estudante de Direito Guilherme Neves, 23 anos, ressalta a importância da visita. “Não me imagino advogar, sem conhecer um presídio. Observar a realidade vivida aqui facilita o entendimento das aulas na universidade”. Já a estudante de Direito Cecília Campelo, 21 anos, que também participou do encontro, disse que no princípio do curso tinha vontade de seguir carreira na área penal. Segundo ela, a atividade é interessante, a teoria é bonita, mas a prática requer muitos esforços e envolve muitos riscos. “Esse encontro é importante para termos certeza da área que queremos atuar”, avalia Cecília.

Até o final do semestre, os estudantes da disciplina de Processo Penal II visitaram mais três presídios. A Colônia Penal Feminina, no Engenho do Meio, o presídio Barreto Campelo e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Itamaracá.

Psicologia promove jornada sobre a repercussão da violência na infância
Por Niumízia Alves

O Departamento e a Clínica de Psicologia da Católica irão promover, no próximo dia 26, a XII Jornada de Debates sobre a Sociedade, Violência e suas Repercussões na Infância. O evento contará com a presença de vários especialistas na área de psicologia que vão ministrar palestras e participar de debates e mesas-redondas. A Jornada acontece nos períodos da manhã e da tarde no auditório do CTCH, no 1º andar do bloco B. Confira abaixo a programação:

MANHÃ

8h30 -Abertura:
Prof.ª Lúcia Galindo (Chefe do Deptº de Psicologia) Profª Vera Oliveira (Assessora da Clínica de Psicologia)

09h- Mesa Redonda : Violência contra criança: Implicações sociais.
Coordenação:Luciana Vieira (UNIV. CATÓLICA /PE)

Crianças em situação de rua: uma interface entre a violência e a invisibilidade
Palestrante: Paula Barros ( CPPL )

Violência e Mídia
Palestrante: Carlos Brito( UNIV. CATÓLICA /PE)

Uma abordagem Nietzscheana: Memória e Dor
Palestrante: Martha Solange Perrusi ( UNIV. CATÓLICA /PE )

Adoção Tardia: Relato de experiência
Palestrante: Edilene Queiroz (Sofia -Clínica de Psicologia da UNIV. CATÓLICA /PE )

11h30- Debate

TARDE

14h30- Mesa redonda: Violência contra a criança: Repercussões Psicossociais
Coordenação:Mariel Rocha (UNIV. CATÓLICA /PE)

Violência: Violência Doméstica e suas Vicissitudes
Palestrante: Carlos Alberto Domingues do Nascimento-( UPE )

Abuso Sexual Intrafamiliar em Crianças do Sexo Masculino.
Palestrante: Moacyr Pires (Mestrando UNIV. CATÓLICA /PE)

-Projeto Pró-Criança: Relato de Experiência
Palestrante: Angélica Pontes (Movimento Pró- Criança)

-Protagonizando o enfrentamento da violência.
Palestrante:Clarice Almeida-( Casa da Menina Mulher)

17h – Debate

18h - Encerramento

Inscrições para Semana de Integração devem ser feitas no site
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade estão sendo feitas no site da Universidade www.unicap.br. A iniciativa tem o objetivo de dar agilidade ao processo. Através da página, o interessado pode se inscrever para os minicursos, palestras e outras atividades.

De acordo com o coordenador de extensão da UNICAP, professor Alcivam Paulo de Oliveira, as pessoas podem fazer a inscrição para a Semana de Integração como um todo e também para atividades específicas. “É uma forma de deixar o aluno mais ligado ao processo”, explica.

A 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade acontece de 26 a 29 de setembro e tem como tema Pensar a Vida e Promover a Paz. Na programação estão previstas as Semanas de Jornalismo, Criminologia e Filosofia, além de conferências como a do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Machado Rezende, sobre Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 2119-4347 ou 2119-4398.

Alunos de Publicidade arrecadam alimentos para ONG
Niumízia Alves

Durante a 4ª Semana de Integração Católica Sociedade, alunos do curso de Publicidade estarão promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos para a ONG Espaço da Criança. As doações devem ser feitas na Pastoral da Unicap, no térreo do bloco A, até o dia 6 de outubro. O trabalho voluntário está sendo coordenado pela professora Patrícia Fernandes. Informações pelo fone 2119 4238

ClipTV oferece vagas de estágio para alunos de Jornalismo
Por Niumízia Alves

Os estudantes de Jornalismo do 1º e 2º períodos interessados em uma vaga de estágio poderão participar da seleção da empresa de clipagem eletrônica em TV e rádio, a ClipTV. O aluno deve ter disponibilidade para trabalhar em período integral, das 9h às 18h. A empresa oferece bolsa-auxílio no valor de R$ 350. Os estudantes devem encaminhar o currículo para o cliptv@gmail.com ou entrar em contato pelo telefone 3222-4083.

Abertas inscrições para prêmio em fotojornalismo
Por Niumízia Alves

Estão abertas as inscrições para o 3° Prêmio New Holland de Fotojornalismo. Os profissionais da área têm até o dia 31 de janeiro de 2007 para inscrever seus trabalhos e concorrer a prêmios de até R$ 8 mil. O concurso é dividido em duas categorias: agricultura e tecnologia. Ao todo serão selecionados 40 trabalhos que farão parte de uma exposição fotográfica que vai percorrer várias cidades do Brasil e da Argentina. Informações pelo www.premionewholland.com.br.

Católica domina o tênis de mesa em Pernambuco
Por Christiano Vasconcellos

A equipe de tênis de mesa da Católica fez bonito em mais uma competição. Dessa vez os atletas participaram do Campeonato Pernambucano Adulto de Duplas, no Marcioretto Table Tennis, em Piedade, Jaboatão dos Guararapes. Cerca de 27 duplas masculinas, femininas e mistas participaram do evento.

O pentacampeonato na categoria feminino foi garantido pela dupla Iara Borba e Karina Torres ao vencer, por 3X1, as atletas do Clube Português Natália Pereira e Yang Tsui. Karina substituiu a mesatenista Taciana Saldanha, que está grávida.

A categoria duplas mistas teve quatro atletas da Católica na final. O octacampeonato foi conquistado por Rafael Taveira e Iara Borba. Eles derrotaram Edmar Azevedo e Karina Torres pelo placar de 3X2. A final de duplas masculinas também foi realizada por mesatenistas da Católica. Edmar Azevedo e Rafael Taveira conseguiram o octacampeonato da categoria ao ganhar de André Dowsley e Breno Rocha por 3X1.

Segundo o técnico da equipe da Católica, Paulo Matos, os bons resultados são fruto de “planejamento e muito treino, além da grande determinação dos atletas na superação diária para conciliar trabalho, estudo e as competições”. Os mesatenistas da Unicap voltam a atuar nos dias 22, 23 e 24 de setembro na Copa Brasil, etapa João Pessoa - PB.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0