A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 15 de setembro de 2006 ano 5

Católica forma o seu primeiro mestre em Direito
Por Christiano Vasconcellos

Mestrado

O Mestrado em Direito da Católica formou na manhã de hoje (15) o seu primeiro mestre. O desembargador federal José Lázaro Alfredo Guimarães defendeu a dissertação Tutela Efetiva: Sistemática e Positivação. A banca examinadora foi composta pelos professores da Unicap, Lúcio Grassi de Gouveia e Alexandre Freire Pimentel, e da Universidade de Brasília (UNB), Teori Albino Zavascki.

A abertura do evento teve a presença do Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos. Ele falou da importância da primeira dissertação do Mestrado. “É uma ocasião extremamente importante para a Universidade e para o Estado”, garantiu, lembrando a presença efetiva da Católica na área das Ciências Jurídicas. Ele lançou um desfio aos jovens estudantes presentes: “que cada um de vocês enxergue o mestrado como uma possibilidade, já que a atualização profissional é quase obrigatória, hoje em dia”.

“Como juiz sempre procurei sentir a realidade sob a qual atuava. Foi por isso que escolhi o tema da Tutela Efetiva”, disse o então mestrando no início da apresentação. José Lázaro explicou que a dissertação é o resultado de 26 anos de experiência, que começou como juiz de direito no Distrito Federal. O desembargador abordou a necessidade da eficácia das decisões judiciais. “Centro minhas atenções nos resultados das ações coletivas por trazer mais benefício social”, afirmou, lembrando que, neste caso, o juiz interfere na vida de uma determinada parcela da sociedade.

José Lázaro comentou sobre um episódio que retrata a lentidão do sistema judiciário. O caso de um juiz da Comarca do Recife que, no ano passado, tinha 250 mil processos para julgar e apenas dois funcionários o auxiliavam.

A compreensão do princípio da Tutela Efetiva foi a parte final da apresentação. “Há a necessidade de uma nova disciplina na execução penal para o Estado se livrar de quem o deve”, afirmou. Em seguida, ele se colocou à disposição da banca para questionamentos.

O professor Teori Albino comentou sobre o conjunto do trabalho apresentado e sobre questões específicas do tema e se mostrou bastante satisfeito com o que viu. “Não há dúvida nenhuma que a escolha foi adequada”, disse. E agradeceu o convite para formar a comissão examinadora. “É uma enorme honra participar da banca inaugural de um mestrado em uma terra com tanta tradição na área do direito”, afirmou.

Pesquisadores da Católica estudam desgaste de fundações de prédios
Por Niumízia Alves

PesquisadoresProfessores do Departamento de Engenharia Civil e do Mestrado de Engenharia Civil da Católica estão desenvolvendo um estudo sobre as causas da deteriorização dos elementos que formam a base dos edifícios construídos em alvenaria resistente, os chamados prédios-caixão.

A Região Metropolitana do Recife possui cerca de 6 mil imóveis deste tipo e de acordo com o coordenador do estudo, professor Romilde Almeida, não há pesquisas realizadas nesta área. “Este trabalho é muito importante porque além de gerar conhecimentos sobre o tema, possui uma grande finalidade social, já que nos últimos anos, muitos prédios com esta estrutura desabaram ou apresentaram patologias graves em Pernambuco”, disse.

Ainda de acordo com o professor Romilde, a variação do nível de água na planície do Recife e o sistema precário de saneamento básico contribuem para a criação de um ambiente agressivo no subsolo. “A própria água e os dejetos dos esgotos possuem elementos químicos que afetam as fundações e acabam degradando as bases das edificações”, afirma.

O projeto foi aprovado e será financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que irá liberar cerca de R$ 45 mil para a realização dos estudos. “Essa verba é destinada para "a compra de equipamentos de laboratório e material de consumo”, disse o professor Romilde. A equipe é composta pelos professores: Fernando Artur, Joaquim Oliveira, Romilde Almeida, Silvio Romero e Valdemir Alexandre.

Folha de Pernambuco destaca eficiência da Biblioteca da Católica
Por Christiano Vasconcellos

“Exemplo de biblioteca a ser seguido”. Este é o título da matéria, publicada hoje (15) no jornal Folha de Pernambuco, sobre a Biblioteca Central da Católica. No texto, o repórter Wagner Sarmento mostra o diferencial oferecido na Unicap. Analisa o acervo, as instalações, o atendimento, o serviço de reserva e empréstimo on-line e a satisfação dos usuários do local. A estrutura para atendimento a deficientes físicos também é destacada.

Confira no link abaixo a íntegra da matéria publicada no caderno Grande Recife da Folha de Pernambuco: http://www.folhape.com.br

Alunos de Jornalismo discutem eleições
Por Manoela Carina

LucianoA Católica tem se mostrado uma referência democrática para o debate político com a promoção de vários encontros com os candidatos. Hoje à tarde, foi a vez dos postulantes a uma vaga no Senado, Luciano Siqueira (PcdoB) e na Assembléia Legislativa, o deputado estadual Elias Gomes (PPS) baterem um papo com os estudantes da Unicap. O encontro foi na forma de entrevista coletiva no estúdio de rádio e fez parte das atividades da disciplina de Rádio III, ministrada pelo professor Carlos Benevides.

Os alunos do 7º período de Jornalismo questionaram o papel da Imprensa na cobertura das eleições. “Quanto mais informado o eleitor estiver, mais preparado estará para escolher o seu candidato”, disse Elias Gomes. O candidato à reeleição criticou a última reforma eleitoral. “Não estou satisfeito com a atual reforma. Isso é um remendo, uma ação emergencial que não resolve a gravidade do sistema.”

Luciano Siqueira, que ocupava o cargo de vice-prefeito do Recife, explicou que a sua candidatura foi uma decisão coletiva do PC do B, apoiada pelo Partido dos Trabalhadores. “Nunca escolhi cargos, sou militante fascinado pelo trabalho coletivo”, ressaltou.

Sobre as denúncias de corrupção envolvendo o partido aliado (PT), o comunista disse que os fatos não atrapalham a sua campanha. “Acho que agora as pessoas viram que existe um partido que separa o joio do trigo. O PT demonstra transparência ao permitir as investigações”, explicou.

Quanto à preferência do eleitorado pelo ex-governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), demonstrada nas pesquisas, Luciano avalia que é natural. “Desde 1978 Jarbas se mantém em evidência. Ele disputou sete campanhas majoritárias. Esta é a minha primeira”.

O candidato também falou sobre saúde e segurança pública. Siqueira disse que, se for eleito, pretende reforçar o Sistema Único de Saúde (SUS). “Ele pode ser mal administrado, mas não deve acabar, pois a saúde publica é algo importante para todos, inclusive para a classe média que hoje não consegue pagar os planos”. Quanto à solução para o problema da violência, ele defendeu a requalificação dos profissionais, melhoria nas condições de trabalho e dos serviços de inteligência.

Aluna de filosofia ministra oficina no Sertão de Pernambuco
Por Sophia Marvão

AlunaA aluna do curso de Filosofia da Católica, Ocilaine Silva de Moura, ministrou um minicurso na Semana Cultural de Itapuruba, cidade localizada no Sertão do Moxotó, a 481 quilômetros do Recife. O tema abordado foi Ètica e Cidadania. O evento foi promovido pela única escola do município, a Professora Maria Menezes Guimarães, nos dias 8 e 9 de setembro.

O interesse dos participantes surpreendeu Ocilaine. Foram 15 alunos entre 15 e 60 anos de idade. Eles enviam cartas e pedem dicas de livro sobre filosofia e que ela faça um novo minicurso. Para a futura filósofa, a viagem representou uma grande experiência profissional. “Pretendo fazer projetos semelhantes em outras cidades do interior”, disse.

Ocilaine aproveitou a oportunidade para aprimorar seus dotes artísticos. Ela foi uma das participantes da oficina Canto Coral, ministrada pelo professor e maestro Givanildo Amâncio. O resultado da atividade foi exibido durante uma apresentação em praça pública.

Semana de Integração terá oficina de teatro
Por Manoela Carina

Durante a 4a Semana de Integração da Católica-Sociedade, que ocorre entre os dias 25 e 29 de setembro, a Pró-reitoria Comunitária estará promovendo a 1a oficina livre de teatro. As aulas acontecerão sala 801, no 8o andar, do bloco G. O objetivo é aprimorar a capacidade de comunicação para promover qualidade na convivência social.

A previsão é de que uma encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, marque o encerramento da oficina está previsto. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Ciências Jurídicas (manhã e noite), que fica no 3o andar, do bloco G, ou no Univerão (à tarde), localizado no térreo do bloco A. Outras informações pelo telefone 2119.4242.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0