A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 14 de setembro de 2006 ano VI

Candidata ao governo estadual concede entrevista na Católica
Por Manoela Carina

Kátia Telles

A candidata ao governo do Estado de Pernambuco pela coligação Frente de Esquerda, Kátia Telles (PSTU), participou hoje à tarde (14) de uma entrevista no estúdio de rádio da Católica. A coletiva fez parte de uma atividade desenvolvida por alunos do 7o período de Jornalismo da disciplina de Rádio III, ministrada pelo professor Carlos Benevides.

A candidata falou das prioridades do seu programa de governo e criticou o governo federal. “Não concordo com o Prouni. Acho que as verbas destinadas às faculdades particulares poderiam ser aplicadas às universidades públicas. Isso geraria o dobro das vagas. No governo, eu farei a Universidade de Pernambuco (UPE) gratuita e sem vestibular”, disse.

Quando questionada sobre privatização, Kátia Telles disparou: “Vamos reconstruir Pernambuco com o dinheiro dos empresários, pois o dinheiro público deve ser utilizado pela classe popular e não estar nas mãos dos empresários. Isso só acontecerá com a organização dos conselhos populares, dos sindicatos e associações de bairros”, explicou.

Outro convidado da aula foi o presidente da Câmara de Vereadores do Recife, Josenildo Cinésio (PT). A duas semanas das eleições, ele acredita num segundo turno para Pernambuco. “Apoiarei o candidato do prefeito João Paulo”, revelou ao declarar-se favorável a Humberto Costa (PT).

Cinésio também comentou a ação desenvolvida pelo Ministério Público de combate ao nepotismo no Estado. A campanha visa retirar dos quadros da administração pública, parentes de gestores que não são concursados e ocupam cargos de confiança ou comissionados. Ele informou que depois do período eleitoral vai se reunir com os parlamentares para negociar uma solução.

O estudante do 7o período de Jornalismo, Fernando Victorino, 22, foi um dos repórteres da coletiva. Ele destacou a importância de discussões políticas na comunidade acadêmica. “Atividades como essas abrem oportunidades para os alunos conhecerem as propostas dos candidatos, uma vez que os guias eleitorais são curtos”, avaliou.

Católica terá representantes na Jornada sobre a Identidade Cristã
Por Christiano Vasconcellos

A Jornada sobre a Identidade Cristã, Católica e Inaciana das Universidades Confiadas aos cuidados da Companhia de Jesus no Brasil terá cinco representantes da Unicap. São eles: o Decano do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), professor José Orlando Vieira Filho; a coordenadora de Graduação, professora Aline Grego; as professoras Odalisca Cavalcanti de Moraes e Maria do Carmo Sousa Motta; além do funcionário da Divisão de Ação Pastoral (Dap), Luiz Justino da Silva Júnior. O evento, que acontece entre os dias 22 e 24 de outubro no Rio de Janeiro na Casa de Retiro Pe. Anchieta, contará com palestras, plenários de discussão e trabalhos em grupo.

Projeto Discutindo História debate sobre o Pe. Vitto Miracapillo
Por Manoela Carina

A abertura do projeto Discutindo História lotou o auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH). A programação foi desenvolvida pelo Diretório Acadêmico de História e teve entre as atrações a exibição do documentário Replicar dos Sinos: a expulsão do pe. Vitto Miracapillo do Brasil.

O filme conta a história do religioso italiano que em 7 de setembro de 1980 se recusou a celebrar a missa da Independência, alegando que o povo não tinha liberdade e nem motivos para comemorar a data. Por isso, foi expulso do Brasil pelo ex-Presidente João Figueiredo, a pedido do então deputado estadual do extinto PDS Severino Cavalcanti. 25 anos depois da expulsão, o padre Dom Vito Miracapillo voltou ao País, mas só com visto de turista. Há anos, ele tenta conseguir um visto permanente porque pretende dar continuidade ao trabalho pastoral com trabalhadores do campo.

O curta de 30 minutos de duração mostra entrevistas do bispo de Palmares, Dom Acácio Rodrigues; do ex-deputado Severino Cavalcanti; e de vários personagens envolvidos no episódio. Após a exibição, o diretor do filme, Cleonildo Cruz, o roterista Sóstenes Araújo e o professor de história, Luiz Carlos Luz Marques, conduziram um debate.

Cleonildo abriu as discussões falando das dificuldades que teve na produção da obra. Ele contou que as gravações foram feitas, em uma semana, durante a visita do Pe. Vitto ao Brasil, em outubro do ano passado. “Como não tínhamos roteiro, pedimos ajuda ao professor Júlio Reinaux. Ele tem uma dissertação sobre a expulsão do padre. Isso contribuiu para localizar os personagens”, explicou o diretor. Ele ainda falou que o ex-deputado não quis gravar entrevistas. “Propomos um espaço democrático e ele confiou na nossa seriedade intelectual”.

O professor da Católica, Luiz Carlos, que também já foi padre, continuou o debate explicando a situação política na época da expulsão. Ele contou que, na década de 70, em plena ditadura, a cidade de Ribeirão, no interior de Pernambuco, vivia uma disputa pela reforma agrária. Existia um conflito permanente entre fornecedores de cana-de-açúcar e os trabalhadores rurais daquela região. “A recusa do padre em celebrar a missa da Independência foi apenas um pretexto para os proprietários de engenho expulsarem o religioso. Severino Cavalvanti foi um instrumento.”, ressaltou.

Depois, a mesa abriu o debate para as perguntas. A aluna do 1º período de História Ana Claudia destacou que é importante refletir o passado e criar discussões. “Estou adquirindo conhecimentos extraclasse, pois esse assunto não está em livros, mas está próximo de nós”.

Na programação do projeto Discutindo História estão previstas mais três palestras. Todas acontecerão às 17h, na sala 703, do bloco G. No próximo dia 20 de setembro, a professora de História da Arte Haideé Camelo vai ministrar a palestra “Como a literatura ajudou na construção da imagem e identidade brasileira”. No dia 11 de outubro, será a vez da professora e mestra em União Européia, Aurenice Lima, falar sobre “Direitos Humanos”. No dia 18 de outubro, o pesquisador Francisco Barreto vai ministrar o tema “O caso da bomba no Aeroporto dos Guararapes”. Informações 2119-4169.

Conaes recebe relatório de avaliação institucional da Católica
Por Christiano Vasconcellos

A Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) recebeu o Relatório Final de Auto-avalição Institucional da Católica. O documento foi elaborado para atender uma exigência do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

A revisão do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) foram algumas das sugestões implantadas em decorrência da auto-avaliação. Além disso, foi criada a Coordenação de Extensão, o que demonstra a importância da iniciativa como instrumento de aperfeiçoamento acadêmico. Ainda estão em fase de revisão, as políticas sobre estágio curricular e pós-graduação lato sensu, entre outras.

A Comissão Própria de Avaliação continuará com a avaliação docente e discente neste semestre. O trabalho será feito tendo como instrumento um novo questionário, reelaborado a partir das sugestões colhidas no decorrer do processo avaliativo e na implantação da avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Semana de Integração terá oficina de teatro
Por Manoela Carina

Durante a 4a Semana de Integração da Católica-Sociedade, que ocorre entre os dias 25 e 29 de setembro, a Pró-reitoria Comunitária estará promovendo a 1a oficina livre de teatro. As aulas acontecerão sala 801, no 8o andar, do bloco G. O objetivo é aprimorar a capacidade de comunicação para promover qualidade na convivência social.

A previsão é de que uma encenação de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, marque o encerramento da oficina está previsto. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Ciências Jurídicas (manhã e noite), que fica no 3o andar, do bloco G, ou no Univerão (à tarde), localizado no térreo do bloco A. Outras informações pelo telefone 2119.4242.

Apresentação cultural movimenta bloco A
Por Manoela Carina

Quem passou pelo hall do bloco A no começo da noite de ontem pôde acompanhar a apresentação de um grupo cultural formado por jovens da Igreja Batista dos Butrins. Eles dançaram ao som da música “planeta água”, do cantor Guilherme Arantes. A apresentação fez parte do Dia da Confiança, promovido pela Divisão de Ação Pastoral da Católica.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0