A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 13 de setembro de 2006 ano 5

Eduardo Campos e Ariano Suassuna fazem debate na Católica
Por Manoela Carina e Manuela Ferreira

Debate

O candidato ao governo do Estado pela coligação Frente Popular de Pernambuco Eduardo Campos (PSB) participou de debate, na noite de ontem (12), no auditório G2, no Bloco G da Católica. O socialista foi acompanhado pelo escritor Ariano Suassuna, suplente do candidato ao Senado Jorge Gomes.

Eduardo Campos e Ariano Suassuna foram recebidos pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos, além de coordenadores de graduações, pós-graduações e decanos. O orientador vocacional da Divisão de Ação Pastoral, Padre Antônio Mota, representou o Reitor, Padre Pedro Rubens. Na ocasião, o Pró-reitor apresentou aos convidados a programação da 4ª Semana de Integração da Católica.

Logo depois, a platéia que lotou o auditório, ouviu do socialista, propostas para a educação, entre outros temas. Campos destacou a importância de uma maior relação entre a juventude e o mundo político. Para ele, esse convívio é estabelecido quando são oferecidos acessos à informação, para que os jovens formulem opiniões próprias. “Quando há oportunidades para a educação e a cultura, não há espaço para a criminalidade e a violência”, afirmou o candidato.

Faltando pouco menos de um mês para as eleições, o ex-ministro da Ciência e Tecnologia do Governo Lula se disse otimista com uma possível participação no 2º turno e ressaltou que nunca faltou a debates porque a iniciativa só acontece em ambientes democráticos. “Faço questão de trocar idéias e participei de todas as discussões para as quais fui convidado. Nossa campanha não tem ‘rabo preso’ com ninguém”, disse.

Carismático e bastante popular entre o público universitário, o escritor Ariano Suassuna foi ovacionado durante todo o período em que esteve na Católica. A exemplo de Eduardo Campos, Suassuna também fez questão de abordar a importância de uma maior consciência política entre os estudantes. “Tenho medo que os jovens se deixem envolver pela onda de pessimismo atual, alardeada por alguns setores da imprensa, onde o conceito que prevalece é que todo político é farinha do mesmo saco”, comentou.

Antes de responder a perguntas do público, ele declarou que votará no Presidente-candidato Luiz Inácio Lula da Silva outra vez porque “apesar das denúncias de corrupção, ele é criticado pelo que tem de bom e poderá fazer muito mais pelo povo brasileiro”. Todo o debate foi retransmitido por um telão instalado no térreo do Bloco G.

Reitor participa de evento da Fiuc na França
Por Christiano Vasconcellos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participará de um encontro da Federação Internacional de Universidades Católicas (Fiuc), na cidade francesa de Marselha. O evento será entre os próximos dias 17 e 20 de setembro e faz parte da rede para diálogo inter-religioso da Federação, que pretende estender sua atuação aos países da América Latina.

Padre Pedro Rubens está à frente da criação da rede na América Latina junto com a Universidade São Boaventura, de Bogotá, na Colômbia. Ele foi convidado não apenas pela condição de Reitor, mas por ser teólogo e ter pesquisado o tema na sua tese de doutorado. No encontro, Padre Pedro apresentará o que está sendo feito na Universidade na linha do diálogo inter-religioso.

O jesuíta mostrará que, desde o primeiro ciclo, os alunos da Católica recebem orientação religiosa através da disciplina Introdução à Teologia. Além disso, ele deve apresentar o mestrado em Ciências da Religião, oferecido pela Universidade. “Essa temática faz parte de uma das linhas de pesquisa de nosso mestrado”, explica Padre Pedro. As duas linhas de pesquisa específicas oferecidas na Católica são o Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade; e Tradição Judaico-cristã, Cultura e Sociedade.

Dia da Confiança discute fé universal
Por Niumízia Alves

O Anfiteatro do Espaço Executivo esteve lotado hoje à tarde (13), durante palestra que iniciou a programação do Dia da Confiança da Católica. O evento contou com a participação de alunos e professores da Universidade e também de algumas comunidades.

A palestra começou com a exibição de um vídeo sobre as Jornadas de Confiança realizadas no Brasil pela comunidade francesa de Taizé. Logo depois, o Irmão Michel Bergman, membro da Comunidade Ecumênica de Taizé em Alagoinhas, na Bahia, realizou uma reflexão sobre o tema “Entre igrejas: a unidade é possível?”.

De acordo com Bergman, atualmente existe uma grande preocupação das igrejas em afirmar suas identidades. “Elas têm medo de perder sua tradição, sentem necessidade de uma auto-afirmação. Mas essa reação não é boa porque muitas vezes acaba gerando uma exclusão entre as religiões”, analisou.

Durante a palestra, ele explicou que o Cristianismo permaneceu com características européias em quase todos os países, gerando uma grande divisão entre as religiões. “Essas divisões acabam sendo mais fortes do que os esforços para que haja uma unidade”, enfatizou. Segundo Bergman, a unidade entre as igrejas é possível através do crescimento da fé.

“O primeiro passo é realizarmos, dentro de nós, a unidade da fé, aprendendo a olhar para as outras religiões buscando o que há de Deus nelas. Precisamos nos abrir para uma fé universal, que não seja baseada na exclusão dos outros”, afirmou. O evento foi promovido pelo grupo Jornada da Confiança da Divisão de Ação Pastoral, que estuda a espiritualidade da comunidade de Taizé.

Alunos da Católica se apresentam em congresso de Tecnologia na Educação
Por Christiano Vasconcellos

O IV Congresso Internacional de Tecnologia na Educação contará com a participação de quatro alunos da Católica. Alexandre Pedrosa Pinheiro, do 7º período do curso de Psicologia e Patrícia Pífano de Moura Martins, do 6º período de Pedagogia, irão apresentar um painel com o tema O Computador e o Desenvolvimento da Leitura e Escrita de Alunos Autistas e Deficientes Mentais. A dupla teve o apoio da professora Tânia Nery, Coordenadora do Projeto Horizonte.

Já as alunas do curso de Letras, Risocleide Pereira e Giselle Farias, vão apresentar o trabalho Inclusão digital: o que a escola tem a ver com isso? Elas estão sendo orientadas pela professora do Departamento de Educação, Graziela Brito. O evento acontece no Centro de Convenções de Pernambuco, entre amanhã (13) e sexta-feira (15).

Transdisciplinaridade dos organismos é tema de palestra
Por Sophia Marvão

O Laboratório e o Museu de Arqueologia da Católica vão promover, na próxima sexta-feira (15), às 19h, uma palestra que traz como tema a História Submersa: Uma Abordagem da Transdisciplinaridade dos Organismos. O Prof. Dr. Gilson Rambelli, da Universidade de Campinas (Unicamp-SP) é o convidado do evento que será realizado na sala multiuso, 1o andar do bloco D.

Espaço Executivo promove seminário sobre Assistência Social
Por Christiano Vasconcellos

O Espaço Executivo da Católica vai promover o seminário Entidades de Assistência Social: Contribuição para a Seguridade Social; Imunidade; Requisitos e Direito Adquirido. O evento acontecerá no dia 28 de setembro, no hotel Atlante Plaza de Boa Viagem, das 9h às 18h, e contará com palestras de juristas renomados como Dr. Yves Gandra da Silva e Dr. Marcos Biasioli. Outras informações pelo fone 2119-4344, das 9h às 18h ou através do e-mail espaçoexecutivo@unicap.br.

Grupo Mandacaru promove aula de dança com alunos do Projeto Horizonte
Por Sophia Marvão

Na próxima sexta-feira (15), às 14h, o grupo Mandacaru da Católica vai promover uma aula de dança para os alunos do Projeto Horizonte. São jovens com necessidades especiais, sendo a maioria com Síndrome de Down. A atividade será realizada na sala de ensaio do grupo, no 1º andar do bloco E. Informações pelo 2119-4186.

Teologia promove conferências na Semana de Integração
Por Christiano Vasconcellos

O Departamento de Teologia e o Mestrado em Ciências da Religião da Católica irão promover duas conferências com o professor do Instituto Dominicano de Teologia de São Paulo, Dr. Cláudio Vianney Malzoni. As apresentações fazem parte da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade e ocorrem no dia 25 de setembro.

O professor falará sobre O Desafio da Revelação de Deus Diante da Vida ameaçada: reflexões sobre a violência a partir de uma perspectiva bíblica, das 14h às 17h, na sala 305 do bloco G4. A segunda conferência acontece das 19h às 21h30, no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH) e trará o tema O Poço de Jacó ao Poço da Samaritana: Jô 4,1-42 na confluência de tradições do Antigo e Novo Testamento.

Vestibulandos terão aulas de revisão na Católica
Por Manoela Carina

No dia 26 de setembro, durante a Semana de Integração da Católica- Sociedade, serão oferecidos aulões e oficinas para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas. A iniciativa é uma parceria com o projeto Rumo ao Futuro, da Secretária de Educação do Governo do Estado. As aulas acontecerão no bloco J, em dois turnos, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Elas serão ministradas por 40 alunos voluntários de Católica. Na programação estão todas as áreas de conhecimento ligadas ao programa do vestibular.

Produção de enzimas é tema de debate no Quinta na Química
Por Christiano Vasconcellos

O projeto Quinta na Química promove palestra, amanhã (14), às 17h30, sobre Produção de Enzimas Microbianas. Quem falará sobre o tema é o professor do Departamento de Química e Meio Ambiente e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Ciências Ambientais (NPCIAMB), Carlos Alberto Alves da Silva. O evento será realizado na sala 113 do bloco D.

Romero Britto expõe na Católica
Por Manuela Ferreira

Os amantes das artes plásticas não podem deixar de passar pelo Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança. Até sexta-feira (15), o público vai ter acesso a um dos acervos que é considerado um dos melhores exemplos da pop-art. Trata-se da obra do artista plástico pernambucano Romero Britto – natural de Jaboatão dos Guararapes, radicado nos Estados Unidos há cerca de 20 anos e um dos brasileiros mais bem conceituados no Exterior.

A mostra é composta por 30 gravuras e quadros, a maioria produzida nos últimos sete anos. Alegres e coloridas, as telas do artista têm influência da corrente artística surgida nos Estados Unidos no final dos anos 1950. A pop-art é baseada no reprocessamento de imagens populares e de consumo e está intimamente ligada à publicidade. Nos últimos anos, Britto ilustrou objetos das marcas Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple, além de ter sido responsável pelas pinturas e ilustrações de mais de 30 diferentes produtos em todo o mundo.

As telas estão sendo comercializadas pelo organizador da mostra, o consultor de artes Edvaldo Galdino. “Depois da Católica, percorreremos galerias de arte em João Pessoa (PB) e em Natal (RN). A meta é popularizar ainda mais a arte de Romero Britto no Brasil, dando maior destaque à sua produção recente”, comenta Galdino. A exposição é aberta ao público, com entrada franca, no horário das 16h às 22h. O espaço cultural fica no estacionamento do bloco A.

Mesa-tenistas da Católica disputam torneio na Paraíba
Por Christiano Vasconcellos

Entre os dias 22 e 24 de setembro, a equipe de tênis de mesa da Católica participará da Copa Brasil João Pessoa II 2006. Ao todo, 16 pessoas farão parte da delegação que defenderá a Universidade na capital paraibana. A competição terá nas categorias de pré-mirim ao veterano 60 anos.

Fonoaudiologia promove curso de Libras
Por Christiano Vasconcellos

O curso de Fonoaudiologia da Católica irá promover um curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir de amanhã (14) até 30 de novembro. A carga horária será de 40 horas e as aulas acontecerão sempre às quintas-feiras, das 17h às 20h, na sala 711 do bloco B. A atividade é aberta a professores, alunos e funcionários da Universidade. Quem se interessar pelo curso pode fazer a inscrição na sala do Univerão, no térreo do bloco A, até o dia 12 de setembro. O horário de atendimento é das 12h30 às16h e das 17h às 20h30. O valor do investimento é de R$ 80,00.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0