A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 11 de setembro de 2006 ano 5

Católica lança nova identidade visual
Por Christiano Vasconcellos

Marca Nova

Enquanto o mundo relembrava um dos maiores atentados terroristas da história, a Universidade Católica de Pernambuco celebrava a paz com o lançamento da sua nova marca. A apresentação foi realizada no auditório G1, na manhã de hoje (11). Na ocasião, foi divulgada também a programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade. O público presente também conheceu o selo comemorativo dos 55 anos da Católica, em um café da manhã, no salão receptivo.

“A tradição só permanece na história na medida em que tem capacidade de mudar”, afirmou o Reitor, Padre Pedro Rubens, no discurso dirigido a Pró-reitores, Decanos, Chefes de Departamentos, jornalistas,representantes dos Correios e dos bancos Real e Unibanco.

A nova identidade visual reforça o nome Católica, que é como a Universidade é mais conhecida. Unicap continuará sendo a sigla da Universidade. A asa branca, símbolo da Católica e ícone do Nordeste e da paz, ganhou formas mais modernas.

As mudanças, segundo o Padre Pedro Rubens, surgiram através de discussões de um grupo estratégico, formado há seis meses, para trabalhar a comunicação da Universidade. Durante o discurso, o Reitor lembrou que a data de hoje, 11 de setembro (quando se completam cinco anos dos atentados terroristas às torres gêmeas do World Trade Center), foi escolhida propositalmente para tratar da temática da violência globalizada. “A Católica tem algo a dizer sobre a paz. Que a asa branca saia daqui, do coração do Nordeste, e consiga voar bem alto para anunciar a paz ao mundo”, disse, destacando que o tema da Semana de Integração deste ano é Pensar a vida e promover a paz.

O diretor de arte e criação da Ágora, Hime Navarro, apresentou a nova marca. Ele informou que os departamentos e demais setores receberão um manual sobre o novo projeto gráfico. A idéia é implantar um padrão estético na Católica.

A programação da 4ª Semana de Integração Católica-Sociedade foi apresentada pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos. “Queremos articular diferentes iniciativas com organismos da sociedade de uma maneira geral”, explicou. Em seguida, houve a solenidade de lançamento do selo comemorativo dos 55 anos da Universidade, no salão receptivo.

O Padre Pedro Rubens, os Pró-reitores e o sub-gerente de vendas dos Correios, Jaílson Lima carimbaram os selos. Eles assinaram as peças que farão parte do acervo filatélico dos Correios e servirão como fonte de pesquisa. “Que este selo possa ir longe levando o nome da instituição”, disse o Reitor, que confessou ser um ex-colecionador de selos.

Imprensa elogia nova marca (botar marca nova)
Por Christiano Vasconcellos

MarcaO novo projeto visual da Católica foi bem recebido pelos representantes da imprensa pernambucana que prestigiaram o café da manhã, realizado desta segunda-feira (11). A coordenadora do projeto Leitor do Futuro, do Diario de Pernambuco, Conceição Cavalcanti, achou a iniciativa positiva. “A mudança trouxe uma possibilidade de abertura, sem abrir mão da tradição”, declarou, ressaltando a proximidade com a juventude que a nova marca proporcionou. A editora do Guia de Profissões, suplemento do mesmo jornal, Jaqueline Andrade, considerou a nova marca “bonita e moderna”. Para ela, o uso do nome Católica é um diferencial. “Fica mais claro para identificar”, opina.

“O nome Católica é muito forte e tem que ser explorado”, aconselha o assessor de comunicação da Rede Globo Nordeste, Ronan Drummond. Ele achou a nova marca leve e moderna. “Foi muito bem produzida”, elogiou. O representante comercial da rádio CBN, Adaulto Almeida, notou uma mudança na asa branca: “Na antiga marca ela estava descendo, nesta está subindo”.

O gerente do posto de atendimento do Unibanco na Católica, Rodrigo Lima, destacou que “qualquer tipo de parceria com a Universidade é importante. Sempre temos total interesse”. Já o gerente do posto do Banco Real na Universidade, Gustavo Caliope, ressaltou a importância da troca da sigla Unicap pelo nome Católica: “Vai fortalecer a marca”, frisou.

Coordenadores se reúnem para conhecer a nova marca
Por Manoela Carina

Na tarde de hoje (11), os coordenadores dos cursos de graduação, especialização, MBA’s e mestrados conheceram a nova marca da Católica. O encontro aconteceu às 14h30, no auditório G1. O Reitor Padre Pedro Rubens conduziu a solenidade.

Padre Pedro explicou que, em princípio, não havia a pretensão de criar uma nova marca. Ele propôs a formação de um Fórum de Comunicação para discutir as questões ligadas à imagem da Universidade. Com esse propósito, em fevereiro deste ano, foram reunidos os vários setores que trabalham com comunicação, entre eles o Núcleo de Informática e Computação (NIC), a Fasa Gráfica, as agências experimentais de Publicidade (AÊ) e de Relações Públicas (Agerp), a agência de propaganda que atende à Católica (a Ágora), o Departamento de Comunicação Social e Turismo (DCST) e a Assessoria de Comunicação da Universidade (Assecom).

O coordenador do curso de Publicidade, Rodrigo Duguay, que também é membro do Fórum, lembrou que, durante as reuniões, foram feitos estudos para padronizar e utilizar a marca de forma mais adequada. “O grupo constatou que o ideal seria mudar a marca. O símbolo, a asa branca, ícone do Nordeste e da paz, ganhou movimento e modernidade”, explica.

Na ocasião, também foi divulgada a programação da 4a Semana de Integração Católica-Sociedade, que este ano traz como tema Pensar a Vida e Promover a Paz. O evento, que é aberto ao público, acontece entre os dias 25 e 29 de setembro. Além de apresentação de trabalhos científicos, serão realizados minicursos, conferências, palestras, atividades artísticas e culturais. Os detalhes da programação estão no site www.unicap.br/sius

Distribuição de camisas movimenta o campus.
Por Sophia Marvão

AlunosA nova marca da Católica tomou conta da comunidade acadêmica. A Universidade encomendou 3.500 camisas para serem distribuídas entre alunos, professores e funcionários. Os docentes e funcionários receberam as peças na sexta-feira e hoje foi a vez da distribuição entre os alunos, que fizeram fila em frente a Assecom para vestir a camisa da Universidade. A movimentação começou pela manhã e entrou pela noite. Nem mesmo a chuva espantou os estudantes. Eles se encolheram em guarda-chuvas e sombrinhas mas não desistiram. Todos queriam ganhar uma camisa com a nova marca da Católica, que tiveram patrocínio do Banco Real, Unibanco, Ágora e Café com quê

A Assessoria montou um esquema especial para a distribuição. Uma equipe formada por cinco estagiários de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade se mobilizou durante todo o dia para que todos pudessem pegar a sua camisa. O estudante do 1º período de Jornalismo Tiago Gouveia, 19 anos, gostou muito da camisa e elogiou a mudança. “Acho muito interessante a nova marca, pois todos conhecemos a Universidade como Católica”.

Católica promove debate com Eduardo Campos e Ariano Suassuna
Por Janaína Rezende

O Departamento de Economia e Administração da Católica vai promover, amanhã (12), às 19h30, no auditório G2, um debate com o candidato a governador da Frente Popular de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB). Quem também irá participar do evento é o escritor Ariano Suassuna, que é o primeiro suplente do candidato ao Senado, Jorge Gomes, integrante da coligação que apóia Eduardo Campos.

Mas antes do debate, Campos será recebido pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos, às 18h, no térreo do bloco G. Em seguida, os dois seguem para a sala de seminários, no 7º andar, onde o Pró-reitor vai apresentar a programação da Semana de Integração ao candidato. De lá, eles visitarão os centros acadêmicos da Católica e se dirigem para o debate.

Na ocasião, o candidato ao governo do Estado terá 45 minutos para apresentar suas propostas de governo nas áreas de transporte, saúde, segurança, habitação e infra-estrutura. Além desses assuntos, o deputado federal tratará das questões que envolvem ciência e tecnologia, educação e a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

Logo em seguida, Ariano Suassuna dará uma mini-aula espetáculo, na qual vai falar sobre a importância do voto e qual o atual cenário político na América Latina, no Brasil e em Pernambuco. Das 21h às 22h, o público poderá fazer perguntas aos candidatos. O Departamento de Economia e Administração está agendando outros debates com os candidatos Humberto Costa (PT) e Mendonça Filho(PFL).

Mesa-tenistas da Católica disputam torneio na Paraíba
Por Christiano Vasconcellos

Entre os dias 22 e 24 de setembro, a equipe de tênis de mesa da Católica participará da Copa Brasil João Pessoa II 2006. Ao todo, 16 pessoas farão parte da delegação que defenderá a Universidade na capital paraibana. A competição terá nas categorias de pré-mirim ao veterano 60 anos.

Romero Britto expõe na Católica
Por Manuela Ferreira

Os amantes das artes plásticas não podem deixar de passar pelo Centro Cultural Padre Francisco Tavares de Bragança. Até sexta-feira (15), o público vai ter acesso a um dos acervos que é considerado um dos melhores exemplos da pop-art. Trata-se da obra do artista plástico pernambucano Romero Britto – natural de Jaboatão dos Guararapes, radicado nos Estados Unidos há cerca de 20 anos e um dos brasileiros mais bem conceituados no Exterior.

A mostra é composta por 30 gravuras e quadros, a maioria produzida nos últimos sete anos. Alegres e coloridas, as telas do artista têm influência da corrente artística surgida nos Estados Unidos no final dos anos 1950. A pop-art é baseada no reprocessamento de imagens populares e de consumo e está intimamente ligada à publicidade. Nos últimos anos, Britto ilustrou objetos das marcas Pepsi-Cola, Disney, IBM e Apple, além de ter sido responsável pelas pinturas e ilustrações de mais de 30 diferentes produtos em todo o mundo.

As telas estão sendo comercializadas pelo organizador da mostra, o consultor de artes Edvaldo Galdino. “Depois da Católica, percorreremos galerias de arte em João Pessoa (PB) e em Natal (RN). A meta é popularizar ainda mais a arte de Romero Britto no Brasil, dando maior destaque à sua produção recente”, comenta Galdino. A exposição é aberta ao público, com entrada franca, no horário das 16h às 22h. O espaço cultural fica no estacionamento do bloco A.

Fonoaudiologia promove curso de Libras
Por Christiano Vasconcellos

O curso de Fonoaudiologia da Católica irá promover um curso de extensão em Língua Brasileira de Sinais (Libras) apartir de quinta-feira (14) até 30 de novembro. A carga horária será de 40 horas e as aulas acontecerão sempre às quintas-feiras, das 17h às 20h, na sala 711 do bloco B. A atividade é aberta a professores, alunos e funcionários da Universidade. Quem se interessar pelo curso pode fazer a inscrição na sala do Univerão, no térreo do bloco A, até o dia 12 de setembro. O horário de atendimento é das 12h30 às16h e das 17h às 20h30. O valor do investimento é de R$ 80,00.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0