A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 31 de outubro de 2006 ano 5

Mestrandos em Processos Ambientais fazem intercâmbio na Unicamp
Por Gláucio Alves

Alunos

Mais quatro alunos do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Católica vão realizar intercâmbio de um mês e meio na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, interior de São Paulo. O objetivo é dar oportunidade para eles conhecerem novas técnicas e aplicá-las nos trabalhos de pesquisa, além de terem acesso a uma bibliografia mais atualizada. A Católica foi à única universidade pernambucana a participar do programa de intercâmbio, que conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

AlunosOs mestrandos Antônio Cardoso, Daniel Oliveira e Ricardo Francisco viajam amanhã (1º). Já o outro aluno, Rafael Barbosa, irá no próximo dia 20. Todos carregam na bagagem a expectativa de aperfeiçoarem seus projetos. “Esse conhecimento vai facilitar a entrada no doutorado futuramente. Também vamos poder fazer uma revisão bibliográfica mais completa de nossas teses”, destacou Antônio.

Os trabalhos que serão desenvolvidos na Unicamp serão na área de Tecnologia e Meio Ambiente e Modelagem e Otimização de Processos. De acordo com a coordenadora do projeto de intercâmbio, a professora Galba Maria de Campos Takaki, os alunos pernambucanos vão realizar a parte prática da dissertação junto com professores do Doutorado em Engenharia Química da universidade paulista. “Isso trará crescimento científico e tecnológico para eles”, afirmou a professora.

De acordo com o orientador do mestrando Ricardo Francisco, o chefe do departamento de Química, Prof. Dr. Valdemir Alexandre dos Santos, essa é uma ótima oportunidade para os mestrandos conhecerem outra realidade. “Cada instituição têm suas características. Lá eles vão entrar em contato com outros pesquisadores que trabalham na mesma área, mas com visões diferente das aplicações”.

Osman Gioia é entrevistado na Católica por alunos de Jornalismo
Por Manuela Ferreira

AulaOs alunos do 8º período de jornalismo da Católica entrevistaram, na noite de ontem (30), o regente da Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), Osman Giuseppe Gioia. A entrevista foi realizada como atividade prática para a disciplina de TV IV, ministrada pela professora Andréa Moreira. Na atividade, os estudantes Mhatteus Sampaio, Emanoel Belmiro e Rafaela Queiroz fizeram as vezes de apresentadores do programa cultural Perfil 3X4. Eles perguntaram sobre a vida e obra do maestro, natural da cidade do Rio de Janeiro e que chegou ao Recife em 1985, quando foi convidado para ser professor visitante e regente titular da orquestra da Câmara da UFPE. Gioia, que está à frente da OSR desde 2001, também falou sobre as influências que permeiam os músicos da orquestra, além da relação entre música erudita e outras vertentes.

Alunos encenam Morte e Vida Severina na Jornada Portas Abertas
Por Gláucio Alves

Alunos da Católica encenam (1º), às 18h, no térreo do bloco G, o espetáculo Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto. A apresentação faz parte da programação cultural da I Jornada Portas Abertas promovida pela Universidade. A peça é fruto da I Oficina Livre de Teatro promovida pela Pró-reitoria Comunitária que aconteceu durante a Semana de Integração Católica-Sociedade, deste ano.

O ponto alto do espetáculo será o enterro do lavrador, que acontecerá no jardim da Universidade. Atores acompanhados do conjunto Colher de Chá, do músico e funcionário Alessandro Douglas, cantam a canção Funeral de um Lavrador. Além dessa encenação, os grupos artísticos Wave, MPB Unicap e Flor de Maracujá também se apresentam no mesmo dia, todos no Campus da Católica.

Professor da Católica lança livro questionando a combinação entre a arte e o feio
Por Christiano Vasconcellos

A Arte e o Feio Combinam? Esta indagação é o título do livro que o professor do Departamento de Letras, Janilto Andrade, lança no próximo dia 8 de novembro. O lançamento ocorre, às 19h, na Livraria Saraiva, no Shopping Center Recife. A publicação da editora Fasa é uma análise da obra do escritor e ex-aluno da Católica, Marcelino Freire.

“Começou com uma pesquisa na UNICAP e acabou se tornando o primeiro ensaio acadêmico sobre a obra dele”, explica Andrade. O professor analisou, entre outros livros, Angu de Sangue, Balé Ralé e Contos Negreiros. Este último ganhou recentemente o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria Melhor Livro de Contos e Crônicas.

Centro Rio Ganges promove Curso de Caligrafia Artística
Por Manuela Ferreira

Quem quer melhorar a caligrafia ou fazer da escrita uma arte poderá participar do curso de Caligrafia Artística. Os interessados podem se inscrever no centro Rio Ganges que fica na rua dos Prazeres 248, Ilha do Leite, em Recife, do dia 6 de novembro a 1 de dezembro de 2006, de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h.

As aulas serão ministradas pela designer gráfica Juliana Oeschger. Há quatro anos, ela estuda vários tipos de letras e participou de um curso específico sobre um tipo especial de pena chamada Automatic Pen, na Associação Suíça de Caligrafia, da qual é membro desde o ano passado.

Na programação do curso de Caligrafia Artística está uma breve introdução sobre cada tipo de alfabeto que será usado, construção dos alfabetos Uncial, Góticos, Itálicos, Copperplate; apresentação de técnicas para fundos, bordas e enfeites e uso de pincel e penas diversas. Informações: 9924.4553 ou 3222.0894.

Católica promove semana interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional
Por Manoela Carina

Está quase tudo pronto para a III Semana Interdisciplinar de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional, que vai acontecer nos dias 9 e 10 de novembro na Católica. Às 8h, do dia 9, as professoras Lúcia Galindo, Maria Luiza Timóteo, Nilton Oliveira farão a solenidade de abertura. Depois, às 8h30, acontece a palestra Inclusão Social: Singularidade e Pluralidade no Processo de Valorização Humana.

Durante os dois dias serão realizadas palestras, conferência e quatro mesas redondas com as participações de diversos profissionais e professores das áreas de psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Outras informações: 2119.4003/ 2119.4197. Confira a programação:

Dia 9
8h às 8h30
Solenidade de Abertura

8h30 às 10H
Palestra Magna
Inclusão social: Singularidade e Pluralidade no Processo de Valorização Humana

10h30 às 12h
Mesa Redonda
Exclusão Social e Políticas de Inclusão

14h às 15h30 Mesa Redonda
Relatos de Vivências Inclusivas nas Diferenças Sociais em Pernambuco

16h às 17h
Mesa Redonda
Saúde Mental e Inclusão Social

Dia 10
Palestra:
Comunicação Verbal e Não-Verbal Para os Profissionais de Saúde

10h30 às 12h
Conferencia:
Experiências Inclusivas na Comunidade

14h às 15h30
Mesa Redonda
Propostas Educacionais Inclusivas

16h às 17h
Palestra
Reflexões Sobre a Surdo-cegueira

Inscrições para o vestibular vão até 10 de novembro
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para o Vestibular 2007.1 da Católica estão abertas até 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade (www.unicap.br). As provas acontecerão nos dias 16 (das 8h às 13h) e 17 (das 8h às 12h) de dezembro. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75,00.

Através do site, o candidato pode imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito até o dia 13 de novembro em qualquer agência do Banco Real ou em um banco do sistema de compensação nacional. Até às 17h de hoje (31), 4.218 candidatos estavam pré-inscritos.

O cartão de inscrição estará disponível no endereço eletrônico no período de 20 a 24 de novembro ou na Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), no térreo do bloco A, das 10h às 20h. O ‘fera’ deve apresentar, no ato, documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas com o presidente da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), professor Reginaldo Lourenço, pelo 2119-4143.

Nóbrega dará lugar a um complexo educacional
Por Christiano Vasconcellos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, anunciou a implantação de um complexo educacional popular na área onde hoje funciona o Colégio Nóbrega. O prédio abrigará o Liceu de Artes e Ofícios, um Centro de Ensino Experimental nos moldes do Ginásio Pernambucano, o Centro Cultural da Unicap e o primeiro pólo do Movimento Fé e Alegria no Recife.

“Uma porta foi fechada, mas quatro janelas serão abertas”, declarou o Padre Pedro Rubens. De acordo com ele, uma parceria com o Governo do Estado e a iniciativa privada irá possibilitar a transferência do Liceu e a implantação do centro experimental. Com a mudança, o número de alunos atendidos pelo Liceu, que hoje chega a 1.049, poderá duplicar. Além disso, se pretende ampliar os investimentos na área pedagógica e dar aos estudantes a qualidade de ensino que existia no Nóbrega.

Segundo o Padre Pedro Rubens, a idéia da criação de um centro experimental e de excelência já existia. “Só não sabíamos onde iríamos colocar para funcionar”, disse, explicando que o colégio não fechou para a ampliação da Católica e que um dos fatores para que isso ocorresse foi a redução de três mil para 600 alunos matriculados.

A intenção do Reitor é trabalhar propostas que facilitem a entrada dos ex-alunos do Nóbrega, tanto no Liceu, quanto no centro experimental. “O estudante que se encaixar no perfil social adequado terá prioridade no primeiro ano de admissão”, declarou Padre Pedro. Os alunos das licenciaturas da Universidade também serão beneficiados já que poderão estagiar nas salas de aula do Liceu e do centro experimental.

O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina. A proposta é instalar no novo Nóbrega o primeiro núcleo do Fé e Alegria de Pernambuco. Já o Palácio da Soledade, que também faz parte das instalações do Colégio Nóbrega, será transformado num espaço cultural, onde serão desenvolvidas todas as atividades de música, dança e teatro existentes hoje na Universidade, além de novos projetos na área de cultura.

“Apesar de se compreender o sentimento de tristeza com o encerramento das atividades do atual Nóbrega, não se pode negar que um novo complexo educacional é uma boa notícia para o Recife, sobretudo para as camadas dos meios populares”, destacou o Reitor.

Alunos do Projeto Horizonte serão batizados na capoeira
Por Manoela Carina

A primeira cerimônia de batismo dos capoeiristas do Projeto Horizonte, desenvolvido pela Católica, vai acontecer amanhã (31). Formada por 20 adolescentes com Síndrome de Down e deficiência mental, a equipe já treina há três anos com o mestre de capoeira Corisco.

O ritual da cerimônia promete surpreender o público. Os capoeiristas jogarão com o mestre e receberão a corda de ponta azul, que é a primeira graduação do jogador. O evento é aberto ao público e será às 19h, no teatro do bloco B.

Católica promove Jornada Portas Abertas
Por Manoela Carina

Quem ainda não escolheu que carreira seguir ou estiver se preparando para fazer vestibular terá uma ótima oportunidade para conhecer os cursos, laboratórios, salas e a biblioteca da Católica. A Universidade estará promovendo, quarta-feira (1º), a 1ª Jornada Portas Abertas. Trata-se de um grande encontro que vai reunir, no campus, alunos do Ensino Médio de várias escolas da Região Metropolitana do Recife.

Os inscritos no Vestibular 2007 da Unicap receberão uma camisa exclusiva, desde que apresentem o comprovante de inscrição quitado. Das 16h às 19h, professores e funcionários dos 31 cursos oferecidos pela Católica estarão à disposição para trocar informações e esclarecer dúvidas dos estudantes.

Cada departamento terá uma programação própria para atender os visitantes. De acordo com a coordenadora de Graduação, a professora Aline Grego, durante a visita, a Universidade estará funcionando normalmente. “A idéia é que eles conheçam as instalações físicas e a estrutura dos cursos de sua preferência e possam tirar as dúvidas sobre a escolha que estão fazendo”.

Durante a Jornada, a cada meia hora, a partir das 16h30, a Biblioteca Central realizará visitas guiadas. Haverá também apresentações culturais no campus da Universidade dos grupos artísticos MPB Unicap, Wave, Flor de Maracujá e Grupo de Oficina de Teatro, além da capoeira.

Confira a programação completa >>

Mestrados estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito
Inscrições: até 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais

Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil

Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

  versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0