A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 30 de outubro de 2006 ano 5

Grupos culturais da Católica encantam o público
Por Manuela Ferreira

Wave

A noite da última sexta-feira (27) na Católica foi marcada por apresentações culturais que agradaram aos amantes da boa música brasileira e clássica. O grupo de música instrumental Wave, formado por estudantes e funcionários da Universidade, encerrou, com casa cheia, a temporada de shows do semestre com o espetáculo “Wave interpreta grandes sucessos”.

O evento, realizado durante três dias no teatro do bloco B, fez um passeio sobre músicas que marcaram época no Brasil, como Oceano (Djavan) e Mania de Você (Rita Lee). “Esse foi um show atípico e eclético, que satisfez porque tocou fundo quem gosta de MPB”, explicou Genilson Pontes, que toca sax e clarinete no grupo.

Madrigal

Já o coral Madrigal apresentou o recital “Melodies Françaises”. No repertório, canções de compositores franceses como Debussy, Gabriel Fauré, Henri Duparc e Ernes Chausson. As interpretações ficaram a cargo dos solistas do grupo, além do aclamado pianista Alison Queiroz. Eles emocionaram o grande público que compareceu à Capela da Universidade, onde aconteceu o concerto.

 

Inscrições para o vestibular vão até 10 de novembro
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para o Vestibular 2007.1 da Católica estão abertas até 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade (www.unicap.br). As provas acontecerão nos dias 16 (das 8h às 13h) e 17 (das 8h às 12h) de dezembro. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75,00.

Através do site, o candidato pode imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito até o dia 13 de novembro em qualquer agência do Banco Real ou em um banco do sistema de compensação nacional. Até às 16h de hoje (30), 4040 candidatos estavam pré-inscritos.

O cartão de inscrição estará disponível no endereço eletrônico no período de 20 a 24 de novembro ou na Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), no térreo do bloco A, das 10h às 20h. O ‘fera’ deve apresentar, no ato, documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas com o presidente da Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), professor Reginaldo Lourenço, pelo 2119-4143.

 

Mestrandos em Processos Ambientais farão intercâmbio na Unicamp
Por Gláucio Alves

Mais quatro alunos do mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Católica vão realizar intercâmbio na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, interior de São Paulo. A viagem está marcada para a próxima quarta-feira (1º). No último dia 13 de outubro, as alunas Aline Alves Barbosa e Alicia Maria Andrade foram as primeiras a viajar. O objetivo é dar oportunidade para eles conhecerem novas técnicas e aplicá-las nos trabalhos de pesquisa. A Universidade paulista é reconhecida como um importante centro na área de biotecnologia. O intercâmbio terá duração de um mês e meio.

 

Nóbrega dará lugar a um complexo educacional
Por Christiano Vasconcellos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, anunciou a implantação de um complexo educacional popular na área onde hoje funciona o Colégio Nóbrega. O prédio abrigará o Liceu de Artes e Ofícios, um Centro de Ensino Experimental nos moldes do Ginásio Pernambucano, o Centro Cultural da Unicap e o primeiro pólo do Movimento Fé e Alegria no Recife.

“Uma porta foi fechada, mas quatro janelas serão abertas”, declarou o Padre Pedro Rubens. De acordo com ele, uma parceria com o Governo do Estado e a iniciativa privada irá possibilitar a transferência do Liceu e a implantação do centro experimental. Com a mudança, o número de alunos atendidos pelo Liceu, que hoje chega a 1.049, poderá duplicar. Além disso, se pretende ampliar os investimentos na área pedagógica e dar aos estudantes a qualidade de ensino que existia no Nóbrega.

Segundo o Padre Pedro Rubens, a idéia da criação de um centro experimental e de excelência já existia. “Só não sabíamos onde iríamos colocar para funcionar”, disse, explicando que o colégio não fechou para a ampliação da Católica e que um dos fatores para que isso ocorresse foi a redução de três mil para 600 alunos matriculados.

A intenção do Reitor é trabalhar propostas que facilitem a entrada dos ex-alunos do Nóbrega, tanto no Liceu, quanto no centro experimental. “O estudante que se encaixar no perfil social adequado terá prioridade no primeiro ano de admissão”, declarou Padre Pedro. Os alunos das licenciaturas da Universidade também serão beneficiados já que poderão estagiar nas salas de aula do Liceu e do centro experimental.

O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina. A proposta é instalar no novo Nóbrega o primeiro núcleo do Fé e Alegria de Pernambuco. Já o Palácio da Soledade, que também faz parte das instalações do Colégio Nóbrega, será transformado num espaço cultural, onde serão desenvolvidas todas as atividades de música, dança e teatro existentes hoje na Universidade, além de novos projetos na área de cultura.

“Apesar de se compreender o sentimento de tristeza com o encerramento das atividades do atual Nóbrega, não se pode negar que um novo complexo educacional é uma boa notícia para o Recife, sobretudo para as camadas dos meios populares”, destacou o Reitor.

 

Alunos do Projeto Horizonte serão batizados na capoeira
Por Manoela Carina

A primeira cerimônia de batismo dos capoeiristas do Projeto Horizonte, desenvolvido pela Católica, vai acontecer amanhã (31). Formada por 20 adolescentes com Síndrome de Down e deficiência mental, a equipe já treina há três anos com o mestre de capoeira Corisco.

O ritual da cerimônia promete surpreender o público. Os capoeiristas jogarão com o mestre e receberão a corda de ponta azul, que é a primeira graduação do jogador. O evento é aberto ao público e será às 19h, no teatro do bloco B.

 

Católica promove Jornada Portas Abertas
Por Manoela Carina

Quem ainda não escolheu que carreira seguir ou estiver se preparando para fazer vestibular terá uma ótima oportunidade para conhecer os cursos, laboratórios, salas e a biblioteca da Católica. A Universidade estará promovendo, quarta-feira (1º), a 1ª Jornada Portas Abertas. Trata-se de um grande encontro que vai reunir, no campus, alunos do Ensino Médio de várias escolas da Região Metropolitana do Recife.

Os inscritos no Vestibular 2007 da Unicap receberão uma camisa exclusiva, desde que apresentem o comprovante de inscrição quitado. Das 16h às 19h, professores e funcionários dos 31 cursos oferecidos pela Católica estarão à disposição para trocar informações e esclarecer dúvidas dos estudantes.

Cada departamento terá uma programação própria para atender os visitantes. De acordo com a coordenadora de Graduação, a professora Aline Grego, durante a visita, a Universidade estará funcionando normalmente. “A idéia é que eles conheçam as instalações físicas e a estrutura dos cursos de sua preferência e possam tirar as dúvidas sobre a escolha que estão fazendo”.

Durante a Jornada, a cada meia hora, a partir das 16h30, a Biblioteca Central realizará visitas guiadas. Haverá também apresentações culturais no campus da Universidade dos grupos artísticos MPB Unicap, Wave, Flor de Maracujá e Grupo de Oficina de Teatro, além da capoeira.

Confira a programação completa >>

 

Mestrados estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito
Inscrições: até 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais

Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil

Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

  versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0