A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 27 de outubro de 2006 ano 5

Encontro de Escolas de Comunicação lança Cátedra Luiz Beltrão
Por Manuela Ferreira e Niumízia Alves

Reitor

A abertura do 5º Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação, realizada no auditório G2 da Católica, na noite de ontem (26), foi marcada pelo lançamento da Cátedra Luiz Beltrão, homenagem ao pioneiro das pesquisas científicas sobre os fenômenos comunicacionais nos cursos de jornalismo no Brasil. O evento contou com saudação inicial do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens. Na ocasião, ele recebeu das mãos do vice-presidente dos Associados Pernambuco, Gladstone Vieira Belo, a placa simbólica que representa a instalação da cadeira. Foi no Diário de Pernambuco, empresa dos Associados, que Luiz Beltrão estreou no jornalismo, em 1939.

O início do encontro teve conferência do presidente da Intercom e da Cátedra Unesco em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE, José Marques de Melo. A palestra foi seguida de debate com o professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE, Roberto Benjamim (ex-aluno de Beltrão), e do vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, Alfredo Vizeu, com mediação da professora Aline Grego, coordenadora de Graduação da Católica.

Na conferência, José Marques de Melo destacou a importância dos estudos de Luiz Beltrão, pernambucano de Olinda que faleceu há 20 anos, para a imprensa e o meio acadêmico. “Os fundamentos teóricos do legado Beltraniano serviram de base para o jornalismo atual, e são difundidas na universidade através das disciplinas de teoria de comunicação de massa”, disse. O professor também destacou o surgimento da teoria e prática da folkcomunicação, tese cunhada por Luiz Beltrão, que analisa os agentes e os meios populares de informação como transmissões de notícias e idéias.

“Ele foi o primeiro pesquisador a unir teoria e método nos estudos do jornalismo, enfatizando que, numa mesma sociedade, fenômenos de pré e pós-modernos de comunicação podem coexistir”. Para Alfredo Vizeu, a contribuição de Beltrão, primeiro doutor em jornalismo do Brasil, é atemporal. “Ele foi precursor porque decifrou o jornalismo como prática e como conceito. Tem uma extensa obra, que funde os saberes científicos e sociais”, analisou Alfredo Vizeu.

Encontro reune várias escolas de comunicação do Nordeste
Por Christiano Vasconcellos

Mesa-redonda

Representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (Cefet – AL), das universidades Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Faculdade Marista e da Católica participaram de uma mesa- redonda sobre Comunicação, Extensão e Cidadania. O evento, ocorrido na manhã de hoje (27), no anfiteatro do bloco G4, fez parte do 5º Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação (Epec).

A professora da Faculdade Marista Maria Amélia Souto Maior coordenou a mesa-redonda. Ela considerou a discussão sobre o tema bastante importante, visto que trata, entre outros assuntos, da questão do professor como gestor. “Além disso, incentiva os alunos a participar”, disse. As palavras da professora podem ser personificadas no exemplo do seu aluno Nelson Toscano, que cursa o 8º período de Publicidade e Propaganda. Ele pretende lecionar e vê na extensão uma possibilidade de as academias enxergarem as necessidades da sociedade. “É fundamental (o Encontro) para que se tenha uma unidade entre as instituições, não só no discurso, mas também no procedimento”, disse o futuro publicitário.

O professor da UFPB Luis Custódio da Silva explicou os trabalhos desenvolvidos na instituição paraibana. Um dos exemplos foi a rádio poste instalada no bairro Centenário, de Campina Grande. “A própria mídia local tem dado repercussão a esse projeto”, disse. Além disso, ele citou, entre outras iniciativas, o Encontro de Comunicação para a Paz, um projeto que possibilita “enxergar como a mídia pode ajudar na questão”.

Os contatos profissionais que o Encontro proporciona foram destacados pela professora do Cefet – AL, Rossana Gaia. Ela citou o livro Epistemologias do Caderno B, que publicou em conjunto com pesquisadores do Departamento de Comunicação Social da UFPB, onde ela também atua.

Em seguida, o professor da UFPE Edgard Rebouças falou sobre sua participação, como representante da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), na campanha Quem Financia a Baixaria é Contra a Cidadania. Ele explicou que o projeto tem a participação de 62 entidades e adota critérios objetivos para fazer a fiscalização. “Não se trata de censura. É controle social, já que as emissoras são concessões públicas sujeitas à regulamentação da sociedade”, disse.

A professora da UFRPE Salett Tauk deu prosseguimento às apresentações falando sobre a Extensão Rural para o Desenvolvimento Local. “A característica fundamental da extensão rural é construir mudanças”, declarou. Ela classificou a extensão como “um processo político e conflituoso” e falou das funções de quem pratica a extensão, como fortalecer as lideranças municipais e disseminar ações de conservação ambiental, entre outras.

O Pró-reitor de Ensino Pesquisa e Extensão, professor Junot Matos, representou a Católica no evento. Ele mostrou algumas idéias equivocadas que se tem sobre extensão. “É um vício confundir atividade de extensão com atividade comunitária”, explicou, completando: “A Unicap concebe a extensão como prática acadêmica e social”. As áreas prioritárias de atuação da extensão na Universidade, como educação, teologia e comunicação, por exemplo, também foram abordadas na ocasião. Ao final das seis apresentações, os palestrantes responderam perguntas da platéia.

Apresentação de trabalhos encerra encontro
Por Glaucio Alves

Os sete Grupos de Trabalho (GT´s) do 5º Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação apresentaram na tarde de hoje (27) cerca de 50 trabalhos. As apresentações aconteceram no bloco J. Houve participação de professores da Católica e de outras instituições, pesquisadores, mestrandos, doutorandos, alunos do Pibic e autores de monografias de conclusão de curso. O evento marcou o final do 5º Encontro Pernambucano de Escolas de Comunicação (Epec), pela primeira vez sediado na Universidade.

Os temas abordados foram: Imagem, Jornalismo, Publicidade e Marketing, Comunicação, Edição e Cidadania, Mídia Sonora, Comunicação Organizacional e Relações Públicas e Mídia Cultural e Tecnologia. “Esses trabalhos são muito bons porque todos eles tratam de assuntos contemporâneos”, disse o estudante de Jornalismo da Católica, Fernando Albuquerque. Ele estava assistindo ao GT Imagem, que trouxe a discussão sobre cinema, vídeo e estrutura narrativa da imagem.

O GT Publicidade e Marketing foi um dos que mais chamou à atenção dos participantes. Segundo o Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Católica, Rodrigo Duguay, isso se deu porque os assuntos da atualidade, principalmente os que tratam de internet, são muito atrativos.

Ele estava apresentando um trabalho sobre “No Media” – forma de publicidade através de meios não convencionais, ou seja, tudo aquilo que é divulgado fora da Televisão, Rádio e Impresso. “Temos que analisar o que é novo, estudar aquilo que está surgindo agora e ninguém pesquisou ainda”, afirmou.

Nóbrega dará lugar a um complexo educacional
Por Christiano Vasconcellos

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, anunciou a implantação de um complexo educacional popular na área onde hoje funciona o Colégio Nóbrega. O prédio abrigará o Liceu de Artes e Ofícios, um Centro de Ensino Experimental nos moldes do Ginásio Pernambucano, o Centro Cultural da Unicap e o primeiro pólo do Movimento Fé e Alegria no Recife.

“Uma porta foi fechada, mas quatro janelas serão abertas”, declarou o Padre Pedro Rubens. De acordo com ele, uma parceria com o Governo do Estado e a iniciativa privada irá possibilitar a transferência do Liceu e a implantação do centro experimental. Com a mudança, o número de alunos atendidos pelo Liceu, que hoje chega a 1.049, poderá duplicar. Além disso, se pretende ampliar os investimentos na área pedagógica e dar aos estudantes a qualidade de ensino que existia no Nóbrega.

Segundo o Padre Pedro Rubens, a idéia da criação de um centro experimental e de excelência já existia. “Só não sabíamos onde iríamos colocar para funcionar”, disse, explicando que o colégio não fechou para a ampliação da Católica e que um dos fatores para que isso ocorresse foi a redução de três mil para 600 alunos matriculados.

A intenção do Reitor é trabalhar propostas que facilitem a entrada dos ex-alunos do Nóbrega, tanto no Liceu, quanto no centro experimental. “O estudante que se encaixar no perfil social adequado terá prioridade no primeiro ano de admissão”, declarou Padre Pedro. Os alunos das licenciaturas da Universidade também serão beneficiados já que poderão estagiar nas salas de aula do Liceu e do centro experimental.

O Fé e Alegria é um projeto de educação popular desenvolvido pela Companhia de Jesus, que atua há 25 anos no Brasil e há 50 na América Latina. A proposta é instalar no novo Nóbrega o primeiro núcleo do Fé e Alegria de Pernambuco. Já o Palácio da Soledade, que também faz parte das instalações do Colégio Nóbrega, será transformado num espaço cultural, onde serão desenvolvidas todas as atividades de música, dança e teatro existentes hoje na Universidade, além de novos projetos na área de cultura.

“Apesar de se compreender o sentimento de tristeza com o enecerramento das atividades do atual Nóbrega, não se pode negar que um novo complexo educacional é uma boa notícia para o Recife, sobretudo para as camadas dos meios populares”, destacou o Reitor.

Reitor da Católica recebe o representante nacional do Movimento Fé e Alegria
Por Janaína Rezende

Movimento Fé e Alegria

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, esteve reunido hoje (27) pela manhã com o diretor nacional do Movimento Fé e Alegria, Carlos Feitzen. Na pauta do encontro, os detalhes da parceria entre o projeto e a Unicap. A partir do próximo ano, a sede pernambucana do Movimento Fé e Alegria, coordenado pelos Jesuítas, vai funcionar no prédio do colégio Nóbrega.

O Fé e Alegria é um movimento de educação popular que tem como objetivo atender às camadas mais carentes. Para Calos Feitzen, a educação é uma maneira de contribuir na transformação social. “O Fé e Alegria quer estar presente nas comunidades mais necessitadas, para que possamos ajudar as pessoas a construírem uma vida digna, disse.”

Alunos do Projeto Horizonte serão batizados na capoeira
Por Manoela Carina

Projeto Horizonte

Terça-feira (31), acontece a primeira cerimônia de batismo dos capoeiristas do Projeto Horizonte da Católica. Formada por 20 adolescentes com Síndrome de Down e deficiência mental, a equipe já treina há três anos com o mestre de capoeira Corisco.

O ritual da cerimônia promete surpreender o público. Os capoeiristas jogarão com o mestre e receberão a corda de ponta azul, que é a primeira graduação do jogador. O evento é aberto ao público e vai acontecer, às 19h, no teatro do bloco B.

Católica promove Jornada Portas Abertas
Por Manoela Carina

Quem ainda não escolheu que carreira seguir ou estiver se preparando para fazer vestibular terá uma ótima oportunidade para conhecer os cursos, laboratórios, salas e a biblioteca da Católica. A Universidade estará promovendo, quarta-feira (1º), a 1ª Jornada Portas Abertas. Trata-se de um grande encontro que vai reunir, no campus, alunos do Ensino Médio de várias escolas da Região Metropolitana do Recife.

Os inscritos no Vestibular 2007 da Unicap receberão uma camisa exclusiva, desde que apresentem o comprovante de inscrição quitado. Das 16h às 19h, professores e funcionários dos 31 cursos oferecidos pela Católica estarão à disposição para trocar informações e esclarecer dúvidas dos estudantes.

Cada departamento terá uma programação própria para atender os visitantes. De acordo com a coordenadora de Graduação, a professora Aline Grego, durante a visita, a Universidade estará funcionando normalmente. “A idéia é que eles conheçam as instalações físicas e a estrutura dos cursos de sua preferência e possam tirar as dúvidas sobre a escolha que estão fazendo”.

Durante a Jornada, a cada meia hora, a partir das 16h30, a Biblioteca Central realizará visitas guiadas. Haverá também apresentações culturais no campus da Universidade dos grupos artísticos MPB Unicap, Wave, Flor de Maracujá e Grupo de Oficina de Teatro, além da capoeira.

Confira a programação completa >>

Pesquisadores da Católica analisam perda auditiva em crianças
Por Manoela Carina

O projeto de pesquisa sobre a Prevalência de Perdas Auditivas em Crianças, da professora do curso de Fonoaudiologia da Católica Tícia Ferro, foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq). O estudo pretende fazer um levantamento das perdas auditivas em crianças com até sete anos de idade, em alguns bairros dos municípios do Recife e São Luiz, no Maranhão.

Ticia explicou que, inicialmente, a equipe, que é formada pelos professores do curso, Lilia Muniz, Maria Luiza, Ana Isabel Andrade, Paulo Freitas e Denise Menezes, e por 18 alunos bolsistas, capacitará agentes comunitários de saúde. Estes serão responsáveis por aplicar os questionários, que identificarão as queixas auditivas das crianças, e por orientar as famílias a procurarem a Clínica de Fonoaudiologia da Católica. Os pesquisadores farão uma avaliação para identificar o tipo de perda auditiva das crianças. Daí elas serão encaminhadas para o tratamento, seja ele, médico ou de reabilitação.

A pesquisadora festejou a aprovação do projeto e ressaltou a importância do estudo para a Universidade. “A medida que estamos prestando um serviço para a comunidade, estamos também construindo o conhecimento com a articulação da pesquisa, ensino e extensão”. As atividades do projeto estão previstas para começar em janeiro do próximo ano.

Mestrados estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito
Inscrições: até 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais

Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil

Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

  versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0