A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 26 de outubro de 2006 ano 5

Católica anuncia projetos para o Nóbrega
Por Gláucio Alves

Coletiva de Imprenssa

O Reitor da Universidade Católica, Padre Pedro Rubens, anunciou hoje (26) à tarde, em entrevista coletiva, os projetos para a área do Colégio Nóbrega, que vai encerrar as suas atividades no final do ano letivo. O local deverá abrigar a ampliação do Liceu de Artes e Ofícios; um Centro de Ensino Experimental nos moldes do Ginásio Pernambucano, em parceria com o governo do Estado e o Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), mantido pela iniciativa privada; o centro cultural da Católica; e o projeto de educação popular Fé e Alegria, dos jesuítas da América Latina.

“Com a ampliação do Liceu, vamos conseguir atender a um maior número de alunos”, destacou Padre Pedro. Atualmente o Liceu atende 1.049 alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Profissionalizante. A proposta da Universidade, com a implantação desses projetos,é oferecer uma educação de qualidade às camadas sociais menos favorecidas.

O Centro de Ensino Experimental contará com parceria da Secretaria Estadual de Educação e Cultura, Seduc. A idéia é que a unidade tenha aulas em tempo integral. Já o Palácio da Soledade, que fica localizado dentro da área do colégio, será transformado no centro cultural da Universidade.

O Reitor enfatizou que o Nóbrega não está fechando para dar espaço à expansão da Universidade. “O colégio já vinha passando por dificuldades desde a década de 90, mesmo com a ajuda prestada pelos Jesuítas do Brasil e de outros países”. Segundo Padre Pedro, nenhuma instituição séria hoje no Brasil pensa em expansão. “O que temos feito na Católica é investir na excelência e queremos também investir no ensino de qualidade para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio”.

Deficientes físicos fazem palestra na Católica
Por Manoela Carina

Rodas da Liberdade

Os alunos dos cursos de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional da Católica participaram, na tarde de hoje (26), da palestra A Deficiência Como Uma Visão Inteira do Iceberg. Estiveram presentes os integrantes da ONG Rodas da Liberdade, Michel Peneveyre e George Pereira, ambos cadeirantes. Eles falaram sobre o trabalho que desenvolvem com os portadores de deficiência nos municípios de Ipojuca, Petrolina e Recife, além de explicar como é o dia-dia dessas pessoas.

De acordo com Michel, que é fundador da ONG, a integração com a sociedade é uma via de mão dupla. “Sempre procuramos conversar sobre como é o nosso dia-dia para que as pessoas possam entender que temos necessidades, mas que conseguimos superar. Não somos vítimas nem coitadinhos”, afirmou.

Os palestrantes explicaram ainda que existem vários traumas e doenças congênitas que podem levar uma pessoa a uma deficiência, seja ele tetraplégica, provocada por paralisia completa ou parcial dos quatro membros do corpo, ou paraplégica, ocasionada pela perda completa ou parcial dos movimentos dos membros inferiores. Segundo ele, os indivíduos que têm essas lesões podem desenvolver outros problemas como a perca da sensibilidade e do equilíbrio. “Não sinto frio, calor e nem dor. Tenho sempre que andar com uma garrafa de água, pois em tempos quentes, o suor é retido no meu corpo e eu começo a passar mal”, disse.

Eles também não têm controle dos músculos que regualm as necessidades fisiológicas. Michel confessou que tem medo de viajar de avião, porque esse transporte não tem banheiros adaptados. “Apesar das dificuldades, temos condições de fazer muitas coisas. A fisioterapia é fundamental para alcançarmos isso”, explica George.

Fonoaudiólogos analisam os efeitos da leitura
Por Christiano Vasconcellos

Palestra Fonoaudiologia

O Que a Leitura me Diz? Este foi o tema da palestra realizada, na manhã de hoje (26), na sala 824 do bloco B, ministrada pela professora Elisabeth Cavalcanti. A apresentação fez parte do 1º Encontro de Fonoaudiologia da Católica para a Católica, que teve início ontem (25) e vai até amanhã. O evento é uma iniciativa do Centro Acadêmico (CA) do curso.

A palestrante mostrou o que o ato de ler revela sobre o leitor na situação clínica. “A interpretação que ele dá traz muito da história, da vivência e do conhecimento de mundo”, explica a professora Elisabeth. Em seguida ela falou sobre o “leitor competente”, que seria “aquele que passa a ler também o que não está escrito”. Conhecimento do mundo, interesse por outras leituras, domínio ortográfico, compreensão da relação entre fala e escrita e o valor social da escrita foram alguns dos efeitos da leitura citados por ela.

Ela mostrou um exemplo de duas crianças que leram o mesmo texto, no entanto tiveram desempenhos distintos. Uma menina de sete anos que já entendia muito bem o sentido das palavras e outra, que aos dez anos, estava estigmatizada pelos parentes e que tinha dificuldades de leitura. “Um fator que vai facilitar a aprendizagem é a vivência que a criança tem com a família”, disse.

Católica promove Jornada Portas Abertas
Por Manoela Carina

Quem ainda não escolheu que carreira seguir ou estiver se preparando para fazer vestibular terá uma ótima oportunidade para conhecer os cursos, laboratórios, salas e a biblioteca da Católica. A Universidade estará promovendo, quarta-feira (1º), a 1ª Jornada Portas Abertas. Trata-se de um grande encontro que vai reunir, no campus, alunos do Ensino Médio de várias escolas da Região Metropolitana do Recife.

Os inscritos no Vestibular 2007 da Unicap receberão uma camisa exclusiva, desde que apresentem o comprovante de inscrição quitado. Das 16h às 19h, professores e funcionários dos 31 cursos oferecidos pela Católica estarão à disposição para trocar informações e esclarecer dúvidas dos estudantes.

Cada departamento terá uma programação própria para atender os visitantes. De acordo com a coordenadora de Graduação, a professora Aline Grego, durante a visita, a Universidade estará funcionando normalmente. “A idéia é que eles conheçam as instalações físicas e a estrutura dos cursos de sua preferência e possam tirar as dúvidas sobre a escolha que estão fazendo”.

Durante a Jornada, a cada meia hora, a partir das 16h30, a Biblioteca Central realizará visitas guiadas. Haverá também apresentações culturais no campus da Universidade dos grupos artísticos MPB Unicap, Wave, Flor de Maracujá e Grupo de Oficina de Teatro, além da capoeira. Confira a programação completa >>

Mestrados estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito
Inscrições: até 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais

Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil

Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica

Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

  versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0