A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 25 de outubro de 2006 ano 5

JC Recall de Marcas premia a Católica
Por Manuela Ferreira

JC Recall

A Católica é a universidade privada mais lembrada entre os pernambucanos. A constatação é do prêmio JC Recall de Marcas, promovido pelo Sistema Jornal do Commercio de Counicação (SJCC), que este ano chegou à 9ª edição. A Unicap tem alcançado tal feito desde 1998. A premiação aconteceu ontem à noite (24) na casa de recepções Arcádia, em Boa Viagem.

A Universidade arrebatou o troféu na categoria Educação e Cultura, que também reconhece o trabalho da Agência de Comunicação Ágora, responsável pela publicidade da Católica. O Pró-reitor Administrativo, professor Altamir Soares de Paula, representou o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, que está na Espanha, em viagem de trabalho.

A escolha também elencou as marcas mais fortes na memória do consumidor em outros 20 quesitos. O JC Recall é realizado a partir de um levantamento feito em parceria entre o Instituto Harrop de Pesquisa de Mercado e de Opinião e o Jornal do Commercio. Este ano, o resultado foi obtido através de um questionário, aplicado com 500 pessoas, das classes A, B e C, com idades acima de 16 anos e residentes nas cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda. Eles responderam à pergunta-chave “Quando eu falo em (nome da categoria) de qual marca o Sr.(a) lembra imediatamente?”.

Mais da metade dos entrevistados mencionaram a Católica. Para o Pró-reitor Altamir Soares de Paula, os 55 anos da instituição, aliado ao trabalho sério que desenvolve no campo acadêmico, são alguns dos pontos que tornam a marca lembrada pela população. “Várias gerações foram formadas pela Universidade. Aliamos tradição, profissionais de excelente nível, segurança, boa localização, grande oferta de cursos e uma ampla estrutura. Tudo isso, associado a uma marca forte no imaginário do público, faz a Católica ser sempre lembrada em premiações deste porte”, avalia o professor.

 

Editora Abril destaca seis cursos da Católica no Guia do Estudante
Por Chrisitiano Vasconcellos

Professora Maria

A Católica se destacou na edição Melhores Universidades, do Guia do Estudante, da Editora Abril. A Universidade teve seis cursos mencionados entre os melhores do País. Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Relações Públicas e Turismo obtiveram o conceito Bom, com três estrelas. Já Pedagogia ganhou quatro estrelas, com o conceito Muito Bom. Com o resultado, a Unicap ficou à frente de todas as outras instituições particulares do estado e da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE).

O guia analisa a infra-estrutura, o corpo docente e a biblioteca da instituição, entre outros aspectos. A coordenadora do curso de Pedagogia da Católica, professora Maria do Carmo Motta, reforça que o destaque na publicação da Editora Abril aconteceu quase paralelamente à divulgação da nota máxima obtida pelo curso junto ao Ministério da Educação (MEC). “O currículo atualizado face à nova demanda, a estrutura física e o compromisso do corpo docente em querer oferecer algo melhor são alguns dos fatores para a nossa conquista”, explicou a professora.

 

Católica promove Jornada Portas Abertas
Por Manoela Carina

Quem ainda não escolheu que carreira seguir ou estiver se preparando para fazer vestibular terá uma ótima oportunidade para conhecer os cursos, laboratórios, salas e a biblioteca da Católica. A Universidade estará promovendo, quarta-feira (1º), a 1ª Jornada Portas Abertas. Trata-se de um grande encontro que vai reunir, no campus, alunos do Ensino Médio de várias escolas da Região Metropolitana do Recife.

Os inscritos no Vestibular 2007 da Unicap receberão uma camisa exclusiva, desde que apresentem o comprovante de inscrição quitado. Das 16h às 19h, professores e funcionários dos 31 cursos oferecidos pela Católica estarão à disposição para trocar informações e esclarecer dúvidas dos estudantes.
Cada departamento terá uma programação própria para atender os visitantes. De acordo com a coordenadora de Graduação, a professora Aline Grego, durante a visita, a Universidade estará funcionando normalmente. “A idéia é que eles conheçam as instalações físicas e a estrutura dos cursos de sua preferência e possam tirar as dúvidas sobre a escolha que estão fazendo”.
Durante a Jornada, a cada meia hora, a partir das 16h30, a Biblioteca Central realizará visitas guiadas. Haverá também apresentações culturais no campus da Universidade dos grupos artísticos MPB Unicap, Wave, Flor de Maracujá e Grupo de Oficina de Teatro, além da capoeira. Confira a programação completa >>

 

Fonoaudiologia realiza campanha sobre a gagueira
Por Manuela Ferreira

A 2ª Semana de Atenção à Gagueira terminou, segunda-feira (23), depois de uma semana de palestras, debates e apresentação de trabalhos científicos sobre o distúrbio fonoaudiológico. A professora da Católica, Nadia Azevedo, coordenadora regional da campanha “Gagueira não tem graça. Tem tratamento”, lançada durante o evento, avalia que o encontro foi positivo e atingiu o objetivo de desmistificar o problema. “Durante a semana, fonoaudiólogos e estudantes distribuíram mais de 25 mil panfletos educativos, orientando sobre a importância do assunto. Isso contribuiu para prevenir e evitar a discriminação social”, analisou a professora.

Ainda segundo a professora, 30 mil pessoas participaram do evento, que foi realizado na Católica, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife, e em outros municípios da Região Metropolitana do Recife, além de cidades do interior do Estado. “A 3ª edição da Semana já está programada para acontecer em meados de outubro de 2007”, adiantou Nadia Azevedo.

 

Encontro de escolas de comunicação começa amanhã
Por Glaucio Alves e Niumízia Alves

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, amanhã (26) e sexta-feira (27), o 5º Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação. O evento contará com a realização de palestras, mesas-redondas, conferências e apresentações de grupos de trabalho (GT´s). Durante o encontro, haverá o lançamento da Cátedra Luiz Beltrão, uma homenagem do Departamento de Comunicação Social da Católica ao fundador do curso de Jornalismo da universidade. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 2119-4145.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (26/10)

Conferência de abertura: O Ensino e a Pesquisa em Comunicação – Luiz Beltrão, Teoria e Prática. Lançamento da Cátedra Luiz Beltrão.
Local: Auditório G2.
Hora: 19h

Saudação do Reitor Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Conferencista: José Marques de Melo, presidente da Intercom e da Cátedra Unesco em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE.
Debatedores: Roberto Benjamim, professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE e Alfredo Vizeu, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.
Mediação: Aline Grego, coordenadora de Graduação da Universidade Católica.
Coquetel no hall do G2, às 21h.

Sexta-feira (27/10)
Mesa Redonda: Comunicação, Extensão e Cidadania.
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo G4
Hora: 8h30

Debatedores: Luis Custódio da Silva (UFPB), Salett Tauk (UFRPE) e Junot Matos (Católica).
Coordenação: Maria Amélia Souto Maior.

Coffee-Break: 10h, sala anexa ao anfiteatro.

1ª Conferência de Extensão Universitária em Comunicação: 10h15, Anfiteatro do Espaço Executivo, bloco G4.

Grupos de Trabalho
Local: Salas de aula do Bloco J
Hora: 14h

Departamento de Educação promove seminário sobre pesquisa e prática pedagógica
Por Christiano Vasconcellos

O Departamento de Educação da Católica vai promover, entre os dias 6 e 9 de novembro, o X Seminário de Pesquisa e Prática Pedagógica. O evento, que acontece todo semestre, tem a coordenação das professoras Maria Zélia Correia e Maria Helena da Costa Carvalho. A programação traz palestras, oficinas pedagógicas, comunicações orais e sessão de pôsteres.

A abertura do seminário acontece, na segunda-feira (6), no espaço cultural do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), às 19h. Na ocasião, a professora Maria do Carmo Motta falará sobre A Relação Teoria e Prática na Formação Profissional. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 2119- 4184.

Mestrados estão com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito
Inscrições: até 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais
Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil
Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

 

Dependência de países latinos é tema de discussão no Neal
Por Glaucio Alves

O Núcleo de Estudos para a América Latina da Católica (Neal) vai promover na próxima sexta-feira (27) a discussão sobre o livro “Repensando a Dependência”, de Lídia Goldenstein. O evento acontecerá na sala de seminários, localizada no 7º andar do bloco G4 e será coordenado pelo consultor do Neal, Frederico Jayme Katz. A palestra será aberta ao público e as inscrições serão feitas no local. Mais informações pelo telefone 2119 4067.

Atletas da Católica participam da Liga Nordeste Feminina de Handebol
Por Christiano Vasconcellos

A equipe de handebol da Católica vai participar do segundo turno (chave B) da Liga Nordeste Feminina. A competição acontecerá em João Pessoa – PB, entre amanhã (26) e sábado (28), no Centro Olímpico Ronaldo Marinho. Dezesseis atletas representarão a Universidade no torneio.

 

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0