A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 24 de outubro de 2006 ano 5

Alunos e professores de Letras debatem produção literária
Por Manuela Ferreira

Literatura

O I Festival Poético Literário dos Estudantes de Letras da Católica foi encerrado ontem (23) à noite, com três apresentações de trabalhos no auditório G2. A iniciativa, que teve à frente o aluno do 6º período Jair Inácio, discutiu a produção literária de Ascenso Ferreira, Oswald de Andrade e Luzilá Gonçalves, com a participação de estudantes pesquisadores e professores.

A abertura do evento foi realizada pelo poeta urbano Miro, do Recife, que improvisou um recital de poesias marginais. A primeira apresentação da noite foi do aluno do 4º período de Letras da Católica, Alexsandro Souto Maior, que falou sobre A percepção multicultural da obra de Ascenso Ferreira. O trabalho teve orientação do mestre em literatura Robson Telles, do Departamento de Letras, que também o orienta no Pibic. Já o estudante do 6º período Fernando Oliveira apresentou o trabalho A roda da fortuna em Gregorio de Matos, desenvolvido também através do Pibic. A aluna Maria da Conceição Cavalcanti, por sua vez, realizou palestra sobre Luzilá Gonçalves.

Alunos de Fonoaudiologia promovem encontro na Católica
Por Glaucio Alves

Os alunos do Centro Acadêmico (CA) de Fonoaudiologia da Católica irão promover, de 25 a 27 de outubro, o 1º Encontro de Fonoaudiologia da Católica para a Católica. O evento é voltado para todos os estudantes e tem como objetivo mostrar o que a profissão tem a oferecer para toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no quiosque localizado no hall do bloco G. As palestras acontecerão na sala 824 do bloco B.

De acordo com a presidente do CA, a aluna do 4º período de Fonoaudiologia, Poliane Gonçalves, a profissão pode ajudar na capacitação de profissionais de diversas áreas, como Jornalismo e Direito, por exemplo. “As pessoas costumam pensar que o fonoaudiólogo cuida somente de pessoas surdas ou crianças”, afirmou.

Confira abaixo a programação completa. Todas as palestras serão ministradas por fonoaudiólogos. Mais informações na coordenação do curso de Fonoaudiologia ou pelo telefone 2119 4405.

Quarta-feira (25/10)

Abertura: Mesa-redonda
Hora: 8h30
Tema: Profissional de saúde: perspectivas para atuação na saúde pública.

Palestra
Hora: 10h
Tema: Motricidade e os hábitos contemporâneos.

Quinta-feira (26/10)

Palestra
Hora: 8h30
Tema: O que a leitura me diz?

Sexta-feira (27/10)

Palestra
Hora: 8h30
Tema: Eu tenho voz?

Palestra
Hora: 10h30
Tema: Meu trabalho e meu ouvido.

Alunos de Psicologia aplicam testes vocacionais
Por Manoela Carina

Alunos do 9º período do curso de Psicologia da Católica realizam orientações vocacionais para estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais. A atividade, oferecida gratuitamente, faz parte das aulas práticas do 2º GQ da disciplina de Orientação Vocacional, ministrada pela professora Albenise Oliveira Lima.

Cerca de 110 estudantes estão sendo atendidos pelos futuros psicólogos. O grupo foi dividido em 11 salas do bloco G da Católica. Em cada sala, havia três universitários responsáveis pelas dinâmicas vocacionais e monitoramento.

Segundo a professora, os encontros devem acontecer todas as terças e sextas-feiras, das 13h às 13h30, até o dia 10 de novembro, totalizando cinco encontros. Até lá, a estudante Aline Lima, 18, espera descobrir se está preparada para prestar vestibular para medicina. Ela disse que a única certeza que tem é a de que gosta da área. “Acredito que a orientação poderá me ajudar a escolher a profissão certa, inclusive, para impedir que a escolha aconteça tarde de mais”, disse.

Escolas de Comunicação fazem encontro na Católica
Por Glaucio Alves

Epec

Continuam abertas as inscrições para os Grupos de Trabalho (GTs) do 5º Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação, que será sediado pela Universidade Católica, nos dias 26 e 27 de outubro. Os interessados em participar dos grupos devem se inscrever somente pela internet através do site www.unicap.br/epec. Para as demais atividades, as inscrições já podem ser feitas na hemeroteca do Departamento de Comunicação Social da Católica, localizada na sala 408 do bloco A. Mais informações pelo telefone 2119 4145, das 7h às 17h.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (26/10)

Conferência de abertura: O Ensino e a Pesquisa em Comunicação – Luiz Beltrão, Teoria e Prática. Lançamento da Cátedra Luiz Beltrão.
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo, bloco G4.
Hora: 19h

Saudação do Reitor Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Conferencista: José Marques de Melo, presidente da Intercom e da Cátedra Unesco em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE.

Debatedores: Roberto Benjamim, professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE e Alfredo Vizeu, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.

Mediação: Aline Grego, coordenadora de Graduação da Universidade Católica.

Coquetel na sala anexa ao Anfiteatro, às 21h.

Sexta-feira (27/10)

Mesa Redonda: Comunicação, Extensão e Cidadania.
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo – G4
Hora: 8h30

Debatedores: Luis Custódio da Silva (UFPB), Salett Tauk (UFRPE) e Junot Matos (Católica).

Coordenação: Maria Amélia Souto Maior.

Coffe-Break: 10h, sala anexa ao Anfiteatro.

1ª Conferência de Extensão Universitária em Comunicação: 10h15, Anfiteatro do Espaço Executivo, bloco G4.

Grupos de Trabalho
Local: Salas de aula do Bloco J
Hora: 14h

Mestrados com inscrições abertas
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem, com área de concentração em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Estudo Multidisciplinar de Distúrbios de Linguagem.
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito, com área de concentração em Direito Processual e linha de pesquisa: Procedimentalização do Direito e Instrumentalidade do Processo.
Inscrições: de 23 de outubro a 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais, com área de concentração em Desenvolvimento de Processos Ambientais e linhas de pesquisa: Modelagem, Controle e Otimização de Processos e Tecnologia e Meio Ambiente.
Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião, com área de concentração em Religião, Cultura e Sociedade e linhas de pesquisa: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade e Tradição Judaico-cristã, Cultura e Sociedade.
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil, com área de concentração em Engenharia das Construções;
Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica, com área de concentração em Tratamento e Prevenção em Psicologia
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

TV Globo abre vagas para estágio
Por Sophia Marvão

A Rede Globo Nordeste de Televisão está com inscrições abertas para o processo seletivo de estagiários em jornalismo. Os candidatos serão submetidos à análise de documentos, provas de Português, Inglês, Atualidades, Raciocínio Lógico, Redação e questionário sobre perfil de cada um. Haverá ainda uma dinâmica de grupo e na fase seguinte, os estudantes serão entrevistados individualmente. Na etapa final, os aprovados farão exames médicos e darão entrada ao processo admissional.

A seleção terá cinco fases. O resultado final será divulgado no link Educação 360 no dia 8 de dezembro. O estágio está previsto para começar em fevereiro de 2007. As inscrições estão sendo feitas nos sites www.pe360graus.com.br ou www.globo.com/estagiar até 1º de novembro.

As provas objetivas serão feitas no dia 13 de novembro, no auditório do Senai que fica na Avenida Norte, 539, no bairro de Santo Amaro. O teste começa às 14h, impreterivelmente. A partir das 13h, os candidatos serão recebidos para a checagem da documentação. O não comparecimento às provas desclassificará o candidato às demais etapas do processo seletivo.

Alunas de Jornalismo selecionadas para estágio em ONG
Por Christiano Vasconcellos

AuçubaA ONG Auçuba reformulou seu quadro de estagiários de jornalismo e duas das três vagas foram preenchidas por alunas da Católica. Catarina de Angola e Nara Pinila, ambas do 5º período, foram selecionadas entre mais de 60 candidatos. Elas passaram por uma prova escrita, uma dinâmica de grupo e entrevista. As estudantes têm contrato de um ano prorrogável pelo mesmo período.

A Auçuba é uma entidade voltada à educação e à comunicação. Ela atua principalmente na defesa dos direitos da criança e do adolescente agindo em dez estados, além de Pernambuco. A função que as duas futuras jornalistas vão exercer é de clipagem e elaboração de textos para sugestões de pauta. Elas também vão produzir matérias para o boletim on-line Mídia Legal. As universitárias estão vinculadas ao Programa Só para Fazer Mídia, um dos projetos da Auçuba. De acordo com a coordenadora do setor, Rosa Sampaio, as estudantes passarão por uma fase de treinamento. “A gente trabalha a formação de estudantes universitários”, explica.

Grupo Wave apresenta grandes sucessos da música nacional
Por Glaucio Alves

O grupo Wave da Católica apresentará amanhã (25), quinta (26) e sexta-feira (27), o espetáculo Wave Interpreta Grandes Sucessos. Djavan, Lulu Santos, Ary Barroso e Jorge Ben Jor serão alguns destaques do musical, que vai acontecer no teatro da Universidade, localizado no 1º andar do bloco B às 18h, no dia 25, e às 20h nos dias 26 e 27. Todas as apresentações são gratuitas e abertas ao público.

O show contará com a participação de uma das cantoras do grupo MPB da Católica, Illana Ventura. Ela vai participar de um bloco reservado para as músicas sertanejas da dupla Leandro e Leonardo. Entre os sucessos que serão interpretados por Ilana estão “Pense em mim” e “Entre tapas e beijos”. O Wave conta com 10 instrumentistas entre alunos e ex-alunos e funcionários da Católica. Mais informações pelo telefone 2119 4186.

Projeto discute ensino da ciência
Por Glaucio Alves

Transdisciplinaridade do Ensino de Ciência será o tema desta semana do projeto Quinta na Química. Para debater o assunto, foi convidado o professor do Departamento de Estatística e Informática da Católica, Ivan Pereira Leitão. O evento, que é promovido pelo Departamento de Química da Universidade, acontecerá nesta quinta-feira (26) às 17h30, na sala 113 do bloco D. A entrada é gratuita e não é necessário fazer inscrição para participar. Os interessados devem ficar atentos, pois o Quinta na Química vale como atividade complementar. Mais informações pelo telefone 2119 4188.

Dependência de países latinos é tema de discussão no Neal
Por Glaucio Alves

O Núcleo de Estudos para a América Latina da Católica (Neal) vai promover na próxima sexta-feira (27) a discussão sobre o livro “Repensando a Dependência”, de Lídia Goldenstein. O evento acontecerá na sala de seminários, localizada no 7º andar do bloco G4 e será coordenado pelo consultor do Neal, Frederico Jayme Katz. A palestra será aberta ao público e as inscrições serão feitas no local. Mais informações pelo telefone 2119 4067.

 

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0