A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 23 de outubro de 2006 ano 5

Editora Abril elege curso da Católica como um dos melhores do País
Por Christiano Vasconcellos

Josiel

A edição Melhores Universidades, do Guia do Estudante da Editora Abril, atribuiu três estrelas para o curso de Ciências Contábeis da Católica. O conceito Bom foi muito festejado por todos os membros do Departamento de Economia, Administração e Ciências Contábeis (DEAC). A revista avaliou instituições de ensino superior de todo o País.

De acordo com o guia, as atividades práticas são importantíssimas na graduação. O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Francisco Barbosa, lembrou o fato de a Universidade contar com a Unicap Junior, um espaço onde os estudantes podem praticar o que aprendem em sala de aula. “Desde o primeiro período, o aluno é inserido no mercado de trabalho”, afirma. Para ele, a conquista da menção no guia “é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido pelo curso e pela instituição como um todo”.

O corpo docente é um dos principais critérios de avaliação da publicação da Editora Abril. Os trabalhos acadêmicos publicados em revistas e jornais especializados pesam muito na hora da decisão. “Nós procuramos associar teoria à prática e contextualizar o ambiente onde o aluno está inserido. Isso sem esquecer a questão do desenvolvimento social”, explica o professor Josiel Barbosa.

Católica promove Caravana da Ciência em Boa Viagem
Por Glaucio Alves

Caravana da Ciência

Lançamento de pequenos foguetes e a distribuição de mudas de plantas. Esses foram os destaques da Caravana da Ciência, que aconteceu no último domingo (22), na praia de Boa Viagem. O evento foi promovido pela Universidade Católica e o Espaço Ciência, com o apoio da Prefeitura do Recife. A programação fez parte da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que encerrou oficialmente hoje (23).

Os três ônibus chamaram a atenção dos banhistas que passavam nas proximidades do edifício Acaiaca. Os curiosos puderam se divertir e aprender com brinquedos de física e matemática. O professor do Departamento de Física da Católica, Francisco Luiz dos Santos, que estava na coordenação da Caravana, avaliou positivamente a ação promovida no domingo. “Tivemos uma grande participação do público. Quem estava nas proximidades veio ver o que estava acontecendo”, afirmou.

Os professores de física que participaram da Caravana da Ciência foram bastante solicitados pelos banhistas, que aproveitaram para tirar dúvidas sobre os fenômenos da natureza. Além disso, quem compareceu ao evento pôde ver a exibição de três aeromodelos. De acordo com o professor, os pequenos aviões disputaram espaço no céu com as pipas.Todas as atividades foram gratuitas. O evento contou ainda com a participação da Escola Agrotécnica Federal de Vitória de Santo Antão.


Alunos de Fonoaudiologia promovem encontro na Católica
Por Glaucio Alves

Os alunos do Centro Acadêmico (CA) de Fonoaudiologia da Católica irão promover, de 25 a 27 de outubro, o 1º Encontro de Fonoaudiologia da Católica para a Católica. O evento é voltado para todos os estudantes e tem como objetivo mostrar o que a profissão tem a oferecer para toda a comunidade acadêmica. As inscrições são gratuitas e já podem ser feitas no quiosque localizado no hall do bloco G. As palestras acontecerão na sala 824 do bloco B.

De acordo com a presidente do CA, a aluna do 4º período de Fonoaudiologia, Poliane Gonçalves, a profissão pode ajudar na capacitação de profissionais de diversas áreas, como Jornalismo e Direito, por exemplo. “As pessoas costumam pensar que o fonoaudiólogo cuida somente de pessoas surdas ou crianças”, afirmou.

Confira abaixo a programação completa. Todas as palestras serão ministradas por fonoaudiólogos. Mais informações na coordenação do curso de Fonoaudiologia ou pelo telefone 2119 4405.

Quarta-feira (25/10)

Abertura: Mesa-redonda
Hora: 8h30
Tema: Profissional de saúde: perspectivas para atuação na saúde pública.

Palestra
Hora: 10h
Tema: Motricidade e os hábitos contemporâneos.

Quinta-feira (26/10)

Palestra
Hora: 8h30
Tema: O que a leitura me diz?

Sexta-feira (27/10)

Palestra
Hora: 8h30
Tema: Eu tenho voz?

Palestra
Hora: 10h30
Tema: Meu trabalho e meu ouvido.

Alunos de Letras promovem Festival Poético Literário
Por Manoela Carina

Os alunos do curso de Letras da Católica promoveram na tarde de hoje (23), no auditório G1, o I Festival Poético Literário. O encontro, que reuniu poetas locais, teve o objetivo de fortalecer a cultura, resgatando a forte influência do teatro e da poesia na sociedade. A iniciativa foi do aluno do 1º período Jair Inácio.

Na abertura, o músico e poeta Fernando Teixeira fez uma apresentação de gaita. O presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste, Alexandre Santos, compôs a primeira mesa de discussão, com o tema A valorização do livro e do autor pernambucano e falou do projeto que desenvolveu com as livrarias Cultura e Saraiva, onde uma vez por mês um autor pernambucano é homenageado. De acordo com ele, hoje em dia, os escritores locais precisam pedir favor para ganharem espaço nas prateleiras das livrarias. “Chegar em uma livraria e só encontrar clássicos é uma ofensa à geração que está se formando”, lamenta.

Também estiveram presentes os estudantes convidados da Faculdade de Olinda (Focca) e o poeta urbano Miro, que recitaram suas poesias. O aluno do 4º período de Letras da Católica Fernando Santana apresentou o trabalho A recepção e a tendência da poética oswaldiana, desenvolvido através do PIBIC. Segundo Fernando, o leitor é considerado o co-autor ativo enquanto intérprete da obra literária no contato com ela. “Depois que o autor escreve e publica o livro, este não é mais seu, e sim dos leitores”.

Psicologia promove mesa-redonda amanhã
Por Manoela Carina

O Projeto Limiar, formado por ex-alunos de Psicologia da Católica, vai promover um ciclo de palestras na área. O tema será a Atuação do psicólogo frente à diversidade do serviço público. Farão parte da mesa-redonda, a psicanalista Ana Elizabeth Cavalcanti e as psicólogas clínicas Clara Goldman Ribemboim, Tânia Mossi e Kátia Ferreira. O encontro é aberto ao público e acontece amanhã (24), às 19h, no auditório GII da Universidade. Outras informações pelo telefone 3075. 5659.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0