A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 20 de outubro de 2006 ano 5

Coordenador de Jornalismo supervisiona projeto Escola de Leitores
Por Christiano Vasconcellos

Escola

Alunos de dez escolas públicas da região Metropolitana do Recife (RMR) estão recebendo a visita do Projeto Escola de Leitores, desde a última terça-feira (17). A iniciativa é supervisionada pelo coordenador do curso de Jornalismo da Católica, professor Ricardo Mello. Os estudantes têm contato com obras literárias, seus autores e ilustradores. A ação acontece até o dia 24 de outubro.

Três volumes da série Poeminhas e cinco da mini-coletânea Corda de Cordel estarão à disposição dos alunos. As publicações são de autoria de Ricardo Mello com ilustrações do cartunista do Diário de Pernambuco, Samuca. Em cada visita são entregues 50 kits com os livros para os alunos e outros dez para a instituição. A intenção do projeto é introduzir as obras e autores da literatura, música, artes visuais e do teatro pernambucano aos alunos e professores da rede pública.

Além disso, o Escola de Leitores busca a troca de conhecimento entre autores e estudantes. “Nós queremos evitar a simples doação”, diz Mello, explicando que o diferencial é a participação de artistas nas escolas. As crianças são levadas a produzir e exibir suas obras através da arte. Na manhã de hoje (20) a Escola Estadual Maciel Pinheiro, no bairro da Torre, foi visitada pelo projeto em companhia do ator e coreógrafo Raimundo Branco. Já a atriz Geysa Barlavento foi convidada a visitar a Escola Estadual Rotary, em Nova Descoberta.

Coordenador do Mestrado de Ciências da Religião participa de encontro em MG
Por Manuela Ferreira

O coordenador do Mestrado de Ciências da Religião da Católica, professor Sérgio Sezino Douets Vasconcelos, participará, nos dias 10 e 11 de novembro, de reunião de coordenadores do Fórum de Programas de Teologia e Ciências da Religião. O encontro acontecerá em Belo Horizonte, Minas Gerais, e terá a participação de todos os coordenadores de programas de pós-graduação no assunto em todo o Brasil.

Professora de Letras apresenta, em Florianópolis, trabalho sobre as Bordadeiras de Passira e Salgadinho
Por Manuela Ferreira

O 3º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, que acontecerá em Florianópolis segunda (23) e terça-feira (24), terá participação da professora Maria Cristina Guimarães Oliveira, do Departamento de Letras da Católica. Na ocasião, a professora, convidada especial do evento,

apresenta o trabalho “Bordadeiras de Passira e Salgadinho: um ensaio de afirmação e negação, que também será publicado nos anais do encontro”. A pesquisa que será mostrada no evento foi realizado por um grupo de alunos e orientadores nos dois municípios do interior pernambucano, a partir de levantamento do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Micro e Pequenas Empresas e Cooperativas da Católica (Nuesp).

Participantes do Projeto Horizonte são “batizados” na Capoeira
Por Manoela Carina

No próximo dia 31 de outubro, acontece a primeira cerimônia de batismo dos capoeiristas do Projeto Horizonte da Católica. Formada por 20 adolescentes com Síndrome de Dows, a equipe já treina há três anos com o mestre de capoeira Corisco.

De acordo com o mestre, a iniciativa de ensinar aos alunos do Projeto surgiu no final de 2002, quando o coordenador Geral dos Grupos Artísticos da Católica, professor Armando Costa sugeriu aos coordenadores de cada grupo que fizessem algumas modificações, mostrando um diferencial. “Tenho tido resposta positiva com eles. A capoeira é repleta de conteúdos expressivos, haja vista os movimentos e a musicalidade. Além disso, a dinâmica do jogo é feita em conjunto e por isso exige a participação de todos”, avalia Corisco.

Ainda segundo ele, o ritual da Cerimônia promete surpreender o público. Os capoeiristas jogarão com o mestre e receberam a corda de ponta azul, que é a primeira graduação do jogador. O evento é aberto ao público e vai acontecer, às 19h, no teatro do bloco B.

Escolas de Comunicação fazem encontro na Católica
Por Glaucio Alves

EPEC

Continuam abertas as inscrições para os Grupos de Trabalho (GTs) do 5º Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação, que será sediado pela Universidade Católica, nos dias 26 e 27 de outubro. Os interessados em participar dos grupos devem se inscrever somente pela internet através do site www.unicap.br/epec. Para as demais atividades, as inscrições já podem ser feitas na hemeroteca do Departamento de Comunicação Social da Católica, localizada na sala 408 do bloco A. Mais informações pelo telefone 2119 4145, das 7h às 17h.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (26/10)

Conferência de abertura: O Ensino e a Pesquisa em Comunicação – Luiz Beltrão, Teoria e Prática. Lançamento da Cátedra Luiz Beltrão.
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo, bloco G4.
Hora: 19h

Saudação do Reitor Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Conferencista: José Marques de Melo, presidente da Intercom e da Cátedra Unesco em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE.

Debatedores: Roberto Benjamim, professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE e Alfredo Vizeu, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.

Mediação: Aline Grego, coordenadora de Graduação da Universidade Católica.

Coquetel na sala anexa ao Anfiteatro, às 21h.

Sexta-feira (27/10)

Mesa Redonda: Comunicação, Extensão e Cidadania.
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo – G4
Hora: 8h30

Debatedores: Luis Custódio da Silva (UFPB), Salett Tauk (UFRPE) e Junot Matos (Católica).

Coordenação: Maria Amélia Souto Maior.

Coffe-Break: 10h, sala anexa ao Anfiteatro.

1ª Conferência de Extensão Universitária em Comunicação: 10h15, Anfiteatro do Espaço Executivo, bloco G4.

Grupos de Trabalho
Local: Salas de aula do Bloco J
Hora: 14h

Católica promove Caravana da Ciência
Por Glaucio Alves

A Universidade Católica e o Espaço Ciência, com o apoio da Prefeitura do Recife, coordenará neste domingo (22), a Caravana da Ciência. O evento contará com um ônibus equipado com exposições científicas e interativas, que estará na praia de Boa Viagem, das 10h às 14h, em frente ao edifício Acaiaca. A programação faz parte da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, com o apoio de várias instituições incluindo a Unicap. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Os interessados em participar devem se inscrever no local.

A II Semana está acontecendo em todo o país até a próxima segunda-feira (24). Este ano o tema é “Criatividade e inovação – Centenário do vôo do 14 bis”. Nove cidades de Pernambuco, junto com 47 instituições, realizarão, até o fim do evento, 636 atividades. O professor do Departamento de Física, Francisco Luiz dos Santos, está na coordenação das atividades do domingo e também do evento.

Ele destacou que o principal objetivo da III Semana Nacional de Ciência e Tecnologia motivar brasileiros para a ciência. “O Brasil precisa que mais jovens se interessem em estudar ciências exatas para ajudar a desenvolver tecnologicamente o País”, afirmou o professor. A Católica já apóia o evento desde a primeira edição, organizada em 2004.

Alunos e professores do Mestrado em Ciências da Linguagem apresentam 6 pesquisas em congressos
Por Glaucio Alves

Seis trabalhos realizados por alunos e professores do Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade Católica foram apresentados em dois importantes congressos. 7º Encontro Nacional sobre Aquisição de Linguagem (Enal), realizado em Porto Alegre, e o XIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, que aconteceu em Salvador, nesse mês de outubro.

“Marcas de interatividade na escrita de três sujeitos com diferentes características de linguagem” e “A comunicação suplementar e alternativa na construção da linguagem de crianças com paralisia cerebral”, foram os trabalhos apresentados durante o Enal. De acordo com a professora Wanilda Maria Cavalcanti, esse encontro permitiu divulgar a produção do Mestrado da Católica. “É importante fazer articulações com outras universidades do país expondo as pesquisas realizadas pelos próprios alunos”.

Já no Congresso realizado em Salvador foram apresentados os trabalhos: “Afasia em bilíngüe: estudo de caso”, “Marcas de interatividade na escrita do surdo e clínica fonoaudiológica”, “Santo Agostinho e a Fonoaudiologia: um encontro possível?” e “A apropriação da escrita em crianças pertencentes às camadas populares: ouvintes e surdas”.

A Católica também tem uma importante vivência neste tipo de evento. Ano passado, a Universidade promoveu o primeiro Encontro Nordestino de Aquisição de Linguagem (Eneal), que, além de exibir os trabalhos dos alunos, congregou universidades de todo Nordeste e também professores do Sul e Sudeste.

Professora de Química apresenta estudo sobre a poluição das águas do Rio Capibaribe, em Toritama
Por Niumízia Alves

O Quinta na Química de ontem (19) teve como tema “Tratamento de Efluente de Lavanderia e Tinturaria Industriais de Toritama”. A palestra teve início às 17h30 e foi ministrada pela Profa. e doutora do Departamento de Química e Meio Ambiente da Católica, Alexandra Salgueiro. Durante o encontro, a professora fez um balanço entre os benefícios e malefícios causados pelo pólo de confecções de Toritama.

O pólo é constituído por 80 empresas e gera mais de 1600 postos de trabalho, aumentando a qualidade de vida da população e a arrecadação de impostos. Atualmente há um grande desenvolvimento na área do comércio e turismo. Na cidade, não há desempregados. No entanto, a maioria dos trabalhadores não tem carteira assinada. “Paralelamente a isso nós pudemos identificar que há um grande consumo de água nas lavanderias e tinturarias o que acaba gerando um desperdício. Além disso, as águas residuárias vão para córregos que despejam no Rio Capibaribe, levando a uma degradação ambiental”, afirmou a professora.

De acordo com a pesquisadora a maioria das empresas não possuem um sistema de tratamento adequado para os efluentes, o que acaba causando uma poluição dos recursos hídricos. “Não existe um processo de reutilização do efluente. Se houvesse, teríamos uma maior economia de água e preservaríamos a natureza”, disse. “É necessário que haja uma conscientização de educação ambiental para que o meio ambiente seja poupado”, acrescentou Alexandra.

Aluno da Católica vence concurso de Pesquisa e Pós-graduação em Administração
Por Christiano Vasconcellos

Aluno

O Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Administração (Enanpad) premiou, com o primeiro lugar, o aluno do último período do curso de Administração de Empresas da Universidade, Nelson da Cruz Monteiro Fernandes. Ele conquistou a categoria Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação com o artigo intitulado Contribuição da Competência de Relacionamento para o Desenvolvimento de Capital Social da Empresa de Base Tecnológica. O evento aconteceu em Salvador – BA.

Nelson, que faz parte do Programa de Estudante Convênio de Graduação (Pec-G), do governo de Cabo Verde, se dedica à pesquisa há mais de um ano. Ele tem pretensões de fazer mestrado. O encontro no qual ele foi premiado se destina exclusivamente a alunos de pós-graduação. “Nem comecei ainda na pós e consegui enviar esse trabalho”, afirma Fernandes, explicando que trabalhou por cerca de três meses no artigo. Nesse período, o estudante fez uso de vários livros da Biblioteca. “Utilizei literatura internacional, principalmente francês e inglês”, disse.

Estudantes orientam população contra gagueira
Por Manoela Carina

GagueiraCuidados com a voz e a prevenção da gagueira foram assuntos de panfletagens realizadas por alunos do curso de Fonoaudiologia da Católica. A ação educativa desenvolvida nas ruas, shoppings, supermercados, escolas e creches da Região Metropolitana do Recife fez parte da Semana de Atenção à Gagueira, que começou no dia 16 de outubro e segue até a próxima segunda-feira (23).

Na tarde de hoje (19), um grupo de 15 estudantes da graduação esteve na Estação Central do Metrô do Recife. Vestidos com a camisa da campanha, que trazia o slogan “Gagueira não têm graça. Tem tratamento”, eles abordaram os passageiros, orientando sobre a importância do assunto. Além disso, eles divulgaram o evento que vai acontecer no próximo sábado (21), no Parque da Jaqueira. Das 8h às 17h, os organizadores da campanha vão orientar às famílias, em estandes montados no local e realizarão atividades lúdicas para as crianças, como teatro de bonecos, brincadeiras e brindes.

O encerramento acontece na próxima segunda-feira (23), às 19h, no bloco J da Católica. Haverá apresentação de trabalhos científicos sobre o tema, depoimentos de pessoas com o distúrbio e uma avaliação geral do evento.

Mestrados com inscrições abertas
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem, com área de concentração em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Estudo Multidisciplinar de Distúrbios de Linguagem.
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito, com área de concentração em Direito Processual e linha de pesquisa: Procedimentalização do Direito e Instrumentalidade do Processo.
Inscrições: de 23 de outubro a 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais, com área de concentração em Desenvolvimento de Processos Ambientais e linhas de pesquisa: Modelagem, Controle e Otimização de Processos e Tecnologia e Meio Ambiente.
Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião, com área de concentração em Religião, Cultura e Sociedade e linhas de pesquisa: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade e Tradição Judaico-cristã, Cultura e Sociedade.
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil, com área de concentração em Engenharia das Construções;
Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica, com área de concentração em Tratamento e Prevenção em Psicologia
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0