A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 19 de outubro de 2006 ano 5

Aluno da Católica vence concurso de Pesquisa e Pós-graduação em Administração
Por Christiano Vasconcellos

Aluno

O Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Administração (Enanpad) premiou, com o primeiro lugar, o aluno do último período do curso de Administração de Empresas da Universidade, Nelson da Cruz Monteiro Fernandes. Ele conquistou a categoria Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação com o artigo intitulado Contribuição da Competência de Relacionamento para o Desenvolvimento de Capital Social da Empresa de Base Tecnológica. O evento aconteceu em Salvador – BA.

Nelson, que faz parte do Programa de Estudante Convênio de Graduação (Pec-G), do governo de Cabo Verde, se dedica à pesquisa há mais de um ano. Ele tem pretensões de fazer mestrado. O encontro no qual ele foi premiado se destina exclusivamente a alunos de pós-graduação. “Nem comecei ainda na pós e consegui enviar esse trabalho”, afirma Fernandes, explicando que trabalhou por cerca de três meses no artigo. Nesse período, o estudante fez uso de vários livros da Biblioteca. “Utilizei literatura internacional, principalmente francês e inglês”, disse.

Escola de Aprendizes de Marinheiros realiza jornada pedagógica na Católica
Por Glaucio Alves

JornadaA Universidade Católica está sediando, pela primeira vez, a VII Jornada Pedagógica da Escola de Aprendizes de Marinheiro de Pernambuco (Eampe). O evento está sendo realizado no auditório G2, no bloco G. O objetivo é discutir com militares, civis, professores, pedagogos e a comunidade acadêmica o ensino à distância, modalidade já adotada pela Marinha. As palestras se encerram amanhã (20).

A Marinha disponibiliza 38 cursos ministrados totalmente pela internet, com um total de 1450 alunos em todo o País. As aulas são destinadas a militares da instituição. Na palestra de hoje (19) à tarde, o Capitão de Fragata, Luiz Cláudio Biagiotti, abordou o tema “A tutoria no ensino a distância: o relacionamento tutor x aluno”.

Na ocasião, ele destacou a importância dos cursos à distância. “A maioria das escolas navais está localizada no Rio de Janeiro. O aluno interessado tinha que se deslocar até lá. Com as turmas à distância, isso não é mais necessário”, afirmou. Entre os principais cursos oferecidos, estão os de Análise e Melhoria de Processos, Avaliação de Gestão e Redação.

A programação de amanhã (20) começará a partir das 8h com uma palestra abordando o tema “O ensino à distância na perspectiva da inclusão social” ministrada pela professora Zélia Castro. A jornada é gratuita e aberta ao público. Os interessados em participar do encontro podem se inscrever na entrada do auditório.

Estudantes orientam população contra gagueira
Por Manoela Carina

GagueiraCuidados com a voz e a prevenção da gagueira foram assuntos de panfletagens realizadas por alunos do curso de Fonoaudiologia da Católica. A ação educativa desenvolvida nas ruas, shoppings, supermercados, escolas e creches da Região Metropolitana do Recife fez parte da Semana de Atenção à Gagueira, que começou no dia 16 de outubro e segue até a próxima segunda-feira (23).

Na tarde de hoje (19), um grupo de 15 estudantes da graduação esteve na Estação Central do Metrô do Recife. Vestidos com a camisa da campanha, que trazia o slogan “Gagueira não têm graça. Tem tratamento”, eles abordaram os passageiros, orientando sobre a importância do assunto. Além disso, eles divulgaram o evento que vai acontecer no próximo sábado (21), no Parque da Jaqueira. Das 8h às 17h, os organizadores da campanha vão orientar às famílias, em estandes montados no local e realizarão atividades lúdicas para as crianças, como teatro de bonecos, brincadeiras e brindes.

O encerramento acontece na próxima segunda-feira (23), às 19h, no bloco J da Católica. Haverá apresentação de trabalhos científicos sobre o tema, depoimentos de pessoas com o distúrbio e uma avaliação geral do evento.

Encontro Imagens do Inconsciente aborda o movimento antimanicomial
Por Christiano Vasconcellos

EncontroO Encontro Imagens do Inconsciente promoveu, na manhã de hoje (19), a mesa-redonda Movimento Antimanicomial, no auditório GI da Católica. O diretor do Instituto Nise da Silveira, do Rio de Janeiro –RJ, Edmar Oliveira; o psiquiatra e artista plástico Lula Wanderley e o médico, escritor e antropólogo, Abel Menezes, debateram o tema. A coordenação da mesa ficou por conta do professor do Departamento de Psicologia, Moab Acioli.

O trabalho da instituição que dirige foi o tema do início da apresentação de Edmar Oliveira. Ele contou um pouco da história dos primeiros manicômios do Rio de Janeiro. “Sempre desconfie da ciência”, disse ele, explicando que várias atitudes tomadas na área têm motivação política. As palavras do palestrante foram ilustradas com várias figuras como a que retrava a planta do hospício do Engenho de Dentro, na capital fluminense.

A reforma psiquiátrica foi abordada pelo pernambucano Lula Wanderley. O psiquiatra, radicado há 20 anos no Rio de Janeiro, falou dos impasses que encontra na luta por mudanças na área. “No eixo Rio-São Paulo, os estudantes não se adaptam à psiquiatria contemporânea”, disse, ao mostrar a escassez de mão-de-obra para o setor. A sua atuação como artista plástico também foi comentada: “minha intenção é tirar a aspereza da psiquiatria. È a busca de uma psiquiatria poética”.

Abel Menezes contou como era encarada a psiquiatria nos anos 60 no Recife. Falou de experiências com LSD (ácido lisérgico) na busca por entender a mente dos pacientes. Segundo o médico, na época se usava muito a prática do eletrochoque nos tratamentos psiquiátricos. “Era a tortura oficializada pela ciência”, comentou. Ao final das três apresentações, os palestrantes responderam perguntas da platéia.

Católica vai sediar encontro de escolas de comunicação
Por Glaucio Alves e Niumízia Alves

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar, nos dias 26 e 27 de outubro, o 5º Encontro Pernambucano das Escolas de Comunicação. O evento contará com a realização de palestras, mesas-redondas, conferências e apresentações de grupos de trabalho (GT´s). Durante o encontro, haverá o lançamento da Cátedra Luiz Beltrão, um projeto desenvolvido pela Católica. As inscrições para o encontro e para os GT´s podem ser feitas até o próximo dia 24. As vagas são limitadas. Mais informações pelo telefone 2119-4145.

Confira a programação completa:

Quinta-feira (26/10)

Conferência de abertura: O Ensino e a Pesquisa em Comunicação – Luiz Beltrão, Teoria e Prática. Lançamento da Cátedra Luiz Beltrão.
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo, bloco G4.
Hora: 19h

Saudação do Reitor Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.

Conferencista: José Marques de Melo, presidente da Intercom e da Cátedra Unesco em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE.

Debatedores: Roberto Benjamim, professor do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural e Desenvolvimento Local da UFRPE e Alfredo Vizeu, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE.

Mediação: Aline Grego, coordenadora de Graduação da Universidade Católica.

Coquetel na sala anexa ao Anfiteatro, às 21h.

Sexta-feira (27/10)

Mesa Redonda: Comunicação, Extensão e Cidadania.
Local: Anfiteatro do Espaço Executivo – G4
Hora: 8h30

Debatedores: Luis Custódio da Silva (UFPB), Salett Tauk (UFRPE) e Junot Matos (Católica).

Coordenação: Maria Amélia Souto Maior.

Coffe-Break: 10h, sala anexa ao Anfiteatro.

1ª Conferência de Extensão Universitária em Comunicação: 10h15, Anfiteatro do Espaço Executivo, bloco G4.

Grupos de Trabalho
Local: Salas de aula do Bloco J
Hora: 14h

Mestrados com inscrições abertas
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para os mestrados da Católica. Os interessados poderão fazer a inscrição somente pela internet, através do site www.unicap.br (onde também estão disponíveis os editais). O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na secretaria da Pós-graduação, de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Confira abaixo a lista dos cursos, período de inscrição e vagas. Outras informações pelo telefone (81) 2119-4369.

Ciências da Linguagem, com área de concentração em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem e Estudo Multidisciplinar de Distúrbios de Linguagem.
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Direito, com área de concentração em Direito Processual e linha de pesquisa: Procedimentalização do Direito e Instrumentalidade do Processo.
Inscrições: de 23 de outubro a 23 de novembro
Vagas: 25

Desenvolvimentos de Processos Ambientais, com área de concentração em Desenvolvimento de Processos Ambientais e linhas de pesquisa: Modelagem, Controle e Otimização de Processos e Tecnologia e Meio Ambiente.
Inscrições: até 10 de novembro
Vagas: 20

Ciências da Religião, com área de concentração em Religião, Cultura e Sociedade e linhas de pesquisa: Campo Religioso Brasileiro, Cultura e Sociedade e Tradição Judaico-cristã, Cultura e Sociedade.
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

Engenharia Civil, com área de concentração em Engenharia das Construções;
Inscrições: até 30 de novembro
Vagas: 18

Psicologia Clínica, com área de concentração em Tratamento e Prevenção em Psicologia
Inscrições: até 17 de novembro
Vagas: 20

MPB Unicap homenageia Pernambuco
Por Manuela Ferreira

MPBA temporada de apresentações dos grupos artísticos da Católica começou. Ontem (18), o MPB Unicap estreou, com casa cheia, o espetáculo Pernambuco – Nossa Terra, Nossa Música. O show, que homenageia o cantor Geraldinho Lins e os compositores Petrúcio Amorim e Flávio Leandro, segue até amanhã (20), sempre às 20h, no teatro da Católica, no 1º andar do Bloco B. Todo o repertório do show, que tem aproximadamente uma hora de duração, também é voltado para cantores e compositores conhecidos do público como Lenine, Maciel Melo e Capiba. A estréia agradou a platéia, que cantou junto com os integrantes do grupo, a maior parte das canções.

O ponto alto do espetáculo, contudo, foi marcado pelas execuções de Ave Maria Sertaneja, Leão do Norte e o Hino de Pernambuco em ritmo de frevo, com arranjos de Percy Marques. A pesquisa, seleção musical e a direção geral do show ficou a cargo do professor Armando Costa Carvalho.

Em breve, os apreciadores da boa música devem ficar atentos. Os músicos do Wave se apresentarão nos dias 25, às 18h, 26 e 27, às 20h, com grandes sucessos nacionais. E para encerrar a temporada de espetáculos, o grupo de dança Mandacaru mostrará “Vamos brincar de ser criança” entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, às 18h, no teatro da Católica. Todos os shows têm entrada franca.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0