A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 18 de outubro de 2006 ano 5

Funcionário da Contadoria se torna mestre em Filosofia
Por Manoela Carina

FabioEngana-se quem pensa que os mestres da Católica estão apenas em sala de aula. Eles estão presentes também entre os funcionários. Um exemplo disso pode ser encontrado no setor de Contadoria. Fábio José Barbosa Correia é mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco. O gosto pela filosofia é antigo mas, ganhou um sabor especial quando ele era aluno do curso da Unicap. “O curso despertou em mim o espírito crítico e de reflexão. Isso impulsionou a vontade de continuar as pesquisas nesta área”, disse.

Em 2003, no mesmo ano em que concluiu a graduação, ele participou de uma seleção para o mestrado da UFPE. Foi aprovado e estudou dois anos. No ultimo dia 5 de outubro, defendeu a dissertação: “O problema do tempo no pensamento de Agostinho de Hipona e de Henri Bérgson”, sob a orientação do professor e doutor Witold Skwara e co-orientação do também professor e doutor da Católica Marcos Roberto Nunes Costa.

O foco da pesquisa de Fábio é a subjetividade do tempo. Segundo ele, o tempo que a consciência percebe é diferente do tempo do relógio. Este faz pensar que o tempo é igual para todos, mas na consciência ele é diferente para cada indivíduo. Como exemplo, ele lembrou a catástrofe do Tsunami, na Ásia, e disse que a experiência de tempo das pessoas que viveram a tragédia é diferente para as pessoas que só ouviram falar dela.

Fábio é casado e pai de um menino de mesmo nome que tem 6 anos e de Manuela, 9. Ele trabalha na Contadoria da Católica desde 1993. Integra a equipe que cuida dos registros contábeis e do balanço do patrimônio da Universidade. “Agora, pretendo começar minha carreira docente em ensino superior, lecionando disciplinas na área de Filosofia”, planeja.

Frevo anima reunião da Fiuc
Por Manuela Ferreira

FrevoO coquetel de abertura da reunião de representantes da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc) foi animado pela cultura pernambucana. A funcionária da Pró-reitoria Administrativa e bailarina do Balé Popular do Recife, Thiemy Hatori, 30, realizou uma apresentação de frevo. A coreografia foi vista pelo público presente no espaço receptivo do bloco G.

Ela se especializa no ritmo há mais de 10 anos. “Foi apenas uma demonstração rápida, para matar a curiosidade de quem nunca havia visto a dança de perto”, comentou o Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens. Parte dos convidados era francesa. A apresentação foi bastante elogiada pela delegação estrangeira, professores e Pró-reitores. Alguns funcionários, ao fim da apresentação, se empolgaram e resolveram cair no passo.

Acadêmicos analisam a história da loucura no Recife
Por Glaucio Alves

A palestra “História da loucura: resgate de uma documentação histórica” marcou o fim do Projeto Discutindo História. O evento aconteceu hoje (18) à tarde na sala 703 do bloco G e foi organizado pelo Diretório Acadêmico do curso de História da Católica. O professor e doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Carlos Miranda foi o convidado para ministrar a última palestra do evento.

Miranda está realizando um trabalho para higienizar, catalogar e guardar os mais de 65 mil prontuários do início do século XX guardados no hospital Ulysses Pernambucano. O que mais chamou a atenção do professor foi o fato de os pacientes serem excluídos da sociedade e também da História. “Nesses documentos estão guardados a história de vida de muitas pessoas”, declarou o especialista.

Durante o projeto, foram debatidos diversos temas ligados ao estudo da História. De acordo com o coordenador geral do Diretório Acdêmico, Eudelcy Magalhães, o objetivo da iniciativa foi trazer informações adicionais aos estudantes do curso. “Isso serve principalmente para complementar o processo de aprendizagem. Contamos com a presença de professores de outras instituições para enriquecer o debate”, complementou Eudelcy.

Planejamento Estratégico atrai interesse de futuros publicitários
Por Christiano Vasconcellos

PalestraAlunos do curso de Publicidade e Propaganda lotaram a sala 102 do bloco G, na manhã de hoje (18), para assistir à palestra sobre Planejamento Estratégico de Criação. A publicitária e diretora da Agência Mart Pet, Jussara Freire, falou sobre o assunto por mais de uma hora e respondeu perguntas dos estudantes.

Nascida no estado de São Paulo, ela iniciou a apresentação falando do começo da carreira e de como veio trabalhar no Recife. A publicitária já havia trabalhado em Salvador (BA) e Fortaleza (CE). “Hoje em dia não precisa mais trazer gente de fora”, disse, explicando que o Nordeste já possui bons profissionais formados na própria região.

A diferença entre sonho e desejo foi analisada durante a explanação. Segundo ela, o sonho é algo que está “em outro plano”, enquanto o desejo estaria mais ligado à necessidade. “Tentar conhecer o outro é o grande segredo da área da criação”, afirmou. A publicitária deu como exemplos de planejamento de campanha o trabalho feito para o lançamento do jornal Folha de Pernambuco e a criação do Classilíder, caderno de classificados do Diario de Pernambuco. Ao final da apresentação, Jussara respondeu a perguntas da platéia sobre mercado de trabalho e dificuldades da profissão, entre outros assuntos.

Função terapêutica da arte e a luta antimanicomial marcam abertura de encontro
Por Manuela Ferreira

PsicologiaCom o tema “A dimensão simbólica, mitologia, mística e a linguagem esquecida”, o professor do Departamento de Psicologia da Católica, Alex Peña Alfora, fez a palestra inaugural do Encontro Imagens do Inconsciente. O evento, promovido pelo grupo Gama, formado por quatro estudantes de Psicologia da Universidade, segue até o dia 27, no Auditório G1.

A programação oferecerá, gratuitamente, palestras, mesas-redondas, minicursos e exposição de artes plásticas. Na abertura, que também contou com a participação de representantes do Museu de Imagens do Inconsciente (MII) e da diretoria de atenção à saúde da Secretaria de Saúde do Recife, o professor abordou as origens do modo de pensar do homem de hoje. O encerramento da noite foi realizado pelo grupo de percussão Mais Vida.

Na palestra, Peña Alfora fez uma relação entre dois dos principais temas do encontro, a função terapêutica da arte e a luta antimanicomial, com as visões de mundo da atualidade. “Com a ascensão do pensamento apolíneo, na época da Idade Média, houve uma maior valorização do conhecimento objetivo, sem a visão metafísica dos fatos. No Renascimento, as visões da natureza e do homem tornaram-se ainda mais céticas, objetivas, sem dar espaço à pensamentos que a confrontassem. Com isso, os fundamentos em que se baseiam a civilização, hoje, são ligados à essa perda gradual de símbolos e mitos, que vivemos há alguns séculos”, comentou.

De acordo com o professor, o doente mental representaria um ser que denuncia suas próprias doenças, algo que evidencia que qualquer pessoa pode perder os sentidos. “Eles refletem um problema civilizatório, fruto de uma cultura que só incentiva o consumo e que perde a qualidade cada vez mais”, analisou. Amanhã (19), das 9h às12h, será realizada a mesa-redonda “Movimento antimanicomial”, no auditório G1 do Bloco G. A entrada é franca.

Alunos de jornalismo realizam Oficina de Comunicação em ONG
Por Sophia Marvão

A aplicação prática do jornalismo comunitário aprendido em sala de aula. Essa é a proposta de uma atividade desenvolvida por estudantes do curso da Católica no Centro de Valorização e Reabilitação da Criança (Cervac). De amanhã (19) até o próximo dia 26, os alunos do 7º período Sergio Peres, Rachel Santos, Aline Marques, Joanna Costa e Sarah Rachel estarão realizando uma oficina de comunicação na ONG.

A iniciativa faz parte da disciplina Redação IV, ministrada pelo professor Carlos Benevides. Os trabalhos vão desde a prestação de assessoria de imprensa à elaboração de projetos. Haverá ainda uma oficina de formação de agentes de comunicação na qual serão feitas reflexões com textos, vídeos e dinâmicas de grupo.

O Cervac atende pessoas com deficiência de classe baixa, oferecendo serviços de fisioterapia, pedagogia, fonoaudiologia, psicologia, estimulação precoce, sensorial, motora, iniciação musical e artes, além de acompanhar às famílias dos deficientes.

Madrigal repete sucesso do espetáculo apresentado no Santa Isabel
Por Manuela Ferreira

MadrigalPor causa do grande sucesso da apresentação em homenagem às comemorações dos 55 anos da Católica, o coral Madrigal realizou, na Capela da Universidade, mais uma exibição do recital Uma Viagem Pelo Mundo da Ópera. Composto por óperas de Giuseppe Verdi, Mozart e Pietro Mascagni, entre outros compositores, o espetáculo emocionou a platéia que lotou o evento.

A reapresentação foi solicitada pelo Reitor, Padre Pedro Rubens, para que funcionários, alunos e professores pudessem conferir o recital. A primeira exibição aconteceu no dia 27 de setembro, no Teatro de Santa Isabel. O espetáculo contou com a participação de todos os integrantes do Madrigal, formado por sopranos, contraltos, baixos e tenores regidos pelo Irmão Pires. Na abertura, o grupo interpretou parte da ópera Orfeu e Eurídice, de Glunch-Calzabigi, com solos de Gleyce Timóteo e Moema Cardoso.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0