A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 16 de outubro de 2006 ano 5

Jornada discute na Católica a fertilidade dos solos
Por Christiano Vasconcellos

Jornada

A Jornada da Federação Internacional das Universidades Católicas (Fiuc) começou, hoje (16), na Unicap. O tema do encontro é a Fertilização dos Solos e será debatido até sexta-feira (20). Além da Católica, participam do estudo sobre o assunto a Universidade Católica de Pelotas - RS, e as colombianas Universidad Católica de Oriente Rionegro, de Antioquia e a Javeriana, de Bogotá. O Reitor, Padre Pedro Rubens, abriu os trabalhos pela manhã, no anfiteatro do bloco G4.

Padre Pedro Rubens explicou a importância de participar de um grupo de discussão ligado à Fiuc. “É o reconhecimento do valor da nossa instituição junto a uma entidade de projeção internacional”, disse. De acordo com ele, os dirigentes da Fiuc buscam especialistas nas áreas de interesse ao invés de encomendar um estudo. “Isso mostra que aqui se realizam pesquisas de ponta”, afirmou. A semana de debate visa compartilhar o que vem sendo desenvolvido nas quatro universidades desde janeiro, quando se iniciou o grupo de discussão.

De acordo com o secretário-geral da Fiuc, Guy-Réal Thivierge, é a primeira vez que a instituição baseia suas pesquisas na linha de ciência e tecnologia. Todos os outros projetos estavam, até então, ligados à área de ciências humanas. “É muito importante que se insira nas universidades uma colaboração internacional”, disse, referindo-se à política de cooperação existente entre os membros da Fiuc.

O tema escolhido para este grupo de discussão está sob a supervisão do professor Miguel Gassiot, que é assessor científico da Universidade Raimundo Lulle, de Barcelona, Espanha. Segundo ele, ocorre uma negociação prévia para tratar o tema. “Se verifica se as universidades interessadas têm a estrutura suficiente para desenvolver o assunto”. No caso da Católica, o trabalho sobre Uso do Lodo de Esgoto em Plantas Condimentares e Medicinais na Zona da Mata do Estado de Pernambuco está representando a pesquisa que se faz na instituição. Onze professores colaboram com a pesquisa, tendo a professora Arminda Saconi como coordenadora.

Religião - O Coordenador Científico da Fiuc, Padre Pedro Medina, é o responsável por todos os projetos da instituição e também está participando da jornada. Para ele, é primordial “colocar as ciências exatas em contato com as ciências humanas”. Ele chegou ao Recife na semana passada e já esteve reunidos com o Padre Pedro Rubens, com o chefe do Departamento de Teologia, professor Degislando Nóbrega e com o coordenador do curso de Teologia, professor Gilbraz de Souza discutindo a criação de um pólo para diálogo inter-religioso. Já existem centros de estudo da Fiuc sobre o assunto em países como França, Israel, Líbano e Egito entre outros. “Nós devemos ter a preocupação de nos abrir para o diálogo inter-religioso e intercultural e ouvir pessoas dialogando”, enfatizou Padre Medina.

Começa hoje o Encontro de Imagens do Inconsciente
Por Manuela Ferreira

A função terapêutica da arte é o tema central do Encontro Imagens do Inconsciente, que acontece de hoje (16) até 27 de outubro na Universidade Católica de Pernambuco. Além de promover palestras, mesas-redondas, mini-cursos e apresentações culturais, o evento trará para o Recife, pela primeira vez, a exposição Arqueologia da Psique: Museu de Imagens do Inconsciente (MII), que contém obras de usuários dos serviços de Saúde Mental do Instituto Nise da Silveira, no Rio de Janeiro (RJ), e dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps) mantidos pela Prefeitura do Recife. O encontro e a exposição, organizados pelas estudantes de psicologia Renata Arcoverde, Raíssa Rangel, Anna Limeira e Marina Fonseca, são abertos ao público.

A abertura, que será realizada às 18h no auditório G1, terá a presença do Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens, e palestra do professor Alex Peña Alfora. Às 20h, o grupo de percussão Mais Vida fará uma apresentação. O Encontro Imagens do Inconsciente seguirá, amanhã (17), com mesa-redonda coordenada pelo psiquiatra e psicanalista José Carlos Escobar. O evento contará ainda com a participação de diversos profissionais renomados das áreas de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional e das artes plásticas.

Eles discutirão temas como o movimento antimanicomial e a dimensão simbólica, mitológica e mística da linguagem esquecida. O evento oferecerá ainda, gratuitamente, 70 vagas para o minicurso Encontro das Imagens, que será ministrado pela equipe do MII. Além disso, serão oferecidas 20 vagas para os interessados em participar da exposição dos painéis de pesquisa em saúde mental. As inscrições são realizadas no Departamento de Psicologia da Católica. Outras informações 2119.4172.

Católica sedia seminário sobre Hotelaria Internacional
Por Elano Lorenzato

A Universidade Católica de Pernambuco sedia amanhã (17), às 16h, no Auditório G1, o Seminário Hotelaria Internacional.

Um grupo da Escola Suíça de Gerenciamento de Hotéis (Swiss Hotel Management School), da University Centre, apresenta palestra sobre a Indústria Hoteleira Internacional e cursos de especialização e pós-graduação oferecidos pela Escola.

O objetivo dos organizadores é discutir quais as perspectivas do setor, suas áreas de atuação nacional e internacional e quais as possibilidades de estudo na Suíça.

O evento que é aberto ao público em geral tem a realização da BEX, Brazilian Exchange.

Mestrandos e professores participam de encontro nacional sobre linguagem
Por Glaucio Alves

Oito alunas do mestrado em Ciências da Linguagem da Católica participaram do 7º Encontro Nacional Sobre Aquisição da Linguagem (Enal). O evento foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) entre os últimos dias 9 e 11 de outubro. Foram apresentados trabalhos abordando formas de comunicações orais e exposição de pôsteres explicativos. Além das estudantes, quatro professores também estiveram presentes.

Todos os trabalhos foram da área de Letras e Lingüística. Os principais temas foram: afazia, autismo, surdez e discurso jurídico. De acordo com a professora Wanilda Maria Cavalcanti, o congresso permitiu divulgar a produção do mestrado da Católica. “É importante fazer articulações com outras universidades do País, expondo as pesquisas realizadas pelos próprios alunos”, afirmou.

A mestranda Karla Patrícia Costa, que também é fonoaudióloga, considera fundamental a realização do Enal. “Serve como uma ponte entre as universidades para mostrar o que está sendo feito em Pernambuco”. Entre os trabalhos apresentados por ela está o pôster “As possíveis contribuições do intérprete na escola inclusiva”, que trata da inclusão de alunos surdos. O trabalho foi feito em parceria com a também mestranda Flávia Silveira Costa.

A Católica tem uma importante vivência neste tipo de evento. Ano passado, a Universidade promoveu o primeiro Encontro Nordestino de Aquisição de Linguagem (Eneal), que congregou universidades de todo Nordeste e também professores do Sul e Sudeste.

Publicitária debate planejamento
Por Niumízia Alves

Na próxima quarta-feira (18), o Departamento de Comunicação Social estará promovendo uma palestra sobre planejamento, no auditório G1 da Católica. O evento contará com a presença da diretora da Mart Pet, Jussara Freire que falará sobre Planejamento Estratégico de Criação.

Livro reúne pesquisas da Universidade
Por Glaucio Alves

O aluno do 8º período de Fisioterapia da Católica, Leonardo Pereira, é um dos autores de um livro que reúne pesquisas da Universidade. Os trabalhos são na área de Neurologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Otorrinolaringologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Lingüística. O projeto foi organizado pelos professores Alcidésio Barros e Erideise Gurgel e pelo ex-aluno Josian Medeiros.

De acordo com Leonardo, toda renda obtida com a venda do livro será revertida para a Associação de Parkinson de Pernambuco. O objetivo é construir uma sede para a entidade. Segundo ele, o projeto ainda está passando por pequenos ajustes a pedido da editora. A data de lançamento deverá ser divulgada semana que vem.

Doação de órgãos é tema de entrevista
Por Manuela Ferreira

A coordenadora da Central de Transplantes de Pernambuco, drª. Sandra Carvalho, foi entrevistada por um grupo de 12 alunos de Jornalismo. A atividade fez parte da prova prática da disciplina de Rádio 2. Durante a coletiva, ministrada pelo professor Vlaudimir Salvador, a médica falou sobre o trabalho da Central, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (SES), que seleciona e cadastra receptores e doadores de órgãos. Entre outros assuntos, os estudantes questionaram a coordenadora sobre tráfico de órgãos, critérios para doação, lista de espera e as campanhas nacionais para doação. “Gostei muito da atividade. Embora seja uma prova, dá a dimensão de como devemos proceder em uma entrevista coletiva”, comentou a estudante Marília Nunes, 20 anos.

Melodies Françaises é tema do próximo Madrigal
Por Niumízia Alves

Os solistas do Coral Madrigal estão nos preparativos finais para a apresentação do recital Melodies Françaises, no próximo dia 27, na Capela da Universidade. Sob a regência do Irmão Pires, a apresentação trará obras dos compositores Gabriel Fauré, Hector Berlioz, Ernest Chausson, Henri Duparc, Claude Debussy e Poulenc. O espetáculo terá início às 20h e a entrada é gratuita.

Confira abaixo a programação:

01. Automne – Gabriel Fauré.
Solista: Moema Cardoso.

02. Les Berceaux - Gabriel Fauré.
Solista: Gauss Lins de Araújo.

03. Villanelle nº 01 - Hector Berlioz
De: “Les Nuit D´Eté”.
Solista: Patrícia Maria da Silva.

04. Le Charme - Ernest Chausson.
De: Lês Nuit D’Eté”.
Solista: Fernando Almeida do Nascimento.

05. Le Colibri – Ernest Chausson.
Solista: Bellani M. Segunda.

06. Clair de Lune - Gabriel Fauré.
Solista: Marcelo Ferreira.

07. Chanson Triste - Henri Duparc.
Solista: Adonis Bezerra da Silva.

08. Au bord de l’eau - Gabriel Faurè.
Solista: Bellani M. Segunda

09. Après um Revê - Claude Debussy.
Solista: André Menezes.

10. Romance- Debussy.
Solista: Gleyce T. de Melo.

11. Chanson a Boire - Poulenc.
Solista: Charles Henrique.

12. Sanglots - Poulenc
De “Banalités”.
Solista: Marcelo Ferreira.

Provincial dos Jesuítas visita a Católica
Por Christiano Vasconcellos

Provincial

O Presidente da Católica, Padre José Acrízio Sales, está visitando a Universidade. O religioso é o Provincial dos Jesuítas para a região Nordeste e o estado do Espírito Santo. Durante esses dias, Padre Acrísio estará em visita canônica à obra e às comunidades jesuítas da Unicap e Dois Unidos. Ele chegou segunda-feira (9) e ficará até a segunda-feira (16).

Este ano, o Padre José Acrízio já esteve duas vezes na Católica. Sendo que a primeira foi no dia 17 de janeiro para conduzir a posse do Reitor, Padre Pedro Rubens. De lá para cá, o Provincial notou algumas mudanças na instituição. “Há uma humanização maior dos ambientes”, afirmou. Segundo ele, já se pode observar o toque da nova administração. “O Padre Pedro Rubens é muito empreendedor”, disse.

Além de verificar como ‘anda’ a Universidade, a visita tem a finalidade de aproximar os jesuítas do seu Provincial e reafirmar a missão dos religiosos. “Eu converso com cada um individualmente para saber como está sendo o trabalho deles”, disse o religioso. Com esta mesma finalidade, o Padre José Acrízio fará, até o final do ano, mais dez viagens a outras instituições jesuítas.

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado da Católica
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para cursos de mestrados da Católica. Até o dia 17 de outubro podem ser feitas as inscrições são para os Mestrados em Ciências da Religião, Ciências da Linguagem e Psicologia Clínica. Para cada um deles são oferecidas 20 vagas. Já para os interessados em realizar o Mestrado em Engenharia Civil, o prazo de inscrição é mais amplo, até o dia 30 de novembro. Para essa modalidade são oferecidas 18 vagas.

Os Mestrados de Desenvolvimento de Processos Ambientais tem 20 vagas disponíveis e as inscrições vão até 10 de novembro. Os interessados em fazer o Mestrado em Direito só poderão se inscrever a partir do dia 23 de outubro e até 23 de novembro. São oferecidas 25 vagas. Todas as turmas começaram no primeiro semestre de 2007.

As inscrições para todos os mestrados deverão ser feitas pelo site www.unicap.br. O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na Secretaria da Pós-graduação (Proespe), de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Mais informações pelo telefone (81) 2119.4369.

Campanha publicitária divulga Vestibular 2007 da Católica
Por Christiano Vasconcellos

A campanha publicitária do Vestibular 2007 da Católica já pode ser vista nos mais diversos meios de comunicação do Estado. Com criação da agência Ágora, as peças estão sendo veiculadas em jornais, emissoras de rádio e tv e em out-doors e out-buss, além de banners em portais da internet. Todo o material, antes de ser divulgado, passou pela análise do grupo de comunicação da Universidade, composto pela Assessoria de Comunicação (Assecom), Agência Experimental de Publicidade (Aê) e Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp).

De acordo com o diretor de Criação da Ágora, Hime Navarro, o mote da campanha “Tire os seus sonhos do papel” foi criado para atingir os jovens, já que essa fase da vida é repleta de projetos e ambições. As peças televisivas mostram uma criança desenhando temas infantis, em seguida um adolescente pondo no papel os anseios típicos da idade, para logo após um adulto retratar as preocupações da vida profissional. “Nós temos que detectar o momento dos jovens e convidá-los para iniciar a carreira a partir do vestibular da Católica”, explica Navarro.

Os jornais Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco trazem, desde a semana passada, anúncios com a mesma temática. Foram preparados ainda, spots para Rádio que estarão sendo veiculados nos próximos dias. Além disso, cerca de 40 ônibus circulam com a propaganda do processo seletivo. O Vestibular 2007 da Católica acontece nos dias 16 e 17 de dezembro e as inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.unicap.br, até o dia 10 de novembro.

Professores e alunos de Fonoaudiologia participam de evento sobre gagueira
Por Manoela Carina

A Católica participa da Semana de Atenção à Gagueira, que acontece de amanhã (16) a 23 de outubro, no Recife, Região Metropolitana (RMR) e no interior do Estado, realizada pela Associação Brasileira de Gagueira – Abra Gagueira. Com o slogan “gagueira não tem graça. Tem tratamento”, o objetivo do evento é divulgar os cuidados com a gagueira no sentido de prevenir e evitar a descriminação social. A professora da Católica Nadia Azevedo, que também é coordenadora regional da campanha, explica que há muitos estudos sobre a causa deste distúrbio da linguagem que se caracteriza pelo prolongamento, bloqueios ou repetições de sons, silabas ou palavras na fala.

De acordo com a professora Nadia, na faixa etária entre 2 e 6 anos, a criança gagueja normalmente, porque está em fase de aquisição da linguagem oral. “Muitas vezes, a família e a escola interferem na fala “gaguejada” da criança, pedindo que a ela fale devagar ou que respire profundamente. Como a criança não percebe a forma como fala, pode passar a se preocupar com o “como vai falar, o que pode gerar um quadro de gagueira”, explica.

Durante toda a semana, fonoaudiólogos e estudantes da graduação farão panfletagens educativas, orientando as pessoas sobre a importância do assunto, nas cidades da RMR e do Interior do Estado, nos grandes shoppings, supermercados, escolas e creches.

No sábado (21), haverá uma programação especial, no Parque da Jaqueira. Das 8h às 17h, os organizadores da campanha prestarão orientações às famílias, em estandes montados no local e realizarão atividades lúdicas para as crianças, como teatro de bonecos, brincadeiras e brindes. Na segunda-feira (23), acontece o encerramento do evento, às 19h, no bloco J da Católica. Haverá apresentação de trabalhos científicos sobre o tema, depoimentos de pessoas com o distúrbio e uma avaliação geral do evento.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0