A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 11 de outubro de 2006 ano 5

Provincial dos Jesuítas visita a Católica
Por Christiano Vasconcellos

Provincial

O Presidente da Católica, Padre José Acrízio Sales, está visitando a Universidade. O religioso é o Provincial dos Jesuítas para a região Nordeste e o estado do Espírito Santo. Durante esses dias, Padre Acrísio estará em visita canônica à obra e às comunidades jesuítas da Unicap e Dois Unidos. Ele chegou segunda-feira (9) e ficará até a segunda-feira (16).

Este ano, o Padre José Acrízio já esteve duas vezes na Católica. Sendo que a primeira foi no dia 17 de janeiro para conduzir a posse do Reitor, Padre Pedro Rubens. De lá para cá, o Provincial notou algumas mudanças na instituição. “Há uma humanização maior dos ambientes”, afirmou. Segundo ele, já se pode observar o toque da nova administração. “O Padre Pedro Rubens é muito empreendedor”, disse.

Além de verificar como ‘anda’ a Universidade, a visita tem a finalidade de aproximar os jesuítas do seu Provincial e reafirmar a missão dos religiosos. “Eu converso com cada um individualmente para saber como está sendo o trabalho deles”, disse o religioso. Com esta mesma finalidade, o Padre José Acrízio fará, até o final do ano, mais dez viagens a outras instituições jesuítas.

Mensagem aos Educadores
Padre Pedro Rubens - Reitor

Mensagem

Se os estudantes representam, prioritariamente, o constante apelo de renovação da Universidade Católica de Pernambuco, os educadores – docentes e funcionários – constituem o seu patrimônio vivo. Minha primeira convicção, nesses primeiros nove meses de gestão, é que o nosso maior patrimônio são as pessoas. De fato, a palavra “universidade”, antes de significar a multiplicidade e a convergência de saberes em sua estrutura acadêmica, refere-se à totalidade dos membros que a compõem.

Desde o seu surgimento, a Universitas caracteriza-se pela formação de uma comunidade de mestres e discípulos dedicados à busca da verdade e à transmissão do conhecimento. Hoje, mais do que nunca, a integração comunitária constitui uma das tarefas mais inovadoras do conceito de universidade, contrariamente às tendências neoliberais de fragmentação e comercialização do saber.

Neste cenário, minha maior esperança é que todos os membros desta comunidade acadêmica, estudantes e educadores, sintam-se UNICAP de pleno direito, de corpo e alma. Que os 55 anos que celebramos marquem uma data: a da conscientização de que somos um corpo, de que nossos sonhos e nossos corações movem a Católica. “Um galo sozinho não tece uma manhã”, dizia João Cabral de Melo Neto. Vamos tecer juntos cada manhã de nossa Universidade, pois a Católica é a gente quem faz.

Alunos de Direito visitam o TJPE e a OAB
Por Niumízia Alves

TJPE

Alunos do 7º período do curso de Direito da Católica visitaram hoje (11) o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A visita faz parte das atividades desenvolvidas pela disciplina de Prática Jurídica, ministrada pelo professor Fernando Lapa.

Os estudantes conheceram primeiro o departamento de Distribuição Processual, onde é dada a entrada de processos e petições, além da realização de protocolo e consultas a processos. Em seguida, eles foram recebidos pelo presidente do TJPE, Fausto Freitas, que conversou sobre a importância do curso de Direito, as dificuldades de se trabalhar na área e as oportunidades. “Esse é um curso que oferece várias possibilidades de carreira. Você pode ser um advogado, um juiz, um desembargador, realizar concursos, enfim, existem muitas formas de acesso”, disse.

O presidente comentou ainda a importância da visita dos alunos da Unicap. “Eu acho muito bom que os estudantes venham até aqui porque eles já começam a estabelecer um contato com o tribunal. É uma forma de informá-los de como é o funcionamento aqui e também uma oportunidade para me reciclar. È interessante ouvir essa nova geração que está entrando no mercado e trocar experiências com eles”, afirmou Freitas.

Durante a visita, os alunos também puderam conhecer o salão nobre do TJPE, o gabinete de um desembargador, a biblioteca e assistiram a uma sessão de julgamento de processos. Na OAB, os alunos conheceram a estrutura do local e tiraram dúvidas sobre as funções desenvolvidas pela instituição.

De acordo com o professor Fernando Lapa, essa visita é um complemento importante da disciplina. “Conhecer na prática como funcionam essas instituições é muito interessante para o aluno. Aqui você aprende para onde ir, de que forma os processos são julgados, além de ajudar a quebrar a inibição natural que os estudantes têm de manter contato com a instância maior da justiça”, destacou. A aluna Edvânia Moura ficou satisfeita coma visita. “Fiquei encantada. É muito bom poder ver como tudo acontece. Foi uma oportunidade ímpar”, disse.

Fisioterapeutas celebram seu dia nessa sexta-feira
Por Glaucio Alves

Na próxima sexta-feira (13) será o dia do Fisioterapeuta. Esse profissional trata de doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando. Para marcar a data, a professora do curso de Fisioterapia da Católica, Rita Ângelo, irá participar, nessa sexta-feira (13), do programa Canal Saúde, da Rádio Folha FM, a partir das 9h.

“Ser fisioterapeuta é antes de qualquer coisa um sacerdócio. É necessário ter uma dedicação extrema”. Foi dessa maneira que a professora Rita definiu o perfil daquele que pretende seguir a profissão. Durante a participação no programa da Rádio Folha, ela irá abordar a importância da Fisioterapia para a sociedade, áreas de atuação, além de responder às perguntas enviadas pelos ouvintes.

Regulamentada no Brasil desde 1969, essa ciência teve avanços significativos, principalmente com a abertura de novas faculdades. De acordo com a professora, isso pode gerar um excesso de profissionais na área. Ela alertou ainda que o fisioterapeuta nunca deve parar de estudar e de se especializar. “As pessoas não são leigas, escolhem sempre os melhores”.

O curso de Fisioterapia oferecido pela Católica está vinculado ao Departamento de Biologia e tem cinco anos de duração, o equivalente a dez períodos. Os alunos já começam a parte prática a partir do sexto período em disciplinas aplicadas, onde o professor atua juntamente com o estudante.

Para completar e integrar mais os alunos ao mercado a Universidade disponibiliza a Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Funcionando desde o último dia 9, a unidade será inaugurada oficialmente na próxima segunda-feira (16).

Grupos artísticos da Católica preparam temporada de shows
Por Sophia Marvão

Os apreciadores de música de qualidade devem reservar espaço na agenda. Os grupos artísticos da Católica estão preparando uma série de espetáculos. As apresentações vão acontecer de 18 a 20 de outubro, sempre às 20h. O repertório do MPB Unicap terá como tema “Pernambuco: nossa terra, nossa música”. Já os músicos do Wave, se apresentarão nos dias 25, às 18h; 26 e 27, às 20h, com grandes sucessos nacionais.

E para encerrar a maratona de shows, o grupo de dança Mandacaru mostrará o espetáculo “Vamos brincar de ser criança” que será realizado entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, às 18h. Todos os shows serão abertos ao público e realizados no Teatro da Católica, localizado no 1º andar do bloco B.

Alunos de mestrado fazem intercâmbio na Unicamp
Por Glaucio Alves

Seis alunos do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Católica vão realizar intercâmbio na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, interior de São Paulo. O objetivo é dar oportunidade para eles conhecerem novas técnicas e aplicá-las nos trabalhos de pesquisa. A Universidade paulista é reconhecida como um importante centro na área de biotecnologia. Os dois primeiros estudantes viajam na próxima sexta-feira (13) e os outros vão em novembro. O tempo de intercâmbio é de um mês.

Os trabalhos que serão desenvolvidos na Unicamp serão na área de Tecnologia e Meio Ambiente e Modelagem e Otimização de Processos. De acordo com a coordenadora do projeto de intercâmbio, a professora Galba Maria de Campos Takaki, os alunos pernambucanos vão realizar a parte prática da dissertação junto com professores do Doutorado em Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. “Isso trará crescimento científico e tecnológico para eles”, afirmou professora Galba.

As alunas do Mestrado que viajam na próxima sexta-feira (13) são as Biólogas Aline Alves Barbosa e Alicia Maria Andrade. Para Aline, esse tempo será a oportunidade de conhecer outra realidade. “Poderemos utilizar técnicas que aqui não teríamos acesso”, disse. Já para a Alicia, o intercâmbio só trará vantagens. “Será um grande progresso para a minha vida profissional”, afirma.

A aluna do doutorado da Unicamp, a Engenheira Industrial Química Giovana Padilha, já está em intercâmbio com a Católica há dois meses. “A cada lugar que chegamos encontramos diferentes condições de trabalho. Temos a oportunidade de nos tornar profissionais adaptáveis a diversas situações”, avaliou. Giovana volta para Campinas em novembro.

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado da Católica
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para cursos de mestrados da Católica. Até o dia 17 de outubro podem ser feitas as inscrições são para os Mestrados em Ciências da Religião, Ciências da Linguagem e Psicologia Clínica. Para cada um deles são oferecidas 20 vagas. Já para os interessados em realizar o Mestrado em Engenharia Civil, o prazo de inscrição é mais amplo, até o dia 30 de novembro. Para essa modalidade são oferecidas 18 vagas.

Os Mestrados de Desenvolvimento de Processos Ambientais tem 20 vagas disponíveis e as inscrições vão até 10 de novembro. Os interessados em fazer o Mestrado em Direito só poderão se inscrever a partir do dia 23 de outubro e até 23 de novembro. São oferecidas 25 vagas. Todas as turmas começaram no primeiro semestre de 2007.

As inscrições para todos os mestrados deverão ser feitas pelo site www.unicap.br. O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na Secretaria da Pós-graduação (Proespe), de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Mais informações pelo telefone (81) 2119.4369.

Alunas de Psicologia promovem encontro sobre Imagens do Inconsciente
Por Manoela Carina

Alunas do curso de Psicologia da Católica promovem o Encontro Imagens do Inconsciente, que acontece entre os dias 16 e 27 de outubro no salão receptivo da Universidade. O evento pretende trazer do Museu Imagens do Inconsistente (MII), do Rio de Janeiro, a exposição “Arqueologia do Psique”, que reúne obras dos usuários dos serviços de saúde mental do Instituto Municipal Nise da Silveira e a exposição de obras do CAPS.

A abertura acontece no dia 16 de outubro, às 18h, no auditório G1 e conta com a presença do Reitor Padre Pedro Rubens. Às 20h, o grupo de percussão Mais Vida faz uma apresentação cultural. Além da exposição, diversos profissionais renomados das áreas de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional e das artes plásticas discutirão, em quatro mesas-redondas, temas como função terapêutica da arte, movimentos antimonicomial e a dimensão simbólica, mitológica e mística à linguagem esquecida. A entrada é franca.

O encontro oferece ainda, gratuitamente, 70 vagas para o minicurso “Encontro das Imagens”, que será ministrado pela equipe do MII, e 20 vagas para os interessados em participar da exposição dos painéis de pesquisa em saúde mental. As inscrições são realizadas no Departamento de Psicologia da Católica. Outras informações 2119.4172 ou pelo 9921.1227.

Campanha publicitária divulga Vestibular 2007 da Católica
Por Christiano Vasconcellos

A campanha publicitária do Vestibular 2007 da Católica já pode ser vista nos mais diversos meios de comunicação do Estado. Com criação da agência Ágora, as peças estão sendo veiculadas em jornais, emissoras de rádio e tv e em out-doors e out-buss, além de banners em portais da internet. Todo o material, antes de ser divulgado, passou pela análise do grupo de comunicação da Universidade, composto pela Assessoria de Comunicação (Assecom), Agência Experimental de Publicidade (Aê) e Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp).

De acordo com o diretor de Criação da Ágora, Hime Navarro, o mote da campanha “Tire os seus sonhos do papel” foi criado para atingir os jovens, já que essa fase da vida é repleta de projetos e ambições. As peças televisivas mostram uma criança desenhando temas infantis, em seguida um adolescente pondo no papel os anseios típicos da idade, para logo após um adulto retratar as preocupações da vida profissional. “Nós temos que detectar o momento dos jovens e convidá-los para iniciar a carreira a partir do vestibular da Católica”, explica Navarro.

Os jornais Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco trazem, desde a semana passada, anúncios com a mesma temática. Foram preparados ainda, spots para Rádio que estarão sendo veiculados nos próximos dias. Além disso, cerca de 40 ônibus circulam com a propaganda do processo seletivo. O Vestibular 2007 da Católica acontece nos dias 16 e 17 de dezembro e as inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.unicap.br, até o dia 10 de novembro.

Professores e alunos de Fonoaudiologia participam de evento sobre gagueira
Por Manoela Carina

A Católica participa da Semana de Atenção à Gagueira, que acontece entre os dias 16 e 23 de outubro, no Recife, Região Metropolitana (RMR) e no interior do Estado, realizada pela Associação Brasileira de Gagueira – Abra Gagueira. Com o slogan “gagueira não tem graça. Tem tratamento”, o objetivo do evento é divulgar os cuidados com a gagueira no sentido de prevenir e evitar a descriminação social. A professora da Católica Nadia Azevedo, que também é coordenadora regional da campanha, explica que há muitos estudos sobre a causa deste distúrbio da linguagem que se caracteriza pelo prolongamento, bloqueios ou repetições de sons, silabas ou palavras na fala.

De acordo com a professora Nadia, na faixa etária entre 2 e 6 anos, a criança gagueja normalmente, porque está em fase de aquisição da linguagem oral. “Muitas vezes, a família e a escola interferem na fala “gaguejada” da criança, pedindo que a ela fale devagar ou que respire profundamente. Como a criança não percebe a forma como fala, pode passar a se preocupar com o “como vai falar, o que pode gerar um quadro de gagueira”, explica.

Durante toda a semana, fonoaudiólogos e estudantes da graduação farão panfletagens educativas, orientando as pessoas sobre a importância do assunto, nas cidades da RMR e do Interior do Estado, nos grandes shoppings, supermercados, escolas e creches.

No sábado (21), haverá uma programação especial, no Parque da Jaqueira. Das 8h às 17h, os organizadores da campanha prestarão orientações às famílias, em estandes montados no local e realizarão atividades lúdicas para as crianças, como teatro de bonecos, brincadeiras e brindes. Na segunda-feira (23), acontece o encerramento do evento, às 19h, no bloco J da Católica. Haverá apresentação de trabalhos científicos sobre o tema, depoimentos de pessoas com o distúrbio e uma avaliação geral do evento.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0