A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 10 de outubro de 2006 ano 5

Alunos de mestrado fazem intercâmbio na Unicamp
Por Glaucio Alves

Alunos

Seis alunos do Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais da Católica vão realizar intercâmbio na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, interior de São Paulo. O objetivo é dar oportunidade para eles conhecerem novas técnicas e aplicá-las nos trabalhos de pesquisa. A Universidade paulista é reconhecida como um importante centro na área de biotecnologia. Os dois primeiros estudantes viajam na próxima sexta-feira (13) e os outros vão em novembro. O tempo de intercâmbio é de um mês.

Os trabalhos que serão desenvolvidos na Unicamp serão na área de Tecnologia e Meio Ambiente e Modelagem e Otimização de Processos. De acordo com a coordenadora do projeto de intercâmbio, a professora Galba Maria de Campos Takaki, os alunos pernambucanos vão realizar a parte prática da dissertação junto com professores do Doutorado em Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas. “Isso trará crescimento científico e tecnológico para eles”, afirmou professora Galba.

As alunas do Mestrado que viajam na próxima sexta-feira (13) são as Biólogas Aline Alves Barbosa e Alicia Maria Andrade. Para Aline, esse tempo será a oportunidade de conhecer outra realidade. “Poderemos utilizar técnicas que aqui não teríamos acesso”, disse. Já para a Alicia, o intercâmbio só trará vantagens. “Será um grande progresso para a minha vida profissional”, afirma.

A aluna do doutorado da Unicamp, a Engenheira Industrial Química Giovana Padilha, já está em intercâmbio com a Católica há dois meses. “A cada lugar que chegamos encontramos diferentes condições de trabalho. Temos a oportunidade de nos tornar profissionais adaptáveis a diversas situações”, avaliou. Giovana volta para Campinas em novembro.

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado da Católica
Por Glaucio Alves

Estão abertas as inscrições para cursos de mestrados da Católica. Até o dia 17 de outubro podem ser feitas as inscrições são para os Mestrados em Ciências da Religião, Ciências da Linguagem e Psicologia Clínica. Para cada um deles são oferecidas 20 vagas. Já para os interessados em realizar o Mestrado em Engenharia Civil, o prazo de inscrição é mais amplo, até o dia 30 de novembro. Para essa modalidade são oferecidas 18 vagas.

Os Mestrados de Desenvolvimento de Processos Ambientais tem 20 vagas disponíveis e as inscrições vão até 10 de novembro. Os interessados em fazer o Mestrado em Direito só poderão se inscrever a partir do dia 23 de outubro e até 23 de novembro. São oferecidas 25 vagas. Todas as turmas começaram no primeiro semestre de 2007.

As inscrições para todos os mestrados deverão ser feitas pelo site www.unicap.br. O candidato deverá ficar atento para entregar toda a documentação exigida na Secretaria da Pós-graduação (Proespe), de segunda à sexta-feira, das 08h30 às 10h30 e das 14h15 às 16h30, na sala 303, no 3º andar do bloco G4. Mais informações pelo telefone (81) 2119.4369.

Grupo de dança Mandacaru comemora o Dia das Crianças em creche, no Janga
Por Sophia Marvão

O grupo de dança Mandacaru da Católica vai comemorar, amanhã (11), o Dia das Crianças com uma visita a creche-escola Jesus de Nazaré, no Janga. Para comemorar esse dia tão especial, o grupo vai divertir as crianças carentes da creche-escola com muitas brincadeiras, distribuindo carinho e alegria.

Alunas de Psicologia promovem encontro sobre Imagens do Inconsciente
Por Manoela Carina

Alunas do curso de Psicologia da Católica promovem o Encontro Imagens do Inconsciente, que acontece entre os dias 16 e 27 de outubro no salão receptivo da Universidade. O evento pretende trazer do Museu Imagens do Inconsistente (MII), do Rio de Janeiro, a exposição “Arqueologia do Psique”, que reúne obras dos usuários dos serviços de saúde mental do Instituto Municipal Nise da Silveira e a exposição de obras do CAPS.

A abertura acontece no dia 16 de outubro, às 18h, no auditório G1 e conta com a presença do Reitor Padre Pedro Rubens. Às 20h, o grupo de percussão Mais Vida faz uma apresentação cultural. Além da exposição, diversos profissionais renomados das áreas de psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional e das artes plásticas discutirão, em quatro mesas-redondas, temas como função terapêutica da arte, movimentos antimonicomial e a dimensão simbólica, mitológica e mística à linguagem esquecida. A entrada é franca.

O encontro oferece ainda, gratuitamente, 70 vagas para o minicurso “Encontro das Imagens”, que será ministrado pela equipe do MII, e 20 vagas para os interessados em participar da exposição dos painéis de pesquisa em saúde mental. As inscrições são realizadas no Departamento de Psicologia da Católica. Outras informações 2119.4172 ou pelo 9921.1227.

Campanha publicitária divulga Vestibular 2007 da Católica
Por Christiano Vasconcellos

A campanha publicitária do Vestibular 2007 da Católica já pode ser vista nos mais diversos meios de comunicação do Estado. Com criação da agência Ágora, as peças estão sendo veiculadas em jornais, emissoras de rádio e tv e em out-doors e out-buss, além de banners em portais da internet. Todo o material, antes de ser divulgado, passou pela análise do grupo de comunicação da Universidade, composto pela Assessoria de Comunicação (Assecom), Agência Experimental de Publicidade (Aê) e Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp).

De acordo com o diretor de Criação da Ágora, Hime Navarro, o mote da campanha “Tire os seus sonhos do papel” foi criado para atingir os jovens, já que essa fase da vida é repleta de projetos e ambições. As peças televisivas mostram uma criança desenhando temas infantis, em seguida um adolescente pondo no papel os anseios típicos da idade, para logo após um adulto retratar as preocupações da vida profissional. “Nós temos que detectar o momento dos jovens e convidá-los para iniciar a carreira a partir do vestibular da Católica”, explica Navarro.

Os jornais Folha de Pernambuco, Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco trazem, desde a semana passada, anúncios com a mesma temática. Foram preparados ainda, spots para Rádio que estarão sendo veiculados nos próximos dias. Além disso, cerca de 40 ônibus circulam com a propaganda do processo seletivo. O Vestibular 2007 da Católica acontece nos dias 16 e 17 de dezembro e as inscrições podem ser feitas exclusivamente pelo site www.unicap.br, até o dia 10 de novembro.

Professores e alunos de Fonoaudiologia participam de evento sobre gagueira
Por Manoela Carina

A Católica participa da Semana de Atenção à Gagueira, que acontece entre os dias 16 e 23 de outubro, no Recife, Região Metropolitana (RMR) e no interior do Estado, realizada pela Associação Brasileira de Gagueira – Abra Gagueira. Com o slogan “gagueira não tem graça. Tem tratamento”, o objetivo do evento é divulgar os cuidados com a gagueira no sentido de prevenir e evitar a descriminação social. A professora da Católica Nadia Azevedo, que também é coordenadora regional da campanha, explica que há muitos estudos sobre a causa deste distúrbio da linguagem que se caracteriza pelo prolongamento, bloqueios ou repetições de sons, silabas ou palavras na fala.

De acordo com a professora Nadia, na faixa etária entre 2 e 6 anos, a criança gagueja normalmente, porque está em fase de aquisição da linguagem oral. “Muitas vezes, a família e a escola interferem na fala “gaguejada” da criança, pedindo que a ela fale devagar ou que respire profundamente. Como a criança não percebe a forma como fala, pode passar a se preocupar com o “como vai falar, o que pode gerar um quadro de gagueira”, explica.

Durante toda a semana, fonoaudiólogos e estudantes da graduação farão panfletagens educativas, orientando as pessoas sobre a importância do assunto, nas cidades da RMR e do Interior do Estado, nos grandes shoppings, supermercados, escolas e creches.

No sábado (21), haverá uma programação especial, no Parque da Jaqueira. Das 8h às 17h, os organizadores da campanha prestarão orientações às famílias, em estandes montados no local e realizarão atividades lúdicas para as crianças, como teatro de bonecos, brincadeiras e brindes. Na segunda-feira (23), acontece o encerramento do evento, às 19h, no bloco J da Católica. Haverá apresentação de trabalhos científicos sobre o tema, depoimentos de pessoas com o distúrbio e uma avaliação geral do evento.

Ex-aluna é selecionada para o Programa de Trainee do jornal Folha de São Paulo
Por Manuela Ferreira

A única pernambucana escolhida para participar do 42º Programa de Treinamento do jornal Folha de São Paulo é ex-aluna do curso de Jornalismo da Católica. Daniela Arrais, 23 anos, formada em dezembro de 2005, está entre os 10 profissionais selecionados para o processo de capacitação, conhecido como Trainee. Aproximadamente 3,2 mil candidatos de todo o Brasil se inscreveram no concurso, que acontece duas vezes por ano (no primeiro e segundo semestres).

No treinamento, que teve início em setembro, os participantes, a maior parte composta por jornalistas, são formados para trabalhar na redação do veículo e em outros setores da empresa, como a Agência Folha e o site Folha Online. Durante três meses, Daniela vai acompanhar o dia-a-dia de repórteres de diversas editorias do jornal, com a supervisão de seis tutores, jornalistas responsáveis pela orientação na escolha das pautas e condução das matérias.

“Foi difícil ser aprovada nas três etapas da seleção para trainee. A seleção exige uma boa bagagem cultural e muita informação sobre o que está acontecendo no país e no mundo. Mas o treinamento está valendo a pena”, garante a jornalista, que foi estagiária dos jornais Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio.

Madrigal reapresenta recital dos 55 anos
Por Christiano Vasconcellos

O sucesso da apresentação do Coral Madrigal no Teatro de Santa Isabel repercutiu tão bem na comunidade acadêmica que o espetáculo terá uma nova apresentação. Será no dia 16 de outubro, às 20h, na Capela da Universidade. Segundo o regente do grupo, Irmão Pires, o repertório será o mesmo do espetáculo passado.

Uma Viagem Pelo Mundo da Ópera foi apresentado a convidados no dia 27 de setembro, em comemoração aos 55 anos da Católica. A reapresentação foi uma solicitação do Reitor, Padre Pedro Rubens, para que toda a comunidade pudesse assistir ao espetáculo. O recital é composto por óperas de Verdi e Mozart, entre outros compositores.

Inscrições para o vestibular estão abertas
Por Christiano Vasconcellos

Estão abertas, até 10 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2007.1 da Católica e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade (www.unicap.br). As provas acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, das 8h às 13h do sábado e das 8h às 12h do domingo. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75,00.

Através do site, o candidato pode imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco Real ou em um banco do sistema de compensação nacional. O cartão de inscrição estará disponível no endereço eletrônico no período de 20 a 24 de novembro ou na Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), no térreo do bloco A, das 10h às 20h.

Para pegar o cartão de inscrição, o ‘fera’ deve apresentar documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas na Coave pelo (81) 2119-4143.

Veja o quadro de vagas >>

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0