A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 09 de outubro de 2006 ano 5

Católica inaugura Clínica de Terapia Ocupacional e Fisioterapia dia 16
Por Christiano Vasconcellos

Clínica

Os cursos de Terapia Ocupacional (TO) e Fisioterapia têm um diferencial a oferecer aos alunos e à sociedade. Começou a funcionar na tarde de hoje (09) a Clínica Escola Corpore Sano destinada a atender a toda comunidade. Alunos farão o atendimento aos pacientes sob a supervisão de professores. A clínica funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 13h às 19h. A inauguração oficial da Corpore Sano acontece na próxima segunda-feira, dia 16.

De acordo com a professora do curso, Ana Luiza Costa, as instalações contam com três grandes laboratórios: de Tecnologia Assistiva, de Integração Sensorial e de Atividades de Vida Diária (AVD). Além disso, o espaço conta com a sala de Psicomotricidade. Tudo isso ficará sob a supervisão do professor Nilton Gomes de Oliveira, que acumulará a função com a de coordenador do curso de TO. A clínica atenderá os pacientes encaminhados através de parcerias com clínicas particulares, a Universidade de Pernambuco (UPE), a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) entre outras entidades. Contudo, o atendimento é destinado a qualquer pessoa que necessite comprovadamente de tratamento na área.

O laboratório de Tecnologia Assistiva, além de prestar atendimento, deverá desenvolver produtos, adaptações, órteses e Seating. “Trata-se da adequação postural em cadeira de rodas”, diz a professora Ana Luiza, se referindo ao termo inglês. A intenção é fazer com que o laboratório se equipare aos melhores do país.

Crianças com disfunções neurológicas serão tratadas, através de estimulação, no laboratório de Integração Sensorial. “É um recurso paralelo ao atendimento tradicional da TO”, explica a professora. O laboratório de AVD é caracterizado por fazer a simulação de uma residência para os pacientes desenvolverem habilidades de retorno do desempenho funcional nas atividades cotidianas.

A sala de Psicomotricidade será um lugar para “alavancar o desenvolvimento neuropsicomotor”. Além do atendimento a toda a comunidade, haverá uma atenção especial com os idosos. Nesse caso será feito um trabalho de reabilitação cognitiva e de prevenção de futuros problemas. Todos os alunos poderão usufruir as instalações, já que precisam passar pelo estágio obrigatório para a formação. O trabalho na clínica dará ao futuro profissional uma noção do que encontrará no mercado de trabalho, uma vez que ele vai lidar com equipamentos tão bons, ou até melhores que os das clínicas da cidade.

Pacientes aprovam a Clínica de TO e Fisioterapia
Por Glaucio Alves

Clínica

Os primeiros pacientes que foram atendidos, hoje (09) à tarde, na Clínica de Terapia Ocupacional (TO) e Fisioterapia não se decepcionaram com o que viram. O amplo espaço para os atendimentos e os equipamentos novos chamaram a atenção de todos eles.

O aposentado Manoel Geraldo da Silva, 70 anos, que mora no bairro do Pina, vem duas vezes por semana à Católica. Ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) em fevereiro e diz estar satisfeito com o novo local de atendimento. “Estou achando ótimo, achei um belo cartão de visitas”. De acordo com a filha do paciente, Patrícia Maria Ferreira, a melhora dele já é bem visível. “Quando ele chegou aqui não conseguia andar, hoje já consegue dar alguns passos sozinho”, afirmou.

Já a dona de casa Vera Maria Silva Rodrigues, 52 anos, moradora do bairro de Casa Amarela, tem problema de tenossinovite estenosante (travamento nos dedos das mãos). Ela, que está há dois meses em tratamento, disse que a nova clínica é bem confortável. “Nos laboratórios já era bom, mas aqui é bem melhor”, afirmou. “Com o tratamento oferecido, eu já estou quase curada”, complementou dona Vera.

Professores e alunos de Fonoaudiologia participam de evento sobre gagueira
Por Manoela Carina

A Católica participa da Semana de Atenção à Gagueira, que acontece entre os dias 16 e 23 de outubro, no Recife, Região Metropolitana (RMR) e no interior do Estado, realizada pela Associação Brasileira de Gagueira – Abra Gagueira. Com o slogan “gagueira não tem graça. Tem tratamento”, o objetivo do evento é divulgar os cuidados com a gagueira no sentido de prevenir e evitar a descriminação social. A professora da Católica Nadia Azevedo, que também é coordenadora regional da campanha, explica que há muitos estudos sobre a causa deste distúrbio da linguagem que se caracteriza pelo prolongamento, bloqueios ou repetições de sons, silabas ou palavras na fala.

De acordo com a professora Nadia, na faixa etária entre 2 e 6 anos, a criança gagueja normalmente, porque está em fase de aquisição da linguagem oral. “Muitas vezes, a família e a escola interferem na fala “gaguejada” da criança, pedindo que a ela fale devagar ou que respire profundamente. Como a criança não percebe a forma como fala, pode passar a se preocupar com o “como vai falar, o que pode gerar um quadro de gagueira”, explica.

Durante toda a semana, fonoaudiólogos e estudantes da graduação farão panfletagens educativas, orientando as pessoas sobre a importância do assunto, nas cidades da RMR e do Interior do Estado, nos grandes shoppings, supermercados, escolas e creches.

No sábado (21), haverá uma programação especial, no Parque da Jaqueira. Das 8h às 17h, os organizadores da campanha prestarão orientações às famílias, em estandes montados no local e realizarão atividades lúdicas para as crianças, como teatro de bonecos, brincadeiras e brindes. Na segunda-feira (23), acontece o encerramento do evento, às 19h, no bloco J da Católica. Haverá apresentação de trabalhos científicos sobre o tema, depoimentos de pessoas com o distúrbio e uma avaliação geral do evento.

Fisioterapia em Terapia Intensiva foi tema de congresso na Católica
Por Manuela Ferreira

O I Congresso de Fisioterapia em Terapia Intensiva da Católica foi encerrado na última sexta-feira (6), no auditório G1 do Bloco G. No último dia do evento, os palestrantes discutiram o uso de recursos fisioterapêuticos na pediatria e neonatalogia. O fechamento do congresso foi realizado pela fisioterapeuta pernambucana Fabiane Maciel, que apresentou trabalho sobre o assunto. Ao todo, cerca de 200 pessoas conferiram as 15 palestras ocorridas durante os três dias do evento, segundo a organização. Nas mesas-redondas, foram discutidos temas como a polineuropatia, o politraumatismo, o desmame, reabilitação cardíaca e as modernas técnicas de desobstrução e reexpansão. Além de profissionais do Estado, o congresso contou com a participação dos fisioterapeutas Sérgio Nemer e Patrícia Fernandes, do Rio de Janeiro e Marta Damasceno, de São Paulo.

Presidente do Sindicato dos Bancários é entrevistado pelos alunos de Jornalismo
Por Manuela Ferreira

Sindicato dos BancáriosO presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Marlos Guedes, participou de uma atividade com os alunos do 4º período de Jornalismo da Católica na última sexta-feira (6). O convidado foi entrevistado por um grupo de 12 estudantes, que estavam sendo avaliados na prova prática da disciplina de rádio, ministrada pelo professor Vlaudimir Salvador. Na ocasião, os alunos puderam questionar o sindicalista sobre a atual greve da categoria, deflagrada desde o mês passado. Segundo Marlos Guedes, os futuros jornalistas demonstraram ter um bom conhecimento sobre a questão. “Cada estudante fez uma média de três perguntas, que giravam em torno das nossas reivindicações, o lucro das instituições bancárias, o assédio moral que afeta muitos bancários e a necessidade da paralisação. Eles estão muito bem-informados sobre os acontecimentos atuais”, elogiou.

Ex-aluna é selecionada para o Programa de Trainee do jornal Folha de São Paulo
Por Manuela Ferreira

A única pernambucana escolhida para participar do 42º Programa de Treinamento do jornal Folha de São Paulo é ex-aluna do curso de Jornalismo da Católica. Daniela Arrais, 23 anos, formada em dezembro de 2005, está entre os 10 profissionais selecionados para o processo de capacitação, conhecido como Trainee. Aproximadamente 3,2 mil candidatos de todo o Brasil se inscreveram no concurso, que acontece duas vezes por ano (no primeiro e segundo semestres).

No treinamento, que teve início em setembro, os participantes, a maior parte composta por jornalistas, são formados para trabalhar na redação do veículo e em outros setores da empresa, como a Agência Folha e o site Folha Online. Durante três meses, Daniela vai acompanhar o dia-a-dia de repórteres de diversas editorias do jornal, com a supervisão de seis tutores, jornalistas responsáveis pela orientação na escolha das pautas e condução das matérias.

“Foi difícil ser aprovada nas três etapas da seleção para trainee. A seleção exige uma boa bagagem cultural e muita informação sobre o que está acontecendo no país e no mundo. Mas o treinamento está valendo a pena”, garante a jornalista, que foi estagiária dos jornais Folha de Pernambuco e Jornal do Commercio.

Madrigal reapresenta recital dos 55 anos
Por Christiano Vasconcellos

O sucesso da apresentação do Coral Madrigal no Teatro de Santa Isabel repercutiu tão bem na comunidade acadêmica que o espetáculo terá uma nova apresentação. Será no dia 16 de outubro, às 20h, na Capela da Universidade. Segundo o regente do grupo, Irmão Pires, o repertório será o mesmo do espetáculo passado.

Uma Viagem Pelo Mundo da Ópera foi apresentado a convidados no dia 27 de setembro, em comemoração aos 55 anos da Católica. A reapresentação foi uma solicitação do Reitor, Padre Pedro Rubens, para que toda a comunidade pudesse assistir ao espetáculo. O recital é composto por óperas de Verdi e Mozart, entre outros compositores.

Inscrições para o vestibular estão abertas
Por Christiano Vasconcellos

Estão abertas, até 10 de novembro, as inscrições para o Vestibular 2007.1 da Católica e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade ( HYPERLINK "http://www.unicap.br" www.unicap.br). As provas acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, das 8h às 13h do sábado e das 8h às 12h do domingo. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75,00.

Através do site, o candidato pode imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco Real ou em um banco do sistema de compensação nacional. O cartão de inscrição estará disponível no endereço eletrônico no período de 20 a 24 de novembro ou na Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), no térreo do bloco A, das 10h às 20h.

Para pegar o cartão de inscrição, o ‘fera’ deve apresentar documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas na Coave pelo (81) 2119-4143.

Veja o quadro de vagas >>

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0