A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 06 de outubro de 2006 ano 5

Católica realiza Congresso de Fisioterapia
Por Manoela Carina

Congresso

Ao longo desta semana a Católica realizou o I Congresso de Fisioterapia em Terapia Intensiva. 210 estudantes e profissionais da área participaram do encontro que teve como objetivo mostrar a rotina de trabalho e os desafios vividos pelos fisioterapeutas que se especializam nos atendimentos em UTI´s. A iniciativa foi dos alunos do 10º período do curso de Fisioterapia Tiago Pacheco, Ricardo Espinhara e Joel Dornelas.

De acordo com Tiago, o fisioterapeuta ganhou lugar definitivo nas Unidades de Tratamento Intensivos, junto aos médicos e enfermeiros. “Para o profissional de hoje não basta entender das áreas motoras, é preciso dominar o funcionamento das regiões cardíacas respiratórias para facilitar a reabilitação dos pacientes em UTIs”, adverte. Ele disse ainda que a renda do evento será revertida para a compra de instrumentos fisioterapeuticos para os hospitais Agamenon, Magalhães, Restauração e Getúlio Vargas, onde os estudantes da Universidade realizam estágios supervisionados.

A abertura do congresso foi feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. Estiveram presentes o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Junot Matos; o Chefe do Departamento de Ciências Biológicas ao qual o curso de Fisioterapia é ligado, Aranildo Rodrigues; além de professores convidados. O Reitor elogiou a iniciativa dos alunos, disse que eles terão total apoio para realizar os próximos congressos.

Profissionais renomados de Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo foram convidados para discutir os temas Desmame, Reabilitação Cardíaca, Técnicas de Desobstrução e Reexpansão, Ventilação Não Invasiva (VNI) e Recursos Fisioterapeuticos em Politraumatismos, Polineuropatia e Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas (DPOC).

Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional começa a funcionar na segunda-feira
Por Glaucio Alves

A Clínica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Católica já tem data para começar a funcionar: segunda-feira, dia 9. Os alunos do 9º e 10º períodos dos cursos vão prestar atendimento gratuito ao público em geral. O serviço será supervisionado por professores. Inicialmente serão oferecidos tratamento nas áreas de reumatologia, traumatologia e neurologia pediátrica e adulta.

De acordo com a Coordenadora de Fisioterapia, a professora Francisca Matos, em breve, as áreas de atuação serão expandidas com a chegada de novos equipamentos. Por isso, a inauguração oficial foi adiada e a Clínica funcionará parcialmente.

Os pacientes vão contar ainda com atendimentos nas áreas de uroginecologia e obstetrícia, geriatria, vascular, esportiva e cárdio-respiratória. Parte dos pacientes, que estava sendo atendida nos laboratórios do curso, deverá ser encaminhada para a nova Clínica. A professora Francisca adiantou que, no futuro, também serão oferecidas sessões de hidroterapia. “O objetivo é que sejam implantadas, gradualmente, todas as especialidades”, afirmou.

Os pacientes podem ser encaminhados por médicos ou procurar diretamente a clínica, que está localizada na rua Dom Manuel Pereira, no bairro da Boa Vista. O atendimento está sujeito a uma triagem. Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Biologia pelo (81) 2119- 4181.

Alunas de jornalismo se destacam na Radio Jornal
Por Christiano Vasconcellos

O público da Radio Jornal está ouvindo talentos da Universidade Católica de Pernambuco. As alunas de Jornalismo Mellyna Reis (6º período) e Bárbara Cristina Cardoso (7º período) estão fazendo estágio na emissora. Elas foram selecionadas para função através do Programa Jovens Talentos, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. As estudantes passaram por três etapas de avaliação: teste de conhecimentos gerais, dinâmica de grupo e prova prática.

Bárbara atua na edição das matérias do programa Redator de Plantão, que vai ao ar de segunda a sábado, às 6h30. Para isso ela chega na estação no turno da noite. Bárbara já teve experiência na rádio Universitária AM e ressalta o entusiasmo do seu novo trabalho. “Aqui o ambiente é mais jornalístico, se aprende de tudo”, diz, explicando que também produz, edita e faz reportagens de rua, quando preciso. A estudante garante que nunca priorizou o rádio para trabalhar. “Mas eu tenho um carinho muito grande pelo veículo”, frisou.

A realização profissional também está encantando Mellyna. “Está sendo melhor do que eu esperava”, revela. Ela faz produção, textos e matérias para vários programas, inclusive para o da apresentadora Graça Araújo. Com pouco tempo na emissora, Mellyna já vivenciou uma grande experiência, atuando na cobertura do primeiro turno das eleições. As duas estudantes têm contrato de seis meses, podendo ser renovado pelo mesmo tempo.

Madrigal reapresenta recital dos 55 anos
Por Christiano Vasconcellos

O sucesso da apresentação do Coral Madrigal no Teatro de Santa Isabel repercutiu tão bem na comunidade acadêmica que o espetáculo terá uma nova apresentação. Será no dia 16 de outubro, às 20h, na Capela da Universidade. Segundo o regente do grupo, o Irmão Pires, o repertório será o mesmo do espetáculo passado.

Uma Viagem Pelo Mundo da Ópera foi apresentado a convidados no dia 27 de setembro, em comemoração aos 55 anos da Católica. A reapresentação foi uma solicitação do Reitor, Padre Pedro Rubens, para que toda a comunidade pudesse assistir ao espetáculo. O recital é composto por óperas de Verdi e Mozart, entre outros compositores.

Inscrições para o vestibular estão abertas
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para o Vestibular 2007.1 da Católica estão abertas de hoje (5) até 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade (www.unicap.br). As provas acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, das 8h às 13h do sábado e das 8h às 12h do domingo. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75,00.

Através do site, o candidato pode imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco Real ou em um banco do sistema de compensação nacional. O cartão de inscrição estará disponível no endereço eletrônico no período de 20 a 24 de novembro ou na Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), no térreo do bloco A, das 10h às 20h.

Para pegar o cartão de inscrição, o ‘fera’ deve apresentar documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas na Coave pelo (81) 2119-4143.

Veja o quadro de vagas>>

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0