A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 05 de outubro de 2006 ano 5

Clínica de Fisioterapia começa a funcionar na segunda-feira
Por Glaucio Alves

A Clínica de Fisioterapia da Católica já tem data para começar a funcionar: segunda-feira, dia 9. Os alunos do 9º e 10º períodos do curso de Fisioterapia vão prestar atendimento gratuito ao público em geral. O serviço será supervisionado por professores. Inicialmente serão oferecidos tratamento nas áreas de reumatologia, traumatologia e neurologia pediátrica e adulta.

De acordo com a Coordenadora do curso, a professora Francisca Matos, em breve, as áreas de atuação serão expandidas com a chegada de novos equipamentos. Por isso, a inauguração oficial foi adiada e a Clínica funcionará parcialmente.

Os pacientes vão contar ainda com atendimentos nas áreas de uroginecologia e obstetrícia, geriatria, vascular, esportiva e cárdio-respiratória. Parte dos pacientes, que estava sendo atendida nos laboratórios do curso, deverá ser encaminhada para a nova Clínica. A professora Francisca adiantou que, no futuro, também serão oferecidas sessões de hidroterapia. “O objetivo é que sejam implantadas, gradualmente, todas as especialidades”, afirmou.

Os pacientes podem ser encaminhados por médicos ou procurar diretamente a clínica, que está localizada na rua Dom Manuel Pereira, no bairro da Boa Vista. O atendimento está sujeito a uma triagem. Outras informações podem ser obtidas no Departamento de Biologia pelo (81) 2119- 4181.

Reitor participa de encontro na Espanha
Por Manoela Carina

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, participa do VII Encontro de Reitores que acontece ente os próximos dias 21 e 24, na Universidade Pública de Navarra, na Espanha. Na programação do evento, que é promovido pelas Universidades do Grupo Tordesillas, está prevista uma visita de interesse histórico e cultural por diversos lugares da cidade de Pamplona e a região de Navarra, além de discussões obre a relação da universidade e a empresa; tecnologias de informação e as comunicações na Universidade.

Católica sedia encontro de futebol digital
Por Manoela Carina

Os organizadores da Copa Plaza Open de futebol digital acertaram os últimos detalhes do torneio. O encontro aconteceu na sala 511 do 5º andar do bloco A . O campeonato aconte no próximo fim de semana (7 e 8) no Plaza Shopping Casa Forte. A iniciativa é da Federação Pernambucana de Futebol Digital (FPEFD). A entidade é a primeira desta categoria registrada no Norte-Nordeste e desenvolve ações para que a modalidade seja reconhecida como esporte.

Foram definidas as equipes e esclarecidas dúvidas sobre o regulamento da competição. O presidente da FPEFD, Bruno Wagner Cantarelli, 24, que também é estudante do 8º período do curso de Jornalismo da Católica, disse que o objetivo da atividade é selecionar os melhores candidatos para o torneio brasileiro, que acontece em maio de 2007, no Rio de Janeiro; Além de buscar arrecadação de fundos para a construção da sede da Federação.

Foram inscritos 102 atletas virtuais. De acordo com o regulamento, no sábado (7), jogarão 14 grupos de oito pessoas. Os quatro melhores de cada grupo e os cinco melhores de oito grupos, totalizando 64 jogadores, participarão da segunda fase do campeonato, o mata-mata, que acontece no domingo (8). O primeiro colocado ganhará um Playstation 2; o segundo, um DVD; o terceiro, uma camisa da Seleção Brasileira; o quarto, uma bola de futebol; o quinto e sexto, um controle de Playstation 2; o sétimo e o oitavo, um Memory Card, também de Playstation 2. Os detalhes da competição estão no site wwwfpetd.com

Álvaro Conolly Mendes, 13, se inscreveu no campeonato e veio a reunião acompanhado da mãe, a psicopedagoga Rianne Conolly Mendes. O garoto começou a jogar no computador com quatro anos de idade. “Trabalho com informática educativa. Vivemos na era digital e não podemos privar as crianças desse acesso, mas orientá-las e apoiá-las”, explica a Rianne. De acordo com ela, o computador tem sido um estímulo para a educação e disciplina do filho. “Ele é um bom aluno. Sempre digo a ele que só poderá usar o computador se tirar notas boas”.

Professoras e aluna de Pedagogia participam de seminário em Minas Gerais
Por Christiano Vasconcellos

As professoras do Departamento de Educação Nilza Albuquerque, Marluce Albuquerque, Graziela Almeida, Yara Maria Heliodoro e a aluna de Pedagogia Sheyla Mirtes de Franca participam, hoje (5) e amanhã (6), na Universidade Federal de Ouro Preto, do IV Simpósio de Formação e Profissão Docente, em Ouro Preto, Minas Gerais.

As representantes da Católica apresentam os trabalhos: “Ambientes Presenciais e Virtuais de Estudo na Formação Inicial de Pedagogos: relato de uma experiência interdisciplinar” e “Os caminhos da Produção textual na Escola: uma análise baseada em concepções discursivas e Vygotskyanas”. Este último tem como autora principal a aluna do 5º período do curso de Pedagogia, Sheyla Mirtes, sob a orientação da professora Nilza Simões, na disciplina Língua Portuguesa e Metodologia do Ensino II.

Coordenador de Extensão representa a Católica em três eventos nacionais
Por Glaucio Alves

O Coordenador de Extensão, o professor Alcivam Paulo de Oliveira, vai representar a Universidade em três eventos nacionais durante este mês. Ele foi convidado para ministrar a palestra “Referenciais Teóricos e Métodos de Extensão”, na próxima quarta-feira (11), que faz parte da programação do 9º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica e 4º Encontro de Extensão. O evento será realizado na Universidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.

Já entre os dias 23 e 25, na cidade de Florianópolis, o professor participará do 3º Congresso Brasileiro de Extensão, como representante do Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária (ForExt). Na ocasião, será lançado o livro “A Extensão nas Universidades e Instituições de Ensino Superior Comunitárias: Referências Teórico e Metodológico”. Alcivam é o organizador e co-autor do trabalho.

Encerrando a programação, o Coordenador ministrará, entre os dias 26 e 27, uma palestra no Centro Universitário Feevale, em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Coordenadora de Graduação apresenta trabalho no encontro da SBPjor
Por Glaucio Alves

A Coordenadora de Graduação da Católica, a professora Aline Grego, vai apresentar o trabalho “Falibilismo: incertezas na construção do telejornal”, de sua própria autoria, durante o IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). O evento será realizado nos dias 5, 6 e 7 de novembro na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O trabalho foi o único da Católica a ser aprovado para ser apresentado durante o encontro.

Aline participará ainda do lançamento do livro produzido pelos integrantes do Grupo de Trabalho de Telejornalismo da SBPJor. A acadêmica foi a responsável pelo capítulo intitulado de “A construção telejornalística sob o olhar processual”.

Inscrições para o vestibular estão abertas
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para o Vestibular 2007.1 da Católica estão abertas de hoje (5) até 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade www.unicap.br. As provas acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, das 8h às 13h do sábado e das 8h às 12h do domingo. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75,00.

Através do site, o candidato pode imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco Real ou em um banco do sistema de compensação nacional. O cartão de inscrição estará disponível no endereço eletrônico no período de 20 a 24 de novembro ou na Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), no térreo do bloco A, das 10h às 20h.

Para pegar o cartão de inscrição, o ‘fera’ deve apresentar documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas na Coave pelo (81) 2119-4143.

Veja o quadro de vagas >>

Biblioteca amplia horário de funcionamento aos sábados, durante período de provas
Por Christiano Vasconcellos

Durante o período de provas, A Biblioteca Central da Católica aumentou o horário de funcionamento aos sábados. O objetivo é proporcionar um tempo maior de estudo aos alunos. Nesse período, a Biblioteca tem funcionado das 8h às 16h e o acesso é exclusivo aos estudantes da Universidade. Esta iniciativa vai até sábado, dia 7.

Desenvolvimento de biblioteca é tema de seminário
Por Manoela Carina

O bibliotecário Pedro Manuel da Silva vai representar a Unicap na Reunião Anual do Grupo de Trabalho Biblioteca Digital CVA-RICESU, que vai acontecer entre os dias 19 e 29 de outubro, na Universidade Católica de Salvador, na Bahia. O encontro tem o objetivo de integrar as novas bibliotecas, analisar a situação atual e propor desenvolvimento, discutindo a organização e o funcionamento das delas.

Ex-alunas participam de evento pela democratização da comunicação
Por Niumízia Alves

As ex-alunas de jornalismo da Católica, Ana Flávia Câmara, Bruna Rodovalho e Camila Chidid vão participar da 4ª edição da Semana Nacional pela Democratização da Comunicação, que acontece anualmente em vários estados do País. Aqui em Pernambuco, o evento será de amanhã (6) a 17 de outubro. No próximo dia 10, haverá a exibição do vídeo “Ibura: Vivendo com Arte”, que foi o projeto de conclusão do curso das estudantes. A exibição será no terminal de ônibus de Três Carneiros, no bairro do Ibura, a partir das 18h.

Confira a programação completa do evento >>

Grupos artísticos da Católica preparam temporada de shows
Por Sophia Marvão

Os apreciadores de música de qualidade devem reservar espaço na agenda. Os grupos artísticos da Católica estão preparando uma série de espetáculos. As apresentações vão acontecer de 18 a 20 de outubro, sempre às 20h. O repertório do MPB Unicap terá como tema “Pernambuco: nossa terra, nossa música”. Já os músicos do Wave, se apresentarão nos dias 25, às 18h; 26 e 27, às 20h, com grandes sucessos nacionais.

E para encerrar a maratona de shows, o grupo de dança Mandacaru mostrará o espetáculo “Vamos brincar de ser criança” que será realizado entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, às 18h. Todos os shows serão abertos ao público e realizados no Teatro da Católica, localizado no 1º andar do bloco B.

Inep concede nota máxima a dois cursos da Católica
Por Glaucio Alves

Dois cursos da Universidade Católica de Pernambuco receberam nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior. Licenciatura em Português, do Departamento de Letras, e Licenciatura para o Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Pedagogia, agora são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada de 4 a 6 de setembro e o resultado divulgado na última sexta-feira (dia 29).

Uma comissão externa de três avaliadores do Inep realizou visitas às instalações dos cursos e da própria Universidade. Além disso, ainda foram feitas entrevistas com alunos, funcionários e professores dos dois departamentos. “A partir desse resultado positivo eles poderão expedir diplomas com o reconhecimento do MEC”, informou o chefe da Divisão de Programação Acadêmica (DPA), Hélio Lima.

Segundo a Decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra, o resultado da avaliação representa o esforço de todos, principalmente dos professores. “Isso constata que as habilitações avaliadas dos cursos de Pedagogia e Letras estão atualizadas face ao nível de ensino praticado hoje”, afirmou.

Já a chefe do Departamento de Letras, Rachel de Holanda Costa, considera que o ótimo resultado é um incentivo para melhorar ainda mais. “Habilitação em Português é um curso novo, a primeira turma se formará no ano que vem. Estamos entre os melhores cursos do País, isso é um orgulho para todos do Departamento e da comunidade acadêmica”, disse.

Católica será representada em workshop de arqueologia
Por Glaucio Alves

A Universidade Católica de Pernambuco participa do 4º Workshop Arqueológico Max-Petrobrás com a exibição de sete painéis. O evento é realizado a cada dois anos e acontece até sábado (07), em Aracajú, no estado de Sergipe. Na ocasião, serão apresentados trabalhos para divulgar resultados de pesquisas arqueológicas realizadas no Nordeste. O encontro acontece em parceria com o Museu Arqueológico Xingo (MAX), a Universidade Federal de Sergipe e a Petrobrás.

De acordo com o coordenador do Laboratório e do Museu de Arqueologia da Católica, professor Albérico Nogueira, a Universidade já participou de todas as edições do workshop. Além do docente, 10 estudantes da instituição entre bolsistas, alunos e voluntários também vão participar do evento. A Reitoria custeou hospedagem e alimentação. “Pernambuco tem vários locais ricos em arqueologia, o problema é a falta de investimentos e de pessoal. Essa é uma área com poucos profissionais no Brasil”, destacou Nogueira.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0