A Católica
| Graduação | Pós-graduação | Pesquisa | Extensão | Calendário Escolar | Home
 
> Fale com o Reitor
 
 
Assecom
 Assecom
 Boletim Unicap
  > Edições Anteriores
 Agenda
 Fotolog
 Busca
 Católica na Imprensa
 Minuto Unicap
 

Boletim Unicap

Recife, 02 de outubro de 2006 ano 5

Inep concede nota máxima a dois cursos da Católica
Por Glaucio Alves

Dois cursos da Universidade Católica de Pernambuco receberam nota máxima na avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O objetivo é garantir a qualidade do ensino oferecido pelas instituições de ensino superior. Licenciatura em Português, do Departamento de Letras, e Licenciatura para o Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, de Pedagogia, agora são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). A avaliação foi realizada de 4 a 6 de setembro e o resultado divulgado na última sexta-feira (dia 29).

Uma comissão externa de três avaliadores do Inep realizou visitas às instalações dos cursos e da própria Universidade. Além disso, ainda foram feitas entrevistas com alunos, funcionários e professores dos dois departamentos. “A partir desse resultado positivo eles poderão expedir diplomas com o reconhecimento do MEC”, informou o chefe da Divisão de Programação Acadêmica (DPA), Hélio Lima.

Segundo a Decana do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), Conceição Bizerra, o resultado da avaliação representa o esforço de todos, principalmente dos professores. “Isso constata que as habilitações avaliadas dos cursos de Pedagogia e Letras estão atualizadas face ao nível de ensino praticado hoje”, afirmou.

Já a chefe do Departamento de Letras, Rachel de Holanda Costa, considera que o ótimo resultado é um incentivo para melhorar ainda mais. “Habilitação em Português é um curso novo, a primeira turma se formará no ano que vem. Estamos entre os melhores cursos do País, isso é um orgulho para todos do Departamento e da comunidade acadêmica”, disse.

Inscrições para o vestibular começam na quinta
Por Christiano Vasconcellos

As inscrições para o Vestibular 2007.1 da Católica estarão abertas de 05 de outubro a 10 de novembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da Universidade (www.unicap.br). As provas acontecerão nos dias 16 e 17 de dezembro, das 8h às 13h do sábado e das 8h às 12h do domingo. A taxa para participar do processo seletivo é de R$ 75,00.

Através do site, o candidato pode imprimir o boleto bancário para pagar a taxa de inscrição. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco Real ou em um banco do sistema de compensação nacional. O cartão de inscrição estará disponível no endereço eletrônico no período de 20 a 24 de novembro ou na Comissão para Aplicação do Vestibular (Coave), no térreo do bloco A, das 10h às 20h.

O ‘fera’ deve apresentar, no ato da entrega, documento de identificação. Outras informações podem ser obtidas na Coave pelo (81) 2119-4143.

Veja o quadro de vagas >>

Reitor comemora Dia da Secretária reunindo funcionários
Por Niumízia Alves

O Dia da Secretária foi comemorado num clima descontraído na Católica. O Reitor, Padre Pedro Rubens, reuniu secretários de diversos departamentos e setores da Universidade para tomar um café no fim da tarde de hoje (02). O encontro foi no hall do bloco G. “Os secretários representam a Universidade, já que são eles que fazem o primeiro contato com o público. Por isso, é importante que eles se sintam parte da Católica e tenham satisfação em representar a instituição”, afirmou o Reitor. “Esta é uma oportunidade de interagirmos através de um momento diferente e descontraído”, acrescentou.

Discussão acadêmica e vôlei encerram a Semana de Jornalismo
Por Rafael Marroquim e Mariana Banja

Mente sã, corpo são. O encerramento da Semana de Jornalismo 2006, que ocorreu no último sábado (30), mostrou como a atividade acadêmica pode ser realizada em formato diferente. A coordenação do curso, em parceria com o Centro Acadêmico de Jornalismo da Unicap (CAJU), realizou a “1ª Coletiva”, atividade que teve início com uma discussão sobre o jornalismo esportivo, no térreo do Bloco G, seguida de descontraída partida de vôlei.

O evento teve como convidados os professores do próprio curso Marcelo Abreu e Álvaro Filho. Citando as experiências próprias de ter feito a cobertura da Copa do Mundo na Alemanha, ambos enfatizaram a necessidade de se destinar maior atenção a esta esfera do jornalismo. “Cobrir esportes, como muitos pensam, não é um ato desvinculado de reflexões mais profundas. Pelo contrário, dado a sua grande importância no País, é fundamental maior conhecimento e análise a quem se dispõe a fazê-lo”, disse Álvaro, único cronista esportivo do Brasil pós-graduado.

Ao término da explanação, os estudantes se dirigiram a quadra de vôlei, onde ocorreu campeonato com direito à premiação. Os prêmios, doados por alguns professores e em maioria livros, foram entregues as duas equipes “vencedoras”. Para a aluna do 1º período Blenda Souto Maior a “1ª Coletiva” foi interessante, pois aliou conhecimento e diversão. “Com essa partida, quem saiu ganhando foi o curso de Jornalismo. Já espero por uma próxima coletiva”, brincou.

Álvaro Filho adiantou também que existe a possibilidade de implantação, nos próximos dois anos, da pós-graduação em jornalismo esportivo. Segundo ele, além da demanda expressiva no segmento, a Católica será pioneira nessa especialização.

Católica será representada em workshop de arqueologia
Por Glaucio Alves

A Universidade Católica de Pernambuco participará do 4º Workshop Arqueológico Max-Petrobrás com a exibição de sete painéis. O evento acontece a cada dois anos e ocorrerá de 04 a 07 de outubro na cidade de Aracajú, Sergipe. Na ocasião, serão apresentados trabalhos para divulgar resultados de pesquisas arqueológicas realizadas no Nordeste. O encontro acontece em parceria com o Museu Arqueológico Xingo (MAX), a Universidade Federal de Sergipe e a Petrobrás.

De acordo com o coordenador do Laboratório e do Museu de Arqueologia da Católica, professor Albérico Nogueira, a Universidade já participou de todas as edições do workshop. Além do docentes, 10 estudantes da instituição entre bolsistas, alunos e voluntários também vão participar do evento. A Reitoria custeou hospedagem e alimentação. “Pernambuco tem vários locais ricos em arqueologia, o problema é a falta de investimentos e de pessoal. Essa é uma área com poucos profissionais no Brasil”, destacou o Nogueira.

Professor da Católica convidado para evento na UPE

O professor do Departamento de Ciências Jurídicas da Católica, Fernando Lapa, é um dos convidados da 6ª Semana Universitária, promovida pela UPE. Lapa, que também é Coordenador Geral de Esportes da Unicap, fará uma explanação sobre ética. A palestra acontece às 14h, no auditório da Faculdade de Enfermagem, localizada no Hospital Osvaldo Cruz, rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro.

Comunicadores analisam o impacto das novas tecnologias
Por Clarissa Siqueira

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu uma mesa-redonda com o tema “Comunicação Social e Indústria Criativa”. O debate fez parte da Semana de Jornalismo e aconteceu na Praça de Alimentação, localizada na quadra do Bloco G da Universidade. Participaram do evento os representantes do Ministério da Cultura (Minc), Tarciana Portella, e do Serviço Social do Comércio (Sesc), José Manoel; o produtor da REC Produções, Chico Ribeiro e o apresentador do programa Sopa Diário, da TVU, Roger de Renor.

“A idéia da discussão é a mistura das novas tecnologias com a indústria criativa, a exemplo do cinema digital”, disse o Coordenador do curso de Jornalismo da Católica, Ricardo Mello. A junção da arte com os novos recursos de produção foi um assunto bastante explorado no debate. “Me preocupa a comunicação através da arte, isso vai além das tecnologias comerciais”, afirmou José Manoel.

As análises sobre novos meios de trabalho chamaram à atenção dos estudantes de comunicação presentes na platéia. “Hoje a discussão é fundamental, pois estamos passando por uma revolução na aplicação das novas tecnologias com boas idéias”.

Mobilização social é destaque de encontro
Por Virgínia Carvalho

A democratização da comunicação, o jornalista como um mobilizador social e o respeito à imagem do cidadão foram alguns dos pontos levantados na palestra “Por um Jornalismo Social”, promovida durante a Semana de Jornalismo.

O jornalista integrante do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e do Fórum Pernambucano de Comunicação (Fopecom), Ivan Moraes, e a coordenadora da ONG Auçuba, Gorete Linhares, estavam entre os convidados. O debate foi mediado pela professora do Departamento de Comunicação da Católica, Ana Velozo.

Linhares questionou a necessidade de se discutir jornalismo social já que tal aspecto estaria na natureza da profissão. “Social não é área de trabalho, é a dimensão da atividade de um comunicador”, afirmou. Ela destacou a mobilização social como um modo de construir a democracia. “A participação é um modo de edificar um país onde todos promovem uma vida digna para todos”, completou.

Moraes refletiu sobre a reivindicação do direito à comunicação. Segundo ele, essa discussão é embrionária e ainda não saiu das universidades e de alguns movimentos sociais: “o direito só vai realmente existir quando ganhar as ruas”, desafiou.

Mães do Projeto Horizonte participaram da Feira de Empreendedorismo
Por Manoela Carina

A Feira do Empreendedorismo, realizada durante a Semana de Integração, teve a participação das mães do Projeto Horizonte. Elas colocaram à mostra porta-retratos, caixas de presente e arranjos para decorar mesas.

Maria das graças é mãe de Maria Julia, 16 anos, que há dois faz parte do Projeto Horizonte. Ela conta que enquanto a filha participa das aulas de inclusão digital, oferecidas pelo projeto para crianças necessidades especiais, ela aprende artesanato com professoras voluntárias. “A iniciativa da Católica não ajudou só a minha filha, mas a mim. Hoje tenho com que me distrair e posso criar alternativas para gera renda”, disse.

O Projeto Horizonte, coordenado pela professora do Departamento de Educação da Católica Tânia Nery, existe há 10 anos. O trabalho é realizado pelos alunos do curso de Pedagogia e tem por missão a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens com síndromes de Down, autismo, paralisia cerebral e deficiência mental.

Especialistas promovem encontro sobre Crítica Literária
Por Virgínia Carvalho

Prevista para marcar o encerramento do curso de especialização em Jornalismo Cultural, a mesa-redonda “Jornalismo Cultural e Crítica Literária” acabou se destacando na programação da Semana de Integração. O encontro foi mediado pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Católica, Alexandre Figueirôa. Entre os debatedores, a também professora da Universidade Adriana Dória Matos; o jornalista e professor doutor pela UFPE, Anco Márcio Tenório Vieira; e o escritor Fernando Monteiro.

Adriana Dória traçou um panorama da influência da literatura no jornalismo ao longo do tempo. Segundo ela, os jornais estabeleceram-se através da presença massiva de literatos. Hoje, eles quase inexistem nos periódicos. Ela cita Machado de Assis, Euclides da Cunha e Nelson Rodrigues como exemplos de alguns literatos marcados na história da Imprensa no Brasil. De acordo com a professora, na década de 50, a objetividade se tornou regra com o surgimento do “lide”, logo após a 2ª Guerra Mundial. Nos anos 80, os textos passaram a ser mais curtos e sem resquícios literários”. Na década de 90, a explosão tecnológica da internet instala um novo abalo nessas relações. Entretanto, a própria WEB seria o lugar onde esse reencontro seria possível, reflete.

“Falta convicção aos melhores, enquanto os piores estão cheios de apaixonada intensidade”. Com essas palavras do poeta inglês Yates e se dizendo um pessimista, Fernando Monteiro começou a sua exposição. Para ele, a civilização moderna ocidental estaria, “até certo ponto, doente de ambições, de cruezas, de terrorismo, de toda essa tecnologia pujante e de cultura também.”A superficialidade estaria se firmando em nossas vidas e a cultura se tornando pouco sólida. “Não somos mais capazes de ler, de pensar profundamente, nem de amar, pois nos falta uma equalização do tempo interno pessoal”, reflete.

Encerrando a noite, o professor Anco Márcio Vieira falou da pouca disponibilidade para se ler. “A televisão e a internet ocuparam o espaço do livro. Segundo ele, nunca se leu e escreveu tanto navegando e jamais se aprendeu tão pouco. ”Para Vieira, o grau de clareza, de iluminação, dá força à palavra e difere o bom do mau escritor. Entretanto, com o passar dos anos esse recurso foi sendo deixado de lado. “Não se tem tempo para ler os jornais e, muito menos, os livros. O tempo do motor interno está descompensado”, concluiu o jornalista.

versão para impressão


Boletim Unicap

.:: Expediente ::.

EDIÇÃO: Paula Losada (1652-DRT/PE), Vlaudimir Salvador (1836-DRT/PE), Daniel França (3120-DRT/PE) e Elano Lorenzato (2781-DRT/PE)

REDAÇÃO e FOTOGRAFIA: Niumízia Alves, Janaína Rezende, Raítza Vieira, Rodolfo Bourbon e Higor Gonçalves (Estagiários).

RELAÇÕES PÚBLICAS: Gabriela de Andrade, Vanessa Fernanda e Thiago César (Estagiários).

PUBLICIDADE e Fotografia: Gustavo Figueiredo e Natália Lubambo (Estagiários)

WEBMASTER: Kiko Secchim, SJ.

CONTATO: Rua Afonso Pena, 179, Santo Amaro, CEP: 50050-130, Fone/Fax: (81) 2119-.4409 E-mail: assecom@unicap.br

Críticas e/ou sugestões, envie um e-mail para a redação do Boletim UNICAP

O Boletim Unicap é distribuído exclusivamente para os alunos, ex-alunos, professores, funcionários, instituições de ensino superior e empresas de comunicação. Caso queira cancelar o recebimento desta publicação, ou alterar seu e-mail, escreva para

 
 
Agenda
 


MARÇO

05 a 09 - Cátolica Promove a V Semana da Mulher

12 e  14 - Inscrição/ renovação de acesso ao estacionamento de alunos

12 - Biblioteca terá horário especial durante o  1º GQ


ABRIL

Até 12 - Biblioteca terá  horário especial durante 1º GQ


MAIO

16 a 18 - Católica Promove 4º Encontro Nacional das Águas

 
     
     
       
l Assecom | Boletim | Agenda | Fotolog |
 | Busca | Minuto Unicap |
       

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
Rua do Príncipe, 526. Boa Vista - CEP 50050-900 - Recife - PE - Brasil - fone: 55 81 2119-400
0