V Semana da Enfermagem traz debate sobre os caminhos e possibilidades para o enfermeiro empreendedor

A V Semana da Enfermagem, projeto da coordenação do curso em parceria com o DA, teve início na segunda-feira (13) e prossegue até a sexta-feira (17). O tema deste ano é “Enfermeiro empreendedor: caminhos e possibilidades”. A programação conta com minicursos, na parte da tarde, e palestras, à noite.

Para a primeira palestra da semana, foi convidada a Prof. Dr. Thassia Moura, que tratou da escassez de empreendedorismo dentro das áreas da enfermagem. “Costumo dizer que, enquanto as outras profissões estão lutando para trazer novos clientes para eles, estão aí desenvolvendo novas estratégias, a gente está ainda discutindo se empreender é papel de enfermeiro ou não”, comentou. Além disso, trouxe uma reflexão acerca do que cada um vem fazendo para modificar o cenário profissional.

A representante do DA de Enfermagem, Indrid Farias, trouxe palavras de inspiração para o evento e falou da necessidade de explorar estratégias de empreender como profissional de saúde. “Nós acreditamos num futuro promissor, a partir de mais iniciativas empreendedoras na enfermagem, para isso trabalharemos e lutaremos em prol da valorização da enfermagem”, disse.

A Prof. Josueida Carvalho apresentou uma iniciativa da OMS em conjunto com a Duquesa de Cambridge, Kate Middleton, que se chama “Enfermagem Agora”, que tem como objetivo promover as boas práticas dentro da profissão e apresentar a importância dela para o mundo. A professora também falou sobre equidade na hora de desenvolver o trabalho e no momento de quebra de paradigma que a enfermagem vem passando. “A enfermagem  está num processo histórico que é passar de uma enfermagem voltada para a “arte do cuidar” para a ciência da prática”, explicou.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.