V Encontro Nordeste de História da Mídia

Reportagem Isabela Veríssimo – aluna de Jornalismo da Unicap

O V Encontro Nordeste de História da Mídia aporta na capital pernambucana com o tema Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã, nos dias 16 e 17 de maio de 2018. Sediado na Universidade Católica de Pernambuco, o evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar), em conjunto com os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Jogos Digitais e Fotografia da Unicap. As inscrições para submissão de trabalhos de pesquisadores, professores e estudantes já estão abertas e vão até o dia 30 de abril de 2018.

Na oportunidade, serão realizadas mesas redondas, apresentações de trabalhos, lançamento de livros, entre outras ações de fomento à pesquisa em torno de temáticas envolvendo a Comunicação, História, Mídia e assuntos correlatos. Nos dois dias de evento também haverá programação cultural com artistas locais para mostrar a diversidade pernambucana.

Submissão de trabalhos

Podem submeter trabalhos para apresentação nos grupos temáticos docentes, pesquisadores e profissionais da área, estudantes de graduação e pós graduação. Ao todo, são nove GTs diferentes coordenados por professores da Universidade Católica de Pernambuco. São eles: GT1 – História do Jornalismo; GT2 – História da Publicidade e da Comunicação Institucional; GT3 – História da Mídia Digital; GT4 – História da Mídia Impressa; GT5 – História da Mídia Sonora; GT6 – História das Mídias Audiovisuais; GT7 – História da Mídia Visual; GT8 – História da Mídia Alternativa; GT9 – Historiografia da Mídia. A inscrição deve ser realizada através do site do evento (https://doity.com.br/historiadamidianordeste2018).

Programação

Todas as atividades acontecerão na Unicap. O primeiro dia (quinta-feira, 16) terá início às 12h com o credenciamento no hall do bloco G, em frente ao protocolo e segue com o oferecimento de sete oficinas que acontecem das 13h às 16h, no bloco A.  Dando continuidade, às 16h, haverá lançamento dos livros no foyer do auditório G2. No intervalo para a segunda parte do dia, a banda Pickpockets toma conta da hora cultural no hall do bloco G, a partir das 17h30. Às 18h00, acontece a solenidade de abertura. Na sequência, a conferência  Comunicação, História e Cidadania: 30 anos da Constituição Cidadã.

No segundo e último dia de congresso (sexta, 17), a programação conta com apresentação de trabalhos nos nove Grupos Temáticos (GTs), das 9 às 13h, no bloco B da universidade. Às 14h, a primeira mesa do dia aborda o Consumerismo Digital na perspectiva publicitária. A mesa de debate sobre Memória e Cultura Digital começará às 16h e, a última, sobre Os 50 Anos das TVs Educativas no Brasil, às 18h. As mesas acontecem no Auditório Dom Helder Câmara, térreo do bloco A. Encerrando o evento, às 20h, haverá um pocket show regado a muito forró, por Geraldinho Lins.

A última edição

O IV Encontro Nordeste de História da Mídia aconteceu nos dias 04 e 05 de agosto de 2016 na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O evento foi realizado por meio da parceria do curso de Comunicação da instituição com a Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar). O tema central foi Mídia, Fluxos Migratórios e Diásporas: Perspectiva Histórica.  O público estimado é de 400 pessoas para a edição do evento na Católica.

Oficinas

Jornalismo de Bolso – Kety Marinho

Mídia Tática – Fernando Fontanella

Roteiro de Vídeo – Léo Falcão

Pinhole – Renata Victor

História de Cannes – Daniel da Hora

Economia Política, Economia Criativa e Comunicação Comunitária – Patrícia Paixão e Paula Velôzo

Lacri – Laboratório de Apresentações Criativas – João Guilherme Peixoto

Serviço

V Encontro Nordeste de História da Mídia

Onde: Universidade Católica de Pernambuco

Quando: 16 e 17 de maio de 2018

Para informações, inscrições e submissão de trabalhos, acesse o site do V Encontro Nordeste de História da Mídia: https://doity.com.br/historiadamidianordeste2018

print
Compartilhe:

Deixe um comentário