Unicap lamenta perda da professora Nair Leone

Atualizado em 05/07/2020 – 16h05

A Universidade Católica de Pernambuco lamenta profundamente o falecimento da Professora Nair Leone, do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). Ela morreu na manhã deste sábado (4) vítima de problemas cardíacos. Nair Leone foi professora da Unicap por 23 anos e Conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) na gestão de Aloísio Xavier. A morte dela foi notícia no Diario de Pernambuco. 

Ex-aluna da Católica, ela realizou o sonho de lecionar onde estudou quando passou a fazer parte do corpo docente, em 17 de fevereiro de 1998 para ensinar as disciplinas de Direito Comercial I, II, III e IV.

Fez mestrado pela UFPE e era professora adjunta I do curso de Direito da Unicap. Em 2001, começou a orientar Trabalhos de Conclusão de Curso (disciplinas de Monografia I e II). Em 2006, passou a desenvolver atividades no Núcleo de Prática Jurídica (Astepi) nas áreas Cível e Trabalhista. Ainda no CCJ, ensinou Introdução ao Direito I, Direito de Empresa, Direito Fundiário, Direito Alimentar e, atualmente, orientava alunos na redação de peças na área Trabalhista, lecionando a disciplina de Prática Laboratorial Trabalhista e na Prática Real. Nair era ainda conciliadora na Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem da Universidade em convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

A pernambucana nascida em Triunfo também lecionou no curso de Administração nas disciplinas Legislação Comercial e Societária, Legislação Social, Instituições de Direito e Direito de Empresa. Nair também foi professora do curso de Engenharia Civil, nas turmas de Direito para Engenheiros.

, O Reitor Padre Pedro Rubens e docentes do CCJ fizeram questão de prestar homenagens. Um dos professores e grande amigo de Nair, Prof. Ricardo Magalhães, enviou uma das mais emocionantes mensagens.

Nair era amiga e fã do cantor Cauby Peixoto (falecido em maio de 2016), a quem sempre hospedava em sua residência quando o artista estava no Recife.

Confira a sequência de depoimentos e links com as músicas que Nair mais gostava: “Conceição” e “A Pérola e o Rubi“.

Mensagem do Reitor

Nesta madrugada. Profa. Nair partiu…Muito querida no corpo docente e funcional de direito e da Unicap. Creio que podemos ressaltar três sentimentos: reconhecimento pela contribuição na missão comum; solidariedade da comunidade acadêmica com familiares e amigos; e esperança de uma vida sem fim.

Padre Pedro Rubens, SJ.


Foto: uniflores.com.br

Depoimentos:

“Amar é deixar partir para não ver o outro sofrer. E nesse amor de tanta beleza e gratidão hoje entrego Nair de volta ao Pai”.

Prof. Ricardo Magalhães.


“Nair, você sempre estará no meu coração. Eu gostava de ouvir suas historias sobre sua amizade com Cauby Peixoto. Nesta passagem, muita luz para você Nair.”

Prof.ª Valdenia Brito


“Uma honra para mim, falar de Nair, uma colega muito especial, que alegrava e enriquecia a Sala dos Professores.”

Prof. José Lázaro


“Sim. Ficamos mais pobres por aqui. Sentiremos falta de Nair. Fomos colegas na FADO e depois na Unicap. A elegância era a sua marca principal. Uma pessoa de amigos e com opiniões bem definidas. Deus conforte todos os que choram esse momento.”

Prof. Marcílio Mota


“Meu mais profundo sentimento pesar pelo falecimento de nossa querida Nair. Que Deus conforte s família nesse momento de dor”.

Prof.ª Fátima Falcão


“Que tristeza, meu Deus… tenho tantas memórias lindas com Nair… feijoada e muita alegria, na casa dela e com os nossos alunos da AESO… os presentes que ela sempre gostava de dar para Manu (Manu pequena detestava brincos, mas, depois do primeiro que Nair deu, nunca mais parou de usar)… o filme O PIANO que só assisti por causa dela… as aulas de tricô que íamos começar quando voltasse ao normal… estou dormente… que Deus a receba com todo amor 🙏🏼🙏🏼❤️”.

Prof.ª Catarina Oliveira


“Nossa história começou há mais de vinte anos ! Saudades do nosso último abraço no estacionamento da Unicap, no início de março. Ah se eu soubesse que seria o último…voltaria mil vezes pra lhe reabraçar…Lembrando que fiz as aulas do Google Classroom na Turma dela com Hélio, Aline Grego, Fatinha, Nadja…”

Prof.ª Valéria Lins


“Sempre sorridente, sempre simpática, educadíssima, elegante. Encontrar Nair na sala dos professores era sinônimo de acolhida. Sempre de bom humor. Sinto muito.”

Profº Marcelo Labanca


“Nair tinha o espírito jovem e gostava de brilhar. As coisas só tinham graça se fosse assim. Não era uma pessoa a mais. Era Nair e isso a gente percebia logo. Sempre alegre, se destacava no meio da multidão. Gostava de música, amigos e alegria. Gostava muito dela e fará muita falta.”

Prof. Lúcio Grassi


Foto: blog.plantei.com.br

“Bela, altiva e afirmativa. Permanente em sua pulsão de vida: NAIR. Para além de professora e profissional da mais alta estirpe, uma mulher à frente de seu tempo. E por estar do tempo emancipada: vive. Elegantemente abrigada nas batidas de nossos corações.”

Prof.ª Andrea Campos


“Amiga Nair, sorriso largo, elegante no trato, educadora nata, profunda conhecedora do direito, amiga dos colegas e de seus alunos. Já nos deixa saudades.”

Prof. Fernando Lapa


“Comecei a lecionar na Católica em Abril de 1988. Pude, ao longo de todo este tempo, mercê de Deus, fazer grandes amizades no Departamento de Ciências Jurídicas. Hoje, ao saber do falecimento da amiga e colega Nair, um sentimento de perda invade o meu espírito. Deus a receba na sua infinita bondade, e conforte os familiares.”

Prof. Frederico Neves


“Nair deixa muita dor e saudades! Tive a honra de ser seu aluno e, posteriormente, colega de docência. Sempre alegre, elegante, carismática e com forte personalidade, Nair era exemplo de profissional, seja na academia ou, mesmo, na advocacia. Nosso conforto é o de que ela recebeu o merecido descanso e, agora, retorna à casa do Pai. Meus profundos sentimentos para os familiares e para todos aqueles que, como nós da comunidade acadêmica, sofrem com tão grande perda.”

Prof. Ricardo Galvão


“Minha querida professora Nair, mesmo não tendo sido sua aluna, aprendi com o seu exemplo, as características que formam uma grande mulher:  nobreza de caráter, inteligência, autenticidade, bom humor, gentileza e um coração imenso. Obrigada por cada abraço, por cada cheiro na minha cabeça, por cada risada!! Você é para sempre, rainha! Que seu caminho seja de luz e amor.”

Prof.ª Roberta Cruz


“A rainha Nair, como a chamávamos resolveu ter outra morada. Elegante de corpo e alma, deixa uma saudade enorme entre seus colegas na Unicap. Forte e imponente, era também generosa com os amigos e sempre estava feliz e disposta conosco e com os alunos. Deixará um vazio enorme, desses que apaga um pouco a Luz do ambiente. Que possamos sempre lembrar dela como gostaria de ser lembrada: altiva, independente e incansável.”

Prof.ª Maria Rita de Holanda


“Nair era uma fortaleza, um riso único, empoderada e cheia de uma força vital linda! Assertiva e desconhecedora do que significava medo, porque tinha uma coragem nata, sempre me reconheci como uma versão mais jovem dela… Talvez porque somos da mesma cepa ela Novaes e eu Ferraz!
Elegante ao extremo, super antenada com as tendências mais atuais sobre moda, tentou me incutir algo sobre o assunto, mas eu sou colorida demais para isso… Nair era do apoio ilimitado, do abraço, do chamar de canto e dizer verdades!

Eu estou desolada porque não pude dar um último adeus! Porque ela merecia um ritual fúnebre belo e cheio de pompa como foi sua vida! Porque perdi minha amiga e uma grande referência pessoal e acadêmica! Aprendi lindas lições de dignidade existencial com ela, aprendi que mulheres fortes podem ser donas do mundo, que a gente pode ter classe rodando a baiana e dando as cartas! Nair era uma lutadora da melhor espécie! E hoje o dia é sobre uma tristeza infinita!”

Prof.ª Carolina Ferraz


“Sentirei falta da convivência com a amiga e professora Nair Leone, de raízes e virtudes reconhecidas. O caráter – seguro e perene – e a alegria em conviver generosamente fazem-na merecedora de lugares especiais em nossa memória. Ilimitadas homenagens. Solidariedade aos familiares.”

Prof. João Ferreira Braga


“Conheci a Prof. Nair, um dos maiores exemplos de mulher e profissional, ainda como estudante da graduação e a levarei em minhas memórias para sempre. Agora, nos resta desejar que o pai a receba com sua infinita misericórdia e amor divino! Seu enorme legado permanecerá vivo em nossas mentes e corações!”

Prof.ª Caroline Lobato


“Quando a dor é grande demais, o dicionário não socorre a gente. Não se tem o que dizer. A saída é silenciar e deixar as boas lembranças acontecerem, como aquela de ver um show do artista preferido, lado a lado, com brilho na roupa, nos olhos, no sorriso. Saudade infinita.”

Prof.ª Haidée Camelo


“Fui aluna de Nair e depois sua colega; e sempre admirei a sua alegria, firmeza, elegância! Conhecimentos práticos e teóricos , que faziam de muitas aulas, uma Conversa.”

Prof.ª Érica Babini


“Triste notícia. Fui aluno de Nair na disciplina de direito de empresa. A vida de Nair persiste em cada rastro que ela deixou no mundo, em cada aula que ela ministrou na UNICAP, em cada lembrança que cada um de nós guardamos.”

Prof. Danilo Viana


“Eu Ainda diria a nossa amiga: E agora Nair ?quem vai arrumar e consertar minhas poucas joias e as bijuterias? Quem vai me indicar os lugares onde comprar coisas que tínhamos em comum em gosto ?
Quem vai nos fazer aquele bolo de milho diferente e que não me deu a receita?? E agora Nair ??? Não será esquecida mais pela atenção e carinho que tinha com todas nós Estou triste amiga e certa que cada uma temos uma missão aqui e a sua você cumpriu com maestria de uma mulher forte e feliz
Um dia …..qualquer dia vou lhe encontrar…”

Prof.ª Alice Neves


“Que notícia triste! 😭😭😭😭😭😭😭😭Gostava demais da professora Nair! Tive o prazer de conhecê-la no 1° Ciclo. Sempre alegre, vaidosa, sorridente. Só me chamava de Fabi… Como eu gostava de conversar com ela. Certa vez estava no Itaú com minha mãe e Nair chegou com sua alegria e simpatia. Minha mãe ficou impressionada com a vitalidade e o charme de Nair. Gostava muito de ouvir suas histórias, suas experiências de viagens. Uma mulher inspiradora… Uma guerreira… Ficará para sempre no meu coração… 😭😭😭😭😭😭.”

Prof.ª Fabiana Furtado


Meus sinceros sentimentos e solidariedade à família e a toda nossa comunidade acadêmica.

Prof. Thales Castro


“Meus Sentimentos! Profa Nair deixará muita saudade. Que Deus a acolha e conforte a família.🙏”

Prof.ª Anne Simões


“Querida Nair, que falta fará. Muito triste! 😔”

Prof. Fábio Túlio Barroso


“Professora Nair foi um exemplo de fortaleza e alegria para todos. Sentirei muita falta da forma carinhosa com que sempre me tratou desde o primeiro dia em que a conheci. Sem dúvida, é muito difícil imaginar que não mais a encontrarei na Unicap sorrindo para mim e me chamando de Alê. Tenho a certeza de que já está no merecido descanso ao lado de Deus.”

Prof.ª Alessandra Perez


“Nair será sempre exemplo de simpatia, elegância e profunda competência. Sua amizade sincera anunciava candura em qualquer tempo. Amante da música e do saber agora voa para a imortalidade. Nair é inspiração que permanece viva no coração de quem a conheceu!”

Prof. Rodrigo Deodato


“Vai fazer falta! Ela só me chamava de Zé Henrique😔”

Prof. Luiz Henrique


“Guardo de Nair a sua garra, elegância e alegria. Assumi quatro das suas turmas de Prática Trabalhista e constatei as suas últimas postagens para os alunos, demonstrando a sua capacidade de se atualizar e se superar. Deve estar em um bom lugar. Ela merece um bom descanso.”

Prof.ª Nadja Wanderley


“Há cinco anos, encontrávamos Nair, nas quartas à tarde/noite, na ASTEPI, sempre alegre, mesmo quando reclamava de dores. Sempre solicita e amável com os colegas. Vai fazer falta quando não a encontramos mais; porém, ficou a lembrança de uma mulher idosa, sem preconceito, destimida, autêntica, verdadeira. Nair, grato por ter conhecido você. Sei que está na CASA do SENHOR. Amém 🙏🙏”

Prof. José Maria


“Que o Senhor a receba. Nair era uma pessoa de muitas qualidades, mas sua sinceridade e firmeza nas posições destacavam a grande de seu caráter. Vá na paz, Nair!”

Prof. Alexandre Pimentel


“Sempre lembrarei da sinceridade de Nair ao responder um bom dia com alegria e um sorriso no rosto sem jamais ser indiferente. Ela conheceu e fez parte de minha história. A amizade que nos uniu estará no meu coração para sempre. Até um dia querida amiga!

Prof.ª Rosângela Lira


“Querida Professora Nair,

A sua alegria, a sua generosidade e o seu companheirismo continuarão entre nós nas salas e corredores da UNICAP. Muito grata pelos momentos de encontro! Saudades!”
Prof.ª Marília Montenegro
print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.