Unicap-Icam realiza entrega de máscaras de proteção facial que ajudam no combate à proliferação da Covid-19

A Unicap-Icam International School, escola internacional formada a partir da parceria entre a Católica e o Institut Catholique d’Arts et Métiers (Icam), da França, está começando a distribuir máscaras de proteção facial que fazem parte do Equipamento de Proteção Individual (EPI) de profissionais de saúde e cidadãos que atuam na linha de frente ao atendimento e cuidados com pacientes com a covid-19. Atualmente, 28 estão prontas para entrega e, ao longo da semana, mais 100 estarão finalizadas e devem seguir para doação.

Atuando na linha de frente da produção, o professor do curso da graduação em Jogos Digitais e do Mestrado Profissional de Indústrias Criativas, Anthony Lins, destacou que as entregas das face shields – nome dado para o modelo de máscara produzido – será definido por uma comissão formada na Unicap. “Vamos, inicialmente, priorizar os casos já mapeados, sobre parentes e funcionários da Unicap que atuam diretamente na linha de frente de atendimento e cuidados com pacientes com a Covid-19”, disse o professor.

A logística, quantidade e datas de entregas devem ser definidas por uma comissão que será formada na Unicap. “Existem alguns hospitais onde alunos e professores da universidade estão atuando de alguma forma, e é possível que algumas máscaras sejam entregues nesses locais”, disse o professor.

As máscaras são produzidas no Laboratório Maker, da Unicap-Icam, e contam, também, com a colaboração do laborista Hermano Ramos. Desde o início do isolamento social proposto pelas autoridades de saúde para evitar a propagação do novo coronavírus, a Católica vem produzindo essas máscaras em modernas impressoras 3D e cortadores a laser da instituição. Todos os custos de material e produção foram bancados pela Unicap.

De acordo com o professor, a produção continua e a instituição avalia a montagem de novos artefatos. “Fazemos parte de um grupo de interessados na cultura maker, que está produzindo artefatos para ajudar os grupos de atendimento à Covid. Alguns locais que já foram mapeados para que possam receber o que estamos produzindo”.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.