Unicap-Icam promove live sobre programação em arquitetura e design

Por Bernardo Sampaio

A Unicap-Icam International School promoveu, na quarta-feira (17/06), a live “Processos Digitais – reflexões sobre programação em arquitetura e design” através da plataforma Google Meet, com a presença de Gabriele Landim.

A mestra em arquitetura, urbanismo e tecnologia pela USP conduziu a conversa junto com o debatedor Dyego Di Giandomenico, guiando os espectadores à uma conversa sobre a programação: o que é, utilidade prática na arquitetura, benefícios na lógica pessoal, entre outros.

Além de exemplos mais abrangentes, Gabriele também entrou em detalhes de como o conhecimento em programação pode ajudar o arquiteto, assim como vários outros profissionais. Para os arquitetos, foi citado especificamente cada um dos programas mais conhecidos, como o AutoCAD, SketchUP, Rhinoceros e outros.

O uso de macros, assim como o entendimento da programação pra saber como um programa funciona e, eventualmente, conseguir saber o que está dando errado e quais as possíveis soluções, são habilidades que só podem ser desenvolvidas quando se conhece pelo menos o básico da linguagem de máquina. “Para além da programação, o que importa é a base do pensamento algorítmico”, diz.

E isso é importante porque não se sabe quanto tempo aquela linguagem de programação vai durar, mas o conhecimento da lógica é maior que a linguagem em si. Assim, é possível aprender outras linguagens com mais facilidade.

Enquanto ela falava, foram surgindo algumas perguntas na área de bate-papo. Quando terminou, mais surgiram: era a hora do debate. Dyego fazia as perguntas do chat pra que Gabriele pudesse responder. Perguntas que envolviam copyright, interdisciplinaridade, etc. No fim, ambos agradeceram a presença de todos e encerraram a live.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.