Unicap entrega diplomas aos primeiros médicos formados pela Universidade

A Universidade Católica de Pernambuco começou a entregar, nesta segunda-feira (10), os diplomas aos médicos formados na primeira turma de curso de Medicina da Unicap. Ao longo da manhã, eles pegaram o documento no auditório G1. A Católica elaborou um protocolo para respeitar as normas de distanciamento social, com horário estendido, cadeiras marcadas e verificação de temperatura na entrada.

Com o atendimento individualizado, com hora previamente agendada, poucos colegas se encontraram. Mas entre eles, o clima era de alegria e gratidão por receber o tão sonhado diploma oficial. “É uma sensação gratificante pelo companheirismo da Católica, o apoio desses anos e a minha turma, que é vitoriosa por todas as adversidades que a gente passou e hoje a gente ter conseguido concluir”, disse a Drª Talita Rodrigues Dantas Silva.

“A sensação é de sonho realizado, concretizado. A gente ficou muito feliz com toda a repercussão e não esperava que esse momento seria mais do que especial”, afirmou a Drª Hannah Catarina Alves de Oliveira que está exercendo a profissão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI´s) em dois hospitais: Alpha, no bairro de Boa Viagem, e Otávio de Freitas, em Tejipió. Em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, ela atua em um hospital de campanha contra Covid-19.

Fotos: Alex Costa

Assim como Hannah, a maioria da turma já está trabalhando e uma parte significativa na linha de frente da Covid-19. A própria Talita é um exemplo. A médica recém-formada está dando plantões em hospitais de Camaragibe, São Lourenço da Mata e trabalhando em Unidade Básica de Saúde (UBS). “É bem desafiador porque a gente sai da universidade ainda cheia de dúvidas sobre como vai ser o primeiro emprego. Mas está sendo uma boa experiência porque a gente teve uma base muito boa, consolidada para estar preparado para o que vamos enfrentar”.

Sobre atuar na linha de frente do combate à pandemia, a Drª Júlia Borges de Jesus encara o desafio como uma oportunidade de amadurecer profissionalmente. Ela está trabalhando na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro dos Torrões, e no Programa de Saúde da Família (PSF), em São Lourenço da Mata. “Na UPA a gente pega alguns casos e tem que estar preparado psicologicamente, emocionalmente pra lutar contra a Covid. Temos muitos desafios pela frente, mas com certeza a Covid é um grande desafio para todos nós recém-formados”.

Diploma Nº 1 – O primeiro diploma de médico entregue pela Unicap foi ao Dr. Carlos André Urquiza Arcoverde. Ele recebeu o documento das mãos do Reitor, Padre Pedro Rubens, na última quarta-feira (5). Carlos foi o primeiro estudante de Medicina da Católica a colar grau.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.