Unicap e Sebrae promovem o Startup Way 2020

A Universidade Católica de Pernambuco fechou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PE) para realizar uma edição do Startup Way. O Evento pretende estimular, entre alunos, funcionários e professores de todas as áreas, ideias de negócios com impacto socioambiental. Funciona nos moldes de um hackathon no qual o desafio é lançado e os times competem entre si na busca de soluções. Uma verdadeira maratona de ideação de modelo de negócios e novas formas de empreendedorismo.

A iniciativa, que tem como tema Modelos de Negócios Inovadores com Evidências de Impacto Socioambiental, está organizada por fases. A primeira delas é destinada à formação de mentores, função que deve ser desempenhada por professores. A mentoria visa dar apoio aos grupos durante toda a construção do projeto, acompanhando cada fase, e compartilhando seu conhecimento e experiências para que os participantes possam aprender ao desenvolver novas soluções. O mentor tem o papel de orientação, colocando-se como um conselheiro, para dar direcionamento e incentivar a confiança do grupo nas ideias geradas para o desafio.

O mentor precisa estar disponível para o grupo, principalmente nos períodos que antecedem as entregas. “A proposta é o mentor fazer reflexões durante a maratona, no decorrer da trilha de ideação de um negócio inovador de impacto sócio sustentável. Aconselha-se que combine os momentos de mentoria para que possa fluir o desenvolvimento. É um momento de não ter que ter resposta para tudo, é ter mente a aberta para construir algo novo e vivenciar a processo colaborativo de troca de saberes e mentorar em par com outro para apoiar quando necessário”, destaca a especialista do Sebrae-PE Conceição Moraes.

Ela destaca ainda outros pontos esperados para o perfil do mentor como o acompanhamento da execução do desafio, estimulando o engajamento dos participantes e dando apoio também à interação relacional, gerenciando possíveis conflitos. “Caberá também ao mentor ajudar no processo de criação, sem julgar se a ideia é boa ou não. O mentor tem a função de questionar, perguntar, validar, provocar, mas também precisa direcionar”, detalha o professor do curso de Jogos Digitais e do Mestrado em Indústrias Criativas da Unicap, Anthony Lins, que está à frente da articulação do evento na Católica.

O desafio ocorrerá de entre 8 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas pelo link https://bit.ly/inscriçãoMENTOR.  As oficinas para a formação de mentores serão realizadas entre os próximos dias 24 e 28 de agosto, das 16h às 18h, pela plataforma Zoom. A programação contará com palestras que abordarão temas como o conceito de negócios de impacto socioambiental, validação de problemas, formas de investigação, ferramentas de design think entre outros aspectos. Somente professores podem atuar como mentores.

Equipes – Após a capacitação de mentores, é hora de montar os times. Podem participar funcionários, alunos da graduação e pós-graduação de todos os cursos da Católica. Vale destacar que o evento é totalmente gratuito e será feito online. Os participantes vão poder se inscrever na modalidade individual até 3 de setembro. Já na modalidade de grupos, as inscrições poderão ser feitas até 7 de setembro.

No primeiro momento, os inscritos na modalidade individual formarão grupos com outras pessoas, que podem ser de vários cursos da Católica, em um espaço do Telegram criado pela comissão organizadora do evento. Os grupos podem optar por quatro ou seis participantes. As equipes irão participar de palestras e mentorias ao longo de duas semanas que permitirão o desenvolvimento de pitches avaliados pela equipe do Sebrae. As cinco melhores ideias apresentarão pitch ao vivo para uma banca formada por especialistas, empresários e professores. A premiação do Startup Way Unicap 2020 será a participação do curso Bootcamp, no Sebraelab (presencial ou online). As equipes que concluírem as entregas irão receber um certificado de participação de 30h referentes à realização de toda a trilha do Startup Way Unicap.

Link de Inscrições: https://bit.ly/startupwayUNICAP  

Outras informações:

(81) 99643-2360 Conceição Moraes – especialista do Sebrae – conceicaom@pe.sebrae.com.br

(81) 99974-9967 Raquel Xavier – especialista do Sebrae

Conheça o regulamento do Startup Way 2020 Sebrae Unicap

 

 

 

print
Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.