Unicap concede título de Doutora Honoris Causa à economista Tânia Bacelar nesta segunda (3)

A Universidade Católica de Pernambuco irá conceder o título de Doutora Honoris Causa à economista Tânia Bacelar. A solenidade vai ser realizada nesta segunda-feira (3), a partir das 16h, no auditório G1. A iniciativa partiu do colegiado do curso de Ciências Econômicas que, na Unicap, está ligado ao Centro de Ciências Sociais.

A honraria se deve ao legado de décadas da economista pernambucana. Tânia tem uma trajetória de destaque tanto na iniciativa privada quanto no Poder Público. Desenvolveu trabalhos de consultoria e pesquisa para diversas instituições internacionais e nacionais. É sócia da Consultoria Econômica e Planejamento (Ceplan).

Fotos: Arquivo Assecom

A ligação da economista pernambucana com a Católica vem de longas datas. Além de ex-aluna do curso de Economia, ela é ex-professora da Casa e há pouco tempo atuou como consultora do planejamento estratégico da Universidade. Tânia Bacelar foi diretora da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), secretária de Planejamento e de Fazenda do Estado de Pernambuco, secretária de Planejamento do Município do Recife e secretária de Políticas de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional.

A professora tem Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) e doutorado em Economia Pública, Planejamento e Organização do Espaço pela Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne. Atuou como professora do Departamento de Economia da UFPE e de cursos de pós-graduação na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Foi presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-PE) e conselheira do Conselho Nacional de Economia (Cofecon). Em 2018, Tania recebeu o Prêmio Personalidade Econômica de Ano pelo Cofecon. Em 2016, recebeu o título de Cidadã Piauiense em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Piauí.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.