Show memorável do MPB Unicap marca aniversário de 75 anos da Católica

A noite de aniversário dos 75 anos da Universidade Católica de Pernambuco foi marcada por uma apresentação memorável do grupo MPB Unicap. O show aconteceu no Teatro Luís Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. Alunos, professores e funcionários interpretaram 27 canções que marcaram a história do Brasil e da Unicap.

O repertório foi organizado por blocos de músicas que eram intercaladas com textos sobre a história da Unicap a partir da pesquisa do Prof. Dr. Newton Darwin Cabral, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião e da Licenciatura em História. Aliás, o professor Newton interpretou quatro canções.

O evento reuniu grande parte da comunidade acadêmica que foi recebida pelo Reitor, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens; pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Profª Drª Valdenice José Raimundo; pelo Pró-reitor Comunitário, Prof. Dr. Padre Lúcio Flávio Cirne; e pelo Pró-reitor Administrativo, Prof. Msc. Márcio Waked. O ex-Reitor da Unicap, Padre Theodoro Peters, também estava presente. Pouco antes do show, Padre Pedro fez questão de agradecer. Veja logo abaixo a íntegra de seu discurso.

Estamos muito felizes e viemos aqui para celebrar… E nada melhor para celebrar que a música popular brasileira. 75 anos dos primeiros cursos que deram origem à nossa universidade: a Unicap não nasceu por decreto, mas foi uma construção coletiva, liderada pelos jesuítas junto à sociedade, com o apoio da igreja…

Esse era o grande motivo desse show anual do MPB Unicap que celebra 35 anos de sua fundação, juntamente com a 35 anos de Capoeira. Além disso comemoramos os 25 anos do Madrigal. Esses grupos farão a festa!

Além desses muitos motivos, temos uma razão a mais: no coroamento do jubileu de brilhantes, conquistamos a jóia da coroa… A avaliação institucional do MEC reconheceu nosso trabalho e nos consagrou como uma universidade de excelência.

O ex-Reitor Pe. Peters.

Isso significa que alcançamos o patamar das melhores universidades do país, não por marketing ou autovalorização, mas por reconhecimento criterioso e exigente. Ainda temos muito a melhorar, mas hoje temos que celebrar, com todo o direito.

Ao longo desses 75 anos de nossa história, o Brasil passou por muitas mudanças, entre crises e conquistas. A universidade foi solidária com as dores de parto de um povo cheio de esperança…
Nesse período, muita arte marcou época ajudando a superar crises, com coragem, poesia e música.

Estamos em uma época tremendamente crítica e uma profunda crise de valores: estamos assustados com a violência, a intolerância e o preconceito que as redes sociais tanto ampliaram e evidenciaram. “Brasil, mostra tua cara!”

Que esse noite, escutando as musicas que marcaram época, possamos renovar nossa esperança no Brasil: que a história de superação e conquista da Unicap, nos encoraje e inspire cada vez mais, no embalo de tantos saberes, com fé na vida e em sua beleza… “E a vida, o que é o que é? É a vida… é bonita e é bonita”.

 

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.