Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental promove palestra sobre autismo

O Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental (SICC) da Universidade Católica de Pernambuco promoveu, na noite dessa quinta-feira (25), na sala de Teleconferência, no térreo do bloco G4 o primeiro Encontro com Especialistas em TCC, com a videoconferência sob o tema: Cuidando de Criança com Autismo na Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC).

O evento contou com a presença da professora especialista Emanuelle Fontenelle, que tem mais de 20 anos de experiência na clínica infantil, com atendimento às crianças portadoras do espectro autista. A conferencista apresentou as classificações do Transtorno do Espectro Autista (TEA); as dificuldades e os sintomas característicos; e o atendimento integral realizado na TCC com a criança, a família e a escola para estimular seu desenvolvimento socioemocional e cognitivo.

Emanuelle Fontenelle destacou, também, as dificuldades da população em identificar o TEA, muitas vezes chegando até a idade adulta sem um diagnóstico preciso.

Mas afinal como é dado um diagnóstico de pessoas com TEA? Emanuelle explica que há dois sintomas muito característicos do espectro autista, que é a dificuldade na interação e comunicação social e a presença de interesses restritos, fixos e intensos, levando também a comportamentos repetitivos. Estima-se que mais de 1% da população apresenta dificuldades no desenvolvimento características do espectro autista, apresentando três níveis de severidade que vão desde o mais leve, ao moderado e ao grave.

O evento foi coordenado pela professora Suely Santanaque explicou a importância do encontro. “Nós criamos o Serviço de Intervenção Cognitivo-Comportamental (SICC) na Clínica de Psicologia da Unicap para atender às várias demandas dos estudantes e clientes, a comunidade em geral… Todos os meses, a organização trará um especialista nacional do ramo da psicologia para falar de uma temática por videoconferência, contribuindo para promover uma melhoria na qualidade da formação e da prestação de serviço à população”, destacou professora Suely Santana.

O SICC é um Projeto de Extensão que tem como objetivo oferecer atenção individual e/ou coletiva as pessoas em sofrimento psicoemocional e atividades de prevenção e promoção em saúde mental, pautadas no referencial da TCC. O Projeto visa, também, proporcionar um aperfeiçoamento na formação dos voluntários envolvidos.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.