13ª Semana de Integração da Unicap começa com Mostra de cinema e oficinas

vazantes-facebook-590x295

A programação cultural da Semana de Integração da Unicap vai contar com a Mostra Curta Vazantes: Cinema em Comunidade e com as oficinas de Bonecos Animados, ministrada  pelo diretor de cinema de animação Quiá Rodrigues, e O Ator em Processo, ministrada por Luciano Torres. Confira a programação abaixo:

Itinerância da Mostra Curta Vazantes:
Cinema em Comunidade

20 a 23 de outubro de 2015

Horário: 19h

Local: Lona de Circo armada no Campus da Universidade Católica de Pernambuco

SESSÕES

20 DE OUTUBRO – TERÇA-FEIRA
19h – SESSÃO NA CALADA DA NOITE
Classificação 12 anos

  • TIMOTHY
    DIREÇÃO: MARC MARTÍNEZ JORDÁN
    FICÇÃO / COR / 9’53” / 2013 / ESPANHA
    Sinopse: Simon é um garotinho que tem de lidar com sua babá, Sônia, completamente chata. Mas naquela mesma noite ele receberá a visita de um visitante inesperado, Timothy, o personagem principal do programa favorito de Simon, uma visita que ele jamais esquecerá.
  • TUCK ME IN
    DIREÇÃO: IGNACIO F. RODÓ
    FICÇÃO / COR / 1’ / 2014 /ESPANHA
    Sinopse: Alex pede a seu pai para cobri-lo, mas isso não é a única coisa que ele pede.
  • PEDAÇOS
    DIREÇÃO: ATHANASIOS KALOGIANNIS
    FICÇÃO / COR / 17’ / 2013 / SP
    Sinopse: Pedaços de um pesadelo invadem a mente de uma mulher e ela não consegue mais distinguir o que é realidade e o que é sonho.
  • NUA POR DENTRO DO COURO
    DIREÇÃO: LUCAS SÁ
    FICÇÃO / COR / 21’ / 2014 / MA
    Sinopse: Ela protege sua carne, mas seu couro começa a cair.
  • CARADECABALLO
    DIREÇÃO: MARC MARTÍNEZ JORDÁN
    FICÇÃO / COR / 8’ / 2014 / ESPANHA
    Sinopse: Thriller, horror, comédia, ficção científica e drama animal. Orçamento de € 20 e protagonizado por minha avó e eu.
  • USUÁRIO DESCONHECIDO
    DIREÇÃO: SANDRO AZEVEDO
    FICÇÃO / COR / 18’ / 2014 / MG
    Sinopse: Julia expõe sua vida em uma rede social. Após se mudar para um apartamento, ela comemora com alguns amigos em sua casa. Quando todos vão embora, um estranho ataca seu perfil virtual. Mais tarde, a ameaça torna-se real: mascarados invadem sua casa.
  • DIA ESTRANHO
    DIREÇÃO: FLÁVIO ROSSI
    FICÇÃO / COR / 12’30” / 2014 / SP
    Sinopse: O filme conta um dia na vida de Rafael, que vive de entregar coisas. Ele é contratado por Arnaldo um cara estranho e excêntrico, para um serviço inusitado: levar, preso em seu pescoço, um colar, e pegar uma caixa preta com uma mulher e trazê-la de volta para o seu contratante. Dois serviços para uma única pessoa, num único local. Lucro em dobro. Mal sabia Rafael que iria começar a viver um dia estranho. E com ele a urgência daqueles que contam com pouco tempo de vida. O curta é construído por elipses e flashbacks gerando uma espécie de looping na história com um final surpreendente. Pode haver uma escolha que mudará o destino de Rafael?
  • O SEGREDO DA FAMÍLIA URSO
    DIREÇÃO: CÍNTIA DOMIT BITTAR
    FICÇÃO / COR / 20’17” / 2014 / SC
    Sinopse: 1970, ditadura militar brasileira. Geórgia, uma menina de 8 anos, está intrigada: um dia, seu quartinho de brinquedos aparece trancado. Longe dos olhos dos pais e de sua velha babá, Geórgia consegue abrir a porta: há alguém lá dentro.

 

21 DE OUTUBRO – QUARTA-FEIRA
19h – SESSÃO FRIDA DE GÊNERO E DIVERSIDADE
Classificação 12 anos

  • CANCHA – ANTIGAMENTE ERA MAIS MODERNO
    DIREÇÃO: LUCIANO MARIZ
    DOCUMENTÁRIO / COR / 18’ / 2014 / PB
    Sinopse: Pedro Souto Guimarães, conhecido também como “Pedro Cancha” se permite viver realisticamente até suas fantasias mais ficcionais, tão reais, quanto seus passeios em plena década de 1970, no centro de Campina Grande-PB, com sua saia que se fazia discreta ao se comparar com sua presença performática.
  • A VISITA
    DIREÇÃO: LEANDRO CORINTO
    FICÇÃO / COR / 7’48” / 2014 / RJ
    Sinopse: Matheus vive com seu tio Theo, a quem chama de pai. Seu verdadeiro pai foi morar no exterior quando ele era muito pequeno, então ele sequer tem lembranças dele. Hoje, Matheus finalmente receberá a visita de seu verdadeiro pai.
  • O MELHOR AMIGO
    DIREÇÃO: ALLAN DEBERTON
    FICÇÃO / COR / 18’ / 2013 / CE
    Sinopse: Sábado, primeiro dia de férias. Lucas e Felipe decidem ir a praia.
  • UMA CARTA PARA HEITOR
    DIREÇÃO: LARISSA FERNANDES
    FICÇÃO / 15’17″/ 2014 / GO
    Sinopse: Após a descoberta de uma caixa com o passado dos pais, Beatriz fica em dúvida e sai em busca de uma resposta.
  • JESSY
    DIREÇÃO: RODRIGO LUNA
    DOC / COR / 15’ / 2013 / BA
    Sinopse: Jéssica Cristopherry. Assim se chamavam todas as personagens da infância de Paula Lice. Atriz, dramaturga e mulher, Paula conta com o apoio das madrinhas para resgatar Jéssica e realizer o desejo de ser transformista.
  • QUEBRA DE CONTRATO
    DIREÇÃO: LINDEBERGUE VIEIRA
    FICÇÃO / COR / 20’ / 2013 / RJ
    Sinopse: Quebra de contrato é a história da rota percorrida por Laura e seu marido Nestor em busca da tão sonhada maternidade. Apresentada por seu filho e seu neto, essa trajetória ,ou comédia da vida real, no fundo é uma versão livre das opções e decisões, por vezes esdrúxulas, tomadas por aqueles que têm na infertilidade um obstáculo para realização do seu sonho.
  • 22 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA
    19h – SESSÃO DIA ESTRELADO
    Classificação Livre
    DIA ESTRELADO
    DIREÇÃO: NARA NORMANDE
    ANIMAÇÃO / COR / 17’ / 2011 / PE
    Sinopse: Em um lugar inóspito, um menino e sua família lutam por sobrevivência.
  • GADANTHARA
    DIREÇÃO: FILIPE DILLY
    ANIMAÇÃO / COR / 7′ / 2014 / MG
    Sinopse: Gadanthara é um simpático funcionário da Biblioteca de Pormenores. Sua Função é divulgar os editais desta instituição secular. Porém, a Biblioteca de Pormenores está encerrando suas atividades e o manda para pregar um último edital, uma última chance para a humanidade inscrever seus pormenores. O filme mostrará a noite em que Gadanthara tenta pregar os cartazes deste último edital, e não ia ser fácil. A cidade de San Corisco, para onde ele é enviado, está completamente tomada por outros cartazes e a poluição publicitária deixou a região inteira um pouco agressiva.
  • FUGA ANIMADA
    DIREÇÃO: AUGUSTO BICALHO ROQUE
    ANIMAÇÃO / COR / 4’ / 2013 / SP
    Sinopse: Um animador de 2D tradicional e seu personagem entram em um conflito travado através de exercícios de animação quando a criatura é maltratada e foge para fora do papel. Porém, seu criador o persegue, enquanto passa por diferentes técnicas de animação até assumir sua forma em massinha e ser encurralado pelo animador, que consegue capturá-lo e devolvê-lo ao papel.
  • JOANA
    DIREÇÃO: DANIEL PINHEIRO LIMA
    ANIMAÇÃO / COR / 6’ / 2013 / MG
    Sinopse: Joana é uma criança solitária, não sabemos se vive nas ruas por abandono ou por vontade própria, talvez ela tenha fugido de casa. Ela acredita ter o poder de controlar a chuva, mesmo quando pega de surpresa. Joana passa os dias entre pequenos furtos e jogando água fria para os lados.
  • A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS
    DIREÇÃO: KYOKO YAMASHITA
    ANIMAÇÃO / COR / 9’13” / 2014 / RS
    Sinopse: O filme é uma versão subtropical moderna do conto clássico de Hans Christian Andersen.
  • MENINO LUA, MENINA LUA
    DIREÇÃO: ALMIR CORREIA
    ANIMAÇÃO / COR / 4’33” / 2013 / PR
    Sinopse: Uma menina lua. Um menino lua. Dois guarda-roupas. Várias tentativas de se comunicar. E nossa homenagem a George Méliès.
  • O MENINO QUE SABIA VOAR
    DIREÇÃO: DOUGLAS ALVES FERREIRA
    ANIMAÇÃO / COR / 11’ / 2013 / SP
    Sinopse: Um menino de apenas sete anos de idade está em coma. Apesar da tristeza de sua situação, a natureza de seu espírito infantil não é afetada e ele voa livre e vive grandes aventuras!
  • ELMANDO
    DIREÇÃO: ANTON OCTAVIAN
    ANIMAÇÃO / COR / 3’ / 2014 / ROMÊNIA
    Sinopse: Conta a história de uma jovem criança congolesa, nascida perto da floresta de Kivu.
  • O BALÉ DA CHUVA
    DIREÇÃO: HENRIQUE FARIA
    FICÇÃO / COR / 11’ / 2014 / PR
    Sinopse: Lalá (Ariane Gomes), não consegue dormir durante uma noite de tempestade. De forma lúdica e carinhosa, sua mãe Eugênia (Letícia Sabatella) lhe ensina a não temer o fenômeno da natureza, ao mesmo tempo em que conversa com a filha sobre a perda do pai.

23 DE OUTUBRO – SEXTA-FEIRA
19H – SESSÃO A ÚLTIMA REUNIÃO DANÇANTE
Classificação livre

  • A ÚLTIMA REUNIÃO DANÇANTE
    DIREÇÃO: LISANDRO SANTOS
    ANIMAÇÃO / COR / 12’45”/ 2012 / RS
    Sinopse: Jonas ficou em recuperação na escola e suas maiores preocupações são passar de ano e ficar com a menina que ele gosta. Faltam poucos dias antes que todos saiam de férias e sua grande chance de se dar bem está na última reunião dançante do ano. Uma história com dilemas típicos da puberdade, medos, o primeiro amor e o verdadeiro valor da amizade.
  • A FÁBULA DA CORRUPÇÃO
    DIREÇÃO: LISANDRO SANTOS
    ANIMAÇÃO / COR / 8’15” / 2010 / RS
    Sinopse: Em um armazém de beira de estrada, um homem vive em paz com seus animais de estimação: o cão, o gato e o jumento. Mas ele não suspeita que há outros moradores no porão…
  • CABEÇA DE PAPELÃO
    DIREÇÃO: QUIÁ RODRIGUES
    ANIMAÇÃO / COR / 20’/ 2012 / RJ
    Sinopse: Antenor é absolutamente sem importância social e diferente dos demais. Percebendo que a razão de seus problemas é sua cabeça, ele decide trocá-la por uma de papelão.
  • LA VALSE MÉCANIQUE
    DIREÇÃO: JULIEN DY KMANS
    ANIMAÇÃO / COR / 5’ / 2015 / FRANÇA
    Sinopse: Numa manhã escura e chuvosa, as pessoas fantoche caminham para o trabalho. Como todos os dias a rotina nunca muda, os gestos são repetidos e os olhares nunca se cruzam. Estão eles conscientes de que todos os seus movimentos são controlados e cuidadosamente observados?
  • VIDA MARIA
    DIREÇÃO: MÁRCIO RAMOS
    ANIMAÇÃO / COR / 8’35” / 2008 / CE
    Sinopse: Maria José, uma menina de 5 anos de idade, é levada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto trabalha, ela cresce, casa, tem filhos, envelhece.
  • SOPHIA
    DIREÇÃO: KENNEL ROGIS
    FICÇÃO / COR /  15’ / 2013 / PB
    Sinopse: Na busca por entender melhor o universo de Sophia, Joana, mãe dedicada, passa por belíssimas experiências sensoriais. Uma singela história de amor cercada de poesia visual e sonora.
  • FACING OFF
    DIREÇÃO: MARIA DI RAZZA
    ANIMAÇÃO / COR / 8’ / 2014 / ITÁLIA
    Sinopse: Uma mulher decide entrar no circuito de cirurgia plástica para mudar sua vida. Após passar por diversas cirurgias continua mais insatisfeita.

 

OFICINAS:

Bonecos Animados

Prof. Quiá Rodrigues

Objetivo: Desenvolver uma aproximação pessoal do aluno na técnica de stop-motion, explorando as possibilidades técnicas da animação quadro a quadro.

Dias: 20, 21, 22 e 23 de outubro de 2015

Horário: 14h às 18h

Local: Assecom (Bloco R – Sala 117 da Unicap)

Inscrições gratuitas na Secretaria do Liceu

O Ator em Processo

Prof. Luciano Torres

Objetivo: Vivenciar e praticar os fundamentos de diversos processos e métodos de preparação de elenco para teatro, TV e cinema.

Dias: 20, 21, 22 e 23 de outubro de 2015

Horário: 14h às 18h

Local: Centro Cultural Pe. Francisco Tavares de Bragança (Casarão da Unicap)

Inscrições gratuitas na Assessoria de Cultura da Unicap (Bloco R – Sala 117 da Unicap)

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.