Saiba como usar o Google Hangouts Meet durante as aulas

Em tempos de confinamento social provocado pela Pandemia do novo Coronavírus, o uso de ferramentas online tem sido um importante aliado nas aulas digitais. É o que está ocorrendo em universidades do mundo inteiro. Aqui na Unicap muitos professores estão usando o Google Meet, ou simplesmente conhecido como hangout.

Professor Fontanella durante aula

A ferramenta disponível na plataforma Google Classroom (e presente nos gmails pessoais) é capaz de reunir professores e turmas inteiras para aulas ao vivo que são transmitidas por vídeo em streaming. É bem parecido com o Skype.

As disciplinas do curso de Jogos Digitais Comunicação e Cultura, ministrada pelo professor Fernando Fontanella, e de Expressões Visuais, ministrada pelo coordenador do curso, Breno Carvalho, por exemplo, estão acontecendo via hangout. “A tecnologia é boa porque é possível manter o contato visual com os alunos, embora a gente tenha usado mais o chat (bate-papo) e o áudio por conta do consumo de banda de Internet”, explica Breno.

A versatilidade do Google Meet é outra comodidade. Além do vídeo, o aluno pode participar somente mandando perguntas em texto pela caixa de mensagens ou simplesmente áudios, o que facilita a vida dos mais tímidos. Sim, de acordo com os professores ouvidos pela reportagem, assim como no modo presencial, no remoto rola timidez de alguns em interagir.

Aryel aprova a ferramenta

Aryel Omenah, que faz parte da turma de Breno e Fontanella, tem tirado o máximo de proveito da plataforma. “A experiência tem sido fácil porque a interface é parecida com o Skype. Usar o vídeo, a voz ou somente passando texto torna a interação mais dinâmica com o professor, deixando o aluno mais à vontade”.

A colega de Aryel, Maria Fernanda Polentine, também diz que está aproveitando a experiência já que as teleconferências estão acontecendo no mesmo horário das aulas presenciais. “No início eu achava que não ia dar certo por conta da quantidade de alunos, mas tem sido bem divertida essa experiência desse contato com os professores no mesmo horário justamente porque a gente continua habituado à rotina. Os professores respondem na mesma hora. Estamos atualizando os assuntos, mantendo o foco e sem perder o pique de antes”.

Engana-se quem pensa que só quem é da área de tecnologia tem mais facilidade de usar o hangout. O curso de Administração é outro exemplo de como a videoconferência pode ser útil. Tanto que o professor Thiago A.N. de Andrade elaborou um tutorial completo para quem precisa se iniciar nessa tecnologia, que é bastante simples.

Professor Thiago fez o tutorial

“Eu e outros professores estamos ministrando as aulas de casa em tempo real seguindo o cronograma usual das aulas presenciais para que os nossos alunos continuem com esse vínculo, com esse compromisso da aula naquele horário usual. Eu criei esse tutorial como uma espécie de pontapé inicial, numa tentativa de socializar o uso dessa ferramenta para que possamos nos ajudar e que as coisas corram da melhor forma possível”, relata o professor Thiago que está com dez turmas via Google Meet.

Saiba mais :

https://www.meupositivo.com.br/doseujeito/dicas/como-baixar-google-hangouts-meet-gratis-coronavirus/

print

Compartilhe:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.